Critérios de Resistência - Parte 02

Post on 31-Jan-2016

218 views 0 download

description

Critérios de Resistência - Parte 02

Transcript of Critérios de Resistência - Parte 02

Critérios de resistênciaEng.º Renato de Marchi Vieira dos Santos

Continuando...

Critério da máxima tensão decisalhamento ou Critério de

Tresca.

Este critério se baseia no fato que para os materiais dúcteis o principal mecanismo de deformação plástica é o de escorregamento nos planos de maior densidade atômica. Assim, a tensão equivalente (σeq) é igualmente perigosa a um estado de tensão quando ela apresentar a mesma tensão de cisalhamentomáxima que o estado da tensão.

Sabendo-se que as tensões de cisalhamento máxima nos dois círculos de Mohr podem ser determinadas por:

Critério da máxima energia dedistorção ou Critério de Von

Mises

• Este critério propõe que a ruína por escoamento seja associada a valores críticos de certa porção da energia de deformação do ponto material em estudo. Quando as tensões principais possuem valores diferentes, o cubo que representa o ponto se transforma em paralelepípedo. A energia (U) para esta distorção é dada por:

onde E é o módulo de elasticidade do material e n é o coeficiente de Poison.

Note-se que os dois critérios apresentados levam em conta a ductilidade do material e possuem como tensão de ruína a tensão de escoamento ou seja, valem apenas para materiais com características dúcteis. Note-se, também, que no caso da solicitação chamada hidrostática (σ1= σ2= σ3), as tensões equivalentes para os dois critérios possuem valor igual a zero. Assim, não é possível dimensionar nesta situação por um destes critérios.

σσ

Critério de Coulomb-Mohr

Este critério é particularmente interessante para materiais que apresentam resistências diferentes quando solicitados à tração e à compressão. Este tipo de comportamento, em geral, é apresentado pelos materiais frágeis.

Exemplo

Resolução

Determinar as tensões máximas e mínimas

Critério de Tresca

Exercício

FIM!