Lição 8 Complexo de culpa, o tormento da alma humana

36

Transcript of Lição 8 Complexo de culpa, o tormento da alma humana

Page 1: Lição 8   Complexo de culpa, o tormento da alma humana
Page 2: Lição 8   Complexo de culpa, o tormento da alma humana
Page 3: Lição 8   Complexo de culpa, o tormento da alma humana
Page 4: Lição 8   Complexo de culpa, o tormento da alma humana
Page 5: Lição 8   Complexo de culpa, o tormento da alma humana
Page 6: Lição 8   Complexo de culpa, o tormento da alma humana
Page 7: Lição 8   Complexo de culpa, o tormento da alma humana

1. Arrependimento, uma decisão necessária.

O primeiro passo para superar o sentimento de culpa é reconhecer o erro (Pv 28.13) Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.).

Arrependimento: Metanoia = mudança de mentalidade.

Page 8: Lição 8   Complexo de culpa, o tormento da alma humana

Metanoia (do grego antigo μετανοεῖν, translit. metanoein: μετά, metá, 'além', 'depois'; νοῦς, nous, 'pensamento', 'intelecto'), no seu sentido original, significa mudar o próprio pensamento, mudar de ideia.

Page 9: Lição 8   Complexo de culpa, o tormento da alma humana

O arrependimento em vários contextosRetóricaEm retórica é um artifício usado para retornar a uma afirmação feita, para refazê-la em seguida, corrigindo-a, enfatizando-a ou atenuando-a.ReligiãoNo contexto da religião, significa arrependimento ou o processo de conversão, tanto intelectual como moral e espiritual. É uma mudança contínua que começa a acontecer no momento em que o homem aceita a fé que lhe foi pregada. Então o motivo dessa metanóia (mudança da mente) é aprender a pensar segundo diz a sua fé, pensar em uniformidade com os demais que já aderiram à fé há mais tempo.PsicologiaEm psicologia, segundo Carl Jung denota um processo de reforma da psique, como forma de auto cura, e uma proposta de explicação para o fenômeno do surto psicótico. Ao surto, seguir-se-ia uma reconstrução psicológica positiva ou "cura". Assim, a metanoia seria um processo potencialmente produtivo. Por essa razão, episódios psicóticos dos pacientes não deveriam ser necessariamente impedidos.OrganizaçãoPeter Senge liga o conceito de metanoia à mudança organizacional, sendo uma das práticas que preconiza, no âmbito da aprendizagem organizacional. Segundo o autor, para se proceder a uma mudança nas empresas, é necessário promover "alterações nas mentes dos colaboradores". Caso isso não ocorra, mesmo havendo novas máquinas, ferramentas, novos softwares, etc., não se produz qualquer efeito inovador.

Page 10: Lição 8   Complexo de culpa, o tormento da alma humana

O sentimento que a culpa provoca afasta cada vez mais o homem da presença de Deus. Por isso é necessário que haja um novo encontro com o Senhor, afim de que se possa desenvolver uma nova vida sem culpa e totalmente restaurada (Mt 11.28).

Page 11: Lição 8   Complexo de culpa, o tormento da alma humana
Page 12: Lição 8   Complexo de culpa, o tormento da alma humana

(lRs 21.27 Quando Acabe ouviu essas palavras, rasgou as suas vestes, vestiu-se de pano de saco e jejuou. Passou a dormir sobre panos de saco e agia com mansidão.).A princípio, Acabe não demonstrou culpa, pois sua ganância era tamanha que não percebeu o mal que havia cometido, talvez possa ter pensado que a culpa pela morte de Nabote era de Jezabel. No entanto, ao perceber seu erro através das palavras do profeta Elias, foi tomado de intensa dor e sofrimento causados pelo complexo de culpa.

Page 13: Lição 8   Complexo de culpa, o tormento da alma humana
Page 14: Lição 8   Complexo de culpa, o tormento da alma humana

Veja que há uma diferença entre a atitude de Pedro, que se arrependeu de ter negado Cristo, e a atitude de Judas que sentiu remorso por ter traído Cristo. O arrependimento produz alívio e salvação com pleno perdão (Rm 8.1) enquanto o remorso provoca desarranjo mental, resultando no suicídio ou na morte (Mt 27.5).

Page 15: Lição 8   Complexo de culpa, o tormento da alma humana
Page 16: Lição 8   Complexo de culpa, o tormento da alma humana

Quando há o conhecimento que um ser está sendo atingido psicologicamente, deve-se investigar as possíveis causas, afim de buscar o tratamento adequado. Dando-lhe a oportunidade de um novo direcionamento. Nesses casos, a busca pela mudança é imprescindível, pois é encarando a verdade que o indivíduo encontrará libertação do complexo de culpa.

Page 17: Lição 8   Complexo de culpa, o tormento da alma humana
Page 18: Lição 8   Complexo de culpa, o tormento da alma humana

(Hb 8.12 Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados”). Para tanto, é fundamental que saiamos da nossa idiossincrasia e caminhemos em direção à verdade para que a Palavra se cumpra em nós (lJo 1.7) Idiossincrasia (do grego ἰδιοσυγκρασία (idiosynkrasía), “temperamento peculiar”, composto de ἴδιος (idios)“peculiar” e σύγκρασις (synkrasis) “mistura”) é uma característicacomportamental ou estrutural peculiar a um indivíduo ou grupo.

