Filosofia da Linguagem. Vamos refletir... O O que é linguagem? O Língua X Linguagem. O Apresentam...

15
Filosofia da Linguagem

Transcript of Filosofia da Linguagem. Vamos refletir... O O que é linguagem? O Língua X Linguagem. O Apresentam...

Page 1: Filosofia da Linguagem. Vamos refletir... O O que é linguagem? O Língua X Linguagem. O Apresentam o mesmo significado? O Diferente? O Complementar? O.

Filosofia da Linguagem

Page 2: Filosofia da Linguagem. Vamos refletir... O O que é linguagem? O Língua X Linguagem. O Apresentam o mesmo significado? O Diferente? O Complementar? O.

Vamos refletir...O O que é linguagem?

O Língua X Linguagem. O Apresentam o mesmo significado?O Diferente?O Complementar?

O Tipos de linguagem...

Page 3: Filosofia da Linguagem. Vamos refletir... O O que é linguagem? O Língua X Linguagem. O Apresentam o mesmo significado? O Diferente? O Complementar? O.
Page 4: Filosofia da Linguagem. Vamos refletir... O O que é linguagem? O Língua X Linguagem. O Apresentam o mesmo significado? O Diferente? O Complementar? O.

Shhh!

Page 5: Filosofia da Linguagem. Vamos refletir... O O que é linguagem? O Língua X Linguagem. O Apresentam o mesmo significado? O Diferente? O Complementar? O.

Filosofia Oφιλοσοφία

OPhilosophy

OPhilosophie

Page 6: Filosofia da Linguagem. Vamos refletir... O O que é linguagem? O Língua X Linguagem. O Apresentam o mesmo significado? O Diferente? O Complementar? O.
Page 7: Filosofia da Linguagem. Vamos refletir... O O que é linguagem? O Língua X Linguagem. O Apresentam o mesmo significado? O Diferente? O Complementar? O.
Page 8: Filosofia da Linguagem. Vamos refletir... O O que é linguagem? O Língua X Linguagem. O Apresentam o mesmo significado? O Diferente? O Complementar? O.
Page 9: Filosofia da Linguagem. Vamos refletir... O O que é linguagem? O Língua X Linguagem. O Apresentam o mesmo significado? O Diferente? O Complementar? O.

A linguagemO A questão da linguagem e do discurso sempre fez parte das

discussões históricas e filosóficas ao longo do tempo.

O A linguagem pode ser considerada como um mecanismo que utilizamos para transmitir a outras pessoas conhecimentos, valores e ideias.

O Tomás de Aquino afirmou ser este o modo para “manifestar aos outros o que está oculto na mente”.

O Gadamer estabeleceu a linguagem como “o meio em que se realiza o acordo dos interlocutores e o entendimento sobre a coisa”. Ele apresentou a linguagem na relação do interlocutor e o assunto tratado. E é desta relação que surge o discurso.

Page 10: Filosofia da Linguagem. Vamos refletir... O O que é linguagem? O Língua X Linguagem. O Apresentam o mesmo significado? O Diferente? O Complementar? O.

O que se entende por língua e linguagem? Ataliba T.

de Castilho (USP, CNPq)O Não vou te dizer algumas coisas óbvias do tipo, “é a língua que

caracteriza o ser humano, distinguindo-o do resto da criação”, “não fosse a língua, e todos nós seríamos iguais a macacos”, “a língua é um meio de comunicação, pô!, “quê seria de nós se não tivéssemos uma língua para falar, já pensou?”

O Embora essas respostas tenham seu valor, elas não vão ao ponto central. E o ponto central é que sem uma língua, não poderíamos formular nosso pensamento. Você já se deu conta de que pensa em português? Sonha em português? Organiza-se logo de manhã com respeito ao que terá de fazer durante o dia, falando consigo mesmo em português? E mesmo quando quer aprender uma língua estrangeira, sai por aí tentando pensar só nessa língua, como um bom modo de dominá-la.

Page 11: Filosofia da Linguagem. Vamos refletir... O O que é linguagem? O Língua X Linguagem. O Apresentam o mesmo significado? O Diferente? O Complementar? O.

O que se entende por língua e linguagem?

O Já “linguagem” é um termo genérico, pois pode referir-se a outras manifestações, além da sequenciação de sons, como em “linguagem das cores”, “linguagem dos perfumes”, “linguagem das abelhas”, e outras muitas linguagens mais.

O Não existe criatura sobre a face da terra que não reflita todo dia sobre a própria língua, embora nem sempre se dê conta disso.

Page 12: Filosofia da Linguagem. Vamos refletir... O O que é linguagem? O Língua X Linguagem. O Apresentam o mesmo significado? O Diferente? O Complementar? O.

O que se entende por língua e linguagem?

O Enfim, depois de pensar calado, “falando com os nossos botões”, somente depois disso é que sentimos a necessidade de nos comunicar com outros. Aqui está a outra natureza das línguas, que não existiria sem a primeira: a língua serve para comunicar.

O Mesmo assim, pense nisto: quando nos comunicamos, produz-se outro dos “mistérios linguísticos”, pois lançamos ao ar um conjunto de sons que são portadores de sentidos. Nosso interlocutor, se sabe nossa língua, apreende esses sons e interpreta grande parte dos sentidos que quisemos transmitir. Aí dizemos que ele “captou a mensagem”.

Page 13: Filosofia da Linguagem. Vamos refletir... O O que é linguagem? O Língua X Linguagem. O Apresentam o mesmo significado? O Diferente? O Complementar? O.

Por que a linguagem interessa a Filosofia?O Distinguem-se, tradicionalmente, duas correntes de

pensamento na filosofia da linguagem:O Os filósofos das linguagens formais que tentam,

mediante a formalização, reconstruir as linguagens científicas (a lógica da física quântica é um dos exemplos mais fascinantes) ou tentam formalizar a própria linguagem comum. O Encontramos aqui, por exemplo, as figuras de Russell, o

Wittgenstein do Tractatus, Carnap, Reichenbach, Montague;O Os filósofos da linguagem ordinária que procuram,

através da análise dos usos correntes, mostrar a riqueza e a variedade da linguagem, mas também mostrar como alguns problemas típicos da filosofia podem ter origem em mal-entendidos linguísticos. O Aqui encontramos, por exemplo, o segundo Wittgenstein,

Austin, Ryle, Strawson.

Page 14: Filosofia da Linguagem. Vamos refletir... O O que é linguagem? O Língua X Linguagem. O Apresentam o mesmo significado? O Diferente? O Complementar? O.

Por que a linguagem interessa a Filosofia?O A contraposição era muito viva na primeira metade do

século XX, e aos poucos se foi atenuando. Autores mais recentes como Brandon, Davidson, Dummett, Fodor, Grice, Kripke, Putnam e Quine não são enquadráveis nesses termos. Mas alguma coisa da antiga contraposição continua viva na batalha que, na década de 1950, Strawson chamava de “batalha homérica”, um confronto entre duas facções opostas:O 1. a facção que privilegia o estudo do sentido “objetivo” dos

enunciados, determinado pela sua estrutura lógica: esta atitude constitui o “paradigma dominante” da filosofia da linguagem que define o sentido de um enunciado como condições de verdade

O 2. a facção que privilegia o estudo das intenções do falante como o inevitável ponto de partida para definir o sentido das expressões linguísticas, preferindo a pragmática à semântica

Page 15: Filosofia da Linguagem. Vamos refletir... O O que é linguagem? O Língua X Linguagem. O Apresentam o mesmo significado? O Diferente? O Complementar? O.

Vídeos interessantes...O As Origens da Linguagem -

Documentário dubladoO http://www.youtube.com/watch?v=cYJoXsfgenQ

O A História da Palavra - O Nascimento da EscritaO http://www.youtube.com/watch?v=TVxmJoi-DDg

O Língua - Vidas em portuguêsO http://www.youtube.com/watch?v=sTVgNi8FFFM