Aracnídeos (2)

10
Filo Arthropoda Os artrópodes (Arthropoda, do grego arthros (ἄρθρον), articulado e podos (ποδός), pés) são um filo de animais invertebrados que possuem exoesqueleto rígido e vários pares de apêndices articulados cujo número varia de acordo com a classe. Compõem o maior filo de animais existentes, representados por animais como os gafanhotos(insetos), os escorpiões(aracnídeos), os caranguejos(crustáceos), as centopeias (quilópodes) e os piolhos- de-cobra(diplópodes). Têm cerca de um milhão de espécies descritas, e estima-se que os representantes deste filo equivalem a cerca de 84% de todas as espécies de animais conhecidas pelo homem. Possuem uma ampla gama de cores e formatos,e no que diz respeito ao tamanho, alguns vão desde as formas microscópicas,como no plâncton (com menos de 1/4 de milímetro), até crustáceos com mais de 3 metros de espessura. Os artrópodes habitam praticamente todos os tipos de ambientes no planeta, sejam eles aquáticos ou terrestres. Mesmo nos lugares mais inóspitos e sob temperaturas baixíssimas, como nas geleiras da Antártida, é possível encontrar a presença dos artrópodes. Alguns dentre a classe dos insetos, representam os únicos invertebrados que possuem a capacidade de voar. Também se encontram alguns que são parasitas e outros que apresentam características simbióticas.

Transcript of Aracnídeos (2)

Page 1: Aracnídeos (2)

Filo Arthropoda Os artrópodes (Arthropoda, do

grego arthros (ἄρθρον), articulado e podos (ποδός), pés) são um filo de animais invertebrados que possuem exoesqueleto rígido e vários pares de apêndices articulados cujo número varia de acordo com a classe.

Compõem o maior  filo de animais existentes, representados por animais como os gafanhotos(insetos), os escorpiões(aracnídeos), os caranguejos(crustáceos), as centopeias (quilópodes) e os piolhos-de-cobra(diplópodes). Têm cerca de um milhão de espécies descritas, e estima-se que os representantes deste filo equivalem a cerca de 84% de todas as espécies de animais conhecidas pelo homem. Possuem uma ampla gama de cores e formatos,e no que diz respeito ao tamanho, alguns vão desde as formas microscópicas,como no plâncton (com menos de 1/4 de milímetro), até crustáceos com mais de 3 metros de espessura.

Os artrópodes habitam praticamente todos os tipos de ambientes no planeta, sejam eles  aquáticos ou terrestres. Mesmo nos lugares mais inóspitos e sob temperaturas baixíssimas, como nas geleiras da Antártida, é possível encontrar a presença dos artrópodes. Alguns dentre a classe dos insetos, representam os únicos invertebrados que possuem a capacidade de voar. Também se encontram alguns que são parasitas e outros que apresentam características simbióticas. Muitos destes animais estão diretamente ligados ao homem, seja por serem utilizados como alimento, como também por causarem prejuízos na saúde e na agricultura.

Page 2: Aracnídeos (2)

Aracnídeos• Representado por escorpiões,

aranhas,opiliões,ácaros e carrapatos;

• Maioria vivem na terra,em diversos ambientes até mesmo na pele dos animais,como é o caso dos carrapatos;

• Alguns representantes possuem veneno e utilizam-no para capturar suas presas;

• Respiram por traqueias, ou por pulmões primitivos.

Page 3: Aracnídeos (2)

O corpo dos aracnídeosPossuem o corpo dividido

em cefalotórax e abdome;Possuem 4 pares de patas;Não possuem antenas

nem asas;Possuem um par de

quelíceras,que auxiliam na manipulação da presa na hora da alimentação;

Não possuem mandíbulas;

Page 4: Aracnídeos (2)

O corpo dos aracnídeos

Page 5: Aracnídeos (2)

A inoculação da peçonhaEm algumas aranhas as

quelíceras servem para injetar peçonha na presa;

Já nos escorpiões,a peçonha é injetada pelo aguilhão,uma espécie de ferrão que fica na extremidade da cauda;

É importante saber que a maioria dos aracnídeos são inofensivos ao homem,apesar de alguns serem perigosos;

Page 6: Aracnídeos (2)

Alimentação/DigestãoEscorpiões, opiliões e aranhas

têm digestão extracorpórea, secretando enzimas digestivas no alimento para depois sugá-lo. Carrapatos são, geralmente, hematófagos. Ácaros podem ser herbívoros ou detritívoros, se alimentam de escamas de pele

Eles capturam a presa e em seguida cortam em pedaços menores com suas quelíceras;

A digestão é concluída no interior do tubo digestório.

Page 7: Aracnídeos (2)

Reprodução dos AracnídeosA maioria possui sexos

separados;A fecundação é

interna,frequentemente há corte de acasalamento;

O desenvolvimento é direto nas aranhas,escorpiões e opiliões,e indireto nos carrapatos.

Page 8: Aracnídeos (2)

Sistema Excretor/RespiratórioA excreção é feita por túbulos de

Malpighi,semelhantes ao dos insetos, e também por glândulas localizadas na parte das pernas,denominadas glândulas coxais;

Os aracnídeos respiram por filotraqueias,também denominadas pulmões foliáceos,as quais possuem lamelas que aumentam a superfície de troca gasosa no indivíduo.Nas aranhas,além das filotraqueias existem as traqueias,embora em algumas espécies menores a respiração seja cutânea.

Page 9: Aracnídeos (2)

Sistema nervoso dos aracnídeos

O cérebro é uma massa ganglionar anterior situada acima do esôfago (BARNES, 1990). O sistema nervoso dos aracnídeos é como um anel em volta do esôfago. Dele saem nervos e um feixe nervoso. Apresentam órgão sensoriais como olhos e pêlos.