RESISTORES (1ª Lei de Ôhm) e POTÊNCIA ELÉTRICA · corrente elétrica, é de 2.000 Ω e que uma...

3

Click here to load reader

Transcript of RESISTORES (1ª Lei de Ôhm) e POTÊNCIA ELÉTRICA · corrente elétrica, é de 2.000 Ω e que uma...

Page 1: RESISTORES (1ª Lei de Ôhm) e POTÊNCIA ELÉTRICA · corrente elétrica, é de 2.000 Ω e que uma corrente de 300mA causará a sua morte, calcule, em k Ω, a resistência mínima

RESISTORES (1ª Lei de ohm) e POTÊNCIA ELÉTRICA

01-(CFT-PR) O elemento de um chuveiro elétrico que fornece calor, esquentando a água, é o:

a) resistor. b) capacitor. c) gerador. d) disjuntor. e) amperímetro.

02-(UNESP-SP) Um bipolo tem equação característica U=5.i2 com U dado em voltas (V) e i dado em ampères (A). Para i=2 A, sua resistência elétrica vale:

a) 5Ω b) 10 Ω c) 20 Ω d) 12 Ω e) 2,5 Ω

03-(UFRN-RN) Zelita estava aprendendo na escola as propriedades de condução de eletricidade dos materiais. Sua professora de Ciências disse que materiais usados em nosso cotidiano, como madeira, borracha e plástico são, normalmente, isolantes elétricos, e outros, como papel alumínio, pregos e metais em geral, são condutores elétricos.

A professora solicitou a Zelita que montasse um instrumento para verificar experimentalmente se um material é condutor ou isolante elétrico. Para montar tal instrumento, além dos fios elétricos, os componentes que Zelita deve utilizar são a) pilha e lâmpada. b) capacitor e resistor. c) voltímetro e diodo. d) bobina e amperímetro.

04-(UFG-GO) Nos choques elétricos, as correntes que fluem através do corpo humano podem causar danos biológicos que, de acordo com a intensidade da corrente, são classificados segundo a tabela a seguir.

Considerando que a resistência do corpo em situação normal e da ordem de 1500 Ω, em qual das faixas acima se enquadra uma pessoa sujeita a uma tensão elétrica de 220V? a) I b) II c) III d) IV e) V

05-(UFSCAR-SP) O laboratório de controle de qualidade em uma fábrica para aquecedores de água foi incumbido de analisar o comportamento resistivo de um novo material. Este material, já em forma de fio com secção transversal constante, foi conectado, por meio de fios de resistência desprezível, a um gerador de tensão contínua e a um amperímetro com resistência interna muito pequena, conforme o esquema na figura 1.

Fazendo variar gradativa e uniformemente a diferença de potencial aplicada aos terminais do fio resistivo, foram anotados simultaneamente os valores da tensão elétrica e da correspondente corrente elétrica gerada no fio. Os resultados desse monitoramento permitiram a construção dos gráficos que seguem na figura 2.

Com os dados obtidos, um novo gráfico foi construído com a mesma variação temporal. Neste gráfico, os valores representados pelo eixo vertical correspondiam aos resultados dos produtos de cada valor de corrente e tensão, lidos simultaneamente nos aparelhos do experimento. a) Uma vez que a variação de temperatura foi irrelevante,

pôde-se constatar que, para os intervalos considerados no experimento, o fio teve um comportamento ôhmico. Justifique esta conclusão e determine o valor da resistência elétrica, em Ω, do fio estudado.

b) No terceiro gráfico, qual é a grandeza física que está representada no eixo vertical? Para o intervalo de tempo do experimento, qual o significado físico que se deve atribuir à área abaixo da curva obtida?

06-(UFSM-RS)

Chama-se "gato" uma ligação elétrica clandestina entre a rede e uma residência. Usualmente, o "gato" infringe normas de segurança, porque é feito por pessoas não especializadas. O choque elétrico, que pode ocorrer devido a um "gato" malfeito, é causado por uma corrente elétrica que passa através do corpo humano. Considere a resistência do corpo humano como 105

Ω para pele seca e 103

Ω para pele molhada. Se uma pessoa com a pele molhada toca os dois pólos de uma tomada de 220 V, a corrente que a atravessa, em A, é

a) 2,2 × 105 b) 2,2 × 103 c) 4,5 d) 2,2 × 10-1 e) 2,2.10-3

Page 2: RESISTORES (1ª Lei de Ôhm) e POTÊNCIA ELÉTRICA · corrente elétrica, é de 2.000 Ω e que uma corrente de 300mA causará a sua morte, calcule, em k Ω, a resistência mínima

07-(UnB-DF) Suponha que uma pessoa em Brasília, na época da seca, aproxime sua mão de um carro cuja carroceria apresente um diferença de potencial de 10.000V com relação ao solo. No instante em que a mão estiver suficientemente próxima ao carro, fluirá uma corrente que passará pelo ar, pelo corpo da pessoa e, através do seu pé, atingirá o solo.

Sabendo que a resistência do corpo da pessoa, no percurso da corrente elétrica, é de 2.000Ω e que uma corrente de 300mA causará a sua morte, calcule, em kΩ, a resistência mínima que o ar deve ter para que a descarga não mate essa pessoa. Despreze a parte fracionária de seu resultado, caso exista.

08-(UFPE-PE) Alguns cabos elétricos são feitos de vários fios finos trançados e recobertos com um isolante. Um certo cabo tem 150 fios e a corrente total transmitida pelo cabo é de 0,75A quando a diferença de potencial é 220V. Qual é a resistência de cada fio individualmente, em kΩ?

09-(UFMS) O gráfico desta questão mostra o resultado de um experimento no qual foi medida a corrente elétrica em função da diferença de potencial aplicada entre as extremidades de cinco condutores produzidos a partir de cinco ligas metálicas diferentes, cujos resultados são rotulados de Ia V.

Todos os condutores, de tipo cilíndrico, foram produzidos com os mesmos comprimentos e raios. A respeito desses condutores, é correto afirmar que (01) os condutores II e III são ôhmicos.

(02) os condutores III e IV são ôhmicos.

(04) o condutor III possui uma resistência que é o dobro do condutor IV.

(08) para o condutor V, a diferença de potencial pode ser escrita como V = Ri, onde R é a resistência desse condutor.

(16) acima de 1 Volt, o condutor I é o que apresenta maior resistência dentre todos.

10-(FUVEST-SP) Estuda-se como varia a intensidade i da corrente elétrica que percorre um resistor cuja resistência elétrica é constante e igual a 2,0Ω, em função da tensão U aplicada aos seus terminais. O gráfico que representa o resultado das medidas é:

11-(UFF-RJ-010) Um resistor ôhmico, quando submetido a uma ddp de 20V , é percorrido por uma corrente elétrica de 4 A. Para que o resistor seja percorrido por uma corrente elétrica de 3A, que ddp deve ser aplicada a ele ?

12-(UNESP-SP) Uma lâmpada incandescente (de filamento) apresenta em seu rótulo as seguintes especificações: 60W e 120V.

Determine: a) a corrente elétrica i que deverá

circular pela lâmpada se ela for conectada uma fonte de 120V

b) a resistência elétrica R apresentada pela lâmpada supondo que ela esteja funcionando de acordo com as especificações.

13-(UFRJ-RJ) Cada farol de um carro dissipa 15W,com a luz baixa, e 25 W com a luz alta. Considerando que ambas as lâmpadas estão submetidas à mesma tensão da bateria, determine em qual dos casos a resistência da lâmpada é menor. Justifique.

14-(CFT-SC) Um chuveiro elétrico não está aquecendo satisfatoriamente a água. Para resolver esse problema, fechamos um pouco a torneira. Com esse procedimento, estamos:

a) Diminuindo a resistência elétrica do chuveiro.

b) Diminuindo a corrente elétrica que atravessa o chuveiro.

c) Diminuindo a massa de água que será aquecida por unidade de tempo.

d) Diminuindo a diferença de potencial nos terminais do chuveiro.

e) Economizando energia elétrica.

