Enem módulo 02

3
Módulo 02 1-Uma bolsa térmica com 500g de água à temperatura inicial de 60ºC é empregada para tratamento da dor nas costas de um paciente. Transcorrido um certo tempo desde o início do tratamento, a temperatura da água contida na bolsa é de 40ºC.Considerando- se que o calor específico da água é 1 cal/(gºC) e supondo que 60% do calor cedido pela água foi absorvido pelo corpo do paciente, a quantidade de calorias recebidas pelo paciente no tratamento foi igual a: a) 2 000 b) 4 000 c) 6 000 d) 8 000 e) 10 000 2-Um expressivo polo de ferro-gusa tem se implantado ao longo da ferrovia de Carajás, na região sudeste do Pará, o que ensejou um aumento vertiginoso na produção de carvão, normal mente na utilização de fornos conhecidos como “rabos-quentes”, que a foto abaixo ilustra. Além dos problemas ambientais causados por esses fornos, a questão relativa às condições altamente insalubres e desumanas a que os trabalhadores são submetidos é preocupante. A enorme temperatura a que chegam tais fornos propaga uma grande quantidade de calor para os corpos dos trabalhadores que exercem suas atividades no seu entorno. Com base nas informações referidas no texto acima, analise as seguintes afirmações: I. O gás carbônico (CO2) emitido pelos fornos é um dos agentes responsáveis pelo aumento do efeito estufa na atmosfera. II. Nas paredes do forno, o calor se propaga pelo processo de convecção. III. O calor que atinge o trabalhador se propaga predominantemente através do processo de radiação. IV. O deslocamento das substâncias responsáveis pelo efeito estufa é consequência da propagação do calor por condução. Estão corretas somente: a) I e II b) I e III c) II e III d) III e IV e) II e IV 3-Um gás ideal é levado de um estado inicial α até um estado final δ através de três transformações sucessivas: (I) uma transformação isobárica , (II) uma transformação isovolumétricae (III) finalmente uma transformação isotérmica .A opção que representa corretamente a sequência de transformações pelas quais passa o gás é: 4-Em uma chapa metálica, é feito um orifício circular do mesmo tamanho de uma moeda. O conjunto (chapa com a moeda no orifício), inicialmente a 25°C, é levado a um forno e aquecido até 225°C. Após o aquecimento, verifica-se que o orifício na chapa ficou

Transcript of Enem módulo 02

Page 1: Enem módulo 02

Módulo 021-Uma bolsa térmica com 500g de água àtemperatura inicial de 60ºC é empregada para tratamento da dor nas costas de um paciente. Transcorrido um certo tempo desde o início dotratamento, a temperatura da água contida na bolsa é de 40ºC.Considerando-se que o calor específico da água é 1 cal/(gºC) e supondo que 60% do calor cedido pela água foi absorvido pelo corpo do paciente, a quantidade de calorias recebidas pelo paciente no tratamento foi igual a:a) 2 000 b) 4 000 c) 6 000d) 8 000 e) 10 000

2-Um expressivo polo de ferro-gusa tem se implantado ao longo da ferrovia de Carajás, na região sudeste do Pará, o que ensejou um aumento vertiginoso na produção de carvão, normal mente na utilização de fornos conhecidos como “rabos-quentes”, que a fotoabaixo ilustra. Além dos problemas ambientais causados por esses fornos, a questão relativa às condições altamente insalubres e desumanas a que os trabalhadores são submetidos é preocupante. A enorme temperatura a que chegam tais fornos propaga uma grande quantidade de calor para os corpos dos trabalhadores que exercem suas atividades no seu entorno.

Com base nas informações referidas no texto acima, analise as seguintes afirmações:I. O gás carbônico (CO2) emitido pelos fornos é um dos agentes responsáveis pelo aumento do efeito estufa na atmosfera.II. Nas paredes do forno, o calor se propaga pelo processo de convecção.III. O calor que atinge o trabalhador se propaga predominantementeatravés do processo de radiação.IV. O deslocamento das substâncias responsáveis pelo efeito estufa éconsequência da propagação do calor por condução.Estão corretas somente:

a) I e II b) I e III c) II e III d) III e IV e) II e IV

3-Um gás ideal é levado de um estado inicial α atéum estado final δ através de três transformações sucessivas: (I) uma transformação isobárica , (II) uma transformação isovolumétricae (III) finalmente uma transformação isotérmica .A opção que representa corretamente a sequência de transformaçõespelas quais passa o gás é:

