UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência política e teoria...

29
UNIJUÍ UNIJUÍ Universidade Regional do Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Grande do Sul Ciência política e teoria Ciência política e teoria do estado do estado Dejalma Cremonese Dejalma Cremonese Ana Cláudia da Rosa Ana Cláudia da Rosa Formentini Formentini Coronel Bicaco/RS Coronel Bicaco/RS Junho/2008 Junho/2008

Transcript of UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência política e teoria...

Page 1: UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência política e teoria do estado Dejalma Cremonese Ana Cláudia da Rosa Formentini.

UNIJUÍUNIJUÍUniversidade Regional do Noroeste Universidade Regional do Noroeste

do Estado do Rio Grande do Suldo Estado do Rio Grande do SulCiência política e teoria do estadoCiência política e teoria do estado

Dejalma CremoneseDejalma CremoneseAna Cláudia da Rosa FormentiniAna Cláudia da Rosa Formentini

Coronel Bicaco/RSCoronel Bicaco/RSJunho/2008Junho/2008

Page 2: UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência política e teoria do estado Dejalma Cremonese Ana Cláudia da Rosa Formentini.

Em grego antigo Em grego antigo Σωκράτης [Sōkrátēs].Σωκράτης [Sōkrátēs].

Era considerado o homem mais sábio da Era considerado o homem mais sábio da antiguidade clássica.antiguidade clássica.

Filósofo ateniense e um dos mais Filósofo ateniense e um dos mais

importantes ícones da tradiçãoimportantes ícones da tradição filosófica.filosófica.

Page 3: UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência política e teoria do estado Dejalma Cremonese Ana Cláudia da Rosa Formentini.

Nasceu em 470 a.C. em Atenas Nasceu em 470 a.C. em Atenas ((cidade da cidade da Grécia).Grécia).

Era filho de Sofrônico(Era filho de Sofrônico(escultorescultor) e de ) e de Fenarete(Fenarete(parteiraparteira).).

Aprendeu a arte paterna.Aprendeu a arte paterna. Mas, o que lhe interessou foi a filosofia.Mas, o que lhe interessou foi a filosofia.

Page 4: UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência política e teoria do estado Dejalma Cremonese Ana Cláudia da Rosa Formentini.

Casou-se com Xântipe.Casou-se com Xântipe.

Teve três filhos: Lamprocles, Sophroníscus e Teve três filhos: Lamprocles, Sophroníscus e Menexenus.Menexenus.

Sócrates não teve uma mulher ideal em Xântipe, Sócrates não teve uma mulher ideal em Xântipe, mas ela também não teve o marido ideal no filósofo.mas ela também não teve o marido ideal no filósofo.

Page 5: UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência política e teoria do estado Dejalma Cremonese Ana Cláudia da Rosa Formentini.

Interessava-se pelas conversas em locais Interessava-se pelas conversas em locais públicos, como praças e mercados.públicos, como praças e mercados.

Participou do movimento de renovação da Participou do movimento de renovação da cultura.cultura.

Foi um educar popular.Foi um educar popular.

Page 6: UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência política e teoria do estado Dejalma Cremonese Ana Cláudia da Rosa Formentini.

Quanto à Política:

Quando jovem participou de incursões militares Quando jovem participou de incursões militares como as de: como as de:

Politidéia em 432(a.C.)à 429(a.C.);Politidéia em 432(a.C.)à 429(a.C.); Delos em 424 (a.C.);Delos em 424 (a.C.); Anfipólis em 422 (a.C.).Anfipólis em 422 (a.C.).

Page 7: UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência política e teoria do estado Dejalma Cremonese Ana Cláudia da Rosa Formentini.

Foi ele valoroso soldado e rígido magistrado;Foi ele valoroso soldado e rígido magistrado;

Desempenhou alguns cargos políticos;Desempenhou alguns cargos políticos;

Acreditava, que a perfeita republica deveria ser Acreditava, que a perfeita republica deveria ser governada por filósofos.governada por filósofos.

Page 8: UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência política e teoria do estado Dejalma Cremonese Ana Cláudia da Rosa Formentini.

A serviço da PátriaA serviço da Pátria::

Agia como uma pessoa justa.Agia como uma pessoa justa.

Formava cidadãos sábios e honestos(diferente Formava cidadãos sábios e honestos(diferente dos sofistas que agiam ao próprio proveito).dos sofistas que agiam ao próprio proveito).

Se opunha a democracia Aristocrática de Se opunha a democracia Aristocrática de Atenas, durante sua época.Atenas, durante sua época.

Page 9: UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência política e teoria do estado Dejalma Cremonese Ana Cláudia da Rosa Formentini.

Recebeu reconhecimento:Recebeu reconhecimento: Por feito de bravura, como quando salvou Por feito de bravura, como quando salvou

Xenafonte(ou Alcíbiades);Xenafonte(ou Alcíbiades); Que não era capaz de se livrar do seu cavalo Que não era capaz de se livrar do seu cavalo

que tinha caído sobre seu corpo.que tinha caído sobre seu corpo.

Page 10: UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência política e teoria do estado Dejalma Cremonese Ana Cláudia da Rosa Formentini.

De inicio interessava-se:De inicio interessava-se:

Pelos ensinamentos dos filósofos da natureza.Pelos ensinamentos dos filósofos da natureza. Depois revoltou-se contra eles,por que haviam Depois revoltou-se contra eles,por que haviam

sido filósofos físicos.sido filósofos físicos. Sócrates achava que a mente do homem era Sócrates achava que a mente do homem era

algo de maior importância, para se estudar.algo de maior importância, para se estudar.

Page 11: UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência política e teoria do estado Dejalma Cremonese Ana Cláudia da Rosa Formentini.

Sócrates tinha comoMétodo o objeto da

Ciência!

Ele dizia que o objeto da ciência não era o sensível

(o particular,o individuo);

Mas sim o inteligível

(que consistia em Comparar vários

Indivíduos, Eliminar-lhes as

Diferenças,Reter-lhes o

Elemento comum :

A essênciada

Coisa!

Page 12: UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência política e teoria do estado Dejalma Cremonese Ana Cláudia da Rosa Formentini.

Nesta idéia Sócrates adotava odiálogo que se revestia em dupla

forma:

A do adversário(em confrontar) A de um discípulo(ao instruir)

Page 13: UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência política e teoria do estado Dejalma Cremonese Ana Cláudia da Rosa Formentini.

MaiêuticaMaiêutica

Método usado em suas conversas com os Método usado em suas conversas com os cidadãos, que consistia em:cidadãos, que consistia em:

Facilitar a parturição de idéias.Facilitar a parturição de idéias. Comparada a profissão materna, trazia a luz , as Comparada a profissão materna, trazia a luz , as

idéias,que já existiam em seus interlocutores.idéias,que já existiam em seus interlocutores.

Page 14: UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência política e teoria do estado Dejalma Cremonese Ana Cláudia da Rosa Formentini.

Não deixou nada escrito, as notícias de sua vida Não deixou nada escrito, as notícias de sua vida e pensamento encontramos em seus discípulos:e pensamento encontramos em seus discípulos:

Xenafonte(Ditos e Feitos).Xenafonte(Ditos e Feitos). Platão(Em Seus Diálogos).Platão(Em Seus Diálogos). Aristóteles(As Nuvens)Aristóteles(As Nuvens)

Page 15: UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência política e teoria do estado Dejalma Cremonese Ana Cláudia da Rosa Formentini.

Em psicologia Sócrates professa:Em psicologia Sócrates professa: A espiritualidade e imortalidade da alma.A espiritualidade e imortalidade da alma. Em Teodicéia, estabelecia a existência de Deus:Em Teodicéia, estabelecia a existência de Deus: Se o homem é inteligente, também inteligente Se o homem é inteligente, também inteligente

deve ser a causa que o produziu.deve ser a causa que o produziu.

Page 16: UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência política e teoria do estado Dejalma Cremonese Ana Cláudia da Rosa Formentini.

Moral-Parte culminante de sua Moral-Parte culminante de sua filosofiafilosofia

Sócrates ensina o bem pensar para bem viver.Sócrates ensina o bem pensar para bem viver. A virtude adquire-se com sabedoria.A virtude adquire-se com sabedoria. Reconhece também a existência da lei natural;Reconhece também a existência da lei natural; expressão da vontade divina promulgada pela expressão da vontade divina promulgada pela

voz interna da consciência.voz interna da consciência.

Page 17: UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência política e teoria do estado Dejalma Cremonese Ana Cláudia da Rosa Formentini.

Gnosiologia e a ética sem metafísica.Gnosiologia e a ética sem metafísica. Onde deveria proceder logicamente a moral.Onde deveria proceder logicamente a moral. Que caracterizava o fim da filosofia.Que caracterizava o fim da filosofia. A teoria era necessária o conhecimento da A teoria era necessária o conhecimento da

ética.ética.

A filosofia Socrática limitava-as à:A filosofia Socrática limitava-as à:

Page 18: UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência política e teoria do estado Dejalma Cremonese Ana Cláudia da Rosa Formentini.

A introspecção caracteriza a filosofia de A introspecção caracteriza a filosofia de Sócrates.Sócrates.

Exprime-se no famoso lema “conhece-te a ti Exprime-se no famoso lema “conhece-te a ti mesmo e torna-te consciente de tua ignorância”.mesmo e torna-te consciente de tua ignorância”.

Lema, que cifra toda a sua vida de sábio. Lema, que cifra toda a sua vida de sábio.

Page 19: UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência política e teoria do estado Dejalma Cremonese Ana Cláudia da Rosa Formentini.

A palavra filosofia significa amizade ao saber.A palavra filosofia significa amizade ao saber. As etapas do saber seriam:As etapas do saber seriam: Ignorar sua ignorância;Ignorar sua ignorância; Conhecer sua ignorância ;Conhecer sua ignorância ; Ignorar seu saber e conhecer seu saber.Ignorar seu saber e conhecer seu saber.

Page 20: UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência política e teoria do estado Dejalma Cremonese Ana Cláudia da Rosa Formentini.

Na ApologiaNa Apologia

““só sei que nada sei”só sei que nada sei” Sócrates acreditava que os atos errados Sócrates acreditava que os atos errados

eram conseqüência da própria ignorância.eram conseqüência da própria ignorância. Nunca proclamou ser sábio. Nunca proclamou ser sábio.

Page 21: UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência política e teoria do estado Dejalma Cremonese Ana Cláudia da Rosa Formentini.

Por reconhecer sua própria ignorância:Por reconhecer sua própria ignorância:

Oráculo de Delfos o reconheceu como o homem Oráculo de Delfos o reconheceu como o homem mais sábio dentre os homens. mais sábio dentre os homens.

Na ocasião da consulta de Querafonte, amigo Na ocasião da consulta de Querafonte, amigo de infância de Sócrates. de infância de Sócrates.

Page 22: UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência política e teoria do estado Dejalma Cremonese Ana Cláudia da Rosa Formentini.

Sócrates é convidado para o senado dos Sócrates é convidado para o senado dos

Quinhentos; Quinhentos;

A democracia estava se implantando A democracia estava se implantando (em Atenas).(em Atenas).

E ele respondia qual era o melhor estado, como E ele respondia qual era o melhor estado, como poderia salva-ló.poderia salva-ló.

Page 23: UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência política e teoria do estado Dejalma Cremonese Ana Cláudia da Rosa Formentini.

Sócrates não é bem aceito por parte da aristocracia grega.

Pois defendiaalgumas idéias contrarias ao

funcionamento da aristocracia grega.

Afirmava quecrenças religiosas e

costumes não ajudavam no

desenvolvimentointelectual dos

cidadãos.

Page 24: UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência política e teoria do estado Dejalma Cremonese Ana Cláudia da Rosa Formentini.

A reação do partido democrático de A reação do partido democrático de Atenas foi negativa.Atenas foi negativa.

A elite começa a encerar Sócrates como:A elite começa a encerar Sócrates como:

Um inimigo público e um agitador em Um inimigo público e um agitador em

potencial.potencial.

Page 25: UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência política e teoria do estado Dejalma Cremonese Ana Cláudia da Rosa Formentini.

Então Sócrates é preso.Então Sócrates é preso. E em júri de cinqüenta pessoas, foi E em júri de cinqüenta pessoas, foi

acusado de pretender subverter a ordem acusado de pretender subverter a ordem social, corromper a juventude e provocar social, corromper a juventude e provocar mudanças na religião grega.mudanças na religião grega.

Page 26: UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência política e teoria do estado Dejalma Cremonese Ana Cláudia da Rosa Formentini.

Em sua celaEm sua cela Sócrates foi condenado à morte:Sócrates foi condenado à morte: E teve de ingerir cicuta(uma planta E teve de ingerir cicuta(uma planta

venenosa), em 399 a.C.venenosa), em 399 a.C. Podia ter fugido, mas não quis, preferiu Podia ter fugido, mas não quis, preferiu

cumprir as leis da cidade. cumprir as leis da cidade.

Page 27: UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência política e teoria do estado Dejalma Cremonese Ana Cláudia da Rosa Formentini.

Frases e pensamentos atribuídos a Frases e pensamentos atribuídos a SócratesSócrates

A palavra é o fio de ouro do pensamento.A palavra é o fio de ouro do pensamento. Sábio é aquele que conhece os limites da Sábio é aquele que conhece os limites da

própria ignorância.própria ignorância. Ponderar prudentemente e decidir Ponderar prudentemente e decidir

imparcialmente. imparcialmente.

Page 28: UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência política e teoria do estado Dejalma Cremonese Ana Cláudia da Rosa Formentini.

Não sou nem Ateniense, nem Grego. Mas sim um

cidadão do mundo.

Sócrates

Page 29: UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência política e teoria do estado Dejalma Cremonese Ana Cláudia da Rosa Formentini.

www.paideuma.net/www.paideuma.net/ www.mundodosfilosofos.com.brwww.mundodosfilosofos.com.br www.educ.fc.ul.ptwww.educ.fc.ul.pt