A História Da Arquitetura

download A História Da Arquitetura

of 31

description

arquitetura no renascimento

Transcript of A História Da Arquitetura

A histria da ArquiteturaAarquitectura(portugus europeu)ouarquitetura(portugus brasileiro)(dogregoarch significando "primeiro" ou "principal" etkton significando "construo") refere-se arteou atcnicade projetar e edificar o ambiente habitado peloser humano.A histria da arquitetura est diretamente relacionada evoluo humana. A arquitetura passou a existir quando o homem comeou a construir para se proteger de predadores e dos fenmenos naturais. Novas demandas sociais (como o crescimento das civilizaes, a necessidade de interligao entre cidades, o abastecimento de gua, a consolidao de crenas religiosas) ou mesmo a simples busca por formas agradveis aos olhos foraram a humanidade a buscar novos materiais, novas ferramentas e tcnicas de construo. assim que a arquitetura continua evoluindo at hoje.

Dos tijolos de barro seco ao concreto armado, das casas mais primitivas aos arranha-cus, das primeiras tumbas sagradas s grandiosas catedrais europias, de pequenos vilarejos pr-histricos s ilhas artificiais, o arquiteto continua contando a histria do Planeta Terra, em linhas, texturas e cores. Assim como acontece com quase toda atividade humana, difcil determinar um perodo histrico ou uma regio e dizer que a arquitetura comeou naquele momento. A primeira notcia que se tem dela est ligada s cidades pioneiras que surgiram no Oriente Mdio e na sia Central no stimo milnio a.C. quando as primeiras residncias foram construdas, usando tijolos de lama secados ao sol, conhecidos como tijolos crus material que, ainda hoje, um dos mais utilizados, principalmente em construes mais populares.

Em locais onde no era possvel secar a lama ao sol, era difcil confeccionar o tijolo cru. A soluo encontrada no stimo milnio a.C. por povos da Europa Central e da sia Central foi usar argila ou areia e madeirame (estrutura de tbuas de madeira entrelaadas), numa tcnica semelhante das construes depau-a-pique tcnica muito usada no Nordeste do Brasil.Contudo, fazer uma casa para morar no era a nica manifestao arquitetnica dos povos pr-histricos. Alguns se dedicavam construo de tumbas para os mortos e templos de pedra para os deuses.

Arquitetura EgpciaNo quarto milnio a.C., a unio poltica de povos que habitavam as margens do Rio Nilo deu origem civilizao egpcia. Assim como os povos da Pr-Histria, as principais construes egpcias eram templos para seus deuses e tmulos para seus faras. Da mesma forma que alguns povos contemporneos, os egpcios utilizavam tijolos crus. Mas, por acreditarem na idia de que tudo deveria durar para sempre, necessitavam de um material mais durvel. A soluo encontrada foi desenvolver tcnicas de construo com pedras.

Uma das inovaes dos egpcios foi a utilizao de encaixes de madeira que permitiam empilhar as pedras sem a necessidade de usar massa para prend-las umas s outras. Graas a essa tcnica, eles conseguiram construir colunas de pedra, em vez de madeira, e, conseqentemente, edificaes maiores e com coberturas mais pesadas.Alm de utilizar esse mtodo na construo de templos, os egpcios o utilizaram para fazer tmulos. Originalmente, as pessoas eram enterradas em tumbas escavadas na rocha, a exemplo de muitos outros povos pr-histricos. Com o tempo, para marcar os tmulos dos faras e tentar proteg-los de ladres, eles passaram a empilhar tijolos sobre os tmulos, gerando uma estrutura conhecida atualmente como mastaba. E, medida que foram desenvolvendo suas tcnicas de construo, foram substituindo os tijolos por pedras.

Arquitetura GregaApesar de manter uma forte ligao com a religiosidade, a arquitetura grega se destaca pelo grande valor dado razo. Em tudo que produziam e construam, os gregos buscavam alcanar o mximo da perfeio por meio de clculos matemticos e geomtricos, regras, propores e perspectiva. As esculturas, a perfeio geomtrica dos templos gregos, a organizao e o planejamento das cidades gregas e seus teatros destacam-se no curso da histria da arquitetura. Por tudo isso, e tambm pela beleza, a arquitetura grega chamada de clssica.

As construes gregas mais famosas foram feitas de mrmore. Esse elemento comeou a ser usado no sculo VI a.C., juntamente com tcnicas de encaixe semelhantes s dos egpcios que utilizavam madeira. Com o passar do tempo, aps o domnio da confeco do ferro, os gregos substituram o encaixe de madeira por encaixes e dobradias de metal, dando mais resistncia s suas estruturas.Arquitetura RomanaA arquitetura romana foi bastante influenciada pelos gregos (templos, carter realista, preocupao com o belo). Tambm foi direcionada pelo grande esprito guerreiro e prtico dos prprios romanos. Suas conquistas eram celebradas com esculturas, monumentos, obeliscos e arcos de triunfo. Mas as principais marcas deixadas pelos romanos foram as estradas construdas em linha reta para facilitar o deslocamento rpido das legies de guerreiros e os aquedutos para abastecer e desenvolver as colnias romanas espalhadas pelos territrios conquistados.

Os romanos no habitavam um territrio quente o suficiente para a produo de tijolos crus de boa qualidade e no tinham acesso a pedreiras de mrmore at conquistarem a Grcia. Portanto, precisaram buscar um outro tipo de material para usar em suas construes. A soluo encontrada foi oopus cementicium, uma mistura de areia vulcnica com calcrio e ladrilhos quebrados, um ancestral do cimento. Com essa massa, eles conseguiram construir estruturas monumentais, como a cpula do Panteo, que tem 43,2 m de altura e nenhum pilar de sustentao.Arquitetura na Idade MdiaA Idade Mdia, perodo que compreende cerca de 10 sculos (V a XV), foi a poca da construo de algumas das igrejas mais importantes da Histria, que so referncia at hoje, principalmente no mundo cristo. Uma marca registrada da Idade Mdia so as catedrais gticas, que tm como maior exemplo a Catedral de Notre Dame, em Paris, construda entre 1163 e 1250. So igrejas gigantescas, que simbolizam a tentativa de alcanar os limites celestes e tocar, com suas torres pontiagudas, em Deus. Altas e espaosas, serviam para acolher em seu interior o maior nmero possvel de fiis, o que era difcil de se fazer nas igrejas de estilo romnico.

Para dar suporte tamanha grandeza, surgiram inovaes arquitetnicas, como os arcobotantes, que escoravam as altas paredes externamente para liberar o interior da igreja; colunas nervuradas mais delicadas e capazes de suportar maior peso; arcos ogivais responsveis pela elevao vertical da construo e pela distribuio do peso das abbadas em vrios pontos simultaneamente. Na decorao interna, destacam-seroscease vitrais muito coloridos e trabalhados, que causam um mgico efeito de luzes, cores e sombras.Arquitetura do RenascimentoO Renascimento est associado a idias como razo, humanismo e antropocentrismo o pensamento de que o homem est no centro de tudo. a que comea a aparecer o nome do autor de cada obra de arte ou construo, elevando a figura do artista e do arquiteto (funes que, em muitos casos, eram exercidas pela mesma pessoa). So dessa poca nomes como Brunelleschi, Bramante, Palladio, Michelangelo, Rafael e Leonardo da Vinci, ainda hoje lembrados e admirados.O futuro desses homens acabou se desenvolvendo graas ao passado de outro: o arquiteto romano Vitrvio. O achado de seus famosos dez livros proporcionou aos renascentistas noes e tcnicas de perspectiva, propores e planejamento (incluindo a construo de maquetes).Da mesma forma que na Idade Mdia, as principais construes do Renascimento foram catedrais, com destaque para as cpulas, assim como na Roma Antiga. Os principais exemplos so a cpula da Baslica de So Pedro, em Roma (idealizada por Bramante e finalizada entre 1588 e 1591 por Michelangelo e Giacomo della Porta) e a cpula de duas conchas, em Florena. A cpula de Florena foi construda entre 1420 e 1436 e idealizada por Brunelleschi, o pioneiro da arquitetura renascentista.

