ONDULATÓRIA · REFRAÇÃO Mudança no meio de propagação da onda ... DIFRAÇÃO Onda contorna...

28

Transcript of ONDULATÓRIA · REFRAÇÃO Mudança no meio de propagação da onda ... DIFRAÇÃO Onda contorna...

Page 1: ONDULATÓRIA · REFRAÇÃO Mudança no meio de propagação da onda ... DIFRAÇÃO Onda contorna ... Fenômeno resultante da reflexão e interferência de ondas .
Page 2: ONDULATÓRIA · REFRAÇÃO Mudança no meio de propagação da onda ... DIFRAÇÃO Onda contorna ... Fenômeno resultante da reflexão e interferência de ondas .

ONDULATÓRIA

Page 3: ONDULATÓRIA · REFRAÇÃO Mudança no meio de propagação da onda ... DIFRAÇÃO Onda contorna ... Fenômeno resultante da reflexão e interferência de ondas .

NATUREZA

Mecânicas

Meio de Propagação

SOM

Eletromagnéticas

Vácuo

LUZ

Page 4: ONDULATÓRIA · REFRAÇÃO Mudança no meio de propagação da onda ... DIFRAÇÃO Onda contorna ... Fenômeno resultante da reflexão e interferência de ondas .

x

Campo

elétrico

Campo

magnético

Page 5: ONDULATÓRIA · REFRAÇÃO Mudança no meio de propagação da onda ... DIFRAÇÃO Onda contorna ... Fenômeno resultante da reflexão e interferência de ondas .

TIPOS •Transversais

Page 6: ONDULATÓRIA · REFRAÇÃO Mudança no meio de propagação da onda ... DIFRAÇÃO Onda contorna ... Fenômeno resultante da reflexão e interferência de ondas .

TIPOS •Longitudinais

Page 7: ONDULATÓRIA · REFRAÇÃO Mudança no meio de propagação da onda ... DIFRAÇÃO Onda contorna ... Fenômeno resultante da reflexão e interferência de ondas .

ONDAS PERIÓDICAS

λ

Page 8: ONDULATÓRIA · REFRAÇÃO Mudança no meio de propagação da onda ... DIFRAÇÃO Onda contorna ... Fenômeno resultante da reflexão e interferência de ondas .

FENÔMENOS ONDULATÓRIOS

Page 9: ONDULATÓRIA · REFRAÇÃO Mudança no meio de propagação da onda ... DIFRAÇÃO Onda contorna ... Fenômeno resultante da reflexão e interferência de ondas .

REFLEXÃO

Ocorre quando uma onda é refletida por um obstáculo

Velocidade Comprimento da onda Frequência

Constantes

EXTREMIDADE FIXA EXTREMIDADE LIVRE

Page 10: ONDULATÓRIA · REFRAÇÃO Mudança no meio de propagação da onda ... DIFRAÇÃO Onda contorna ... Fenômeno resultante da reflexão e interferência de ondas .

REFRAÇÃO

Mudança no meio de propagação da onda

Velocidade Comprimento da onda Variam

Frequência Constante

Page 11: ONDULATÓRIA · REFRAÇÃO Mudança no meio de propagação da onda ... DIFRAÇÃO Onda contorna ... Fenômeno resultante da reflexão e interferência de ondas .
Page 12: ONDULATÓRIA · REFRAÇÃO Mudança no meio de propagação da onda ... DIFRAÇÃO Onda contorna ... Fenômeno resultante da reflexão e interferência de ondas .

DIFRAÇÃO

Onda contorna obstáculos ou passa por fendas

Page 13: ONDULATÓRIA · REFRAÇÃO Mudança no meio de propagação da onda ... DIFRAÇÃO Onda contorna ... Fenômeno resultante da reflexão e interferência de ondas .

INTERFERÊNCIA

Sobreposição de ondas com frequências iguais

Page 14: ONDULATÓRIA · REFRAÇÃO Mudança no meio de propagação da onda ... DIFRAÇÃO Onda contorna ... Fenômeno resultante da reflexão e interferência de ondas .

INTERFERÊNCIA

Page 15: ONDULATÓRIA · REFRAÇÃO Mudança no meio de propagação da onda ... DIFRAÇÃO Onda contorna ... Fenômeno resultante da reflexão e interferência de ondas .

