HISTÓRIA DO VIOLÃO (Guitarra) Por meio da música os homens imitam os deuses. A música (do grego...

31
HISTÓRIA DO VIOLÃO (Guitarra) •Por meio da música os homens imitam os deuses. •A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne) A ARTE DAS MUSAS •A criação do mundo através de um canto: Uma voz divina cria o mundo e a proto- humanidade. Um canto e uma contra-voz fazem nascer a humanidade •As cerimônias tiram a sua eficácia da música. •A música é considerada a arte mais antiga e a mais primitiva de todas. Desenvolveu-se a partir dos principais ritmos e vibrações do mundo. É por isso que se costuma ouvir que “a música na terra é tão antiga como o homem”.

Transcript of HISTÓRIA DO VIOLÃO (Guitarra) Por meio da música os homens imitam os deuses. A música (do grego...

Page 1: HISTÓRIA DO VIOLÃO (Guitarra) Por meio da música os homens imitam os deuses. A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne) A ARTE DAS MUSAS A criação.

HISTÓRIA DO VIOLÃO (Guitarra)

•Por meio da música os homens imitam os deuses.

•A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne)

A ARTE DAS MUSAS

•A criação do mundo através de um canto:

Uma voz divina cria o mundo e a proto-humanidade. Um canto e uma contra-voz fazem nascer a humanidade

•As cerimônias tiram a sua eficácia da música.

•A música é considerada a arte mais antiga e a mais primitiva de todas. Desenvolveu-se a partir dos principais ritmos e vibrações do mundo. É por isso que se costuma ouvir que “a música na terra é tão antiga como o homem”.

Page 2: HISTÓRIA DO VIOLÃO (Guitarra) Por meio da música os homens imitam os deuses. A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne) A ARTE DAS MUSAS A criação.

Idade MédiaRenascença

BarrocoClassicismo Musical

RomantismoMúsica no século XX

HISTÓRIA DO VIOLÃO (Guitarra)

FASES DA HISTÓRIA DA MÚSICA OCIDENTAL

Pré-HistóriaAntiguidade

Page 3: HISTÓRIA DO VIOLÃO (Guitarra) Por meio da música os homens imitam os deuses. A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne) A ARTE DAS MUSAS A criação.

O Homo sapiens ( nossa espécie ) surgiu há aproximadamente 150 mil anos atrás, possivelmente na

África, como resultado de adaptações de Homo erectus ao meio em que eles viviam.

HISTÓRIA DO VIOLÃO (Guitarra)

Page 4: HISTÓRIA DO VIOLÃO (Guitarra) Por meio da música os homens imitam os deuses. A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne) A ARTE DAS MUSAS A criação.

Pré-História (de 150.000 a.C. a 4.000 a.C.) Sabe-se que o homem primitivo teve desde muito cedo necessidade de comunicar. Para isso usava, por exemplo, sinais sonoros como: gritos, sons corporais, batimentos com pedras ou com ramos de árvores, etc. No fundo, o homem pré-histórico tinha como principal objetivo o de imitar a natureza e não o de fazer música. Mas desde o momento que o homem começou a produzir sons com a intenção de fazer música, pode-se afirmar que se deu início ao longo percurso da história da música.    Assim o homem começou a fazer uso da música nas suas cerimônias e rituais, como por exemplo, na evocação das forças da natureza, no culto dos mortos, no decorrer da caça,...    Começou por usar apenas a voz e os diversos sons corporais, mais tarde, também introduziu gradualmente instrumentos que construía para usar nas suas músicas e danças numa tentativa de agradar mais aos deuses.    Depois de descobrir a beleza e a funcionalidade da música o homem nunca mais se separou dela.

Instrumentos: Flautas, Ramos de Arvores Perfurados, Paus e Pedras

HISTÓRIA DO VIOLÃO (Guitarra)

Page 5: HISTÓRIA DO VIOLÃO (Guitarra) Por meio da música os homens imitam os deuses. A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne) A ARTE DAS MUSAS A criação.
Page 6: HISTÓRIA DO VIOLÃO (Guitarra) Por meio da música os homens imitam os deuses. A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne) A ARTE DAS MUSAS A criação.

HISTÓRIA DO VIOLÃO (Guitarra)

O surgimento da escrita marca a passagem da Pré-história para a História (4000 a.C.)

EVIDÊNCIAS DA EXISTÊNCIA DE INSTRUMENTOS DE CORDAS E CAIXA DE RESSONANCIA (CORDOFONES) NA

ANTIGUIDADE.

Page 7: HISTÓRIA DO VIOLÃO (Guitarra) Por meio da música os homens imitam os deuses. A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne) A ARTE DAS MUSAS A criação.

Antiguidade (de 4.000 a.C. até 400 d.C. ) Grécia, Egito, Roma, Mesopotâmia etc

Grécia Antiga (entre 1600 e 300 a.C.)

Na Grécia a música, assim como a escrita e a poesia, aparecem como forma de expressão importante nos teatros. A civilização grega teve um papel fundamental para a evolução da história da música ocidental, sendo de destacar sua contribuição essencialmente  em relação ao ritmo e à notação musical.

HISTÓRIA DO VIOLÃO (Guitarra)

Sabe-se que em Atenas realizavam-se anualmente concursos de canto e que as peças de teatro eram acompanhadas por música.    Os gregos já  tinham noção do culto da  música como arte e como ciência fazendo parte das quatro disciplinas essenciais para a educação dos jovens.

Page 8: HISTÓRIA DO VIOLÃO (Guitarra) Por meio da música os homens imitam os deuses. A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne) A ARTE DAS MUSAS A criação.
Page 9: HISTÓRIA DO VIOLÃO (Guitarra) Por meio da música os homens imitam os deuses. A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne) A ARTE DAS MUSAS A criação.

HISTÓRIA DO VIOLÃO (Guitarra)

Musa Significado Arte Representação

Calíope A de bela voz Poesia Épica Tabuleta ou pergaminho e uma pena para escrita

Clio A Proclamadora História Pergaminho parcialmente aberto

Ereto Amável Poesia de Amor Pequena Lira

Euterpe A doadora de prazeres Música Flauta

Melpômene A poetisa Tragédia Uma máscara trágica, uma grinalda e uma clava

Polímnia A de muitos hinosMúsica Cerimonial (sacra)

Figura velada

Tália A que faz brotar flores Comédia Máscara cômica e coroa de hera ou um bastão

Terpsícore A rodopiante Dança Lira e plectro

Urânia A celestial Astronomia Globo celestial e compasso

MITOLOGIA GREGA – DEUS APOLODeus da música, Apolo era representado tocando a sua lira

É o líder das Musas.

Euterpe uma das nove musas de Apolo. A doadora de prazeres, da Música e da Flauta

Page 10: HISTÓRIA DO VIOLÃO (Guitarra) Por meio da música os homens imitam os deuses. A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne) A ARTE DAS MUSAS A criação.

HISTÓRIA DO VIOLÃO (Guitarra)

Zeus, seu pai, presenteou-o com arco e flechas de ouro, além de uma lira do mesmo material (sua irmã Ártemis ganhou os mesmos presentes, porém de prata). Todos eram obra de Hefesto, o Deus do fogo e das forjas. - Algumas versões dizem que Apolo ganhou a lira como um presente de Hermes.

ApoloApolo é também o deus da cura e das doenças, pai de Asclépio, ou Esculápio, venerado junto com este em grandes templos-hospitais, onde se curavam várias doenças, sobretudo através do sono. É ainda o deus da profecia. Inúmeros oráculos eram-lhe atribuídos, sendo o mais famoso e Oráculo de Delfos, o mais importante de toda a antiguidade que era visitado por inúmeros visitantes, alguns dos quais nem eram gregos.

Outra faceta deste deus é a sua parte mais violenta, quando ele usa o arco, para disparar dardos letais que matam os homens com doenças ou mortes súbitas. Ainda assumindo este lado mais negro, Apolo é o deus das pragas de ratos e dos lobos, que atormentavam muitas vezes os gregos.

Finalmente, Apolo é o deus dos jovens rapazes, ajudando na transição para a idade adulta. Assim, ele é sempre representado como um jovem, freqüentemente nu, para simbolizar a pureza e a perfeição, já que ele é também o deus destes dois atributos.

Fonte: http://pt.wikipedia.org

Page 11: HISTÓRIA DO VIOLÃO (Guitarra) Por meio da música os homens imitam os deuses. A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne) A ARTE DAS MUSAS A criação.
Page 12: HISTÓRIA DO VIOLÃO (Guitarra) Por meio da música os homens imitam os deuses. A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne) A ARTE DAS MUSAS A criação.

Instrumento egípcio. 1700 a 1200 anos a.C.).

Page 13: HISTÓRIA DO VIOLÃO (Guitarra) Por meio da música os homens imitam os deuses. A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne) A ARTE DAS MUSAS A criação.
Page 14: HISTÓRIA DO VIOLÃO (Guitarra) Por meio da música os homens imitam os deuses. A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne) A ARTE DAS MUSAS A criação.

Hermes Apollo Artimisaleto

Page 15: HISTÓRIA DO VIOLÃO (Guitarra) Por meio da música os homens imitam os deuses. A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne) A ARTE DAS MUSAS A criação.

Deus Apolo e suas Musas

Page 16: HISTÓRIA DO VIOLÃO (Guitarra) Por meio da música os homens imitam os deuses. A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne) A ARTE DAS MUSAS A criação.

Euterpe

Page 17: HISTÓRIA DO VIOLÃO (Guitarra) Por meio da música os homens imitam os deuses. A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne) A ARTE DAS MUSAS A criação.

Euterpe

Page 18: HISTÓRIA DO VIOLÃO (Guitarra) Por meio da música os homens imitam os deuses. A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne) A ARTE DAS MUSAS A criação.
Page 19: HISTÓRIA DO VIOLÃO (Guitarra) Por meio da música os homens imitam os deuses. A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne) A ARTE DAS MUSAS A criação.

Instrumentos usados por músicos da antiga Grécia 1 e 2 - monocórdios; 3 e 4 - guitarras; 5 - cítara heptacorda; 6 - lira; 7 - cítara pentacorda; 8 e 9 - flautas..

Page 20: HISTÓRIA DO VIOLÃO (Guitarra) Por meio da música os homens imitam os deuses. A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne) A ARTE DAS MUSAS A criação.

Lira

Page 21: HISTÓRIA DO VIOLÃO (Guitarra) Por meio da música os homens imitam os deuses. A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne) A ARTE DAS MUSAS A criação.

Conjunto grego tocando harpa, cítara e lira

Page 22: HISTÓRIA DO VIOLÃO (Guitarra) Por meio da música os homens imitam os deuses. A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne) A ARTE DAS MUSAS A criação.

Egito: (Egito 4500 a.C. a 350 d.C.)

O Egito , situado a nordeste de África, caracteriza-se essencialmente pelos seus monumentos como as pirâmides e as esfinges. No Egito fazia-se  música tanto no palácio do faraó como  no trabalho do campo ou ainda no culto dos mortos. Eram normalmente as  mulheres que tocavam.A música tinha uma origem divina e estava muito ligada ao culto dos deuses.

Os Instrumentos usados eram essencialmente  harpas,  liras, flautas, alaúdes e instrumentos de percussão.

HISTÓRIA DO VIOLÃO (Guitarra)

Page 23: HISTÓRIA DO VIOLÃO (Guitarra) Por meio da música os homens imitam os deuses. A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne) A ARTE DAS MUSAS A criação.
Page 24: HISTÓRIA DO VIOLÃO (Guitarra) Por meio da música os homens imitam os deuses. A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne) A ARTE DAS MUSAS A criação.
Page 25: HISTÓRIA DO VIOLÃO (Guitarra) Por meio da música os homens imitam os deuses. A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne) A ARTE DAS MUSAS A criação.
Page 26: HISTÓRIA DO VIOLÃO (Guitarra) Por meio da música os homens imitam os deuses. A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne) A ARTE DAS MUSAS A criação.

Instrumentos Egípcios. 1700 a 1200 anos a.C.).

Page 27: HISTÓRIA DO VIOLÃO (Guitarra) Por meio da música os homens imitam os deuses. A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne) A ARTE DAS MUSAS A criação.

Harpa do Egito Antigo

Page 28: HISTÓRIA DO VIOLÃO (Guitarra) Por meio da música os homens imitam os deuses. A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne) A ARTE DAS MUSAS A criação.

Liut

Page 29: HISTÓRIA DO VIOLÃO (Guitarra) Por meio da música os homens imitam os deuses. A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne) A ARTE DAS MUSAS A criação.

Instrumento egípcio. 1700 a 1200 anos a.C.).

Page 30: HISTÓRIA DO VIOLÃO (Guitarra) Por meio da música os homens imitam os deuses. A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne) A ARTE DAS MUSAS A criação.

Roma

Toda a música do império romano foi influenciada pela dos gregos. Em Roma, as lutas dos gladiadores eram acompanhadas por trombetas. A música estava sempre presente nas casas dos homens e mulheres com muito dinheiro. Nas ruas davam-se pequenos espetáculos de malabarismo e de acrobacia que eram sempre acompanhados por flautas e pandeiretas.

HISTÓRIA DO VIOLÃO (Guitarra)