Mitos alimentares

25
MITOS ALIMENTARES

Transcript of Mitos alimentares

Page 1: Mitos alimentares

MITOS ALIMENTARES

Page 2: Mitos alimentares

Mito – O que é? Um mito (do antigo grego μυθος, translit "mithós") é uma narrativa de carácter simbólico, relacionada a uma dada cultura. O mito procura explicar a realidade, os fenómenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis. Ao mito está associado o rito. O rito é o modo de se pôr em acção o mito na vida do homem - em cerimónias, danças, orações e sacrifícios.

O termo "mito" é, por vezes, utilizado de forma pejorativa para se referir às crenças comuns (consideradas sem fundamento objectivo ou científico, e vistas apenas como histórias de um universo puramente maravilhoso) de diversas comunidades. No entanto, até acontecimentos históricos se podem transformar em mitos, se adquirem uma determinada carga simbólica para uma dada cultura. Na maioria das vezes, o termo refere-se especificamente aos relatos das civilizações antigas que, organizados, constituem uma mitologia - por exemplo, a mitologia grega e a mitologia romana.

2

Page 3: Mitos alimentares

Mitos/Crenças

Os mitos são crenças resultantes de hábitos conservados ao longo de muitos anos, assumindo um papel de revelo nos hábitos alimentares.

Muito deles têm início na infância, referindo-se à alimentação e à combinação de certos tipos de alimentos que seriam benéficos ou prejudiciais à saúde.

Estes influenciam directamente as crianças, pois o conhecimento popular é-lhes transmitido pelas mães e avós.

3

Page 4: Mitos alimentares

Maus Hábitos Alimentares

São muitos os factores que influenciam no mau hábito alimentar, entre eles os factores culturais, sociais, psicológicos e económicos.

Certos mitos surgiram desde a escravatura como uma forma de educação, de repressão, de controlar o excesso, e de controlo social.

A falta de informação sobre os alimentos e os mitos que a sociedade impôs, leva a que as pessoas não se alimentem correctamente, deixando de ingerir certos alimentos essenciais ao nosso organismo, causando desnutrição e carências nutricionais.

4

Page 5: Mitos alimentares

Provas Científicas

● Não ter o status “cientificamente comprovado” não significa que sejam simplesmente mitos.

● Uma coisa é uma crença que já passou por inúmeras provas cientificas e, assim, passou a ser considerada como um engano cientificamente comprovado. (ex.: “A água engorda!”)

● Outra coisa são crenças que ainda não foram submetidas a estudos científicos e, por isso, devem ser considerados como algo que ainda não foi cientificamente comprovado.

5

Page 6: Mitos alimentares

A Verdade dentro dos Mitos

Criar hábitos alimentares saudáveis é um dos maiores desafios dos dias de hoje.

As profundas alterações sofridas pelo nosso ambiente, iniciadas há 10.000 anos atrás com a agricultura e domesticação dos animais, e acentuadas pela revolução industrial de há 200 anos, ocorreram numa escala de tempo evolucionária muito recente para o nosso genoma se adaptar.

Nós somos aquilo que comemos!!

Apesar do desenvolvimento tecnológico da modernidade, cada um de nós tem um mapa genético da “Idade da Pedra”.

Estudos de ADN confirmam que o genoma do Homem Moderno é semelhante ao dos humanos de há 40.000 anos atrás.

6

Page 7: Mitos alimentares

A Gordura Alimentar

A gordura dos alimentos engorda: FALSO O que engorda é o excesso calórico.

Se existe a necessidade de perder peso, deve ingerir-se menos calorias e/ou utilizar-se mais calorias através do exercício físico.

A gordura dos alimentos tem uma longa reputação de ser prejudicial para a saúde.

Excesso calórico por comer demais e/ou utilizar menos calorias → Aumento da gordura/peso corporal

Défice calórico por comer menos e/ou utilizar mais calorias → Diminuição de gordura/perda de peso.

VERDADEIRO: A gordura dos alimentos pode ajudar a perder peso através da diminuição do apetite.

Exemplo “tipicamente americano”: uma baguete com manteiga de amendoim irá manter a sensação de saciedade por mais tempo do que uma baguete comum.

7

Page 8: Mitos alimentares

A Gordura Alimentar (II)

A gordura trans/hidrogenada é prejudicial para a saúde: VERDADE

Trata-se de gordura que é transformada até ficar num estado semi-sólido através da adição de hidrogénio ao óleo vegetal, de forma a aumentar o seu período útil de vida nas estantes dos supermercados.

As gorduras trans também existem em pequenas quantidades na natureza, como no leite e carne de bovinos.

As gorduras hidrogenizadas, muito comuns no preparo de alimentos fast-food, são sólidas e não líquidas, como os óleos vegetais, por isso podem alterar a textura dos alimentos processados. Além disso, relativamente à sua durabilidade, uma barra de chocolate, por exemplo, duraria apenas trinta dias sem gorduras trans, em vez de 18 meses, com as mesmas.

No entanto, existem cada vez mais indícios associando o consumo de gordura trans ao maior risco de doenças cardíacas.

8

Page 9: Mitos alimentares

Hidratos de Carbono

A ingestão de hidratos de carbono, como pão, biscoitos e bolachas, massas, farinhas, batata, tubérculos no horário da noite, é prejudicial, principalmente para aqueles que desejam reduzir peso: FALSO

A justificação deste “tabu” verifica-se em situações nas quais o consumo seja realmente exagerado, o que, de facto, contribui com um alto fornecimento calórico.

Porém, é necessário destacar que o consumo em excesso de qualquer nutriente (glúcidos, proteínas ou lípidos), implicará alto consumo calórico, o que poderá prejudicar quem deseja controlar ou reduzir o seu peso.

9

Page 10: Mitos alimentares

Hidratos de Carbono (II) VERDADE: No período da noite, o metabolismo sofre uma leve diminuição, por isso recomenda-se que o jantar seja uma refeição mais leve, em relação ao almoço.

Contudo, em qualquer hora do dia, é necessário ter uma alimentação equilibrada, em que inclua todos os grupos alimentares, não sendo importante a restrição de nenhum nutriente especial.

É importante, sim, evitar os excessos durante todo o dia, tanto para contribuir na redução de peso, como para adquirir hábitos alimentares saudáveis.

10

Page 11: Mitos alimentares

Vinho O Vinho é prejudicial à saúde – FALSO A polémica é antiga, mas parece que, finalmente, os estudiosos do problema chegaram a uma conclusão definitiva em relação ao vinho. E ela é favorável. VERDADE: Após alguns anos de estudos nos Estados Unidos, Inglaterra, França e Dinamarca, os especialistas concluíram que quem bebe vinho tinto regularmente reduz em 35% o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

A cada momento descobre-se no vinho uma nova propriedade positiva para a saúde. Segundo esse estudo, o vinho é composto por cerca de 400 substâncias, algumas delas com capacidade para aumentar o HDL colesterol - "colesterol bom", evitar a oxidação das células, reduzir a formação de placas de gordura nas veias, dilatar os vasos e melhorar a circulação.

Já se descobriu que os efeitos benéficos do vinho, especialmente o tinto, devem-se aos flavonóides e ao resveratrol das uvas. Os flavonóides são substâncias antioxidantes conhecidas por aumentar o HDL colesterol diminuir o risco de entupimento das artérias coronárias (aterosclerose) e ajudar a baixar a pressão arterial.

11

Page 12: Mitos alimentares

Vinho (II)

Porém, beber vinho tinto fora das refeições, e mesmo com as chamadas refeições leves à base de saladas, não é muito benéfico.

Assim, não podemos esquecer que o vinho tinto também contém álcool, alvo constante de pesquisas científicas por causar danos em quase todo o corpo.

Além dos danos físicos, o consumo de álcool também é grande responsável por acidentes de trânsito, problemas conjugais, familiares e sociais.

Se não houver bom senso o melhor será evitar o “nectar dos Deuses”!

Por esse motivo, recomendava-se o uso diário do vinho tinto como um venerável remédio.

Se comer um prato de cozido à portuguesa, feijoada à brasileira, tripas à moda do Porto, e outros pratos ricos em gordura e com carne, é mais aconselhável acompanhá-lo com vinho tinto do que com água, uma vez que o vinho poderá ajudar a equilibrar reduzindo e queimar essas gorduras.

12

Page 13: Mitos alimentares

Afrodisíacos

É verdade que a pimenta, por exemplo, aumenta a pulsação e induz ao suor, produzindo uma sensação parecida com a da excitação sexual. Mas isso é bem diferente de provocá-la.

Os pesquisadores garantem: “Os afrodisíacos não existem! - mas podem induzir a um efeito placebo.“

Ou seja, se existir a crença de que, ao comer ostras ou pimenta, haverá um melhoramento no desempenho sexual, isso pode realmente acontecer. - VERDADE

Chocolate, ovo de codorniz, pimenta, ostras… são verdadeiros afrodisíacos. - FALSO

“Se tem como costume investir nesses alimentos achando que têm poderes afrodisíacos, esqueça.”

13

Page 14: Mitos alimentares

Água Beber água engorda: FALSO

Algumas controvérsias (água engorda ou emagrece) surgem de tempos em tempos e desta vez as pessoas cultivam dúvidas sobre as funções da água no organismo.

Existem aqueles que acreditam que a água, tal como a gordura, pode contribuir com a obesidade das pessoas, engordando-as.

No entanto, constatou-se cientificamente: beber água faz perder peso!

VERDADES inquestionáveis sobre a água:

A água é um nutriente essencial ao funcionamento do corpo humano. A água constitui pelo menos dois terços de nosso peso corpóreo. ÁGUA NÃO CONTÉM CALORIAS. É necessário, em média, o consumo diário de 2 litros e meio de água na dieta

humana.

14

Page 15: Mitos alimentares

Água A água é o nutriente mais importante na alimentação do ser humano. Na sua ausência total da água a morte ocorre em poucos dias. Em indivíduos saudáveis existe um rigoroso equilíbrio entre a água ingerida, a incorporada no organismo e a eliminada pelo mesmo.

A entrada de água no organismo ocorre por 3 vias: 1) Ingestão de líquidos; 2) Ingestão de água contida nos alimentos; 3)Através dos resultado dos processos metabólicos internos de lípidos, proteínas e glúcidos.

A sua eliminação ocorre por 4 formas específicas, sendo: 1) Pelos rins nas vias urinárias; 2) Pelo suor; 3) Nas fezes; 4) Por difusão na pele (não é suor) ou

por evaporação no aparelho respiratório.

15

Page 16: Mitos alimentares

Água Se um indivíduo pesa 70 kg, cerca de 42 kg do seu corpo serão água. O aumento da gordura corporal diminui a proporção de água no organismo. Desta forma, a água estará armazenada no corpo humano dentro das células na forma de fluido intracelular e fora delas na forma de extra-celular subdividindo-se em líquido intersticial, sangue, plasma, fluído das articulações, membranas do coração e do intestino, líquido ocular e líquido encefalicoraquidiano.

VERDADE: Beber água não engorda. Mas pode ajudar a emagrecer. As mais recentes pesquisas científicas indicam que, ao contrário de engordar, o gasto de calorias nas variadas formas de processamento da água no organismo força o corpo ao aumento do metabolismo sem contribuir com calorias para efectivação dos processos. Resultado: o balanço calórico do processamento da água sempre será negativo forçando o corpo a utilizar outras fontes de reserva energética.

16

Page 17: Mitos alimentares

Água II Devemos beber 8 copos de água diariamente - FALSO

Esse mito é fruto de um mal-entendido.

De fato, o Conselho Nacional de Pesquisas dos EUA revelou, em 1945, que o consumo diário adequado de água para adultos era de 2,5 litros (o equivalente a 8 copos).

Mas a maioria das pessoas ignorou a afirmação que veio depois: “A maior parte dessa quantidade está contida em alimentos preparados” - VERDADE

Alimentos como tomate, pepino, chuchu e melancia têm 95% de sua composição em água.

Chá, leite, sucos e até café também devem entrar na contagem. Além disso, os 2 litros e meio não são uma regra universal.

Tudo depende da saúde de cada pessoa e da temperatura do lugar em que ela vive.

17

Page 18: Mitos alimentares

Outros Mitos

Comer o dia todo engorda - FALSO Como é de conhecimento de todos, o organismo trabalha por ciclos, desta forma o ideal é fornecer quantidades suficientes de energia ao organismo, de acordo com a sua necessidade. O número mínimo de refeições são 4 (pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar), no entanto para um bom funcionamento do organismo e de forma a não engordar deveram ser feitas 6 refeições (pequeno-almoço, pequeno lanche da manhã, almoço, lanche, jantar e uma pequena ceia). VERDADE: É importante não ficar muito tempo em jejum, pois o metabolismo que transforma os alimentos em energia fica mais lento, e como forma de defesa pode gerar alguns danos ao nosso organismo como a dor de cabeça, fraqueza, perda de peso à custa da massa muscular, e não referindo que a fome fica incontornável na refeição seguinte, levando ao aumento da quantidade de alimentos ingeridos, e a um possível aumento de peso corporal (massa gorda).

18

Page 19: Mitos alimentares

Conclusão A alimentação de muitas pessoas é sustentada por mitos transmitidos pelos pais e avós. Mito alimentar é o conjunto de crenças vinculadas à alimentação que necessariamente não possui um fundamento real, mas são considerados correctos pela população. Os alimentos em geral são cercados de mitos e cada vez mais estão presentes no nosso dia-a-dia, prejudicando a alimentação. É muito importante mantermo-nos informados Existem muitas pessoas que não se alimentam bem devido à sua ignorância. Em plena fartura, (principalmente nas zonas rurais) alimentam-se incorrectamente, devido às superstições, tabus e crenças. Esses indivíduos tem medo de misturar os alimentos, acreditando que isso faz mal.

As misturas são tão temidas, ao ponto de se condenar até a valiosa salada de frutas, leite e as frutas, ingeridas umas atrás das outras, envenenam e podem até provocar a morte. O importante é manter uma alimentação equilibrada, variada e completa, tendo como base de orientação a Roda dos Alimentos, que apresentamos de seguida, e considerando sempre as necessidades individuais de cada pessoa de acordo com o seu tipo de vida e do seu próprio metabolismo.

19

Page 20: Mitos alimentares

Conclusão Roda dos Alimentos

20

Page 21: Mitos alimentares

Conclusão Roda dos Alimentos

A nova Roda dos Alimentos mantém o formato circular original, associado ao prato vulgarmente utilizado às refeições, a nova versão subdivide alguns dos anteriores grupos e estabelece porções diárias equivalentes, para além de incluir a água no centro desta nova representação gráfica. É composta por sete grupos, com funções e características nutricionais específicas: Cereais e derivados, tubérculos – 28% Hortícolas – 23% Fruta – 20% Lacticínios – 18% Carne, pescado e ovos – 5% Leguminosas – 4% Gorduras e óleos – 2% Dentro de cada divisão estão reunidos alimentos nutricionalmente semelhantes entre si, para que possam ser regularmente substituídos, assegurando a variedade nutricional e alimentar.

21

Page 22: Mitos alimentares

Conclusão Roda dos Alimentos

Produtos lácteos - Os produtos lácteos são ricos em proteínas, vitaminas e minerais, especialmente cálcio, o qual é essencial para ossos e dentes saudáveis. É importante escolher produtos lácteos magros porque os produtos lácteos gordos contêm um alto teor de gordura total e saturada.

Carne, peixe e proteínas alternativas - Estes produtos são todos muito ricos em proteínas e são todos muito importantes na nossa alimentação do dia a dia. Todo o indivíduo para crescer, para desenvolver a sua massa muscular precisa de um alto valor de proteína, uma criança precisa por dia cerca de 2 a 3 gramas por quilo de peso enquanto que um adulto já só necessita de 1 grama por quilo de peso. Claro que a proteína não se obtêm só nestes alimentos mas sim em todos, mas estes são sem dúvida os mais importantes.

22

Page 23: Mitos alimentares

Conclusão Roda dos Alimentos

Alimentos ricos em gordura e açúcar - Evite o mais possível os alimentos ricos em gordura e açúcar, tal como os bolos, pasteis, batatas fritas de pacote, chocolates, molhos com natas etc. Estes alimentos têm pouco valor nutricional e contribuem para o aumento de peso. Os líquidos - são muito importantes no organismo porque cerca de 70% do nosso organismo é água. A água é sem duvida a bebida ideal. Os sumos de fruta refrigerantes já têm açúcar e outros aditivos.

23

Page 24: Mitos alimentares

Bibliografia

http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=176&Itemid=1 http://www.e-familynet.com/artigos/articles.php?article=843 http://mitos-alimentares.blogspot.com/ http://www.nobre.pt/633/mitos-alimentares.htm http://detonandomitos.ning.com/profiles/blogs/verdades-e-mentiras http://biosferams.org/2010/10/10-mitos-desmentidos/ http://www.portaldasaude.pt

24

Page 25: Mitos alimentares

Trabalho realizado por:

Maria Teresa Castilho Sousa

25