Ultrassonografia no primeiro trimestre

14
Ultrassonografia no primeiro trimestre

description

Como interpretar os primeiros sinais ultrassonográficos da gravidez.

Transcript of Ultrassonografia no primeiro trimestre

Page 1: Ultrassonografia no primeiro trimestre

Ultrassonografia no primeiro trimestre

Page 2: Ultrassonografia no primeiro trimestre

Caso 1

• Paciente com dosagem sérica de β- hCG de 1.200 mlU/ml e a ultrassonografia obstétrica endovaginal demonstra uma coleção líquida intra-uterina sem evidências de embrião e anexos embrionários, sinal do duplo saco e sinal intradecidual. Considerando-se que não há achados ultrassonográficos de saco gestacional a coleção líquida intra-uterina deve corresponder a um pseudo saco gestacional e a paciente deve ser tratada para GE.

Page 3: Ultrassonografia no primeiro trimestre
Page 4: Ultrassonografia no primeiro trimestre

J Ultrasound Med 2010; 29:685–689

ConclusionIn summary, adherence to the following guidelineswill prevent sonographic interpretationerrors that result in harm to the developingembryo:1. Do not misuse the double sac and intradecidualsigns; absence of these signs does notmean that there is no IUP.2. Avoid using the term “pseudogestational sac,”since it is much more likely to lead to errorsthan to correct diagnoses.3. Most importantly: In a woman with a positivepregnancy test, any fluid collection withcurved edges in the central echogenic portionof the uterus should be interpreted as aprobable gestational sac, and treatmentsthat could damage the embryo should beavoided until IUP is definitely excluded.

Page 5: Ultrassonografia no primeiro trimestre

Não se coloque em apuros

Page 6: Ultrassonografia no primeiro trimestre

• Quando uma mulher em idade reprodutiva e com teste de gravidez + vai ao ginecologistaqueixando-se de sangramento vaginal e/oudor pélvica há a necessidade de se realizaruma USEV para avaliar:

– Gravidez intra-uterina (GIU) normal ?

– Gravidez intra-uterina anormal?

– Gestação ectópica (GE)?

Page 7: Ultrassonografia no primeiro trimestre

• Essa informação é crucial para a corretacondução do caso. Diagnósticos US erradospodem levar a iatrogenias (curetagem ou administração de medicação embriotóxica, por exemplo) com sériasimplicações à saude do concepto, da mãe oude ambos e graves implicações médico-legais.

Page 8: Ultrassonografia no primeiro trimestre

• Por que estes erros acontecem?

– Falha na interpretação dos sinais clássicos de gestação precoce (especialmente o sinal do duplosaco)

– Aplicação errônea do conceito de “pseudosacogestacional”.

Page 9: Ultrassonografia no primeiro trimestre

Fontes de problemas

• Falha na interpretação dos sinais clássicos de gestação precoce

– Sinal do duplo saco: este sinal está presente quando duas faixas concêntricassão vistasrm torno de uma coleção líquida intra-uterina. Essas faixasrepresentam as duas camadas de decídua : a decídua capsualr e a decíduavera que circundam a maior parte do saco.

• O uso correto deste sinal pelo dados descritos na literatura é: “Na presença do sinal do duplo saco o diagnóstico de GIU pode ser feita ( e consequentemente o diagnóstico de GE é virtualmente excluído). Mas o contrário não se sustenta: Caso não haja o sinal do duplo saco então nãohá GIU.Todavia

• A ausência do sinal do duplo saco gestacional NÃO exclue GIU.

Page 10: Ultrassonografia no primeiro trimestre

• Quando a USEV evidencia coleção líquidainespecífica na porção central e ecogênica do útero(i.e. na decídua) sem evidências de embrião e vesícula vitelínica e não se demonstra os achados US clássicos de gravidez inicial: sinal do duplo saco e o sinal intradecidual é muito mais provável que essaimagem represente uma GIU e deve ser descritacomo tal.

Page 11: Ultrassonografia no primeiro trimestre
Page 12: Ultrassonografia no primeiro trimestre

Diagrama dos possíveis locais de

Gestação Ectópica.

Page 13: Ultrassonografia no primeiro trimestre

Sinal do duplo saco em uma gravidez intra-uterina normal

Page 14: Ultrassonografia no primeiro trimestre