Interferência Construtiva

Page 16: ONDULATÓRIA · REFRAÇÃO Mudança no meio de propagação da onda ... DIFRAÇÃO Onda contorna ... Fenômeno resultante da reflexão e interferência de ondas .

Interferência Destrutiva

Page 17: ONDULATÓRIA · REFRAÇÃO Mudança no meio de propagação da onda ... DIFRAÇÃO Onda contorna ... Fenômeno resultante da reflexão e interferência de ondas .

ONDA ESTACIONÁRIA

Fenômeno resultante da reflexão e interferência de ondas

Page 18: ONDULATÓRIA · REFRAÇÃO Mudança no meio de propagação da onda ... DIFRAÇÃO Onda contorna ... Fenômeno resultante da reflexão e interferência de ondas .
Page 19: ONDULATÓRIA · REFRAÇÃO Mudança no meio de propagação da onda ... DIFRAÇÃO Onda contorna ... Fenômeno resultante da reflexão e interferência de ondas .

RESSONÂNCIA

Um corpo vibrante induz outro corpo a vibração através de uma transferência de energia.

A frequência do corpo indutor deve ser a mesma frequência natural de ressonância do corpo induzido

Page 20: ONDULATÓRIA · REFRAÇÃO Mudança no meio de propagação da onda ... DIFRAÇÃO Onda contorna ... Fenômeno resultante da reflexão e interferência de ondas .

POLARIZAÇÃO

Fenômeno que ocorre apenas com ondas transversais

Consiste em colocar uma onda a vibrar em apenas uma direção de vibração

Page 21: ONDULATÓRIA · REFRAÇÃO Mudança no meio de propagação da onda ... DIFRAÇÃO Onda contorna ... Fenômeno resultante da reflexão e interferência de ondas .

ACÚSTICA

Page 22: ONDULATÓRIA · REFRAÇÃO Mudança no meio de propagação da onda ... DIFRAÇÃO Onda contorna ... Fenômeno resultante da reflexão e interferência de ondas .

SOM

Vibração mecânica e longitudinal

Infra-som

Som audível Ultra-som

0 20 20.000 f

(Hz)

Page 23: ONDULATÓRIA · REFRAÇÃO Mudança no meio de propagação da onda ... DIFRAÇÃO Onda contorna ... Fenômeno resultante da reflexão e interferência de ondas .

QUALIDADES FISIOLÓGICAS DO SOM

Propriedades das ondas sonoras ligadas aos seres humanos

•Altura •Intensidade •Timbre

Page 24: ONDULATÓRIA · REFRAÇÃO Mudança no meio de propagação da onda ... DIFRAÇÃO Onda contorna ... Fenômeno resultante da reflexão e interferência de ondas .

ALTURA

Permite diferenciar sons graves de sons agudos

Frequência

Alto Baixo

✓ Agudo ✓ Alta frequência

Ex: Violino

✓ Grave ✓ Baixa frequência

Ex: Bumbo

Page 25: ONDULATÓRIA · REFRAÇÃO Mudança no meio de propagação da onda ... DIFRAÇÃO Onda contorna ... Fenômeno resultante da reflexão e interferência de ondas .

INTENSIDADE

Permite diferenciar sons fortes de sons fracos

Amplitude

Forte Fraco

✓ Grande intensidade ✓ Grande

amplitude Ex: Grito

✓ Pequena intensidade ✓ Pequena

amplitude Ex: Sussurro

Page 26: ONDULATÓRIA · REFRAÇÃO Mudança no meio de propagação da onda ... DIFRAÇÃO Onda contorna ... Fenômeno resultante da reflexão e interferência de ondas .

TIMBRE

Permite diferenciar a mesma nota musical, tocada com a mesma intensidade, porém, por instrumentos diferentes

Formato da onda

Page 27: ONDULATÓRIA · REFRAÇÃO Mudança no meio de propagação da onda ... DIFRAÇÃO Onda contorna ... Fenômeno resultante da reflexão e interferência de ondas .

EFEITO DÖPPLER

Variação na frequência da onda se houver movimento relativo entre fonte sonora e ouvinte.

Observador Fonte

Aproximação

Afastamento

Aumenta freqüencia

Reduz frequência

Page 28: ONDULATÓRIA · REFRAÇÃO Mudança no meio de propagação da onda ... DIFRAÇÃO Onda contorna ... Fenômeno resultante da reflexão e interferência de ondas .