Revolução das Mulheres

Post on 30-Jun-2015

8.294 views 0 download

description

Esse é um trabalho de análise dos aspectos literários da peça "A Revolução das Mulheres," escrita por Aristófanes, comediante grego.

Transcript of Revolução das Mulheres

A REVOLUÇÃO DAS MULHERES

Quem é aristófanes?Aristófanes, em grego antigo Ἀριστοφάνης, (c. 447 a.C. - c. 385 a.C.); Foi um dramaturgo grego; É considerado o maior representante da Comédia Antiga;Nasceu em Atenas e, embora sua vida seja pouco conhecida, sua obra permite deduzir que teve uma formação requintada; Conta-se que teve dois filhos, que também seguiram a carreira do pai;Escreveu várias peças, mas de seu espólio chegaram até nós 11 peças.

Principais obras

A revolução das mulheres

personagens

TEMPO

espaço

ambiente

tema

assunto

mensagem

universalidade

reflexos

1759 - Olympe de Gouges, revolucionária francesa, lança o manifesto “Declaração dos Direitos da Mulher”, denunciando a Declaração dos Direitos do Homem como instrumento de cidadania restrita aos componentes do sexo masculino. Questiona o direito de as mulheres irem ao cadafalso se não podem subir à tribuna. É decapitada.

1827  - Brasil - Surge no Brasil a primeira legislação relativa à  educação de mulheres; a lei admitia meninas apenas para as escolas elementares, não para instituições de ensino mais adiantado.

  1858  - Brasil - Publicado em Campanha da Princesa, MG o jornal O Sexo  Feminino. A editora, Dona Francisca Senhorinha da Motta Diniz, tentava resgatar uma história perdida, a história das mulheres  brasileiras. Advogava o sufrágio feminino.

CONQUISTAS DAS MULHERES

1893 -  Nova Zelândia - Sufrágio feminino, primeiro país a conceder o direito de voto às mulheres.

1898 - Inglaterra - Inglaterra e Escócia jogam em Londres a primeira partida de futebol feminino.

  1899 - Brasil - Uma mulher, Myrthes de Campos, foi admitida  no Tribunal de Justiça Brasileiro, para defender um cliente.

  1920 - EUA - Sufrágio feminino. 

    1925 - Japão - O parlamento excluiu as mulheres da lei sobre o

sufrágio universal. Nasce o movimento no país.

    1932 - Brasil - O Governo de Getúlio Vargas promulgou o novo Código

Eleitoral pelo Decreto nº 21.076, de 24 de  fevereiro,garantindo finalmente o direito de voto às mulheres brasileiras.