Page 3: RESISTORES (1ª Lei de Ôhm) e POTÊNCIA ELÉTRICA · corrente elétrica, é de 2.000 Ω e que uma corrente de 300mA causará a sua morte, calcule, em k Ω, a resistência mínima

15-(CFT-SC) Uma pessoa mudou-se do estado de Santa Catarina, onde a tensão da rede elétrica é 220 V, para o estado do Paraná, onde a tensão é 110 V.

Levou consigo um chuveiro, cuja potência nominal é de 2200 W. Instalado no estado do Paraná, para que o chuveiro continue a dissipar a mesma potência por efeito Joule, sua resistência elétrica deve ser: a) quadruplicada. b) reduzida à metade do valor original. c) reduzida a um quarto do valor original. d) dobrada. e) mantida inalterada.

16- (PUC-MG) A "chave" de um chuveiro elétrico pode ser colocada nas posições "fria", "morna" e "quente". Quando se muda a chave de posição, modifica-se o valor da resistência elétrica do chuveiro. Indique a correspondência VERDADEIRA.

a) Água morna - resistência média. b) Água morna - resistência baixa. c) Água fria - resistência média. d) Água quente - resistência alta.

17-(UFRN-RN) Nos meses de maio e junho, a temperatura cai um pouco em várias cidades do Rio Grande do Norte. Isso faz com que algumas famílias passem a utilizar o chuveiro elétrico para um banho morno.

O Sr. Newton vai ao comércio e solicita do vendedor um chuveiro de pouca potência (P), que apenas "quebre a frieza" da água, pois está preocupado com o aumento do consumo de energia elétrica (E) e, por conseguinte, com o aumento da sua conta mensal. O vendedor lhe oferece dois chuveiros (ôhmicos, comuns) para a voltagem (V) do Rio G. do Norte, que é 220 V: um com resistência elétrica (R) de 20,0Ω e outro de 10,0Ω , por onde circula a corrente (i) que aquece a água. Qual dos dois chuveiros o Sr. Newton deve escolher, tendo em vista sua preocupação econômica? Justifique.

18-(PUC-RJ) Ao aplicarmos uma diferença de potencial de 9,0 V em um ebulidor de resistência 3,0 Ω, podemos dizer que a corrente elétrica fluindo pela resistência e a potência dissipada, respectivamente, são:

a) 1,0 A e 9,0 W b) 2,0 A e 18,0 W c) 3,0 A e 27,0 W d) 4,0 A e 36,0 W e) 5,0 A e 45,0 W

19- (UFSCAR-SP) Ao reformar o banheiro de sua casa, por recomendação do eletricista, o proprietário substituiu a instalação elétrica de sua casa, e o chuveiro, que estava ligado em 110 V, foi trocado por outro chuveiro de mesma potência, ligado em 220 V.

A vantagem dessa substituição está a) no maior aquecimento da água que esse outro chuveiro vai

proporcionar. b) no menor consumo de eletricidade desse outro chuveiro. c) na dispensa do uso de disjuntor para o circuito desse outro

chuveiro. d) no barateamento da fiação do circuito desse outro chuveiro,

que pode ser mais fina. e) no menor volume de água de que esse outro chuveiro vai

necessitar.

20-(UERJ-RJ) Um chuveiro elétrico pode funcionar sob várias combinações de tensão eficaz e potência média. A combinação em que o chuveiro apresenta a maior resistência elétrica está indicada em:

a) 120 V - 1250 W b) 220 V - 2500 W c) 360 V - 3000 W d) 400 V - 5000 W

GABARITO

01) A 11) 15V

02) B 12) 240 Ω

03) A 13) 25 W

04) D 14) C

05) a) 0,5 Ω b) P e Edissp 15) C

06) D 16) A

07) Rar=3,31.105 Ω 17) 20 Ω

08) 44 KΩ 18) C

09) SOMA = 02 19) D

10) E 20) C