Um pouco da história -Usafarma/Inquibras -Paraquimíca ... · Sulfanilamida Pamoato de Pirvínio...

11
Um pouco da história -Usafarma/Inquibras -Paraquimíca/Vemaco -FormilQuímica/Andrômaco/Androquímica - NPA

Transcript of Um pouco da história -Usafarma/Inquibras -Paraquimíca ... · Sulfanilamida Pamoato de Pirvínio...

Um pouco da história

-Usafarma/Inquibras

-Paraquimíca/Vemaco-Paraquimíca/Vemaco

-FormilQuímica/Andrômaco/Androquímica

- NPA

O que a NPA, e o Nelson em outras Farmoquímicas, já produziu no país?NPAA principal linha de produtos fabricados pela NPA atualmente é a linha de Quelatos de Aminoácidos, que atende o setor Farmacêutico humano e veterinário.QUELATOSCálcioCálcio Biometal*(Bisglicinato de Cálcio, 20% de Ca)Cálcio Arginina (10% de Ca)Cálcio Ornitina (10% de Ca)Cálcio Metionina (10% de Ca)Cálcio Leucina (10% de Ca)Cálcio Glutamina (10% de Ca)MagnésioMagnésio Biometal* (Bisglicinato de Magnésio, 9% de Mg)Magnésio Arginina (6% de Mg)Magnésio Aspartato Quelato (7% de Mg)Magnésio Aspartato Quelato (12% de Mg)Magnésio AKG (Alfacetoglutarato de Magnésio (10% de Mg)FerroFerro Biometal*(17% de Fe)Ferro Glicina Biometal*(13% de Fe)Ferro Glicina Quelato (Bisglicinato de ferro, 20% de Fe)Ferro Cálcio Citrato (8% Fe, 14% Ca)

CromoCromo Biometal*(Picolinato de Cromo, 12% Cr)CobreCobre Biometal*(Bisglicinato de cobre, 25% Cu)ManganêsManganês Biometal*(Bisglicinato de manganês, 15% de Mn)ZincoZinco Biometal*(Bisglicinato de Zinco, 30% de Zn)Zinco Arginina (10% de Zn)Zinco AKG (Alfacetoglutarato de Zinco, 27% de Zn)Zinco Aspartato (31% de Zn)Zinco Aspartato (31% de Zn)Zinco Magnésio Aspartato (ZMA - Zn Aspartato, Zn Metionina, Zn Aspartato)COMPLEXOSPotássioPotássio Biometal*(Aspartato de Potássio, 20% de K) SelênioSelênio Biometal*(Glicinato de Selênio, 1% de Se)

IFAsHumanaTartarato Sódico de Bismuto

INQUIBRASFenil Benzimidazol TiabendazolSulfanilamidaPamoato de PirvínioΒ-Hidroxinaftoato de BefenioDisofenolÁcido Tiótico (Acido Lipoíco)Trioxietil RutinaFtalil SulfatiazolCloridrato de Dietil PropionaCloridrato de Dietil PropionaCitrato de Colina

PARAQUÍMICACloridrato de TetramisolFosfato de Tetramisol DodecacloroBitoscanatoIodato de CálcioCitrato de Piperazina

FORMIL QUÍMICA

Mebendazol ; Flubendazol Albendazol; Sulfóxido de Albendazol

Fenbendazol ; OxfendazolNitrato de Miconazol ; Nitrato de Econazol

Nitrato de Isocanazol ; Cetoconazol Cloridrato de Benzetimide; Cimetidine

Nicotinato de Norfloxacina ; Nicotinato de Enrofloxacina Trimetropim ; Sulfametoxazol; Sulfadiazina

Benzoil Metronidazol; Closantel

O que a NPA está fazendo?

A NPA tem como principal objetivo a Pesquisa e o Desenvolvimento de produtos e ou processos de fabricação para a área farmacêutica humana e veterinária, quer trabalhando para si mesma ou efetuando parcerias com outras empresas do setor.

Toda a nossa linha de Quelatos foi desenvolvida por nós, o Ferro Biometal* e o Ferro Glicina Biometal* são produtos novos cuja Patente foi depositada.

A parceria efetuada com a Ouro Fino propiciou o desenvolvimento de um novo anti-helmíntico de uso veterinário cuja patente mundial já foi depositada.

Desenvolvemos uma linha de adubos folhares e a nossa divisão agrícola está em fase de registro, depositamos a patente de um novo composto dessa linha o Boro Biometal*.

O que a NPA pode fazer mais?Participar do esforço para o desenvolvimento da Indústria Farmoquímica e de Química Fina brasileira trabalhando em conjunto com as outras empresas , trocando experiências para o fortalecimento de todo setor

Quais as oportunidades da Portaria 978 para a Farmoquímica Brasileira e a NPA?Dentre as oportunidades que ela propiciará as principais são;• O estabelecimento de parcerias com os Laboratórios Estatais • O estabelecimento de parcerias com os Laboratórios Estatais que se tornarão clientes e parceiros para novos negócios.

• A oportunidade de tomar conhecimento de novas tecnologias e a conseqüente capacitação de seus técnicos nessas sínteses.

• A demanda de intermediários de síntese para a fabricação desses IFAs gerará oportunidades para a indústria nacional.

O modelo da Portaria 978 privilegia, de fato, a Farmoquímica Brasileira?Privilegia com certeza por que a nova demanda de IFAs permitira o aumento da atual capacidade produtiva das Farmoquímicas Brasileiras tornando-a mais competitiva.

Ter uma Farmoquímica brasileira forte é uma decisão de governo?Não é somente uma decisão de governo, mas passa por ela, por que para termos uma Farmoquímica forte, ela precisa antes de tudo ser competitiva. A caminhada até que este estágio seja atingido requer decisões de governo. decisões de governo.

Questão de soberania nacional - Devemos verticalizar, de forma inteligente e economicamente viável, a síntese de Farmoquímicos no Brasil?Que a implementação de uma indústria Farmoquímica forte é importante para a soberania nacional é inquestionável e todas as razões são conhecidas de todos. A verticalização é o único caminho para tornar a Indústria Farmoquímica viável economicamente, por que só assim teremos o controle de toda a cadeia produtiva do IFA.

A falta de matérias-primas básicas para os intermediários de síntese e a dificuldade da verticalização - O ovo ou a galinha – Não temos matéria primas para os intermediários de síntese por que não temos Farmoquímicas ou não temos mais Farmoquímicas por que não temos matérias primas? • O fato de grande parte das matérias primas básicas não serem produzidas no Brasil dificulta a síntese de intermediários locais para a fabricação de IFAs, mas sem dúvida este não é o fator determinante uma vez que matérias primas básicas são fabricadas por várias indústrias no mundo o seu preço normalmente não apresenta grandes variações e estão disponíveis para a compra.

• O mesmo já não se aplica com os intermediários mais avançados para a • O mesmo já não se aplica com os intermediários mais avançados para a síntese de IFAs, porque nem sempre estão disponíveis para a compra e quando disponíveis o seu preço normalmente torna a síntese do IFA pouco competitiva frente ao preço internacional do referido IFA.

• Inicialmente temos que criar um mercado para os intermediários de síntese e esta se dá a partir da produção do IFA no Brasil. A fabricação de intermediários de síntese de IFAs no Brasil permitirá a criação de indústria de matérias primas básicas no País que não atenderá somente os intermediários de síntese de IFAs, mas a para áreas; agrícola (fungicidas, inseticidas, herbicidas), de corantes e pigmentos e outras.

Por que temos uma Indústria de medicamentos genéricos forte e não temos uma indústria de IFAs forte, apesar de termos capacidade até de ter uma Indústria de IFAs de Referencia?

A atual produção de IFAs no Brasil não está preparada para atender a demanda da indústria de medicamentos genéricos por que o número de IFAs fabricados é muito pequeno frente as necessidades do mercado. Para reverter este cenário será necessário aumentar a capacidade produtiva das Indústrias Farmoquímicas instaladas e criar novas indústrias.Farmoquímicas instaladas e criar novas indústrias.

Por que a Farmoquímica brasileira não capturou a oportunidade de fornecer IFAs para a Indústria de genéricos?

Por que naquele momento não estava preparada para atender a demanda do mercado.

Como “obrigar” que a Indústria de genéricos compre da Farmoquímica brasileira?

Obrigar não é a ação correta, mas o caminho é fazer parcerias entre a indústria de genéricos e as Farmoquímicas brasileiras, começando por atender parte da demanda de alguns IFAs propiciando assim o aumento da capacitação produtiva e técnica, para que após um determinado período ela possa atender plenamente a demanda nacional do referido IFA. Está parceria deveria ser regulamentada e fomentada pelo governo.

Uma sugestão: privilegiando registros de medicamentos feitos com IFAS brasileiros

Os registros de medicamentos feitos com IFAs fabricados no Brasil deveriam ter um privilégio, para incentivar as parcerias entre a indústria de medicamentos e as Farmoquímicas brasileiras.