C.E. ERICH WALTER HEINE ALUNO NOTA AVALIAÇÃO · PDF filepodemos verificar que a...

2

Click here to load reader

Transcript of C.E. ERICH WALTER HEINE ALUNO NOTA AVALIAÇÃO · PDF filepodemos verificar que a...

Page 1: C.E. ERICH WALTER HEINE ALUNO NOTA AVALIAÇÃO · PDF filepodemos verificar que a (apenas representado com letras diferentes) variação no volume é: ΔV = V 2 – V 1 = A.d Finalmente,

C.E. ERICH WALTER HEINERua Manoel Lourenço dos Santos, s/nº – Santa Cruz – Rio de Janeiro – RJ

ALUNO: NOTA AVALIAÇÃO

TURMA: SÉRIE: _2_º Ano – E.Médio Integrado Téc.Administração VALOR TOTAL: 10,0

DATA: ___/___/_____. PROFESSOR (A):___André___ DISCIPLINA:_Física___________

TIPO DA AVALIAÇÃO: Trabalho ( x ) Teste ( ) Prova ( ) – 2º BIMESTRE (Cada questão tem valor igual a 1,00)

OBSERVAÇÕES: NÃO USE CORRETIVO NAS QUESTÕES

OBJETIVAS; NÃO RASURE; É NECESSÁRIO FAZER E DEIXAR TODOS OS CÁLCULOS.

1. Qual a energia interna de 8,7 mols de um gás perfeito na temperatura de 40°C? Considere R=8,31J/mol.K.

2. Qual a energia interna de 4,3 m3 de gás ideal sob pressão de 0,8 atm?

3. Um sistema gasoso recebe do meio externo 200 cal, em forma de calor. Sabendo que 1 cal =4,2 J, determinar a variação de energia interna numa transformação isométrica.

4. (UNESP) A que temperatura se deveria elevar certa quantidade de um gás ideal, inicialmente a 400 K, para que tanto a pressão como o volume se triplicassem?

5. A atmosfera é composta por uma camada de gases que se situam sobre a superfície da Terra.Imediatamente acima do solo ocorre uma região da atmosfera conhecida como troposfera, na qualocorrem as nuvens, os ventos e a chuva. Ela tem uma altura aproximada de 10 Km, a temperaturano seu topo é cerca de - 50°C e sua pressão é de 0,25 atm. Se um balão resistente de 10,0 L, a1,00 atm e 27°C é solto, o volume desse balão, quando chegar ao topo da troposfera, será dequantos litros?

6. Certa massa de gás perfeito perdeu 600 j de energia do meio exterior e realizou um trabalho de 300 J. Nessas condições, responda qual foi a variação de energia interna sofrida pelo gás e se a temperatura do sistema aumentou ou diminui.

7. Em uma transformação a pressão constante de 4 atm, 300g de gás ideal sofrem uma variação detemperatura de 300 k para 600 k e o volume vai de 4 l para 5 l. Considerando o calor específico dogás a pressão constante c p =1,25 cal/g.k e a cal = 4,2 J, determine:a) a quantidade de calor trocada pelo gás na transformação;b) o trabalho realizado pelo gás;c) a variação da energia interna sofrida pelo gás.

Texto que será importante para algumas questões abaixo:Para um gás confinado em um cilindro com êmbolo livre que sofre uma transformação isobárica podemos calcular o

trabalho da seguinte forma:O trabalho realizado pelo gás para deslocar o êmbolo é o trabalho da força F aplicada sobre o êmbolo num

deslocamento d:τ = F.d

A pressão é dada por p = F/A, daí F = p.A. Substituindo F na equação do trabalho:τ = p.A.d

Da figura acima

Page 2: C.E. ERICH WALTER HEINE ALUNO NOTA AVALIAÇÃO · PDF filepodemos verificar que a (apenas representado com letras diferentes) variação no volume é: ΔV = V 2 – V 1 = A.d Finalmente,

podemos verificar que a (apenas representado com letras diferentes)variação no volume é: ΔV = V 2 – V 1 = A.d

Finalmente, substituindo na equação do trabalho a relação A.d = ΔV: τ = p. ΔVque é a expressão do trabalho sob pressão constante (transformação isobárica).

Observe que a igualdade τ = p. ΔV pode ser interpretada como a área abaixo da curva do diagrama pxv, ou seja: A ≡ τ .Observe que esse cálculo do trabalho pela área abaixo da linha do gráfico é válido para qualqer tipo de

transformação, mesmo sem a pressão constante;

No entanto, alguns casos necessitam de cálculo diferencial e integral para reolver.

8.Observe a transformação gasosa A => B na figura aolado conforme indica o diagrama p x V. Calcule otrabalho que o gás troca com o meio exterior.

9. Dada a figura ao lado, apresentando um transformação gasosa A=> B conforme indica o diagrama p x T. Calcule o trabalho que o gástroca com o meio exterior.

10. Faça uma pesquisa para descrever com suas palavras os conceitos de Inversão térmica e Efeito estufa, descrevendo suas implicações e formas de remediação. Não utilize mais que 10 linhas.

São as atitudes e não as circunstâncias que determinam o valor de cada um.O que você diz, com todo respeito, é apenas o que você diz.

Bob Marley