4-Em uma chapa metálica, é feito um orifício circular do mesmo tamanho de uma moeda. O conjunto (chapa com a moeda no orifício), inicialmente a 25°C, é levado a um forno e aquecido até 225°C. Após o aquecimento, verifica-se que o orifício na chapa ficoumaior do que a moeda. Entre as afirmativas a seguir, indique a que está correta.a) O coeficiente de dilatação da moeda é maior do que o da chapa metálica.b) O coeficiente de dilatação da moeda é menor do que o da chapa metálica.c) O coeficiente de dilatação da moeda é igual ao da chapa metálica, mas o orifício se dilatou mais porque a chapa é maior que a moeda.d) O coeficiente de dilatação da moeda é igual ao da chapa metálica, mas o orifício se dilatou mais porque o seu interior é vazio.e) Nada se pode afirmar sobre os coeficientes de dilatação da moeda e da chapa, pois não é dado o tamanho inicial da chapa.

5-Nos quadrinhos da tira, a mãe menciona as fases da água conforme a mudança das estações.

Page 2: Enem módulo 02

Entendendo “boneco de neve” como sendo “boneco de gelo” e que com o termo “evaporou” a mãe se refira à transição água →vapor, pode-se supor que ela imaginou a sequência gelo → água → vapor→água. As mudanças de estado que ocorrem nessa sequência sãoa) fusão, sublimação e condensação.b) fusão, vaporização e condensação.c) sublimação, vaporização e condensação.d) condensação, vaporização e fusão.e) fusão, vaporização e sublimação.

6-Ao encostarmos a mão em uma peça de cobre maciça e em seguida em um objeto de madeira, ambos à mesma temperatura ambiente, temos asensação de que o cobre está mais frio, porquea) a capacidade térmica da madeira é maior que a do cobre.b) o calor específico do cobre é menor que o da madeira.c) a condutibilidade térmica do cobre é maior que a da madeira.d) a irradiação de calor da mão em contato com o cobre é menor do que quando em contato com a madeira.e) a convecção no cobre é superior à observada na madeira.

7-Algumas pessoas usam toalhas plásticas para forrar as prateleiras das suas geladeiras. Este procedimentoa) melhora a conservação dos alimentos, pois aumenta o isolamento térmico das geladeiras.b) aumenta o consumo de energia da geladeira, pois reduz o fluxo do ar interno.c) reduz o consumo de energia da geladeira, pois o motor não precisa ficar ligado o tempo todo.d) melhora o desempenho da geladeira, pois reduz as perdas de calor por convecção.e) não interfere no funcionamento da geladeira, desde que a placa de resfriamento não seja coberta.

8-Se você tivesse de entrar num forno quente, preferiria ira) nu.b) envolto em roupa de seda.c) envolto em roupa de lã.d) envolto em roupa de lã recoberta com alumínio.

e) envolto em roupa de linho preto.

9-Sobre a teoria cinética dos gases, assinale aalternativa correta. (Obs.: considere um recipiente isolado, hermeticamente fechado e contendo um gás ideal.)a) Ao se aumentar a temperatura de um recipiente contendo um gás, a energia cinética das moléculas é diminuída.b) A pressão exercida por um gás é o resultado do choque inelástico das moléculas com as paredes do recipiente.c) A agitação molecular não tem relação alguma com a temperatura de um gás.d) As colisões intermoleculares são perfeitamente elásticas, ou seja, ocorrem sem perda de energia.e) Quanto maior o número de colisões entre as moléculas do gás e as paredes do recipiente, menor será a pressão exercida por esse gás.

10-O tanque de expansão térmica é uma tecnologiarecente que tem por objetivo proteger caldeiras de aquecimento de água. Quando a temperatura da caldeira se eleva, a água se expande e pode romper a caldeira. Para que isso não ocorra, a água passa para o tanque de expansão térmica através de uma válvula; o tanque dispõe de um diafragma elástico que permite a volta da água para a caldeira.

Suponha que você queira proteger uma caldeira de volume 500 l , destinada a aquecer a água de 20°C a 80°C; que, entre essas temperaturas, pode-se adotar para o coeficiente de dilatação volumétrica da água o valor médio de 4,4 . 10–4°C–1 e considere desprezíveis a dilatação da caldeira e do tanque. Sabendo que o preço de um tanque de expansão térmica para essa finalidade é diretamente proporcional ao seu volume, assinale, das opções fornecidas, qual deve ser o volume do tanque que pode proporcionar a melhor relação custo-benefício.

a) 4,0 l b) 8,0 l c) 12 l d) 16 l e) 20 l