Arquimedes

22
Vida e Obra ARQUIMEDES

Transcript of Arquimedes

Page 1: Arquimedes

Vida e Obra

ARQUIMEDES

Page 2: Arquimedes

Arquimedes de Siracusa (em grego: Ἀρχιμήδης; Siracusa, 287 a.C. – 212 a.C.) foi um matemático, físico, engenheiro, inventor, e astrônomo grego. Embora poucos detalhes de sua vida sejam conhecidos, são suficientes para que seja considerado como um dos principais cientistas da Antiguidade Clássica.

Page 3: Arquimedes

Entre suas contribuições à Física, estão as fundações da hidrostática e da estática, tendo descoberto a lei do empuxo e a lei da alavanca, além de muitas outras.

Ele inventou ainda vários tipos de máquinas para usos militar e civil, incluindo armas de cerco, e a bomba de parafuso que leva seu nome.

Experimentos modernos testaram alegações de que, para defender sua cidade, Arquimedes projetou máquinas capazes de levantar navios inimigos para fora da água e colocar navios em chamas usando um conjunto de espelhos.

Page 4: Arquimedes

Arquimedes é geralmente considerado o maior matemático da antiguidade, e um dos maiores de todos os tempos. Ele usou o método da exaustão para calcular a área sob o arco de uma parábola utilizando a soma de uma série infinita, e também encontrou uma aproximação bastante acurada do número π. Também descobriu a espiral que leva seu nome, fórmulas para os volumes de superfícies de revolução e um engenhoso sistema para expressar números muito grandes.

Page 5: Arquimedes

Durante o Cerco a Siracusa, Arquimedes foi morto por um soldado romano, mesmo após os soldados terem recebido ordens para que não o ferissem, devido à admiração que os líderes romanos tinham por ele. Anos depois, Cícero descreveu sua visita ao túmulo de Arquimedes, que era encimado por uma esfera inscrita em um cilindro. Arquimedes tinha provado que a esfera tem dois terços do volume e da área da superfície do cilindro a ela circunscrito (incluindo as bases do último), e considerou essa como a maior de suas realizações matemáticas.

Page 6: Arquimedes

Biografia

Filho de Fídias, um aristocrata e renomado astrônomo, Arquimedes nasceu por volta 287 a.C. em Siracusa, uma importante cidade-estado grega localizada na Sicília (sul da Itália ).

Arquimedes concluiu sua educação em Alexandria, maior centro de conhecimento da época. Lá conheceu a obra de Euclides e as bases da geometria, além dos matemáticos Conon de Samos e Eratóstenes de Cirene, com quem manteria correspondência por toda a vida.

Page 7: Arquimedes

Em seu retorno a Siracusa, seus estudos sobre a matemática consumiram a maior parte do seu tempo. Entre as várias demonstrações de sua genialidade nesse período, estão suas argumentações geométricas. A partir delas, Arquimedes com o objetivo de calcular a área dos círculos desenvolveu o conceito matemático da aproximação no lugar da igualdade.

Mas, enquanto desenvolvia suas abstrações matemáticas, Arquimedes recebeu a incumbência do rei Hierão, de Siracusa, para administrar os estaleiros da cidade e solucionar os problemas criados pelos armadores do reino. Naquele momento, Arquimedes estava prestes a fazer algumas de suas mais importantes descobertas relacionadas à mecânica dos movimentos e a introdução da noção de centro de gravidade.

Page 8: Arquimedes

A anedota mais conhecida sobre Arquimedes conta sobre como ele inventou um método para determinar o volume de um objeto de forma irregular. De acordo com Vitrúvio, uma coroa votiva para um templo tinha sido feita para o Rei Hierão II, que tinha fornecido ouro puro para ser usado, e Arquimedes foi solicitado a determinar se alguma prata tinha sido usada na confecção da coroa pelo possivelmente desonesto ferreiro. Arquimedes tinha que resolver o problema sem danificar a coroa, de forma que ele não poderia derretê-la em um corpo de formato regular, a fim de encontrar seu volume para calcular a sua densidade.

