VETORES - · PDF fileDeslocamento: Em relação ao vetor, significa...

4
VETORES 1.0 Sistema de Coordenadas Características: Ponto de referência fixo O, chamado de origem. Conjunto de eixos/direções especificados com uma escala apropriada e identificação nos eixos. Sistema cartesiano de coordenadas ou sistema de coordenadas regular: Sistema polar de coordenadas: os pontos no plano são representados por (r, θ), em que r é a distância da origem até o ponto e θ o ângulo formado entre r e o eixo x. 2.0 Vetores e Escalares Vetores são definidos como entes matemáticos que possuem intensidade, direção e que somam de acordo com a Lei do Paralelogramo. Quando é considerado variável, seu módulo pode se modificar com o tempo, ou sua a direção pode mudar com o tempo enquanto seu módulo permanece constante, ou os 2 podem variar com o tempo. Simplificando: um vetor é considerado variável sempre que este se modifique de qualquer maneira. Escalar: Grandeza física especificada por um número, positivo ou negativo, com unidades apropriadas. Não possui direção. Deslocamento: Em relação ao vetor, significa mudança na posição da partícula. Em relação ao módulo, é a menor distância entre os pontos finais. Independe da trajetória. Distância: em relação a um escalar, é o comprimento da trajetória.

Transcript of VETORES - · PDF fileDeslocamento: Em relação ao vetor, significa...

Page 1: VETORES -   · PDF fileDeslocamento: Em relação ao vetor, significa mudança na posição da partícula. ... da forma como os vetores são agrupados. A + (B + C) = (A + B) + C

VETORES

1.0 Sistema de Coordenadas Características:

Ponto de referência fixo O, chamado de origem. Conjunto de eixos/direções especificados com uma escala apropriada e identificação

nos eixos. Sistema cartesiano de coordenadas ou sistema de coordenadas regular:

Sistema polar de coordenadas: os pontos no plano são representados por (r, θ), em que r é a distância da origem até o ponto e θ o ângulo formado entre r e o eixo x.

2.0 Vetores e Escalares Vetores são definidos como entes matemáticos que possuem intensidade, direção e que somam de acordo com a Lei do Paralelogramo. Quando é considerado variável, seu módulo pode se modificar com o tempo, ou sua a direção pode mudar com o tempo enquanto seu módulo permanece constante, ou os 2 podem variar com o tempo. Simplificando: um vetor é considerado variável sempre que este se modifique de qualquer maneira. Escalar: Grandeza física especificada por um número, positivo ou negativo, com unidades apropriadas. Não possui direção. Deslocamento: Em relação ao vetor, significa mudança na posição da partícula. Em relação ao módulo, é a menor distância entre os pontos finais. Independe da trajetória. Distância: em relação a um escalar, é o comprimento da trajetória.

Page 2: VETORES -   · PDF fileDeslocamento: Em relação ao vetor, significa mudança na posição da partícula. ... da forma como os vetores são agrupados. A + (B + C) = (A + B) + C

3.0 Propriedades dos Vetores Igualdade de 2 vetores: Dois vetores A e B são definidos como iguais se eles têm a mesma unidade, módulo e direção.

Adição de vetores: o vetor resultante R é o vetor desenhado da cauda de A até a ponta de B. Os vetores A e B devem ter as mesmas unidades.

Lei do Paralelogramo para Adição de Forças: Duas forças atuantes sobre um ponto material podem ser substituídas por uma única força, chamada resultante, obtida pela diagonal do paralelogramo cujos lados são iguais às forças dadas.

Page 3: VETORES -   · PDF fileDeslocamento: Em relação ao vetor, significa mudança na posição da partícula. ... da forma como os vetores são agrupados. A + (B + C) = (A + B) + C

Lei Comutativa da Adição: Quando dois vetores são somados, a soma independe da ordem da adição:

A + B = B + A Lei da Associedade de Adição: Quando três ou mais vetores são somados, a soma independe da forma como os vetores são agrupados.

A + (B + C) = (A + B) + C

Negativo de um vetor: vetor que, quando adicionado a A, resulta em zero para o vetor soma. Os vetores A e –A tem o mesmo módulo, mas direções opostas. Subtração de vetores: o vetor resultante R é o vetor –B adicionado a A.

Multiplicação de um vetor por um escalar: Se um vetor A é multiplicado por uma grandeza escalar positiva k, o produto kA tem a mesma direção de A e módulo k|A|. Se k é uma grandeza negativa o vetor resultante apontará para a direção oposta de A. Multiplicação de 2 vetores:

Produto escalar ou interno:

Produto vetorial ou externo:

Page 4: VETORES -   · PDF fileDeslocamento: Em relação ao vetor, significa mudança na posição da partícula. ... da forma como os vetores são agrupados. A + (B + C) = (A + B) + C

4.0 Componentes de um Vetor Considere um vetor A no plano xy fazendo um ângulo arbitrário θ com o eixo x positivo. A projeção de A ao longo do eixo x é chamado de componente Ax, e a projeção de A ao longo do eixo y é chamado de componente Ay. Módulos das componentes:

Módulo do vetor A:

Vetores unitários: são vetores sem dimensões com módulo s unitário e é usado para especificar uma direção: