Cinética Química. O ENERGIA = ENTALPIA (H) O Reações Endotérmicas: absorvem calor do meio...

33
Cinética Química

Transcript of Cinética Química. O ENERGIA = ENTALPIA (H) O Reações Endotérmicas: absorvem calor do meio...

Page 1: Cinética Química. O ENERGIA = ENTALPIA (H) O Reações Endotérmicas: absorvem calor do meio ambiente, onde a entalpia dos produtos é maior que a dos reagentes.

Cinética Química

Page 2: Cinética Química. O ENERGIA = ENTALPIA (H) O Reações Endotérmicas: absorvem calor do meio ambiente, onde a entalpia dos produtos é maior que a dos reagentes.

O ENERGIA = ENTALPIA (H)

O Reações Endotérmicas: absorvem calor do meio ambiente, onde a entalpia dos produtos é maior que a dos reagentes.

O Quando ocorre absorção de energia, a quantidade de calor (HP) do produto é maior que do reagente (HR).

Page 3: Cinética Química. O ENERGIA = ENTALPIA (H) O Reações Endotérmicas: absorvem calor do meio ambiente, onde a entalpia dos produtos é maior que a dos reagentes.

Reagente Produto

Como HP > HR ΔH > 0O ΔH das reações endotérmicas é positivo.

ΔH = HP - HR

Page 4: Cinética Química. O ENERGIA = ENTALPIA (H) O Reações Endotérmicas: absorvem calor do meio ambiente, onde a entalpia dos produtos é maior que a dos reagentes.

OReações Exotérmicas: Liberam calor para o meio ambiente, onde a entalpia dos produtos é menor que a dos reagentes.

Quando ocorre absorção de energia, a quantidade de calor (HP) do produto é menor que do reagente (HR).

Page 5: Cinética Química. O ENERGIA = ENTALPIA (H) O Reações Endotérmicas: absorvem calor do meio ambiente, onde a entalpia dos produtos é maior que a dos reagentes.

Reagente Produto

Como HP < HR ΔH < 0O ΔH das reações exotérmicas é negativo.

ΔH = HP - HR

Page 6: Cinética Química. O ENERGIA = ENTALPIA (H) O Reações Endotérmicas: absorvem calor do meio ambiente, onde a entalpia dos produtos é maior que a dos reagentes.

O OBS: Nos diagramas de entalpia, a flecha indica o sentido da reação. Quando ela está para cima, o ΔH é positivo e, quando está para baixo, o ΔH é negativo.

O O sinal do ΔH é um indicativo: Se negativo: indica que perdeu calor

(exotérmica); Se positivo: indica que ganhou calor

(endotérmica).

Page 7: Cinética Química. O ENERGIA = ENTALPIA (H) O Reações Endotérmicas: absorvem calor do meio ambiente, onde a entalpia dos produtos é maior que a dos reagentes.

CONDIÇÕES PARAOCORRÊNCIA DE REAÇÕES

Page 8: Cinética Química. O ENERGIA = ENTALPIA (H) O Reações Endotérmicas: absorvem calor do meio ambiente, onde a entalpia dos produtos é maior que a dos reagentes.

TEORIA DA COLISÃOOs choques que resultam em quebra e formação de novas ligações são denominados eficazes ou efetivos.No momento em que ocorre o choque em uma posição favorável, forma-se uma estrutura intermediária entre os reagentes e os produtos denominada complexo ativado.

Page 9: Cinética Química. O ENERGIA = ENTALPIA (H) O Reações Endotérmicas: absorvem calor do meio ambiente, onde a entalpia dos produtos é maior que a dos reagentes.

b – Energia de Ativaçãoc – variação da entalpia (ΔH) da reação

Page 10: Cinética Química. O ENERGIA = ENTALPIA (H) O Reações Endotérmicas: absorvem calor do meio ambiente, onde a entalpia dos produtos é maior que a dos reagentes.

Fatores que afetam a velocidade da reação

Page 11: Cinética Química. O ENERGIA = ENTALPIA (H) O Reações Endotérmicas: absorvem calor do meio ambiente, onde a entalpia dos produtos é maior que a dos reagentes.

O Estado Físico dos Reagentes

De maneira geral, os gases reagem mais rapidamente que os líquidos, e estes mais rapidamente que os sólidos, já que no estado gasoso as moléculas se locomovem com muita facilidade, provocando um grande número de choques, o que facilita a quebra de suas ligações. Já no estado sólido, a superfície de contato, para que ocorra o choque, é pequena, fazendo com que, em geral, a reação seja bastante lenta.

As reações químicas ocorrem com velocidades diferentes e estas podem ser alteradas, porque além da concentração de reagentes e produtos, as velocidades das reações dependem também de outros fatores como:

Page 12: Cinética Química. O ENERGIA = ENTALPIA (H) O Reações Endotérmicas: absorvem calor do meio ambiente, onde a entalpia dos produtos é maior que a dos reagentes.

Aumenta a velocidade de reação

Aumenta a locomoção das moléculas

Page 13: Cinética Química. O ENERGIA = ENTALPIA (H) O Reações Endotérmicas: absorvem calor do meio ambiente, onde a entalpia dos produtos é maior que a dos reagentes.

O Concentração de reagentes:

Quanto maior a concentração dos reagentes maior será a velocidade da reação. O número de colisões irá depender das concentrações dos reagentes.

Quanto mais partículas, maior o número de colisões,

logo, maior a velocidade da reação.

Page 14: Cinética Química. O ENERGIA = ENTALPIA (H) O Reações Endotérmicas: absorvem calor do meio ambiente, onde a entalpia dos produtos é maior que a dos reagentes.

O Superfície de contato:

Um aumento da superfície de contato aumenta a velocidade da reação. A efervescência no CaCO3(s) na forma de pó é mais acentuada (maior superfície de contato).O aumento da superfície intensificou a velocidade da reação, mas não a quantidade do produto formado.

Page 15: Cinética Química. O ENERGIA = ENTALPIA (H) O Reações Endotérmicas: absorvem calor do meio ambiente, onde a entalpia dos produtos é maior que a dos reagentes.

O Pressão: Quando se aumenta a pressão de um sistema gasoso, aumenta-se a velocidade da reação. O aumento da pressão, diminui o volume gasoso, aumentando a concentração.

Aumenta a pressão, aumenta a concentração

Page 16: Cinética Química. O ENERGIA = ENTALPIA (H) O Reações Endotérmicas: absorvem calor do meio ambiente, onde a entalpia dos produtos é maior que a dos reagentes.

O Temperatura: 

Quando se aumenta a temperatura de um sistema, ocorre também um aumento na velocidade da reação.

Aumentar a temperatura significa aumentar a energia cinética das moléculas, logo, aumenta o

número de colisões.

Page 17: Cinética Química. O ENERGIA = ENTALPIA (H) O Reações Endotérmicas: absorvem calor do meio ambiente, onde a entalpia dos produtos é maior que a dos reagentes.

O Catalisadores: 

Os catalisadores são substâncias que aceleram o mecanismo sem sofrerem alteração permanente, isto é, durante a reação eles não são consumidos.

Os catalisadores diminuem a Energia de Ativação, logo, a reação chega mais rapidamente ao final.

É importante lembrar que um catalisador acelera a reação, mas não aumenta o rendimento, ou seja, ele produz a mesma quantidade de produto, mas num período de menor tempo.

Page 18: Cinética Química. O ENERGIA = ENTALPIA (H) O Reações Endotérmicas: absorvem calor do meio ambiente, onde a entalpia dos produtos é maior que a dos reagentes.

1 – Energia de ativação SEM catalisador.2 – Energia de ati vação COM catalisador. 3 – Variação da Entalpia (ΔH) da reação.

Page 19: Cinética Química. O ENERGIA = ENTALPIA (H) O Reações Endotérmicas: absorvem calor do meio ambiente, onde a entalpia dos produtos é maior que a dos reagentes.

O O inibidor é uma substância que diminui a velocidade das reações, por formar um complexo ativado de alta energia de ativação. Contudo, o inibidor é consumido pela reação.

1 – Energia de ativação SEM inibidor.2 – Energia de ativação COM inibidor. 3 – Variação da Entalpia (ΔH) da reação.

Page 20: Cinética Química. O ENERGIA = ENTALPIA (H) O Reações Endotérmicas: absorvem calor do meio ambiente, onde a entalpia dos produtos é maior que a dos reagentes.

O As reações envolvendo catalisadores podem ser de 2 tipos:

• catálise homogênea: catalisador e reagentes no mesmo estado físico.

• catálise heterogênea: catalisador e reagentes em estados físicos diferentes.

SO2(g) + ½ O2(g) SO3(g)NO2(g)

N2(g) + 3 H2(g) 2 NH3(g)

Fe(s)

Page 21: Cinética Química. O ENERGIA = ENTALPIA (H) O Reações Endotérmicas: absorvem calor do meio ambiente, onde a entalpia dos produtos é maior que a dos reagentes.

EXERCÍCIOS

Page 22: Cinética Química. O ENERGIA = ENTALPIA (H) O Reações Endotérmicas: absorvem calor do meio ambiente, onde a entalpia dos produtos é maior que a dos reagentes.

O (Puccamp-SP) Considere as duas fogueiras representadas a seguir, feitas, lado a lado, com o mesmo tipo e quantidade de lenha.

A rapidez da combustão da lenha será:a)maior na fogueira 1, pois a superfície de contato com o ar é maior.b)maior na fogueira 1, pois a lenha está mais compactada, o que

evita a vaporização de componentes voláteis.c) igual nas duas fogueiras, uma vez que a quantidade de lenha é a

mesma e estão no mesmo ambiente.d) maior na fogueira 2, pois a lenha está menos compactada, o que

permite maior retenção de calor pela madeira.e) maior na fogueira 2, pois a superfície de contato com o ar é maior.

Page 23: Cinética Química. O ENERGIA = ENTALPIA (H) O Reações Endotérmicas: absorvem calor do meio ambiente, onde a entalpia dos produtos é maior que a dos reagentes.

O (Puccamp-SP) Considere as duas fogueiras representadas a seguir, feitas, lado a lado, com o mesmo tipo e quantidade de lenha.

A rapidez da combustão da lenha será:a)maior na fogueira 1, pois a superfície de contato com o ar é maior.b)maior na fogueira 1, pois a lenha está mais compactada, o que

evita a vaporização de componentes voláteis.c) igual nas duas fogueiras, uma vez que a quantidade de lenha é a

mesma e estão no mesmo ambiente.d) maior na fogueira 2, pois a lenha está menos compactada, o que

permite maior retenção de calor pela madeira.e) maior na fogueira 2, pois a superfície de contato com o ar é maior.

Page 24: Cinética Química. O ENERGIA = ENTALPIA (H) O Reações Endotérmicas: absorvem calor do meio ambiente, onde a entalpia dos produtos é maior que a dos reagentes.

(UFMG) Três experimentos foram realizados para investigar a velocidade da reação entre HCl aquoso diluído e ferro metálico. Para isso, foram contadas, durante 30 segundos, as bolhas de gás formadas imediatamente após os reagentes serem misturados.Em cada experimento, usou-se o mesmo volume de uma mesma solução de HCl e a mesma massa de ferro, variando-se a forma de apresentação da amostra de ferro e a temperatura.O quadro indica as condições em que cada experimento foi realizado:

Identifique a alternativa que apresenta os experimentos na ordem crescente do número de bolhas observado

a) II, I, III. b) III, II, I. c) I, II, III. d) II, III, I.

Page 25: Cinética Química. O ENERGIA = ENTALPIA (H) O Reações Endotérmicas: absorvem calor do meio ambiente, onde a entalpia dos produtos é maior que a dos reagentes.

(UFMG) Três experimentos foram realizados para investigar a velocidade da reação entre HCl aquoso diluído e ferro metálico. Para isso, foram contadas, durante 30 segundos, as bolhas de gás formadas imediatamente após os reagentes serem misturados.Em cada experimento, usou-se o mesmo volume de uma mesma solução de HCl e a mesma massa de ferro, variando-se a forma de apresentação da amostra de ferro e a temperatura.O quadro indica as condições em que cada experimento foi realizado:

Identifique a alternativa que apresenta os experimentos na ordem crescente do número de bolhas observado

a) II, I, III. b) III, II, I. c) I, II, III. d) II, III, I.

Page 26: Cinética Química. O ENERGIA = ENTALPIA (H) O Reações Endotérmicas: absorvem calor do meio ambiente, onde a entalpia dos produtos é maior que a dos reagentes.

O (UFPE — mod.) Considere os seguintes diagramas de energia de reação nas mesmas condições de temperatura e pressão e em função deles indique a alternativa correta:

Page 27: Cinética Química. O ENERGIA = ENTALPIA (H) O Reações Endotérmicas: absorvem calor do meio ambiente, onde a entalpia dos produtos é maior que a dos reagentes.

a) As concentrações de C e D serão maiores no caso do diagrama 1.b) A reação A + B C+ D é endotérmica.c) A variação de entalpia padrão da reação é maior no caso do diagrama 1.d) No caso do diagrama 2, tem-se a presença de um catalisador.e) No caso do diagrama 1, a reação é mais rápida.

Page 28: Cinética Química. O ENERGIA = ENTALPIA (H) O Reações Endotérmicas: absorvem calor do meio ambiente, onde a entalpia dos produtos é maior que a dos reagentes.

a) As concentrações de C e D serão maiores no caso do diagrama 1.b) A reação A + B C+ D é endotérmica.c) A variação de entalpia padrão da reação é maior no caso do diagrama 1.d) No caso do diagrama 2, tem-se a presença de um catalisador.e) No caso do diagrama 1, a reação é mais rápida.

Page 29: Cinética Química. O ENERGIA = ENTALPIA (H) O Reações Endotérmicas: absorvem calor do meio ambiente, onde a entalpia dos produtos é maior que a dos reagentes.

O PAS-UnB O auxílio do intemperismo físico ao químico, aludido no texto, ao reduzir o tamanho dos fragmentos das rochas e aumentar a área superficial dessas rochas, pode traduzir-se em aumento da rapidez de reações químicas inerentes ao intemperismo químico, graças ao aumento da superfície de contato entre reagentes.

Page 30: Cinética Química. O ENERGIA = ENTALPIA (H) O Reações Endotérmicas: absorvem calor do meio ambiente, onde a entalpia dos produtos é maior que a dos reagentes.

O PAS-UnB O auxílio do intemperismo físico ao químico, aludido no texto, ao reduzir o tamanho dos fragmentos das rochas e aumentar a área superficial dessas rochas, pode traduzir-se em aumento da rapidez de reações químicas inerentes ao intemperismo químico, graças ao aumento da superfície de contato entre reagentes.

Page 31: Cinética Química. O ENERGIA = ENTALPIA (H) O Reações Endotérmicas: absorvem calor do meio ambiente, onde a entalpia dos produtos é maior que a dos reagentes.

O PAS-UnB O auxílio do intemperismo físico ao químico, aludido no texto, ao reduzir o tamanho dos fragmentos das rochas e aumentar a área superficial dessas rochas, pode traduzir-se em aumento da rapidez de reações químicas inerentes ao intemperismo químico, graças ao aumento da superfície de contato entre reagentes.

Correto.O Aumento da superfície de contato, aumenta a velocidade da reação.

Page 32: Cinética Química. O ENERGIA = ENTALPIA (H) O Reações Endotérmicas: absorvem calor do meio ambiente, onde a entalpia dos produtos é maior que a dos reagentes.

O PAS-UnB Considere que, de uma floresta derrubada, tenha sido obtida massa vegetal seca, M, que será submetida à queimada. Assinale a opção em que a representação gráfica apresentada melhor descreve o comportamento da energia envolvida na referida transformação.

Page 33: Cinética Química. O ENERGIA = ENTALPIA (H) O Reações Endotérmicas: absorvem calor do meio ambiente, onde a entalpia dos produtos é maior que a dos reagentes.

Letra A.A queima é uma reação que libera calor (exotérmica).