Page 9: Arquimedes

Enquanto tomava um banho, ele percebeu que o nível da água na banheira subia enquanto ele entrava, e percebeu que esse efeito poderia ser usado para determinar o volume da coroa. Para efeitos práticos, a água é incompressível, assim a coroa submersa deslocaria uma quantidade de água igual ao seu próprio volume. Dividindo a massa da coroa pelo volume de água deslocada, a densidade da coroa podia ser obtida. Essa densidade seria menor do que a do ouro se metais mais baratos e menos densos tivessem sido adicionados. Arquimedes teria ficado tão animado com sua descoberta que teria esquecido de se vestir e saído gritando pelas ruas "Eureka!" (que significa "Encontrei!"). O teste foi realizado com sucesso, provando que prata realmente tinha sido misturada.

Page 10: Arquimedes

Grande parte do trabalho de Arquimedes em engenharia surgiu para satisfazer as necessidades de sua cidade natal, Siracusa. O escritor grego Ateneu de Náucratis descreveu como o Rei Hierão II encarregou Arquimedes de projetar um grande barco, o Siracusia, que poderia ser utilizado para viagens de luxo, transporte de suprimentos, e como um navio de guerra. É dito que o Siracusia foi o maior barco construído na Antiguidade Clássica. Uma vez que um navio desse tamanho deixaria passar uma quantidade considerável de água através do casco, o parafuso de Arquimedes foi supostamente inventado para remover água da sentina.

Page 11: Arquimedes

A máquina de Arquimedes consistia em um parafuso giratório dentro de um cilindro. Era girada a mão, e também podia ser usada para transportar água de um corpo de água baixo até canais de irrigação.

O parafuso de Arquimedes é ainda usado hoje para bombear líquidos e sólidos granulados como carvão e cereais.

Page 12: Arquimedes

Arquimedes parece ter vivido a maior parte de sua vida de forma solitária, quieta e trivial. Mas no final do século 3 a.C., as disputas geopolíticas no Mediterrâneo entre a Magna Grécia, o Império Romano e Cartago o forçaram a ocupar uma posição pública. Aos 70 anos de idade ele ficou encarregado da defesa de Siracusa. Construiu catapultas e guindastes, além de outras armas.

Page 13: Arquimedes

Luciano de Samósata, escritor do século II, escreveu que durante o Cerco a Siracusa (c. 214–212 a.C.), Arquimedes destruiu navios inimigos com fogo. Séculos depois, Antêmio de Trales menciona espelhos ustórios como a arma utilizada por Arquimedes.  O dispositivo, algumas vezes chamado de "raio de calor de Arquimedes" ou "raio solar de Arquimedes", teria sido usado para concentrar a luz solar em navios que se aproximavam, levando-os a pegar fogo.

Page 14: Arquimedes

Após resistir bravamente à esquadra romana, Siracusa foi finalmente derrotada em 212 a.C. Um soldado que deveria levar o matemático ao comandante romano ficou impaciente com Arquimedes, que se recusava a sair antes de terminar seus cálculos, e o matou. Maior talento matemático até então, Arquimedes foi enterrado com honrarias pelos inimigos. Em seu túmulo, estava contida uma escultura ilustrando sua demonstração matemática favorita, consistindo de uma esfera e um cilindro de mesma altura e diâmetro.

Page 15: Arquimedes

OUTRAS DESCOBERTAS E INVENÇÕESA garra de Arquimedes

A garra de Arquimedes é uma arma supostamente projetada por Arquimedes a fim de defender a cidade de Siracusa. Também conhecida como "sacudidora de navios", a garra consistia em um braço de guindaste a partir do qual pendia um grande gancho de metal. Quando a garra caia sobre um navio inimigo, o braço era usado para balançar e levantar o navio para fora da água. Experimentos modernos foram realizados para testar a viabilidade da garra, e em 2005 foi construída uma versão da garra e concluiu que era um dispositivo viável.