Arquitetura ModernaIdade ContemporneaAs cidades passam a crescer de modo indito e novas demandas sociais relativas ao controle do espao urbano devem ser respondidas pelo Estado, o que acabar levando ao surgimento dourbanismocomo disciplina acadmica. O papel da arquitetura (e do arquiteto) ser constantemente questionado e novos paradigmas surgem: alguns crticos alegam que surge uma crise na produo arquitetnica que permeia todo osculo XIXe somente ser resolvida com o advento daarquitetura moderna.A arquitetura moderna passou a ser o estilo dominante no incio do sculo XX. So vrias as tendncias modernistas, mas as mais difundidas buscavam romper com todos os padres histricos anteriores. A ordem era priorizar a finalidade da obra e eliminar ao mximo os ornamentos. Pela primeira vez, residncias e construes comerciais passaram a ter destaque arquitetnico. A prova disso que, em vez de igrejas, catedrais e palcios, o principal marco do modernismo so gigantescos prdios de escritrios e apartamentos: os arranha-cus.

O sculo XX foi o perodo em que o homem mais poluiu a Terra e explorou suas reservas naturais, levando muitas ao esgotamento. Isso nos leva a outra corrente que chama muito a ateno: a de obras ambientalmente sustentveis, ou seja, que causem o menor impacto possvel no meio ambiente. Provavelmente, o maior exemplo disso seja o 30 St Mary Axe, em Londres, edifcio de 180 metros que consome metade da energia que um prdio do mesmo porte.

No Brasil, a arquitetura sofreu influncia principalmente das construes europeias. por isso que aqui, normalmente, fala-se da histria da arquitetura com foco naquele continente. Mas, existem vrias outras escolas arquitetnicas no-ocidentais que, apesar de no serem muito expressivas em nosso Pas, so bastante relevantes no contexto mundial.

A histria da Arquitetura

Aarquitectura(portugus europeu)ouarquitetura(portugus brasileiro)(dogregoarch significando "primeiro" ou "principal" etkton significando "construo") refere-se arteou atcnicade projetar e edificar o ambiente habitado peloser humano.A histria da arquitetura est diretamente relacionada evoluo humana. A arquitetura passou a existir quando o homem comeou a construir para se proteger de predadores e dos fenmenos naturais. Novas demandas sociais (como o crescimento das civilizaes, a necessidade de interligao entre cidades, o abastecimento de gua, a consolidao de crenas religiosas) ou mesmo a simples busca por formas agradveis aos olhos foraram a humanidade a buscar novos materiais, novas ferramentas e tcnicas de construo. assim que a arquitetura continua evoluindo at hoje.

Dos tijolos de barro seco ao concreto armado, das casas mais primitivas aos arranha-cus, das primeiras tumbas sagradas s grandiosas catedrais europias, de pequenos vilarejos pr-histricos s ilhas artificiais, o arquiteto continua contando a histria do Planeta Terra, em linhas, texturas e cores. Assim como acontece com quase toda atividade humana, difcil determinar um perodo histrico ou uma regio e dizer que a arquitetura comeou naquele momento. A primeira notcia que se tem dela est ligada s cidades pioneiras que surgiram no Oriente Mdio e na sia Central no stimo milnio a.C. quando as primeiras residncias foram construdas, usando tijolos de lama secados ao sol, conhecidos como tijolos crus material que, ainda hoje, um dos mais utilizados, principalmente em construes mais populares.

Em locais onde no era possvel secar a lama ao sol, era difcil confeccionar o tijolo cru. A soluo encontrada no stimo milnio a.C. por povos da Europa Central e da sia Central foi usar argila ou areia e madeirame (estrutura de tbuas de madeira entrelaadas), numa tcnica semelhante das construes depau-a-pique tcnica muito usada no Nordeste do Brasil.Contudo, fazer uma casa para morar no era a nica manifestao arquitetnica dos povos pr-histricos. Alguns se dedicavam construo de tumbas para os mortos e templos de pedra para os deuses.

