O holocausto (1)

8
HOLOCAUSTO A tragédia que matou milhões de judeus…

Transcript of O holocausto (1)

Page 1: O holocausto (1)

HOLOCAUSTO A tragédia que matou milhões de judeus…

Page 2: O holocausto (1)

SÍMBOLOS DO HOLOCAUSTO

Clique no ícone para adicionar uma imagem

Marcas do maior genocídio do século XX

Page 3: O holocausto (1)

O QUE FOI? Holocausto vem do grego “ὁλόκαυστος” , que significa « todo queimado». Historicamente refere-se ao genocídio de milhões de judeus levado a cabo pelo governo nazista alemão, nos territórios ocupados pelos alemães.

Sabe-se que de entre os 9 milhões de judeus que habitavam a Europa nos anos anteriores ao holocausto, cerca de 2/3 foram mortos. Foram assassinados:mais de um milhão de criançascerca de dois milhões de mulheresPerto de três milhões de homens.

Page 4: O holocausto (1)

AS VÍTIMAS DO GENOCÍDIO… Apesar do termo holocausto se referir apenas ás vitimas judias, os genocídio cometido pelos nazis atentou contra: Ciganos,Polacos ComunistasHomossexuaisPrisioneiros de guerra soviéticos Deficientes físicos e mentais

Page 5: O holocausto (1)

CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO…

O extermínio dos judeus e outras raças consideradas inferiores foi levado a cabo nos campos de concentração. Estes locais eram utilizados para manter, explorar e matar as vitimas. Os campos de concentração tornaram-se a principal marca do holocausto. Era aqui que os nazis:Faziam experiencias, usando como cobaias, crianças Utilizavam a mão de obra judia para trabalhos escravosMatavam os judeus através de fuzilamento ou camaras de gás

Page 6: O holocausto (1)

OS GUETOS.. Os judeus, por serem em grande número, não podiam ser todos levados para um campo de concentração. Estabeleceram-se guetos onde os judeus sobreviviam em condições extremas de fome e exclusão. O loteamento dos guetos e a imundice que lá existia levou á morte de milhares de judeus e ciganos.

O gueto de Varsóvia, na Polonia, é o grande exemplo da sobrelotação de um judeu. Na área que o gueto ocupava, cada porção correspondente a um quarto era ocupado por cerca de 10 pessoas.

Page 7: O holocausto (1)

OS TESTEMUNHOS… Anne Frank Otto Frank Simon Wiesenthal Arno Lustiger Miep Gies Eliezer Wiesel

Page 8: O holocausto (1)

FIMTrabalho realizado por Eviliana Sanches, para a disciplina de

História.

2014-2015

Professora: Helena Andrade

“Holocausto”