Web viewNo ponto médio P, equidistante dos dois ímãs, como mostra a figura, o...

3
COLÉGIO ESTADUAL DR. NEGREIROS Blog: exatasnegreiros.wordpress.com Física – Alexandre Giroto 2ª Lei de Ohm e Magnetismo 1) Você constrói três resistências elétricas, RA, RB e RC, com fios de mesmo comprimento e com as seguintes características: I. O fio de RA tem resistividade 1,0·10 –6 Ω·m e diâmetro de 0,50 mm. II. O fio de RB tem resistividade 1,2·10 –6 Ω·m e diâmetro de 0,50 mm. III. O fio de RC tem resistividade 1,5·10 –6 Ω·m e diâmetro de 0,40 mm. Pode-se afirmar que: a) RA > RB > RC.b) RB > RA > RC. c) RB > RC > RA.d) RC > RA > RB. e) RC > RB > RA. 2) Um fio A tem resistência elétrica igual a duas vezes a resistência elétrica de outro fio B. Sabe-se que o fio A tem o dobro do comprimento do fio B e sua secção transversal tem raio igual à metade do raio da secção transversal do fio B.A relação pA / pB entre a resistividade do material do fio A e a resistividade do material do fio B é: a) 0,25 b) 0,50 c) 0,75 d) 1,25 e) 1,50 3) Um cabo feito de liga de cobre possui área de secção transversal correspondente a 10 mm 2 . Sabendo que a resistividade da liga de cobre é de 2,1 x 10 -2 Ω .mm 2 /m, determine a resistência para 5 m desse fio. 4) Calcule a resistividade de um condutor com ddp 100 V, intensidade de 10 A, comprimento 80 m e área de secção de 0,5 mm 2 . 5) Sabendo que a resistência de um chuveiro elétrico é feita de um fio enrolado de níquel, calcule o comprimento do fio do resistor desse chuveiro, cuja resistência vale 7,8Ω. Dados: Área da seção transversal do fio = 1∙10 -6 Resistividade do níquel = 7,8∙10 -8 Ω∙m 6) O pólo sul de um imã natural: a) atrai o pólo sul de outro ímã, desde que ele seja artificial b) repele o pólo norte de um ímã também natural c) atrai o pólo norte de todos os ímãs, sejam naturais ou artificiais d) atrai o pólo sul de outro ímã, sejam naturais ou artificiais e) não interage com um eletroímã em nenhuma hipótese 7) Uma bússola aponta aproximadamente para o Norte geográfico porque: I) o Norte geográfico é aproximadamente o norte magnético II) o Norte geográfico é aproximadamente o sul magnético III) o Sul geográfico é aproximadamente o norte magnético IV) o sul geográfico é aproximadamente o sul magnético Está(ão) correta(s): a) II e III b) I e IV c) somente II d) somente III e) somente IV

Transcript of Web viewNo ponto médio P, equidistante dos dois ímãs, como mostra a figura, o...

Page 1: Web viewNo ponto médio P, equidistante dos dois ímãs, como mostra a figura, o vetor indução magnética resultante deve ser representado pelo vetor: 14)

COLÉGIO ESTADUAL DR. NEGREIROSBlog: exatasnegreiros.wordpress.com

Física – Alexandre Giroto

2ª Lei de Ohm e Magnetismo

1) Você constrói três resistências elétricas, RA, RB e RC, com fios de mesmo comprimento e com as seguintes características:I. O fio de RA tem resistividade 1,0·10–6 Ω·m e diâmetro de 0,50 mm.II. O fio de RB tem resistividade 1,2·10–6 Ω·m e diâmetro de 0,50 mm.III. O fio de RC tem resistividade 1,5·10–6 Ω·m e diâmetro de 0,40 mm.Pode-se afirmar que:a) RA > RB > RC. b) RB > RA > RC.c) RB > RC > RA. d) RC > RA > RB.e) RC > RB > RA.

2) Um fio A tem resistência elétrica igual a duas vezes a resistência elétrica de outro fio B. Sabe-se que o fio A tem o dobro do comprimento do fio B e sua secção transversal tem raio igual à metade do raio da secção transversal do fio B.A relação pA / pB entre a resistividade do material do fio A e a resistividade do material do fio B é:

a) 0,25 b) 0,50 c) 0,75 d) 1,25 e) 1,50

3) Um cabo feito de liga de cobre possui área de secção transversal correspondente a 10 mm2. Sabendo que a resistividade da liga de cobre é de 2,1 x 10-

2 Ω .mm2/m, determine a resistência para 5 m desse fio.

4) Calcule a resistividade de um condutor com ddp 100 V, intensidade de 10 A, comprimento 80 m e área de secção de 0,5 mm2.