Page 16: Arquimedes

A alavanca

Apesar de Arquimedes não ter inventado a alavanca, ele deu uma explicação do princípio envolvido em sua obra Sobre o Equilíbrio dos Planos. De acordo com Pappus de Alexandria, o trabalho de Arquimedes sobre as alavancas fez com que ele exclamasse: "Deem-me um ponto de apoio e moverei a Terra." Plutarco descreve como Arquimedes projetou sistemas de roldanas, permitindo a marinheiros a utilização do princípio da alavanca para levantar objetos que teriam sido demasiado pesados para serem movidos de outra maneira. 

Arquimedes também foi creditado pelo aumento do poder e precisão da catapulta, e por inventar o hodômetro durante a Primeira Guerra Púnica. O hodômetro foi descrito como um carrinho com um mecanismo de engrenagens que a cada milha percorrida derrubava uma bola em um recipiente.

Page 17: Arquimedes

Trabalhos matemáticos

Embora seja popularmente mais conhecido como um inventor de dispositivos mecânicos, Arquimedes também fez importantes contribuições para o campo da matemática. 

Através de provas por contradição (reductio ad absurdum), ele encontrou respostas aproximadas para problemas diversos, especificando os limites entre os quais se encontrava a resposta correta. Esta técnica é conhecida como o método da exaustão, e ele empregou-o para aproximar o valor de π . Ele conseguiu isso desenhando um polígono regular inscrito e outro circunscrito a um mesmo círculo. Aumentando-se o número de lados do polígono regular, ele se torna uma aproximação mais precisa de um círculo.

Page 18: Arquimedes

A esfera tem um volume que é dois terços do volume do cilindro circunscrito. De forma similar, a esfera tem uma área que é dois terços da área do cilindro circunscrito (incluindo as bases). Ou seja, em uma esfera e um cilindro circunscrito de mesma altura e diâmetro, o volume é 4⁄3πr3 para a esfera, e 2πr3 para o cilindro. A área superficial é 4πr2 para a esfera, e 6πr2 para o cilindro (incluindo suas duas bases), onde r é o raio da esfera e do cilindro. A pedido do próprio Arquimedes foram colocadas sobre sua tumba esculturas destas duas figuras geométricas.

Page 19: Arquimedes

Em O Contador de Areia, Arquimedes se dispôs a calcular o número de grãos de areia que o universo poderia conter. Ao fazê-lo, desafiou a ideia de que o número de grãos de areia era grande demais para ser contado. Arquimedes concluiu então que o número de grãos de areia necessários para preencher o universo seria 8 vigintilhões, isto é, 8×1063.

Page 20: Arquimedes

ESCRITOS

As obras de Arquimedes foram escritas em grego dórico, o dialeto falado na antiga Siracusa. As obras escritas de Arquimedes não foram muito bem conservadas e sabe-se da existência de sete de seus tratados apenas através de referências feitas a eles por outros autores. Durante sua vida, Arquimedes tornou seu trabalho conhecido através de correspondências mantidas com matemáticos de Alexandria.

Page 21: Arquimedes

De suas obras sobreviventes temos:

• Sobre o Equilíbrio dos Planos (dois volumes);

• Sobre as Medidas do Círculo;

• Sobre as Espirais;

• Sobre a Esfera e o Cilindro (dois volumes);

• Sobre Conóides e Esferóides;

• Sobre os Corpos Flutuantes (dois volumes);

• A Quadratura da Parábola;

• Stomachion;

• O Problema Bovino;

• O Contador de Areia;

• O Método dos Teoremas Mecânicos.

Page 22: Arquimedes

3º EM01

• Cleber;

• Fagner;

• Flávio;

• Gilvan;

• Guilherme;

• Kennedy.