Palavras do mundo

1
Área: 131 990 Km População: 11 milhões Moeda: Euro. Capital: Atenas. Língua oficial: Grego. Governo: República. Presidente: Karólos Papúlias. GRÉCIA A LENDA DA EUROPA (Ο μύθος της Ευρώπης) Europa era uma bela princesa e, como ainda não tinha idade para casar, vivia com os pais num magnífico palácio. A princesa tinha o costume de dar longos passeios com as amigas nos prados e bosques. Certo dia, estava a apanhar flores junto à foz de um rio e foi avistada por Zeus, pai dos deuses, que se debruçava lá do Olimpo, observando os mortais. Fascinado com tanta beleza, decidiu então raptá-la. Para evitar a fúria da sua mulher, que era muito ciumenta, decidiu disfarçar-se. Nada mais fácil para alguém com poderes sobrenaturais. Transformou-se então num touro. Era um touro castanho, com um círculo prateado a enfeitar a sua testa. Desceu até ao prado e deitou-se aos pés de Europa. Esta ficou encantada por ver ali um animal tão manso, com pelo sedoso e um olhar meigo e amigável. Primeiro, acariciou-o, depois subiu para o dorso do animal que partiu de imediato a voar por cima do oceano. A princesa ficou muito assustada, mas não demorou a perceber que o raptor só podia ser um deus disfarçado, pois de entre as ondas saíram peixes, tritões e sereias a acenar-lhes. Até Posídon, deus do mar, apareceu agitando o seu tridente. Muito triste e chorosa, Europa implorou que não a abandonasse num lugar isolado. Zeus tranquilizou-a, mostrou-se carinhoso e prometeu levá-la para um sítio belo que ele próprio conhecia, mas nunca na Ásia. Prometeu e cumpriu. Instalaram-se na ilha de Creta e tiveram três filhos que vieram a ser muito famosos. Agora, famoso ficou o nome da princesa. Agradou a poetas da Grécia Antiga, que passaram a chamar Europa a todas as terras para lá da Grécia. Reconto da Turma: 8ºD; Professora responsável pelo reconto: Ana Santos; Ilustrador: Eduardo Fernandes (8ºD). ESCOLA SECUNDÁRIA DE RIO TINTO PALAVRAS DO MUNDO Lendas e contos tradicionais Organização: do Concelho de Gondomar Bibliotecas Escolares REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES

Transcript of Palavras do mundo

Page 1: Palavras do mundo

Área: 131 990 KmPopulação: 11 milhõesMoeda: Euro.Capital: Atenas.Língua oficial: Grego.Governo: República.Presidente: Karólos Papúlias.

GRÉCIA

A LENDA DA EUROPA(Ο μύθος της Ευρώπης)

Europa era uma bela princesa e, como ainda não tinha idade para casar,vivia com os pais num magnífico palácio.A princesa tinha o costume de dar longos passeios com as amigas nosprados e bosques.Certo dia, estava a apanhar flores junto à foz de um rio e foi avistada porZeus, pai dos deuses, que se debruçava lá do Olimpo, observando osmortais.Fascinado com tanta beleza, decidiu então raptá-la.Para evitar a fúria da sua mulher, que era muito ciumenta, decidiudisfarçar-se. Nada mais fácil para alguém com poderes sobrenaturais.Transformou-se então num touro. Era um touro castanho, com um círculoprateado a enfeitar a sua testa.Desceu até ao prado e deitou-se aos pés de Europa. Esta ficou encantadapor ver ali um animal tão manso, com pelo sedoso e um olhar meigo eamigável.Primeiro, acariciou-o, depois subiu para o dorso do animal que partiu deimediato a voar por cima do oceano.A princesa ficou muito assustada, mas não demorou a perceber que oraptor só podia ser um deus disfarçado, pois de entre as ondas saírampeixes, tritões e sereias a acenar-lhes. Até Posídon, deus do mar, apareceuagitando o seu tridente.Muito triste e chorosa, Europa implorou que não a abandonasse num lugarisolado.Zeus tranquilizou-a, mostrou-se carinhoso e prometeu levá-la para umsítio belo que ele próprio conhecia, mas nunca na Ásia.Prometeu e cumpriu. Instalaram-se na ilha de Creta e tiveram três filhosque vieram a ser muito famosos.Agora, famoso ficou o nome da princesa. Agradou a poetas da GréciaAntiga, que passaram a chamar Europa a todas as terras para lá da Grécia.

Reconto da Turma: 8ºD; Professora responsável pelo reconto: Ana Santos;Ilustrador: Eduardo Fernandes (8ºD).

ESCOLA SECUNDÁRIA DE RIO TINTO

PALAVRAS

DO MUNDOLendas e contos tradicionais

Organização:

do Concelho de GondomarBibliotecas Escolares

REDE DE

BIBLIOTECAS

ESCOLARES