Page 19: Lição 8   Complexo de culpa, o tormento da alma humana

Idiossincrasia na religiãoEntre os religiosos, idiossincrasia significa o comportamento estranho ou diferente do usual, diferente daquele que geralmente é visto como comum, todavia também como comportamento social diverso que podemos ver nas variedades de cultos. As pessoas têm comportamentos estranhos e criticam aqueles que não se comportam da forma como se acha que seja correta.

Page 20: Lição 8   Complexo de culpa, o tormento da alma humana
Page 21: Lição 8   Complexo de culpa, o tormento da alma humana

Espinho na carne: grego do NT (skolops te sarki).skolops (espinho) seja “estaca”, um bastão de madeira afiado, este termo é usado principalmente na Septuaginta (Nm 33.35; Ez 28.24; Os 2.6) e nos papiros como espinho, estilhaço ou lasca. Não sabemos e nem podemos saber a que o apóstolo estava se referindo ao mencionar o seu espinho na carne.

Page 22: Lição 8   Complexo de culpa, o tormento da alma humana
Page 23: Lição 8   Complexo de culpa, o tormento da alma humana

As lembranças das maldades cometidas feriam intensamente Paulo, causando nele uma dor intensa e profunda como que se um espinho o estivesse ferindo, podemos aqui exemplificar as palavras do emissário de Satanás em seu ataque ao Apóstolo. “Veja só, agora fica aí dando uma de bom moço, pregando a esse Jesus, andando lado a lado desse povo que se diz povo escolhido. Já se esqueceu de que fostes um dos maiores algozes deles?” Isso se o espinho na carne de Paulo se tratasse disso.

Page 24: Lição 8   Complexo de culpa, o tormento da alma humana
Page 25: Lição 8   Complexo de culpa, o tormento da alma humana

A Graça é suficiente para nos curar de todos os males, porque é superior a qualquer culpa (Rm 5.20 A Lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,).

Page 26: Lição 8   Complexo de culpa, o tormento da alma humana
Page 27: Lição 8   Complexo de culpa, o tormento da alma humana

Deus queria que ele fizesse a obra a ele destinada. O reconhecimento, por sua parte, de que, na sua fraqueza, era fortalecido pelo Espírito fez com que sentisse força para lutar contra o seu complexo de culpa.Podemos concluir que a libertação do complexo se deu pelo fato de Paulo ter permanecido em comunhão com os irmãos; não dando ouvidos ao emissário de Satanás. A comunhão é também um eficaz remédio para cura das doenças apresentadas com enfermidades da alma.

Page 28: Lição 8   Complexo de culpa, o tormento da alma humana
Page 29: Lição 8   Complexo de culpa, o tormento da alma humana

(2Co l2.15 Assim, de boa vontade, por amor de vocês, gastarei tudo o que tenho e também me desgastarei pessoalmente. Visto que os amo tanto, devo ser menos amado?). Ironicamente a culpa que lhe era imposta pelas lembranças trazidas a sua mente pelo emissário de Satanás agora funcionava como combustível para realização de seu trabalho em prol do Reino de Deus.

Page 30: Lição 8   Complexo de culpa, o tormento da alma humana
Page 31: Lição 8   Complexo de culpa, o tormento da alma humana

Podemos usar, nesse caso de Paulo, o termo resiliência, este é aplicado na ciência dos materiais que significa a propriedade de um corpo de recuperar a sua forma original após sofrer choque ou deformação. Atualmente as ciências humanas têm feito uso desse termo para explicar a capacidade que o indivíduo desenvolve para se recuperar das adversidades, transformando o mal sofrido ou praticado em força contrária em busca de uma nova realidade.

Page 32: Lição 8   Complexo de culpa, o tormento da alma humana

Culpa emocionalPensamentos do tipo “será que eu falhei?”, “o que eu poderia ter feito?”, “onde errei?”, são todos pensamentos de indicam forte culpa.A culpa pode ser muito irracional, tem gente que sente culpa porque alguém que estava à sua frente na calçada tropeçou, “Como não adivinhei que esta pessoa precisaria de mim?”. Ela só não percebe que não adivinhou porque não existe bola de cristal.Culpa concretaUm exemplo de culpa concreta seria uma pessoa que de fato lesou alguém física, financeira ou moralmente. Para superar esta culpa só há um caminho: fazer de tudo para reparar o erro. Custe o que custar. Vença a preguiça e a vergonha e faça o máximo para minimizar o prejuízo causado. Peça desculpas, ajude a pessoa lesada, ajude outras pessoas em situações parecidas, faça o que for possível, e o impossível também.

Page 33: Lição 8   Complexo de culpa, o tormento da alma humana

Como se livrar do sentimento de culpaA melhor resposta seria a consciência de que todos nós somos limitados. Podemos fazer o nosso melhor, mas mesmo o melhor dos melhores tem seus limites humanos.Saber que tudo tem um preço, toda decisão faz parte de um processo de escolhas, se queremos X temos que abrir mão de Y. Se tivermos consciência da importância da preservação do meio ambiente vamos gastar mais tempo na separação do lixo, por exemplo. A culpa aparece quando temos essa consciência, mas não conseguimos separar um tempo para dedicar ao que sabemos ser importante.Se deixarmos nosso perfeccionismo de lado, esse perfeccionismo que não aceita fazer escolhas, que quer o melhor dos dois mundos, poderemos perceber que temos o direito do desfrute de nossa própria vida.

Page 34: Lição 8   Complexo de culpa, o tormento da alma humana
Page 35: Lição 8   Complexo de culpa, o tormento da alma humana
Page 36: Lição 8   Complexo de culpa, o tormento da alma humana

Todos os Domingo as 8:30hs