20150301 - Fe e Razao

8
Fé e Razão

description

20150301 - Fe e Razao

Transcript of 20150301 - Fe e Razao

Page 1: 20150301 - Fe e Razao

Fé e Razão

Page 2: 20150301 - Fe e Razao

Fé (do Latim fides, fidelidade e do Grego πίστη pistia1 ) é a adesão absoluta àquilo que se considera verdadeiro2 . Um contexto mais quotidiano leva a utilizar a palavra fé como crença ou uma esperança que algo seja verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação.

É possível nutrir um sentimento de fé em relação a um pessoa, um objeto inanimado, uma ideologia, um pensamento filosófico, um sistema qualquer, um conjunto de regras, um paradigma popular social e historicamente instituído, uma base de propostas ou dogmas de uma determinada religião. Tal sentimento não se sustenta em evidências, provas ou entendimento racional (ainda que este último critério seja amplamente discutido dentro da epistemologia e possa se refletir em sofismos ou faláciasque o justifiquem de modo ilusório) e, portanto, alegações baseadas em fé não são reconhecidas pela comunidade científica como parâmetro legítimo de reconhecimento ou avaliação da verdade de um postulado. É geralmente associada a experiências pessoais e herança cultural podendo ser compartilhada com outros através de relatos, principalmente (mas não exclusivamente) no contexto religioso, e usada frequentemente como justificativa para a própria crença em que se tem fé, o que caracteriza raciocínio circular.

Fonte: Wikipédia

Page 3: 20150301 - Fe e Razao

Razão

Razão é a capacidade da mente humana que permite chegar a conclusões a partir de suposições ou premissas. É, entre outros, um dos meios pelo qual os seres racionais propõem razões ou explicações para causa e efeito. A razão é particularmente associada à natureza humana, ao que é único e definidor do ser humano.A razão permite identificar e operar conceitos em abstração, resolver problemas, encontrar coerência ou contradição entre eles e, assim, descartar ou formar novos conceitos, de uma forma ordenada e, geralmente, orientada para objetivos. Inclui raciocinar, apreender, compreender, ponderar e julgar, por vezes usada como sinónimo de inteligência.

Fonte: Wikipédia

Page 4: 20150301 - Fe e Razao

Fé e Razão

Qual é o nosso entendimento quanto a estas duas afirmativas de Kardec?

Page 5: 20150301 - Fe e Razao

Fé e Razão – Segundo o Espiritismo A razão é uma faculdade superior, destinada a esclarecer-nos sobre todas as coisas. Como todas as outras faculdades, desenvolve-se e engrandece pelo exercício. A razão humana é um reflexo da Razão eterna. É Deus em nós, disse São Paulo. Desconhecer-lhe o valor e a utilidade é menosprezar a natureza humana, é ultrajar a própria Divindade. Querer substituir a razão pela fé é ignorar que ambas são solidárias e inseparáveis, que se consolidam e vivificam uma à outra. A união de ambas abre ao pensamento um campo mais vasto: harmoniza as nossas faculdades e traz-nos a paz interior.

A fé é mãe dos nobres sentimentos e dos grandes feitos. O homem profundamente firme e convicto é imperturbável diante do perigo, do mesmo modo que nas tribulações. Superior às lisonjas, às seduções, às ameaças, ao bramir das paixões, ele ouve uma voz ressoar nas profundezas da sua consciência, instigando-o à luta, encorajando-o nos momentos perigosos. Para produzir tais resultados, necessita a fé repousar na base sólida que lhe oferecem o livre exame e a liberdade de pensamento. Em vez de dogmas e mistérios, cumpre-lhe reconhecer tão-somente princípios decorrentes da observação direta, do estudo das leis naturais. Tal é o caráter da fé espírita. A filosofia dos Espíritos vem oferecer-nos uma fé racional e, por isso mesmo, robusta. O conhecimento do mundo invisível, a confiança numa lei superior de justiça e progresso imprime a essa fé um duplo caráter de calma e segurança.

Livro: Depois da Morte - Léon Denis

Page 6: 20150301 - Fe e Razao

Fé e Razão – Segundo o Espiritismo Quais são os meios que temos hoje para desenvolver a fé

raciocinada?

Para nós, a fé raciocinada é ativa ou contemplativa?

Page 7: 20150301 - Fe e Razao

Fé e Razão – Segundo o Espiritismo ...Cristo exalçou a fé como uma poderosa alavanca quando disse que pode o homem, quando tem fé, isto é, a vontade de querer e a certeza de que essa vontade pode obter satisfação....O magnetismo é uma das maiores provas do poder da fé posta em acão. É pela fé que ele cura e produz esses fenômenos singulares, qualificados outrora de milagres.Para ser proveitosa, a fé tem de ser ativa; não deve entorpecer-se. A esperança e a caridade são corolários da fé e formam com esta uma trindade inseparável....Tende, pois, a fé, com o que ela contém de belo e de bom, com a sua pureza, com a sua racionalidade. Não admitais a fé sem comprovação, cega filha da cegueira. Amai a Deus, mas sabendo porque o amais; crede nas suas promessas, mas sabendo porque acreditais nelas; segui os nossos conselhos, mas compenetrados do fim que vos apontamos e dos meios que vos trazemos para o atingirdes. Crede e esperai sem desfalecimento: os milagres são obras da fé. – José, Espírito protetor. (Bordeaux, 1862.)

O Evangelho Segundo o Espiritismo cap. XIX items 11 e 12

Page 8: 20150301 - Fe e Razao

Fé e Razão

Obrigada!