Ecossistemas Costeirosfiles.ecossistemas1.webnode.com.br/200000002-df3cfdf867... · sistema:...

47
Ecossistemas Costeiros

Transcript of Ecossistemas Costeirosfiles.ecossistemas1.webnode.com.br/200000002-df3cfdf867... · sistema:...

Ecossistemas Costeiros

ECOSSISTEMAS

• Ecossistema (grego oikos (οἶκος), casa + systema (σύστημα),sistema: sistema onde se vive) designa o conjunto formado portodas as comunidades que vivem e interagem em determinadaregião e pelos fatores abióticoa que atuam sobreessas comunidades

• Consideram-se como fatores bióticos os efeitos das diversaspopulações de animais, plantas e bactérias umas com as outraspopulações de animais, plantas e bactérias umas com as outrase abióticos os fatores externos como a água, o sol, o solo, o gelo,o vento. Em um determinado local, seja uma vegetaçãode cerrado, mata ciliar, caatinga,mata atlântica ou florestaamazônica, por exemplo, a todas as relações dos organismos entresi, e com seu meio ambiente chamamos ecossistema. Ou seja,podemos definir ecossistema como sendoum conjunto de comunidades interagindo entre si e agindo sobree/ou sofrendo a ação dos fatores abióticos.

Restingas

• É o conjunto de dunas e areais distribuídos ao longo do litoral brasileiro e por várias partes do mundo. Geralmente é revestida de vegetação baixa, criando variações climáticas, vegetação baixa, criando variações climáticas, o que confere grande diversidade ambiental e biológica. Na restinga, o solo não constitui a principal fonte de nutrientes, mas é sobretudo a vegetação o suporte vital desse ecossistema.

Manguezais

• O Brasil tem uma das maiores extensões demanguezais do mundo. Estes ocorrem ao longo dolitoral Sudeste-Sul brasileiro, margeando estuários,lagunas e enseadas, desde o Cabo Orange no Amapáaté o Município de Laguna, em Santa Catarina. Osmangues abrangem uma superfície total de mais demangues abrangem uma superfície total de mais de10.000 km², a grande maioria na Costa Norte.

• O mangue é um ecossistema particular, que seestabelece nas regiões tropicais de todo o globo.Origina-se a partir do encontro das águas doce esalgada, formando a água salobra. Este ambienteapresenta água com salinidade variável, sendoexclusivo das regiões costeiras.

Dunas

• Dunas são pequenas elevações de areia formadas pelosventos que vêm do mar. Os ventos carregam a areia fina atéque as dunas venham a ser estabilizadas por vegetaçãopioneira.

• As dunas costeiras formaram-se durante os últimos 5.000anos pela interação entre o mar, o vento, a areia e avegetação. As correntes marítimas litorâneas transportamanos pela interação entre o mar, o vento, a areia e avegetação. As correntes marítimas litorâneas transportamgrandes quantidades de areia. Parte destes grãos sãodepositados nas praias pelas marés altas. A areia acumulada étransportada pelos ventos dominantes para áreas maiselevadas da praia.

• As dunas servem de barreira natural à invasão da água do mare da areia em áreas interiores e balneários. Tambémprotegem o lençol de água doce, evitando a entrada de águado mar.

Costões e Fundos Rochosos

• É um ambiente litorâneo formado por rochas, situadono limite entre o oceano e o continente. Pode serconsiderado um ecossistema, do qual faz parte umagrande diversidade de seres marinhos. O costãorochoso sofre influência das marés, dos embates dasrochoso sofre influência das marés, dos embates dasondas e dos raios solares, obrigando as formas de vidaa se adaptar a essas condições peculiares.

• Neste rico ecossistema convivem em harmoniacomunidades de algas e inúmeros animais marinhos,que se fixam fortemente às rochas, bem comomoluscos, crustáceos, peixes, tartarugas e outrosanimais que passam ali parte importante de suas vidas.

Praias Arenosas

• O ecossistema de praias arenosas pode serdefinido, de uma maneira simples, como aregião costeira onde as ondas retrabalhamativamente o sedimento. O sedimento daspraias arenosas usualmente inclui umapraias arenosas usualmente inclui umavariedade de tipos e tamanhos de partículas,como areias grosseiras e areias finas. Eleabrange desde o mesolitoral, ou regiãoentremarés, até aproximadamente 20 m deprofundidade.

Estuários

• Um estuário é a parte de um rio que seencontra em contato com o mar. Por estarazão, um estuário sofre a influênciadas marés e possui tipicamente água salobra.das marés e possui tipicamente água salobra.

• Um aspecto muito importante é que, devidoaos nutrientes que as águas de terratransportam, um estuário é geralmente umaregião com elevada produtividade biológica.

Recife de Coral

• Construção calcária constituídaprincipalmente de esqueletos de corais, emgeral encontrados associados a crostas dealgas calcárias e briozoários incrustantes,algas calcárias e briozoários incrustantes,somadas a outras estruturas de carbonato decálcio de origem orgânica, como carapaças econchas, tendo aspecto circular ou elíptico.

Recifes de Arenito

• Ou cordão de arenito, constituído de arenito, resultante da consolidação de antigas praias, ou a partir de um ou mais bancos de areia consolidada, à custa de bancos de areia consolidada, à custa de sedimentação com carbonato de cálcio ou óxido de ferro, posicionado paralelamente à linha de costa.

2 tipos de formação de recifes

• Recife costeiro

• Recife de plataforma

Ilhas costeiras e oceânicas

• Formações vulcânicas ou de relevo continental ou ainda sedimentares, tornam possível o isolamento de certas espécies podendo ocorrer o endemismo ocorrer o endemismo

Sistemas Lagunares

• Em geomorfologia, o termo laguna se refere auma depressão formada por águasalobra ou salgada, localizada na bordalitorânea, comunicando-se com o mar atravéslitorânea, comunicando-se com o mar atravésde canal, constituindo assim, uma espécie de"quase-lago".

• Apesar da grande variedade deecossistemas ao longo do litoralbrasileiro, eles podem serclassificados em quatro grandesgrupos, de acordo com as principaisgrupos, de acordo com as principaiscadeias tróficas (referente ànutrição) envolvidas:

ECOSSISTEMA PELÁGICO BASEADO NO FITOPLÂNCTON

• Os organismos fitoplanctônicos que sustentam aprodutividade primária do mar são pequenasplantas, com formas adaptadas pela redução dotamanho para permanência na coluna d’água, ospequenos tamanhos favorecendo o aumento dataxa de superfície/volume e a exploraçãopequenos tamanhos favorecendo o aumento dataxa de superfície/volume e a exploraçãoeficiente dos poucos nutrientes disponíveis nazona eufótica (corresponde à camada de mar oulago penetrada pela luz solar com intensidadesufi ciente para permitir a fotossíntese; zonaepipelágica) da região tropical

ECOSSISTEMA BÊNTICO DA PLATAFORMA CONTINENTAL

• A comunidade bêntica do litoral divide-se em duascategorias: a que habita a Plataforma Continentalplana com fundo de areia, lama e argila (RegiõesNorte, Sudeste e Sul) e a da Plataforma Continentalirregular e rochosa, formada por algas calcáriasirregular e rochosa, formada por algas calcárias(Regiões Nordeste e Leste). Tal comunidade nãopossui a base de produção primária, mas recebe amatéria orgânica da comunidade pelágica ou da terra.A maior parte dos peixes demersais (peixes que vivempróximo ao fundo do mar) alimen-tase de animaisbênticos que vivem sobre a superfície de fundo.

ECOSSISTEMAS DE MANGUEZAIS NA REGIÃO ESTUARINA-LAGUNAR

• A vegetação de mangues fornece alimentos eretém detritos nesse ambiente. Os crustáceos sãoabundantes, refugiando-se em galerias escavadasno substrato (meio que serve de base para odesenvolvimento de um organismo) ou correndosobre a superfície do solo. As raízes do manguedesenvolvimento de um organismo) ou correndosobre a superfície do solo. As raízes do mangueservem de substrato para grande número demoluscos bivalves (molusco cuja concha éformada por duas peças simétricas/marisco) eseu intrincado sistema serve de proteção àslarvas e jovens de muitos organismos aquáticos.

ECOSSISTEMA COSTEIRO BASEADO NA PRODUÇÃO DE ALGAS MARINHAS

• As zonas de maré e submaré são ricas em algasmarinhas e sua produtividade é comparável à das áreasde plantas cultivadas. As algas não possuem raízes, massão fixadas no substrato por uma pseudo-raiz. Dessamaneira, conseguem resistir ao movimento vigorosomaneira, conseguem resistir ao movimento vigorosode ondas na zona de maré. São beneficiadas pelo altograu de difusão de água nessa zona, possibilitandomaior absorção de nutrientes e, conseqüentemente,maior taxa de fotossíntese, servindo como refúgio delarvas e jovens de peixes e crustáceos e oferecendo ohábitat para grande variedade de invertebrados

MANEJO E CONSERVAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS COSTEIROS

• Uma das chaves para a proteção ambiental é aaplicação de práticas de manejo (qualquerprograma de gestão estabelecido para utilizarou conservar um determinado recurso ouou conservar um determinado recurso ouambiente) ambientalmente corretas. Omanejo adequado ajuda a controlar asalterações impostas pelas atividades humanase, possivelmente, servirá para prevenir acompleta degradação dos ecossistemas.

• Para o uso sustentável dos recursos marinhos, há necessidade de identificar quais ensinamentos obtidos em terra poderão ser transferidos para o mar e quais deverão ser modificados ou recriados. Já que algumas características dos organismos transcendem a interface terra-mar, alguns aspectos das interface terra-mar, alguns aspectos das práticas conservacionistas terrestres poderão ser aplicados para os sistemas costeiros e oceânicos, podendo resultar em princípios diferentes dos originais, aplicados em terra