fisicaquimicaa.files.wordpress.com file · Web viewLigou-se uma fonte de tensão alternada (que...

3
A expressão U = U max sen ( t) carateriza o sinal sinusoidal que se observa no ecrã de um osciloscópio, quando se associa a este, em paralelo, uma fonte de tensão alternada. U max corresponde à tensão máxima e corresponde à frequência angular (2πf) Como determinar a tensão máxima? Após estabilizar um sinal no ecrã, temos que contar o número de divisões medidas na vertical e atender ao valor seleccionado no botão VOLT/DIV. A tensão máxima determina-se da seguinte forma: U máx = n.º de divisões x VOLT/DIV Como determinar a frequência? A frequência é igual ao inverso do período. Pelo que, basta determinar o período. Como? Após estabilizar um sinal no ecrã, temos que contar o número de divisões medidas na horizontal (entre dois pontos consecutivos, na mesma fase de vibração) e atender ao valor seleccionado no botão (TIME/DIV). O período mede- se da seguinte forma: = n.º de divisões x TIME/DIV Ao associar em paralelo à fonte de tensão alternada um voltímetro, verifica-se que o valor registado no aparelho não coincide com U max. mas é inferior. A tensão medida no voltímetro é denominada tensão eficaz. A tensão eficaz, relaciona-se com a tensão máxima através da expressão: APLICA 1- A ” linha de base”, que estava centrada no ecrã, deu um “salto” vertical, correspondente a 2,5 divisões, utilizando a escala 2V/DIV. Indique a tensão fornecida pela fonte. 2- Ligou-se uma fonte de tensão alternada (que produz corrente alternada) ao osciloscópio, observando-se uma onda sinusoidal. Fez-se a medição da distância pico a pico, isto é do máximo ao mínimo, para minimizar erros experimentais, e obteve-se 3,6 divisões para uma escala de 5V/DIV. a) Indique o valor de U max . b) Qual seria o valor lido num voltímetro que medisse a tensão fornecida pela fonte de tensão alternada da alínea anterior? Física e Química A – 11º Ano Ano Letivo 2014-2015 AL 2.1 – O osciloscópio – Preparação da Susana

Transcript of fisicaquimicaa.files.wordpress.com file · Web viewLigou-se uma fonte de tensão alternada (que...

A expressão U = Umax sen ( t) carateriza o sinal sinusoidal que se observa no ecrã de um osciloscópio, quando se

associa a este, em paralelo, uma fonte de tensão alternada. Umax corresponde à tensão máxima e corresponde à

frequência angular (2πf)

Como determinar a tensão máxima? Após estabilizar um sinal no ecrã, temos que contar o número de divisões medidas na vertical e atender ao valor seleccionado no botão VOLT/DIV. A tensão máxima determina-se da seguinte forma:

Umáx = n.º de divisões x VOLT/DIVComo determinar a frequência? A frequência é igual ao inverso do período. Pelo que, basta determinar o período. Como?Após estabilizar um sinal no ecrã, temos que contar o número de divisões medidas na horizontal (entre dois pontos consecutivos, na mesma fase de vibração) e atender ao valor seleccionado no botão (TIME/DIV). O período mede-se da seguinte forma: = n.º de divisões x TIME/DIV

Ao associar em paralelo à fonte de tensão alternada um voltímetro, verifica-se que o valor registado no aparelho não coincide com Umax. mas é inferior. A tensão medida no voltímetro é denominada tensão eficaz. A tensão eficaz, relaciona-se com a tensão máxima através da expressão:

APLICA1- A ” linha de base”, que estava centrada no ecrã, deu um “salto” vertical, correspondente a 2,5 divisões,

utilizando a escala 2V/DIV. Indique a tensão fornecida pela fonte.

2- Ligou-se uma fonte de tensão alternada (que produz corrente alternada) ao osciloscópio, observando-se uma onda sinusoidal. Fez-se a medição da distância pico a pico, isto é do máximo ao mínimo, para minimizar erros experimentais, e obteve-se 3,6 divisões para uma escala de 5V/DIV.

a) Indique o valor de Umax.b) Qual seria o valor lido num voltímetro que medisse a tensão fornecida pela fonte de tensão alternada da

alínea anterior?

3- Considere um sinal, onde meio ciclo corresponde a 4,8 divisões e a base de tempo indica 5s/DIV e onde contam-se 4,2 divisões, medidas pico a pico, usando a escala de 5V/DIV.

a) Qual é o período do sinal?

b) Escreva a expressão U = Umax sen ( t) para este sinal.

4- No ecrã de um osciloscópio está representado um sinal proveniente de uma medição realizada no laboratório. A base de tempo foi colocada em 5 ms/div e o amplificador vertical colocado em 2V/div. Calcular:

a) O período do sinal e a frequência do sinal.b) O valor da tensão eficaz

5- Um osciloscópio foi usado para medir a tensão nos terminais de uma lâmpada alimentada por uma fonte de tensão alternada (AC). A base do tempo foi regulada para 0,5 ms/divisão, tendo-se observado que 4 períodos

correspondiam a 8,2 divisões. A escala vertical foi regulada para 2 V/divisão e a amplitude do sinal correspondeu a 3,2 divisões.

a) Qual é a incerteza experimental associada à medição da tensão? E à medição do período?b) Escreve corretamente o valor do período do sinal. Qual é a amplitude máxima do sinal?c) Escreve uma expressão que traduza a variação da tensão com o tempo.d) Se a tensão nos terminais da lâmpada fosse lida com um voltímetro, qual seria o valor medido?

6- Completa os espaços em branco de acordo com os dados fornecidos e a imagem nos ecrãs dos osciloscópios

Medição 8