Abundância natural de 15 N (δ 15 N) de planta e solo como indicador das taxas de ciclagem de N em...

21
Abundância natural de 15 N (δ 15 N) de planta e solo como indicador das taxas de ciclagem de N em ecossistema de floresta temperada Aluna: Aline Fernandes Figueiredo Professora: Profa. Dra. Marisa C. Piccolo Biogeoquímica do Nitrogênio em Ecossistemas Tropicais CEN-5749

Transcript of Abundância natural de 15 N (δ 15 N) de planta e solo como indicador das taxas de ciclagem de N em...

Page 1: Abundância natural de 15 N (δ 15 N) de planta e solo como indicador das taxas de ciclagem de N em ecossistema de floresta temperada Aluna: Aline Fernandes.

Abundância natural de 15N (δ15N) de planta e solo como indicador das taxas de ciclagem de N em

ecossistema de floresta temperada

Aluna: Aline Fernandes Figueiredo

Professora: Profa. Dra. Marisa C. Piccolo

Biogeoquímica do Nitrogênio em Ecossistemas TropicaisCEN-5749

Page 2: Abundância natural de 15 N (δ 15 N) de planta e solo como indicador das taxas de ciclagem de N em ecossistema de floresta temperada Aluna: Aline Fernandes.
Page 3: Abundância natural de 15 N (δ 15 N) de planta e solo como indicador das taxas de ciclagem de N em ecossistema de floresta temperada Aluna: Aline Fernandes.

Introdução

Page 4: Abundância natural de 15 N (δ 15 N) de planta e solo como indicador das taxas de ciclagem de N em ecossistema de floresta temperada Aluna: Aline Fernandes.

Introdução

Na área de estudo:

Page 5: Abundância natural de 15 N (δ 15 N) de planta e solo como indicador das taxas de ciclagem de N em ecossistema de floresta temperada Aluna: Aline Fernandes.

Introdução

Destino do 15N diferente entre os

compartimentos da planta (7 - 12%o)

Page 6: Abundância natural de 15 N (δ 15 N) de planta e solo como indicador das taxas de ciclagem de N em ecossistema de floresta temperada Aluna: Aline Fernandes.

Introdução

Page 7: Abundância natural de 15 N (δ 15 N) de planta e solo como indicador das taxas de ciclagem de N em ecossistema de floresta temperada Aluna: Aline Fernandes.

Objetivo

Page 8: Abundância natural de 15 N (δ 15 N) de planta e solo como indicador das taxas de ciclagem de N em ecossistema de floresta temperada Aluna: Aline Fernandes.

 

Local de Estudo

Floresta temperada

Nordeste dos EUA

 

Altas taxas de NO3 rios – perdas por lixiviação (K e Ca

também)

Entrada N, NOx

Page 9: Abundância natural de 15 N (δ 15 N) de planta e solo como indicador das taxas de ciclagem de N em ecossistema de floresta temperada Aluna: Aline Fernandes.

Local de Estudo

Page 10: Abundância natural de 15 N (δ 15 N) de planta e solo como indicador das taxas de ciclagem de N em ecossistema de floresta temperada Aluna: Aline Fernandes.

Material e Métodos

Page 11: Abundância natural de 15 N (δ 15 N) de planta e solo como indicador das taxas de ciclagem de N em ecossistema de floresta temperada Aluna: Aline Fernandes.

Material e Métodos

Page 12: Abundância natural de 15 N (δ 15 N) de planta e solo como indicador das taxas de ciclagem de N em ecossistema de floresta temperada Aluna: Aline Fernandes.

Material e Métodos

Page 13: Abundância natural de 15 N (δ 15 N) de planta e solo como indicador das taxas de ciclagem de N em ecossistema de floresta temperada Aluna: Aline Fernandes.

 

Material e Métodos

Metodologia Nitrificação e Mineralização do solo:

Solo organico foi peneirado, homogeneizado e incubado por 28 dias

Mineralização e nitrificação foi calculada pela extração do NH4

+ + NO3

- ou NO3- do KCl

Quantidade de solo e concentração do KCL?

Page 14: Abundância natural de 15 N (δ 15 N) de planta e solo como indicador das taxas de ciclagem de N em ecossistema de floresta temperada Aluna: Aline Fernandes.

Análise estatistica

O potencial de correlação entre os valores de δ15N e taxas de mineralização e nitrificação foram analisados pelo teste

de Tukey HSD no Programa SAS JMP versão 3.2.5

Page 15: Abundância natural de 15 N (δ 15 N) de planta e solo como indicador das taxas de ciclagem de N em ecossistema de floresta temperada Aluna: Aline Fernandes.

Resultados e Discussões

Page 16: Abundância natural de 15 N (δ 15 N) de planta e solo como indicador das taxas de ciclagem de N em ecossistema de floresta temperada Aluna: Aline Fernandes.

Resultados e Discussões

δ15N

δ15N

Page 17: Abundância natural de 15 N (δ 15 N) de planta e solo como indicador das taxas de ciclagem de N em ecossistema de floresta temperada Aluna: Aline Fernandes.

Resultados e Discussões

Ectomicorriza:Maior Fracionamento isotópico

Micorriza Arbuscular:Menor Fracionamento Isotópico

Sugar Maple: Associação com Micorriza Arbuscular

Beech: Associação com Ectomicorriza

Page 18: Abundância natural de 15 N (δ 15 N) de planta e solo como indicador das taxas de ciclagem de N em ecossistema de floresta temperada Aluna: Aline Fernandes.

Resultados e Discussões

Page 19: Abundância natural de 15 N (δ 15 N) de planta e solo como indicador das taxas de ciclagem de N em ecossistema de floresta temperada Aluna: Aline Fernandes.

Resultados e Discussões

SOLO: δ15N

Nitrificação

RetençãoNH4

(enriquecido)

Lixiviação NO3 solo

Perdas

Nitrificação

RetençãoNO3

(empobrecido)

Perdas

RAÍZES: δ15N

Micorriza Arbuscular

Menor Fracionamento

Isotópico

SOLO: δ15N

RAÍZES: δ15N

EctomicorrizaMaior

Fracionamento Isotópico

Taxa de mineralização:menos significativa entre as espécies

Sugar Maple Beech

Page 20: Abundância natural de 15 N (δ 15 N) de planta e solo como indicador das taxas de ciclagem de N em ecossistema de floresta temperada Aluna: Aline Fernandes.

Conclusão

Os valores de δ15N da fração orgânica do solo e das raízes finas estão positivamente relacionadas com a taxa de mineralização e nitrificação do solo

A associação da planta com diferentes espécies de fungos micorrizicos e preferencias dos nutrientes a serem assimilados influenciarão nos valores de δ15N nas raízes das plantas

Tais valores podem indicar as taxas relativas de produção de NO3 no ecossistema florestal

Influencia das alterações climáticas

Page 21: Abundância natural de 15 N (δ 15 N) de planta e solo como indicador das taxas de ciclagem de N em ecossistema de floresta temperada Aluna: Aline Fernandes.

OBRIGADA!