Web viewLISTA DE EXERCICIOS 2º EM - Desenho Geométrico. Uma caixa d’água...

1
LISTA DE EXERCICIOS 2º EM - Desenho Geométrico 1. Uma caixa d’água cilindrica tem 6 m de altura e 2 m de raio. Determine: a. A área, em m² b. O volume, em litros. 2. Um tanque de combustivel possui o formato de um cilindro equilátero com volume de 128π m³. Determine: a. A altura do tanque. b. A área lateral do tanque. 3. Um pirulito em forma de cone, a altura e geratriz medem 4 cm e 5 cm respectivamente. Determine: a. O volume do pirulito. b. A área mínima de papel que deve ser usada para embalar o doce. 4. Deseja-se confeccionar chapéu em formato de cone para uma festa de aniversário. Sabendo-se que cada chapéu deve ter 8 cm de diâmetro e 10 cm de altura, determine, aproximadamente, o volume e a área lateral de cada chapéu. 5. A figura representa um sorvete com formato de semi-esfera cujo raio mede 3 cm, com sua casquinha no formato de cone. Se o volume do solido é 48π cm³, determine a altura H da casquinha. 6. Uma bola de basquete possui uma superficie de área 160π cm³. Determine: a. O raio. b. O volume.

Transcript of Web viewLISTA DE EXERCICIOS 2º EM - Desenho Geométrico. Uma caixa d’água...

Page 1: Web viewLISTA DE EXERCICIOS 2º EM - Desenho Geométrico. Uma caixa d’água cilindrica tem 6 m de altura e 2 m de raio. Determine: A área, em m². O volume, em litros

LISTA DE EXERCICIOS 2º EM - Desenho Geométrico

1. Uma caixa d’água cilindrica tem 6 m de altura e 2 m de raio. Determine:a. A área, em m²b. O volume, em litros.

2. Um tanque de combustivel possui o formato de um cilindro equilátero com volume de 128π m³. Determine:

a. A altura do tanque.b. A área lateral do tanque.

3. Um pirulito em forma de cone, a altura e geratriz medem 4 cm e 5 cm respectivamente. Determine:

a. O volume do pirulito.b. A área mínima de papel que deve ser usada para embalar o doce.

4. Deseja-se confeccionar chapéu em formato de cone para uma festa de aniversário. Sabendo-se que cada chapéu deve ter 8 cm de diâmetro e 10 cm de altura, determine, aproximadamente, o volume e a área lateral de cada chapéu.

5. A figura representa um sorvete com formato de semi-esfera cujo raio mede 3 cm, com sua casquinha no formato de cone. Se o volume do solido é 48π cm³, determine a altura H da casquinha.

6. Uma bola de basquete possui uma superficie de área 160π cm³. Determine:a. O raio.b. O volume.