Enfisema pulmonar/DPOC Conceito Doença caracterizada por dilatação permanente dos espaços...

12
Enfisema pulmonar/DPOC Conceito Doença caracterizada por dilatação permanente dos espaços aéreos distais ao bronquíolo terminal acompanhada por um processo destrutivo do estroma septal Estabeleça DD com hiperinsuflação. Diferenças com a bronquite crônica.

Transcript of Enfisema pulmonar/DPOC Conceito Doença caracterizada por dilatação permanente dos espaços...

Page 1: Enfisema pulmonar/DPOC  Conceito Doença caracterizada por dilatação permanente dos espaços aéreos distais ao bronquíolo terminal acompanhada por um processo.

Enfisema pulmonar/DPOC

ConceitoDoença caracterizada por dilatação

permanente dos espaços aéreos distais ao bronquíolo terminal acompanhada por um processo destrutivo do estroma septal

Estabeleça DD com hiperinsuflação.Diferenças com a bronquite crônica.

Page 2: Enfisema pulmonar/DPOC  Conceito Doença caracterizada por dilatação permanente dos espaços aéreos distais ao bronquíolo terminal acompanhada por um processo.

Enfisema pulmonar/DPOC

Classificação (Tipos de enfisema)1. Centrolobular (tabagismo)2. Panlobular (deficiência de α1-AT)3. Parasseptal (fibrose, atelectasia)4. Irregular (cicatrizes)

Page 3: Enfisema pulmonar/DPOC  Conceito Doença caracterizada por dilatação permanente dos espaços aéreos distais ao bronquíolo terminal acompanhada por um processo.

Protease Antiprotease

Enfisema pulmonar/DPOC Patogênese

1. Hipótese do desequilíbrio protease/antiprotease

1. Pacientes homozigotos com deficiência genética para a α1-AT têm uma grande chance de desenvolver o enfisema, principalmente se forem fumantes.

2. Cerca de 1% dos paciente com enfisema têm deficiência de α1-AT

Page 4: Enfisema pulmonar/DPOC  Conceito Doença caracterizada por dilatação permanente dos espaços aéreos distais ao bronquíolo terminal acompanhada por um processo.

Cromossomo 14

Locus Pi

Pi = Proteinase inhibitor

M (normal)

Z (nos USA 0,012% são ZZ)

Deficiência nos níveis de α1-AT

Page 5: Enfisema pulmonar/DPOC  Conceito Doença caracterizada por dilatação permanente dos espaços aéreos distais ao bronquíolo terminal acompanhada por um processo.

Enfisema - Patogênese

PROTEASES - ANTIPROTEASES Genes do locus Pi (inibidor de protease) do

cromossomo 14 Z alelo anormal M alelo normal Indivíduo ZZ 80% desenvolve a doença Fumantes - elastase resistente (de macrófago)

à α1-AT .

Page 6: Enfisema pulmonar/DPOC  Conceito Doença caracterizada por dilatação permanente dos espaços aéreos distais ao bronquíolo terminal acompanhada por um processo.

Enfisema pulmonar/DPOC Patogênese

1. Hipótese do desequilíbrio

Em fumantes, neutrófilos e macrófagos acumulam-se nos alvéolos. Os fatores quimiotáticos para a migração destas células são a nicotina, o FNT, o LTB4 e a IL-8. Estes 3 últimos têm a liberação mediada por radicais livres do cigarro.

Os neutrófilos acumulados liberam os seus grânulos ricos em proteases (elastase, proteinase-3 e catepsina G) resultando em dano tecidual.

O fumo também aumenta a atividade de elastase em macrófagos; a elastase de macrófagos não é inibida pela α1-AT e de fato pode proteoliticamente digerir esta antiprotease.

Há atualmente evidências de que, além da elastase, metaloproteinases derivadas de macrófagos e neutrófilos têm um papel na destruição tissular.

O fumo pode através da perpetuação do desequilíbrio oxidante/anti-oxidante contribuir para a patogênese do enfisema.

O fumo contém abundante espécies de oxigênio reativas (radicais livres) os quais reduzem os mecanismos anti-oxidantes naturais do pulmão. Acrescente-se a contribuição dos neutrófilos. Com isso diminui também a concentração de antiproteases nativas, resultando em deficiência funcional de α1-AT, mesmo em indivíduos sem essa deficiência.

Page 7: Enfisema pulmonar/DPOC  Conceito Doença caracterizada por dilatação permanente dos espaços aéreos distais ao bronquíolo terminal acompanhada por um processo.

Enfisema pulmonar/DPOC Patogênese

Page 8: Enfisema pulmonar/DPOC  Conceito Doença caracterizada por dilatação permanente dos espaços aéreos distais ao bronquíolo terminal acompanhada por um processo.

MORFOLOGIA

NOTAR Destruição da parede da porção respiratória Obstrução dos pequenos canais aéreos Lesões vasculares

Page 9: Enfisema pulmonar/DPOC  Conceito Doença caracterizada por dilatação permanente dos espaços aéreos distais ao bronquíolo terminal acompanhada por um processo.
Page 10: Enfisema pulmonar/DPOC  Conceito Doença caracterizada por dilatação permanente dos espaços aéreos distais ao bronquíolo terminal acompanhada por um processo.

Irregular

Page 11: Enfisema pulmonar/DPOC  Conceito Doença caracterizada por dilatação permanente dos espaços aéreos distais ao bronquíolo terminal acompanhada por um processo.

Fisiopatologia e causas de morte

CONSIDERAR (a) Tendência à trombose (b) Cor pulmonale (c) Insuficiência respiratória (d) Alterações da caixa torácica/diafragma

Page 12: Enfisema pulmonar/DPOC  Conceito Doença caracterizada por dilatação permanente dos espaços aéreos distais ao bronquíolo terminal acompanhada por um processo.

Fisiopatologia e causas de morte MORTE IR, acidose respiratória, cor pulmonale,

IVD, colapso maciço por pneumotórax.