Exercícios de Estática Básica

12
Exercícios Básicos de Estática Soma Vetorial 2D: O Cálculo da força resultante pode ser obtido através da soma vetorial com a aplicação da regra do paralelogramo.

description

Exercicios básicos de estática

Transcript of Exercícios de Estática Básica

Exerccios Bsicos de Esttica

Soma Vetorial 2D:O Clculo da fora resultante pode ser obtido atravs da soma vetorial com a aplicao da regra do paralelogramo.

EXERCCIO 1:O parafuso mostrado na figura est sujeito a duas foras F1 e F2. Determine o mdulo e a direo da fora resultante. Resp: Fr=298,25N, =39,06

EXERCCIO 2:Determine a intensidade da fora resultante e indique sua direo, medida no sentido anti-horrio, em relao ao eixo x positivo.

EXERCCIO 3:

EXERCCIO 4:

EXERCICIO 4A:

Soma Vetorial 3D:

EXERCCIO 5:Determine a intensidade e os ngulos diretores coordenados da fora resultante que atua sobre o anel, conforme mostrado na figura. RESP: FR=191N / =74,8/=102 / =19,6

EXERCCIO 6:A pea montada no torno est sujeita a uma fora de 60N. Determine o ngulo de direo e expresse a fora como um vetor cartesiano.

EXERCCIO 7:O mastro est sujeito as trs foras mostradas. Determine os ngulos diretores de F1, de modo que a fora resultante que atua sobre o mastro seja Fr = N: EXERCCIO 7A:Determine as intensidades de F1, F2 e F3 para a condio de equilbrio do ponto material.

EXERCICIO 7B:

Momento em torno de um ponto:

EXERCCIO 8:

EXERCCIO 9:

EXERCCIO 10:

EXERCCIO 11:

EXERCICIO 12:

EXERCICIO 13: