Download - Antropologia

Transcript
Page 1: Antropologia
Page 2: Antropologia

Antropologia (do grego άνθρωπος, transl. anthropos, "homem", e λόγος, logos, "razão"/"pensamento") é a ciência que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões.

Page 3: Antropologia

“Antropologia Física ou Biológica” (aspectos genéticos e biológicos do

homem);

“Antropologia Social” (organização social e política, parentesco,

instituições sociais);

“Antropologia Cultural” (sistemas simbólicos, religião, comportamento);

“Arqueologia” (condições de existência dos grupos humanos

desaparecidos).

Page 4: Antropologia

- Bronislaw Malinowski (1884-1942) – valorizou o trabalho minucioso e o convívio com povos nativos como forma de obter informações para o trabalho antropológico.

- Franz Boas (1858-1942) – estudou vários povos indígenas dos Estados Unidos.

- Claude Levi-Strauss (1908-) – criador do estruturalismo. Sua obra principal foi “O pensamento selvagem”.

Page 5: Antropologia

Esta ciência estuda, principalmente, os costumes, crenças, hábitos e aspectos físicos dos diferentes povos que habitaram e habitam o planeta.

Portanto, os antropólogos estudam a diversidade cultural dos povos. Como cultura, podemos entender todo tipo de manifestação social. Modos, hábitos, comportamentos, folclore, rituais, crenças, mitos e outros aspectos são fontes de pesquisa para os antropólogos.

Page 6: Antropologia

Bronislaw Malinowski com nativos: antropologia através do convívio

Page 7: Antropologia

Embora a grande maioria dos autores concorde que a antropologia se tenha definido enquanto disciplina só depois da revolução Iluminista, a partir de um debate mais claro acerca de objeto e método, as origens do saber antropológico remontam à Antiguidade Clássica, atravessando séculos.

Page 8: Antropologia

Enquanto o ser humano pensou sobre si mesmo e sobre sua relação com "o outro", pensou antropologicamente. A Antropologia é o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.

Homero, Hesíodo e os Filósofos Pré-socráticos já se questionavam a respeito do impacto das relações sociais sobre o comportamento humano; ou vendo este impacto como consequência dos caprichos dos deuses, como enumera a Odisseia de Homero e a Teogonia de Hesíodo, ou como construções racionais, valorizando muito mais a apreensão da realidade no dia a dia da experiência humana, como preferiam os Filósofos Pré-socráticos. Foi, sem dúvida, na Antiguidade Clássica que a "medida Humana" se evidenciou como centro da discussão acerca do mundo

Page 9: Antropologia

Entre os romanos merece destaque o poeta Lucrécio, que tentou investigar as origens da religião, das artes e se ocupou da discurso. Outro romano, Tácito analisou a vida das tribos germânicas, baseando-se nos relatos dos soldados e viajantes. Salienta o vigor dos germanos em contraste com os romanos da sua época. Agostinho, um dos pilares teológicos do Catolicismo, descreveu as civilizações greco-romanas "pagãs", vistas como moralmente inferiores às sociedades cristianizadas

Page 10: Antropologia

Levi-Strauss Franz Boas Bronislaw Malinowski

Page 11: Antropologia

A etnografia - corresponde aos primeiros estágios da pesquisa: observação e descrição, trabalho de campo (field-work).

A etnologia - representa um primeiro passo em direção à síntese. Sem excluir a observação direta, ela tende para conclusões suficientemente extensas para que seja difícil fundá-las exclusivamente nem conhecimento de primeira mão.