Arquitetura EgpciaNo quarto milnio a.C., a unio poltica de povos que habitavam as margens do Rio Nilo deu origem civilizao egpcia. Assim como os povos da Pr-Histria, as principais construes egpcias eram templos para seus deuses e tmulos para seus faras. Da mesma forma que alguns povos contemporneos, os egpcios utilizavam tijolos crus. Mas, por acreditarem na idia de que tudo deveria durar para sempre, necessitavam de um material mais durvel. A soluo encontrada foi desenvolver tcnicas de construo com pedras.

Uma das inovaes dos egpcios foi a utilizao de encaixes de madeira que permitiam empilhar as pedras sem a necessidade de usar massa para prend-las umas s outras. Graas a essa tcnica, eles conseguiram construir colunas de pedra, em vez de madeira, e, conseqentemente, edificaes maiores e com coberturas mais pesadas.Alm de utilizar esse mtodo na construo de templos, os egpcios o utilizaram para fazer tmulos. Originalmente, as pessoas eram enterradas em tumbas escavadas na rocha, a exemplo de muitos outros povos pr-histricos. Com o tempo, para marcar os tmulos dos faras e tentar proteg-los de ladres, eles passaram a empilhar tijolos sobre os tmulos, gerando uma estrutura conhecida atualmente como mastaba. E, medida que foram desenvolvendo suas tcnicas de construo, foram substituindo os tijolos por pedras.

Arquitetura GregaApesar de manter uma forte ligao com a religiosidade, a arquitetura grega se destaca pelo grande valor dado razo. Em tudo que produziam e construam, os gregos buscavam alcanar o mximo da perfeio por meio de clculos matemticos e geomtricos, regras, propores e perspectiva. As esculturas, a perfeio geomtrica dos templos gregos, a organizao e o planejamento das cidades gregas e seus teatros destacam-se no curso da histria da arquitetura. Por tudo isso, e tambm pela beleza, a arquitetura grega chamada de clssica.

As construes gregas mais famosas foram feitas de mrmore. Esse elemento comeou a ser usado no sculo VI a.C., juntamente com tcnicas de encaixe semelhantes s dos egpcios que utilizavam madeira. Com o passar do tempo, aps o domnio da confeco do ferro, os gregos substituram o encaixe de madeira por encaixes e dobradias de metal, dando mais resistncia s suas estruturas.Arquitetura RomanaA arquitetura romana foi bastante influenciada pelos gregos (templos, carter realista, preocupao com o belo). Tambm foi direcionada pelo grande esprito guerreiro e prtico dos prprios romanos. Suas conquistas eram celebradas com esculturas, monumentos, obeliscos e arcos de triunfo. Mas as principais marcas deixadas pelos romanos foram as estradas construdas em linha reta para facilitar o deslocamento rpido das legies de guerreiros e os aquedutos para abastecer e desenvolver as colnias romanas espalhadas pelos territrios conquistados.

Os romanos no habitavam um territrio quente o suficiente para a produo de tijolos crus de boa qualidade e no tinham acesso a pedreiras de mrmore at conquistarem a Grcia. Portanto, precisaram buscar um outro tipo de material para usar em suas construes. A soluo encontrada foi oopus cementicium, uma mistura de areia vulcnica com calcrio e ladrilhos quebrados, um ancestral do cimento. Com essa massa, eles conseguiram construir estruturas monumentais, como a cpula do Panteo, que tem 43,2 m de altura e nenhum pilar de sustentao.Arquitetura na Idade MdiaA Idade Mdia, perodo que compreende cerca de 10 sculos (V a XV), foi a poca da construo de algumas das igrejas mais importantes da Histria, que so referncia at hoje, principalmente no mundo cristo. Uma marca registrada da Idade Mdia so as catedrais gticas, que tm como maior exemplo a Catedral de Notre Dame, em Paris, construda entre 1163 e 1250. So igrejas gigantescas, que simbolizam a tentativa de alcanar os limites celestes e tocar, com suas torres pontiagudas, em Deus. Altas e espaosas, serviam para acolher em seu interior o maior nmero possvel de fiis, o que era difcil de se fazer nas igrejas de estilo romnico.

