Resumo Tp2

19
OFICINA XV

Transcript of Resumo Tp2

Page 1: Resumo   Tp2

OFICINA XV

Page 2: Resumo   Tp2

Resumo: TP2Resumo: TP2Análise linguística e análise literáriaAnálise linguística e análise literária

Page 3: Resumo   Tp2

Unidade 5 – Gramática: seus vários sentidosUnidade 5 – Gramática: seus vários sentidos

Gramática (do grego: γραμματική, transl. grammatiké, feminino substantivado de grammatikós) é o conjunto de regras individuais usadas para um determinado uso de uma língua, não necessariamente o que se entende por seu uso "correto". É ramo da Lingüística que tem por objetivo estudar a forma, a composição e a inter-relação das palavras dentro da oração ou da frase, bem assim o seu apropriado ou correto uso.

Pode ser o estudo e a descrição dos fatos lingüísticos, e pode ser o documento que registra esse estudo.

Page 4: Resumo   Tp2

Gramática InternaÉ o conjunto de regras da língua que cada falante domina, mesmo inconscientemente e independentemente de sua escolaridade.

– Filhinha, você quer ir pra escolinha com a vovó? (fala da avó).– Eu vô ( vou) com o papai, porque o carro dele é mais gande.– Uai, Sofia, o carro da vovó é muito maior... (fala da babá).– Não, o carro do papai é mais bonito.– Mas, Sofia, o carro da vovó é novinho... (fala da babá).– Eu vô (vou) no carro do papai porque o carro dele é todo azulzinho e combina com a roupa da escolinha...– Vamos, filhinha, o papai chegou. Põe a roupinha.– Eu não sabo pô, não, vovó. Me ajuda, vovó.

Page 5: Resumo   Tp2

Criar as oportunidades para que os alunos ampliem cada vez mais seus usos da língua, nas mais variadas situações sociocomunicativas.

O contato com textos dos diversos gêneros, dos próprios alunos ou alheios, atividades de produção e de reorganização de textos, de transposição de dialetos e registros são formas essenciais desse tipo de ensino-aprendizagem da língua chamado produtivo, que procura sobretudo desenvolver a competência discursiva do aluno, seja como locutor, seja como interlocutor.

Page 6: Resumo   Tp2
Page 7: Resumo   Tp2

Gramática DescritivaProcura simplesmente descrever os usos das regras da língua e buscar razões para esses usos, sem a preocupação de rotular os empregos em “certo” e “errado”.

A gramática descritiva gramática descritiva e o ensino reflexivo ensino reflexivo têm de apoiar-se na gramática internalizada dos alunos: eles só podem efetivamente observar o que conhecem e dominam, como locutores ou interlocutores.

Page 8: Resumo   Tp2

A tinta de escrever

A tinta de escrever é um líquido com que a gente suja os dedos quando vai fazer uma lição. A gente podia fazer a lição com lápis mas com lápis era muito fácil e por isso a professora não deixa. Assim, a gente tem que tomar muito cuidado porque com tinta o erro nunca mais sai. E uma coisa que eu não sei é como um vidrinho de tinta tão pequeno pode ter tanto erro de português.

FERNANDES, Millôr. Conpozissõis Imfãtis.Rio de Janeiro: Nórdica, 1976. p.17.

Page 9: Resumo   Tp2

Gramática NormativaSeu foco é exclusivamente o estudo das regras de uso da norma culta norma culta da língua.

•Confusão entre norma culta e modalidade escrita da língua.•A norma culta tem formas escritas e formas orais.•A norma culta é um entre vários dialetos de uma língua•A gramática normativa cria o ensino chamado prescritivo.

Sintaxe é a parte da gramática que estuda a organização das palavras na formação de unidades significativas. Cuida das funções, da colocação, da concordância e da regência dos termos na oração.Semântica é o estudo do significado das palavras.Pragmática é o ramo da Lingüística que estuda as condições de produção dos enunciados, tendo o contexto como um de seus conceitos básicos.

Sintaxe é a parte da gramática que estuda a organização das palavras na formação de unidades significativas. Cuida das funções, da colocação, da concordância e da regência dos termos na oração.Semântica é o estudo do significado das palavras.Pragmática é o ramo da Lingüística que estuda as condições de produção dos enunciados, tendo o contexto como um de seus conceitos básicos.

Page 10: Resumo   Tp2

A gramática natural da língua é um sistema de regras para a fala flexível, as pessoas podem variar a fala dependendo da situação e do lugar em que estão , todavia a língua varia dependendo da classe social, da idade, do nível escolar, da região etc. Por isso não existe uma língua certa, o que existe são variações variações linguísticaslinguísticas, porem os tradicionalistas só aceitam a norma culta e para eles todas as outras variedades são equivocadas. A aquisição da linguagem pela criança é inconsciente, ela faz uma verificação de hipóteses, do que ouve e as falhas são apagadas e as hipóteses corretas são arquivadas em sua mente.A partir da gramática internalizada na criança ela esta apta para falar e construir frases.

Page 11: Resumo   Tp2

Unidade 6 – A frase e sua organizaçãoUnidade 6 – A frase e sua organização1 – A frase é a unidade do texto: caracteriza-se por apresentar, no contexto em que aparece, uma unidade de sentido.

2 – A frase oral caracteriza-se por uma melodia específica, uma entoação capazde transformar uma palavra em frase e até em texto.

3 – A frase escrita caracteriza-se por começar com maiúscula e terminar com umapontuação específica: ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, certoscasos de reticências e mesmo dois pontos.

4 – A frase não se caracteriza pela extensão: se pode ter um único termo, podetambém ter muitos elementos, criando uma estrutura às vezes bastante complexa.

Page 12: Resumo   Tp2

GRUPO AGRUPO ASeu pai?Meu pai.Como assim?

GRUPO BGRUPO BO professor de matemática é um formigão elétrico.Dessa vez piorou.Ele foi embora de vez.

GRUPO CGRUPO CEstive relendo coisas e vi uma poesia que você copiou no caderno de português.Célia, ontem eu faltei porque estava entibiada.Daqui a pouco ele pega os bilhetes e ralha com a gente.

Quando a frase se organiza em torno de um ou mais verbos, ela recebe o nome de PERÍODO. Cada verbo ou locução verbal é, em princípio, o núcleo de uma informação. Cada informação centrada no verbo chama-se ORAÇÃO.

Quando a frase se organiza em torno de um ou mais verbos, ela recebe o nome de PERÍODO. Cada verbo ou locução verbal é, em princípio, o núcleo de uma informação. Cada informação centrada no verbo chama-se ORAÇÃO.

Page 13: Resumo   Tp2

As várias possibilidades de organização da frase e do períodoAs várias possibilidades de organização da frase e do período

Nós somos capazes de façanhas incríveis.Nós temos um bom estímulo. (se)Nós gostamos de desafios.(porque)

Rodamos alguns minutos pela praça.Não sabíamos o caminho de volta. (porque)Encontramos um menino. (até que)O menino sabia onde morava o coronel. (que)

Mais importante que tudo é, no trabalho com a linguagem, criar para os alunos oportunidades diversas de uso da língua, de modo que eles possam apropriar-se dos mais diferentes tipos de organização da frase.

Page 14: Resumo   Tp2

Unidade 7 – A arte: formas e funçãoUnidade 7 – A arte: formas e função

Como entra na sua vida uma dessas expressões artísticas:Como entra na sua vida uma dessas expressões artísticas:

1.Escultura2.Arquitetura3.Música4.Pintura5.Dança6.Literatura7.Fotografia8.Cinema

Page 15: Resumo   Tp2

A arte é uma forma de conhecimento que está muito relacionada com o nosso cotidiano, embora nem sempre nos demos conta disso. Cada vez mais, torna-se difícil no mundo atual estabelecer uma divisão clara entre o que é ou não é arte, devido à facilidade de acesso às obras de arte e à sua produção. Por outro lado, as manifestações artísticas têm cada vez mais interseções, criando formas híbridas de arte.

As principais características da arte são: a fantasia, a interpretação da realidade, a conotação e a paixão pela forma.

Essas características criam um papel importante: por intermédio da fantasia e do jogo, a arte é um convite à (re)interpretação do mundo. Ao procurar expressar-se, o artista convida o próprio leitor a desvendar o mundo.

ResumindoResumindo

Page 16: Resumo   Tp2

Unidade 8 – Linguagem figuradaUnidade 8 – Linguagem figurada

1.Ele é mole como uma lesma.2.Ele está redondo como uma baleia.3.Ela tá mais enfeitada que a burra de Zé Garcia.4.Deixe de ficar pensando na morte da bezerra!5.Você caiu no conto do vigário?6.Marta veio com as mãos abanando.

Page 17: Resumo   Tp2

1.1. O carro dele é rápido como um avião.O carro dele é rápido como um avião.

2.2. Meu pensamento é um rio subterrâneoMeu pensamento é um rio subterrâneo

3.3. Não tinha teto em que se abrigasseNão tinha teto em que se abrigasse..

4.4. O Sol amanheceu triste e escondidoO Sol amanheceu triste e escondido

5.5. Só saio daqui depois que o mar secarSó saio daqui depois que o mar secar..

6.6. Você é meu doce veneno.Você é meu doce veneno.

7.7. Se você gritar mais alto, eu agradeço!Se você gritar mais alto, eu agradeço!

COMPARAÇÃO

METÁFORA

METONÍMIA

PERSONIFICAÇÃO

HIPÉRBOLE

ANTÍTESE

IRONIA

Figuras de LinguagemFiguras de Linguagem

Page 18: Resumo   Tp2

"Iam vinte anos desde aquele diaQuando com os olhos eu quis ver de pertoQuanto em visão com os da saudade via.”

Albeto Oliveira

Page 19: Resumo   Tp2

Chove? Nenhuma chuva cai... Chove? Nenhuma chuva cai... Então onde é que eu sinto um diaEntão onde é que eu sinto um diaEm que o ruído da chuva atraiEm que o ruído da chuva atraiA minha inútil agonia?A minha inútil agonia?

Onde é que chove, que eu o ouço?Onde é que chove, que eu o ouço?Onde é que é triste, ó claro céu?Onde é que é triste, ó claro céu?eu quero sorrir-te, e não posso,eu quero sorrir-te, e não posso,Ó céu azul, chamar-te de meu...Ó céu azul, chamar-te de meu...

E o escuro ruído da chuvaE o escuro ruído da chuvaÉ constante em meu pensamento.É constante em meu pensamento.Meu ser é a invisível curvaMeu ser é a invisível curvaTraçada pelo som do vento...Traçada pelo som do vento...

E eis que ante o sol e o azul do dia,E eis que ante o sol e o azul do dia,Como se a hora me estorvasse,Como se a hora me estorvasse,Eu sofro... E a luz e a sua alegriaEu sofro... E a luz e a sua alegriaCai aos meus pés como um disfarce.Cai aos meus pés como um disfarce.

Ah, na minha alma sempre chove.Ah, na minha alma sempre chove.Há sempre escuro dentro de mim.Há sempre escuro dentro de mim.Se escuto, alguém dentro de mim ouveSe escuto, alguém dentro de mim ouveA chuva, como a voz de um fim...A chuva, como a voz de um fim...

Chove. Nenhuma chuva cai...

Chove. Nenhuma chuva cai...

Fernando Pessoa

Fernando Pessoa