REGRAS GERAIS DE GEOMETRIA DESCRITIVA I · REGRAS GERAIS DE GEOMETRIA DESCRITIVA I 2010 o 3 Uma...

4

Click here to load reader

Transcript of REGRAS GERAIS DE GEOMETRIA DESCRITIVA I · REGRAS GERAIS DE GEOMETRIA DESCRITIVA I 2010 o 3 Uma...

Page 1: REGRAS GERAIS DE GEOMETRIA DESCRITIVA I · REGRAS GERAIS DE GEOMETRIA DESCRITIVA I 2010 o 3 Uma recta ou um ponto pertencem a um plano projectante frontal (plano topo e plano de nível)

REGRAS GERAIS DE GEOMETRIA DESCRITIVA I 2010

Isab

el c

oel

ho

1

Os pontos do β24 têm as suas projecções coincidentes; cota e afastamento com o mesmo valor absoluto mas sinais diferentes. Os pontos do β13 têm as suas projecções simétricas em relação ao eixo X; cota e afastamento com o mesmo valor.

Para que um ponto pertença a uma recta é necessário que as suas projecções estejam contidas nas projecções da recta com o mesmo nome (exp: a projecção A1 terá de estar sobre a projecção r1).

Os pontos notáveis da recta são; traço frontal – F; traço horizontal – H; traço no β13 - Q e traço no β24 - I.

Os pontos do Plano Horizontal de Projecção (PHP) têm a sua projecção frontal no eixo X. Têm cota nula. Os pontos do Plano Frontal de Projecção (PHP) têm a sua projecção horizontal no eixo X. Têm afastamento nulo.

Page 2: REGRAS GERAIS DE GEOMETRIA DESCRITIVA I · REGRAS GERAIS DE GEOMETRIA DESCRITIVA I 2010 o 3 Uma recta ou um ponto pertencem a um plano projectante frontal (plano topo e plano de nível)

REGRAS GERAIS DE GEOMETRIA DESCRITIVA I 2010

Isab

el c

oel

ho

2

Uma recta pertence a um plano desde que:

Contenha dois pontos do plano (ex; traços H e F)

Contenha um ponto do plano e tenha a direcção duma recta do plano (ex; se a recta for de nível e paralela ao traço horizontal do plano ou se for frontal e paralela ao traço frontal do plano).

O traço frontal dum plano é uma recta do plano situada no PFP, ou seja; uma recta frontal ou de frente e/ou uma recta vertical, com afastamento nulo. O traço horizontal dum plano é uma recta do plano situada no PHP, ou seja; uma recta horizontal ou de nível e/ou uma recta de topo, com cota nula.

As rectas de nível dum plano são paralelas ao traço horizontal que é uma recta de nível com cota nula. As rectas de frente dum plano são paralelas ao traço frontal que é uma recta de frente com afastamento nulo.

Uma recta ou um ponto pertencem a um plano projectante horizontal (plano vertical e plano de frente) desde que a sua projecção horizontal esteja sobre o traço horizontal do plano.

Page 3: REGRAS GERAIS DE GEOMETRIA DESCRITIVA I · REGRAS GERAIS DE GEOMETRIA DESCRITIVA I 2010 o 3 Uma recta ou um ponto pertencem a um plano projectante frontal (plano topo e plano de nível)

REGRAS GERAIS DE GEOMETRIA DESCRITIVA I 2010

Isab

el c

oel

ho

3

Uma recta ou um ponto pertencem a um plano projectante frontal (plano topo e plano de nível) desde que a sua projecção frontal esteja sobre o traço frontal do plano.

Quando se indica que uma recta ou um plano fazem um ângulo x⁰ com o Plano Horizontal de Projecção (PHP), esse ângulo representar-se-á na sua projecção frontal.

Quando se indica que uma recta ou um plano fazem um ângulo x⁰ com o Plano Frontal de Projecção (PHP), esse ângulo representar-se-á na sua projecção horizontal.

A recta de maior declive dum plano é a recta que pertence a esse plano e é perpendicular ao traço horizontal do plano.

Page 4: REGRAS GERAIS DE GEOMETRIA DESCRITIVA I · REGRAS GERAIS DE GEOMETRIA DESCRITIVA I 2010 o 3 Uma recta ou um ponto pertencem a um plano projectante frontal (plano topo e plano de nível)

REGRAS GERAIS DE GEOMETRIA DESCRITIVA I 2010

Isab

el c

oel

ho

4

A recta de maior inclinação dum plano é a recta que pertence a esse plano e é perpendicular ao traço frontal do plano.

Método da intersecção duma recta com um plano:

Pela recta conduz-se um plano auxiliar (geralmente um plano projectante),

Determina-se a recta de intersepção dos dois planos,

O ponto de concorrência entre as duas rectas será o ponto de intersepção da recta com o

plano.

Pela recta conduz-se 1 plano auxiliar.

Determina-se a recta de intersecção dos dois planos.

O ponto I de intersecção das duas rectas, é o ponto de

intersecção entre a recta r e o plano.