5) Sabendo que a resistência de um chuveiro elétrico é feita de um fio enrolado de níquel, calcule o comprimento do fio do resistor desse chuveiro, cuja resistência vale 7,8Ω.Dados: Área da seção transversal do fio = 1∙10-6 m²Resistividade do níquel = 7,8∙10-8 Ω∙m

6) O pólo sul de um imã natural:a) atrai o pólo sul de outro ímã, desde que ele seja artificialb) repele o pólo norte de um ímã também naturalc) atrai o pólo norte de todos os ímãs, sejam naturais ou artificiaisd) atrai o pólo sul de outro ímã, sejam naturais ou artificiais

e) não interage com um eletroímã em nenhuma hipótese

7) Uma bússola aponta aproximadamente para o Norte geográfico porque:I) o Norte geográfico é aproximadamente o norte magnéticoII) o Norte geográfico é aproximadamente o sul magnéticoIII) o Sul geográfico é aproximadamente o norte magnéticoIV) o sul geográfico é aproximadamente o sul magnético

Está(ão) correta(s):a) II e III b) I e IV c) somente IId) somente III e) somente IV

8) Por mais que cortemos um ímã, nunca conseguiremos separar seus pólos. Qual o nome deste fenômeno?a) Desintegrabilidade dos pólosb) Separibilidade dos pólosc) Inseparibilidade dos pólosd) Magnetibilidade dos pólos

9) Quando magnetizamos uma barra de ferro estamos:a) retirando elétrons da barra b) acrescentando elétrons à barrac) retirando ímãs elementares da barrad) acrescentando ímãs elementares da barrae) orientando os ímãs elementares da barra

10) a bússola representada na figura repousa sobre a sua mesa de trabalho. O retângulo tracejado representa a posição em que você vai colocar um ímã, com os pólos respectivos nas posições indicadas. Em presença do ímã, a agulha da bússola permanecerá como em:

11) Um fio condutor retilíneo e muito longo é percorrido por uma corrente elétrica constante, que cria um campo magnético em torno do fio. Podemos afirmar que esse campo magnético:a. tem o mesmo sentido da corrente elétrica.

Page 2: Web viewNo ponto médio P, equidistante dos dois ímãs, como mostra a figura, o vetor indução magnética resultante deve ser representado pelo vetor: 14)

COLÉGIO ESTADUAL DR. NEGREIROSBlog: exatasnegreiros.wordpress.com

Física – Alexandre Giroto

b. é uniforme.c. é paralelo ao fio.d. aponta para o fio.e. diminui à medida que a distância em relação ao condutor aumenta.

12) Uma bússola pode ajudar uma pessoa a se orientar devido à existência, no planeta Terra, de:a. um mineral chamado magnetita.b. ondas eletromagnéticas.c. um campo polar.d. um campo magnético.

13) Dois ímãs idênticos, em forma de barra, são fixados paralelamente. No ponto médio P, equidistante dos dois ímãs, como mostra a figura, o vetor indução magnética resultante deve ser representado pelo vetor:

14) No Equador geográfico da Terra, o campo magnético terrestre tem sentido do:a) centro da Terra para o espaço exterior.b) norte para o sul geográfico.c) sul para o norte geográfico.d) oeste para o leste.e) leste para o oeste.15) Marque a alternativa que melhor representa o vetor indução magnética B no ponto P, gerado pela corrente elétrica que percorre o condutor retilíneo da figura abaixo.

a)

b)

c) d)

16) Vamos supor que uma corrente elétrica de intensidade igual a 5 A esteja percorrendo um fio condutor retilíneo. Calcule a intensidade do vetor indução magnética em um ponto localizado a 2 cm do fio. Adote μ= 4π.10-7 T.m/A.

17) A 40 cm de um fio, é medido campo magnético igual a 4.10-6 T. Determine o valor da corrente elétrica que percorre todo fio, sabendo que este fio é comprido e retilíneo. (Dado: µ˳= 4π. 10-7 T.m/A)

18) Dois fios longos são percorridos por correntes de intensidades 3,0 A e 4,0 A nos sentidos indicados na figura. O vetor campo de indução magnética no ponto P, que dista 2,0 cm de i1e 4,0 cm de i2, é:

a) 5,0 x 10-5 T, perpendicular ao plano da figura, para fora.b) 5,0 x 10-5 T, perpendicular ao plano da figura, para dentro.c) 1,0 x 10-5 T, perpendicular ao plano da figura, para fora.d) 1,0 x 10-5 T, perpendicular ao plano da figura, para dentro. e) nula

19) A figura abaixo mostra dois fios condutores, R e S, retilíneos, paralelos e contidos no plano da página. As setas indicam os sentidos opostos de duas correntes elétricas convencionais de mesma intensidade, que percorrem os fios. Indique se o sentido do campo magnético resultante, produzido pelas correntes elétricas, é para dentro ou para fora da página em cada um dos pontos 1, 2 e 3, respectivamente:

a) dentro, fora, dentro.b) dentro, dentro, dentro.c) fora, fora, dentro.d) dentro, fora, fora.e) fora, dentro, fora.

20) Faz-se passar uma corrente elétrica de intensidade constante por um fio retilíneo e longo. Nessas condições, a intensidade do vetor indução magnética num ponto situado a 10 cm do eixo do condutor é B. Se considerarmos outro ponto, situado a 20 cm do eixo

Page 3: Web viewNo ponto médio P, equidistante dos dois ímãs, como mostra a figura, o vetor indução magnética resultante deve ser representado pelo vetor: 14)

COLÉGIO ESTADUAL DR. NEGREIROSBlog: exatasnegreiros.wordpress.com

Física – Alexandre Giroto

do mesmo condutor, a intensidade do vetor indução será:

a) B/2 b) B/4 c) B/8 d) 4B e) 2B