FORÇA (Linear) É toda causa capaz de provocar em um corpo uma modificação (ou uma tendência de...

18
FORÇA (Linear) É toda causa capaz de provocar em um corpo uma modificação (ou uma tendência de modificação) de movimento ou de forma. Uma força é caracterizada pela sua intensidade, sua direção e seu sentido. F = M . a ou a = F M TORQUE (Angular) É o efeito de uma força aplicada sobre um corpo capaz de produzir rotação neste corpo. T = I . α ou α = T α = T I CONCEITOS BÁSICOS

Transcript of FORÇA (Linear) É toda causa capaz de provocar em um corpo uma modificação (ou uma tendência de...

Page 1: FORÇA (Linear) É toda causa capaz de provocar em um corpo uma modificação (ou uma tendência de modificação) de movimento ou de forma. Uma força é caracterizada.

FORÇA (Linear)É toda causa capaz de provocar em um corpo uma modificação (ou uma tendência de modificação) de movimento ou de forma.Uma força é caracterizada pela sua intensidade, sua direção e seu sentido.F = M . a ou a = F

M TORQUE (Angular)É o efeito de uma força aplicada sobre um corpo capaz de produzir rotação neste corpo.

T = I . α ou α = T α = T

I M. r ²(aceleração angular)

CONCEITOS BÁSICOS

Page 2: FORÇA (Linear) É toda causa capaz de provocar em um corpo uma modificação (ou uma tendência de modificação) de movimento ou de forma. Uma força é caracterizada.
Page 3: FORÇA (Linear) É toda causa capaz de provocar em um corpo uma modificação (ou uma tendência de modificação) de movimento ou de forma. Uma força é caracterizada.

Aplicação Lei da Aceleração Se aplicamos uma mesma força (Cortada do voleibol , Chute no futebol)

em dois objeto de massas diferente podemos perceber que aquele que

possui menor massa terá maior aceleração .

Ao observamos um atleta de patinação no gelo ao realizar um giro em

seu próprio eixo. Verificamos que inicialmente com os braços abertos

ele terá uma certa velocidade e ao fechar os braços ele adquire um

velocidade maior.

Page 4: FORÇA (Linear) É toda causa capaz de provocar em um corpo uma modificação (ou uma tendência de modificação) de movimento ou de forma. Uma força é caracterizada.

Lei da Ação e reaçãoA toda ação corresponde uma reação igual e contrária. O mesmo conceito aplica-se ao movimento angular, só que agora o raciocínio é feito em termos de ação e de reação angular gerados por torque. O torque gerado por uma parte do corpo para girar aquela parte resulta em um torque contrário por outra parte do corpo (HAMILL; KNUTZEN,1999).

Page 5: FORÇA (Linear) É toda causa capaz de provocar em um corpo uma modificação (ou uma tendência de modificação) de movimento ou de forma. Uma força é caracterizada.

Aplicação Lei da Ação e reação

Quanto mais intensa a atividade, mais a pessoa expõe-se a lesões. No andar, este valor varia em torno de 1,4 vezes o peso corporal e no salto

triplo 18 vezes o peso corporal. No voleibol. A reação a ser absorvida principalmente pela articulação do

ombro será tão maior quanto maior for a velocidade imprimida à bola. No salto em altura, o indivíduo, ao passar sobre o sarrafo, procura jogar a

cabeça para trás vigorosamente, de modo que suas pernas se desloquem para baixo e seu quadril seja projetado para cima.

Deve-se sempre pensar numa atividade de fortalecimento muscular acoplada à execução de trabalho intenso, mesmo que para crianças, e isso não significa indicar musculação especificamente, mas trabalho para a musculatura mais envolvida.

Page 6: FORÇA (Linear) É toda causa capaz de provocar em um corpo uma modificação (ou uma tendência de modificação) de movimento ou de forma. Uma força é caracterizada.

Conceitos Básicos Pressão: é a força por unidade de área sobre a

qual atua.

P=F/A (N/cm²) Volume: é o espaço ocupado por um corpo:

largura, altura e profundidade. (cm3, m3 ou L) Densidade: é a massa por unidade de volume.

D=m / V (Kg/m3) ou m = D / V

Page 7: FORÇA (Linear) É toda causa capaz de provocar em um corpo uma modificação (ou uma tendência de modificação) de movimento ou de forma. Uma força é caracterizada.

Conceitos Básicos

Débito Cardíaco - é a quantidade de sangue bombeada pelo coração por minuto (em l/min).

Q = FC x V(Sistólico) P=F/A m = D / V P= m.a ² /A ou P= D. a².V/A PA = DC x RPT

Page 8: FORÇA (Linear) É toda causa capaz de provocar em um corpo uma modificação (ou uma tendência de modificação) de movimento ou de forma. Uma força é caracterizada.

Aumento da pressão arterial

Artéria em processo aterosclerótico

Gordura Calcificação

Page 9: FORÇA (Linear) É toda causa capaz de provocar em um corpo uma modificação (ou uma tendência de modificação) de movimento ou de forma. Uma força é caracterizada.

nutrientes

LDL (colesterol ruim)

HDL (colesterol BOM)

Artéria (corte longitudinal)

Ações do LDL e HDL

As atividades aeróbicas auxiliam na remoção do colesterol LDL

Page 10: FORÇA (Linear) É toda causa capaz de provocar em um corpo uma modificação (ou uma tendência de modificação) de movimento ou de forma. Uma força é caracterizada.

Angioplastia

Page 11: FORÇA (Linear) É toda causa capaz de provocar em um corpo uma modificação (ou uma tendência de modificação) de movimento ou de forma. Uma força é caracterizada.

Conceitos Básicos

Page 12: FORÇA (Linear) É toda causa capaz de provocar em um corpo uma modificação (ou uma tendência de modificação) de movimento ou de forma. Uma força é caracterizada.
Page 13: FORÇA (Linear) É toda causa capaz de provocar em um corpo uma modificação (ou uma tendência de modificação) de movimento ou de forma. Uma força é caracterizada.

Todas as massas estão sob a influencia gravitacional da Terra. Assim três fatores primários de preocupação no estudo de princípios de

equilíbrio são: centro de gravidade, linha de gravidade e base de apoio.

FG = (Gm.M) / d² Quando astronautas agarram a parede da nave e forçam seus corpos para frente e para trás, eles dizem se sentir como se estivessem parados e a parede da nave se movimentando. A razão para isso está ligada à nossa dependência da gravidade para informação perceptiva. A ausência de gravidade provoca uma sensação de queda livre no espaço. ("The Human Body in Space", 1951)O ouvido interno tem dois componentes distintos: o canal semicircular, que é sensível à aceleração angular da cabeça; e os órgãos do otólito, que respondem pela aceleração linear. O otólito gera o sinal de aceleração para o cérebro e porque as leis de física relacionam aquela aceleração com uma força resultante, a gravidade está sempre implícita no sinal. Assim, os órgãos do otólito têm sido referidos como receptores de gravidade.

Ponto de Equilíbrio

Page 14: FORÇA (Linear) É toda causa capaz de provocar em um corpo uma modificação (ou uma tendência de modificação) de movimento ou de forma. Uma força é caracterizada.

Centro de GravidadeÚnico ponto de um corpo, ao redor do qual todas as

partículas de sua massa estão igualmente distribuídos.

Page 15: FORÇA (Linear) É toda causa capaz de provocar em um corpo uma modificação (ou uma tendência de modificação) de movimento ou de forma. Uma força é caracterizada.

Linha Gravitacional

Page 16: FORÇA (Linear) É toda causa capaz de provocar em um corpo uma modificação (ou uma tendência de modificação) de movimento ou de forma. Uma força é caracterizada.

Base de Sustentação

Quanto mais próximo, o centro de gravidade da base de sustentação, maiores as condições básicas de equilíbrio.

Page 17: FORÇA (Linear) É toda causa capaz de provocar em um corpo uma modificação (ou uma tendência de modificação) de movimento ou de forma. Uma força é caracterizada.

Quando o indivíduo está parado no lugar sobre os dois pés, exerce uma força sobre o solo correspondente a sua força peso.

Se o indivíduo executa qualquer movimento brusco com os braços para cima ou para baixo, a ação sobre o solo e, conseqüentemente, a reação no indivíduo, já é diferente da força peso.

Quando movimenta o braço para baixo à aceleração da gravidade, soma-se a aceleração do movimento ocorrendo na mesma direção, isto é, para o centro da terra. Com isso, a reação é maior que a força peso.

Quando movimenta o braço para cima, a aceleração do movimento é contrária à aceleração da gravidade. Desse modo, a ação exercida contra a terra é menor que a força peso, e a ação sobre o indivíduo também.

Page 18: FORÇA (Linear) É toda causa capaz de provocar em um corpo uma modificação (ou uma tendência de modificação) de movimento ou de forma. Uma força é caracterizada.