Para dar suporte tamanha grandeza, surgiram inovaes arquitetnicas, como os arcobotantes, que escoravam as altas paredes externamente para liberar o interior da igreja; colunas nervuradas mais delicadas e capazes de suportar maior peso; arcos ogivais responsveis pela elevao vertical da construo e pela distribuio do peso das abbadas em vrios pontos simultaneamente. Na decorao interna, destacam-seroscease vitrais muito coloridos e trabalhados, que causam um mgico efeito de luzes, cores e sombras.Arquitetura do RenascimentoO Renascimento est associado a idias como razo, humanismo e antropocentrismo o pensamento de que o homem est no centro de tudo. a que comea a aparecer o nome do autor de cada obra de arte ou construo, elevando a figura do artista e do arquiteto (funes que, em muitos casos, eram exercidas pela mesma pessoa). So dessa poca nomes como Brunelleschi, Bramante, Palladio, Michelangelo, Rafael e Leonardo da Vinci, ainda hoje lembrados e admirados.O futuro desses homens acabou se desenvolvendo graas ao passado de outro: o arquiteto romano Vitrvio. O achado de seus famosos dez livros proporcionou aos renascentistas noes e tcnicas de perspectiva, propores e planejamento (incluindo a construo de maquetes).Da mesma forma que na Idade Mdia, as principais construes do Renascimento foram catedrais, com destaque para as cpulas, assim como na Roma Antiga. Os principais exemplos so a cpula da Baslica de So Pedro, em Roma (idealizada por Bramante e finalizada entre 1588 e 1591 por Michelangelo e Giacomo della Porta) e a cpula de duas conchas, em Florena. A cpula de Florena foi construda entre 1420 e 1436 e idealizada por Brunelleschi, o pioneiro da arquitetura renascentista.

Arquitetura ModernaIdade ContemporneaAs cidades passam a crescer de modo indito e novas demandas sociais relativas ao controle do espao urbano devem ser respondidas pelo Estado, o que acabar levando ao surgimento dourbanismocomo disciplina acadmica. O papel da arquitetura (e do arquiteto) ser constantemente questionado e novos paradigmas surgem: alguns crticos alegam que surge uma crise na produo arquitetnica que permeia todo osculo XIXe somente ser resolvida com o advento daarquitetura moderna.A arquitetura moderna passou a ser o estilo dominante no incio do sculo XX. So vrias as tendncias modernistas, mas as mais difundidas buscavam romper com todos os padres histricos anteriores. A ordem era priorizar a finalidade da obra e eliminar ao mximo os ornamentos. Pela primeira vez, residncias e construes comerciais passaram a ter destaque arquitetnico. A prova disso que, em vez de igrejas, catedrais e palcios, o principal marco do modernismo so gigantescos prdios de escritrios e apartamentos: os arranha-cus.

O sculo XX foi o perodo em que o homem mais poluiu a Terra e explorou suas reservas naturais, levando muitas ao esgotamento. Isso nos leva a outra corrente que chama muito a ateno: a de obras ambientalmente sustentveis, ou seja, que causem o menor impacto possvel no meio ambiente. Provavelmente, o maior exemplo disso seja o 30 St Mary Axe, em Londres, edifcio de 180 metros que consome metade da energia que um prdio do mesmo porte.

No Brasil, a arquitetura sofreu influncia principalmente das construes europeias. por isso que aqui, normalmente, fala-se da histria da arquitetura com foco naquele continente. Mas, existem vrias outras escolas arquitetnicas no-ocidentais que, apesar de no serem muito expressivas em nosso Pas, so bastante relevantes no contexto mundial.

Museu de Niteri

Congresso Nacional

Leia mais:http://pointdaarte.webnode.com.br/news/a-historia-da-arquitetura/Crie seu site grtis:http://www.webnode.com.br