questão cinemática

2
 Em 1939 ou 19 40 Eman ue l Zacchini levou um número de  bala humana a novas alturas. Dep ois de ser dis par ado por um canhão, passo u por cima de tr ês roda s-g igantes antes de cair em uma rede. (dados: Vo=26,5m/s, Yo=3,0m, θ=53º,sen(53)=0,80, cos(53)=0,60, tg(53)=1,33). i) Use a decomposição de movimento horizontal para calcular o tempo em que ele passou  pela primeira roda gigante. (dica: Deixe para substituir os valores somente no final do exercício). Resposta: (lembre que Sxo=0)  ii)Use a informação do exercício anterior para determinar a que distância vertical ele passou da primeira roda gigante. (Use o fato que sen(x)/cos(x)=tg(x)) Resposta:  iii ) Se ele ati ngi u a alt ura máxima ao passar pela roda gigant e do meio, use o exe rcíc io anterior para mostrar a q ue distância vertical passou dessa roda gigante? Resposta: (basta substituir no exercício anterior) iv) Faça a variação Sy-Syo=0 para altura final ser zero para descobrir uma outra maneira de deduzir a formula do alcance horizontal. Depois determine a que distância horizontal do canhão devia estar posicionado o centro da rede? (use o fato de que 2.sen(x)cos(x)=sen(2x)) resposta:

Transcript of questão cinemática

Em 1939 ou 1940 Emanuel Zacchini levou um nmero de bala humana a novas alturas. Depois de ser disparado por canho, passou por cima de trs rodas-gigantes antes de cair em uma rede. (dados: Vo=26,5m/s, Yo=3,0m, =53,sen(53)=0,80, cos(53)=0,60, tg(53)=1,33).

um

i) Use a decomposio de movimento horizontal para calcular o tempo em que ele passou pela primeira roda gigante. (dica: Deixe para substituir os valores somente no final do exerccio). Resposta: (lembre que Sxo=0)

ii)Use a informao do exerccio anterior para determinar a que distncia vertical ele passou da primeira roda gigante. (Use o fato que sen(x)/cos(x)=tg(x)) Resposta:

iii) Se ele atingiu a altura mxima ao passar pela roda gigante do meio, use o exerccio anterior para mostrar a que distncia vertical passou dessa roda gigante? Resposta: (basta substituir no exerccio anterior)

iv) Faa a variao Sy-Syo=0 para altura final ser zero para descobrir uma outra maneira de deduzir a formula do alcance horizontal. Depois determine a que distncia horizontal do canho devia estar posicionado o centro da rede? (use o fato de que 2.sen(x)cos(x)=sen(2x)) resposta: