RADIOTERAPIA -Como funciona?. Radiação ionizante é a radiação que possui energia suficiente...

16
RADIOTERAPIA -Como funciona?

Transcript of RADIOTERAPIA -Como funciona?. Radiação ionizante é a radiação que possui energia suficiente...

Page 1: RADIOTERAPIA -Como funciona?. Radiação ionizante é a radiação que possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas. Temos três tipos de radiação.

RADIOTERAPIA

-Como funciona?

Page 2: RADIOTERAPIA -Como funciona?. Radiação ionizante é a radiação que possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas. Temos três tipos de radiação.

Radiação ionizante é a radiação que possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas.Temos três tipos de radiação ionizante:

• - α• - β• - γ

Page 3: RADIOTERAPIA -Como funciona?. Radiação ionizante é a radiação que possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas. Temos três tipos de radiação.

A célula dos organismos vivos tem 3 componentes principais. Membrana,

citoplasma e núcleo

Page 4: RADIOTERAPIA -Como funciona?. Radiação ionizante é a radiação que possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas. Temos três tipos de radiação.

Cada tipo de célula serve pra fazer alguma coisa no nosso corpo, ou pelo nosso corpo. Portanto, os

fenômenos físico-químicos que ocorrem dentro das células ajudam a definir suas funções.

Page 5: RADIOTERAPIA -Como funciona?. Radiação ionizante é a radiação que possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas. Temos três tipos de radiação.

Se uma célula mudar seu componente químico, perde sua função.

Page 6: RADIOTERAPIA -Como funciona?. Radiação ionizante é a radiação que possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas. Temos três tipos de radiação.

A radiação serve para mudar a constituição da membrana, citoplasma e núcleo, para que estes

possam voltar a ter suas funções originais.

Page 7: RADIOTERAPIA -Como funciona?. Radiação ionizante é a radiação que possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas. Temos três tipos de radiação.

As células que não conseguem mudar sua constituição pela radiação, acabam morrendo no processo.

Page 8: RADIOTERAPIA -Como funciona?. Radiação ionizante é a radiação que possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas. Temos três tipos de radiação.

?E como a radiação faz isso

Page 9: RADIOTERAPIA -Como funciona?. Radiação ionizante é a radiação que possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas. Temos três tipos de radiação.

As energias da radiação interagem com as moléculas do núcleo e/ou citoplasma. Sua interação se dá com:

- Água- Proteína- Ácido nucléico- Lipídios- Carboidratos

Page 10: RADIOTERAPIA -Como funciona?. Radiação ionizante é a radiação que possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas. Temos três tipos de radiação.

A radiação tem bastante energia, e transfere essa energia para o local onde está o tumor.

Page 11: RADIOTERAPIA -Como funciona?. Radiação ionizante é a radiação que possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas. Temos três tipos de radiação.

A célula cancerígena é destruída quando absorve a energia de radiação. Para maximizar o efeito, irradia-se o tumor em várias direções, focando-se no local do tumor e não afetando as células boas.

Page 12: RADIOTERAPIA -Como funciona?. Radiação ionizante é a radiação que possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas. Temos três tipos de radiação.

Alguns equipamentos utilizados na radioterapia

Page 13: RADIOTERAPIA -Como funciona?. Radiação ionizante é a radiação que possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas. Temos três tipos de radiação.

TELETERAPIA

A fonte é colocada a muitos centímetros da região a ser tratada.

Page 14: RADIOTERAPIA -Como funciona?. Radiação ionizante é a radiação que possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas. Temos três tipos de radiação.

BRAQUITERAPIA

A fonte entra em contato com o tecido a ser tratado, ou nele implantado.

Page 15: RADIOTERAPIA -Como funciona?. Radiação ionizante é a radiação que possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas. Temos três tipos de radiação.
Page 16: RADIOTERAPIA -Como funciona?. Radiação ionizante é a radiação que possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas. Temos três tipos de radiação.

AVALIAÇÃO

• Esta aula mostrou algumas noções básicas sobre as radiações ionizantes utilizadas na medicina. Reflita sobre esse conceito e elabore uma pequena resenha com suas palavras sobre o assunto que aprendeu.