Download - UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA ... - flaviabarits.com.br · pelo Brasil e em sua escola, no qual desenvolve seus trabalhos nas áreas científica e espiritual estabelecendo uma ponte

Transcript

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA DEPARTAMENTO DE FITOTECNIA

PROJETO DE EXTENSÃO DA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA

“Divulgação das Plantas Medicinais e da Homeopatia”

FORÇA VITAL Módulo 1

Instrutora: Flávia Silva Barits

ENERGIA VITAL • O termo ENERGIA é composto das palavras do

idioma grego , ψυχή que significa "alma", e en-ergo que é “energia, trabalho, movimento”.

• A energia vital é uma influência que dirige todos os aspectos da vida do organismo. Ela se adapta a todas as influências ambientais, anima a vida emocional do indivíduo, fornece pensamentos e criatividade.

ENERGIA VITAL

Energia vital é a energia responsável pela

manutenção da vida dos seres vivos. Inclui

nosso corpo físico, emocional, mental e o

espiritual. Quando a energia vibra

harmoniosamente o ser vivo encontra-se em

perfeito estado de saúde.

ENERGIA VITAL Quando a energia se desequilibra, começa a

aparecer um conjunto de sintomas no nível

emotivo-afetivo, como por exemplo medos,

insegurança, ciúmes, desconfiança, tristezas e

posteriormente surgem os sintomas físicos.

NÍVEIS ENERGÉTICOS

Energético: com um susto, a pessoa

fica gaga;

Mental: esquecimento, medo,

indisposição, hipocondríacas;

Emocional: choros e risos,

sofrimento;

Físico: traumas no corpo.

ENERGIA VITAL

Quando o homem adoece é porque

originalmente sua força vital do tipo não

material presente em todo o organismo, foi

afetada por meio da influência dinâmica de um

agente hostil à vida.

FORÇA VITAL DESEQUILIBRADA (CONFLITOS INTERNOS)

DESCONFIANÇA

MEDO

INSEGURANÇA

CIÚMES

TRISTEZA

SINTOMAS FÍSICOS DOENÇAS

DESEQUILÍBRIO ENERGÉTICO

O que significa estar doente?

O que significa estar doente?

Os sintomas e sinais são a única maneira que

temos de perceber a ação do mecanismo de

defesa. Eles agem da melhor maneira possível

para o benefício do organismo, por essa razão,

os sintomas e sinais produzidos são tentativas

reais, por parte do organismo para se curar.

ENERGIA VITAL

Para a homeopatia não existem doenças,

existem doentes com suas próprias

características, embora seja extremamente

importante e fundamental para o

acompanhamento do tratamento, o diagnóstico

clínico.

ENERGIA VITAL

Ao descobrir a homeopatia, Hahnemann adiantou-

se aos modernos conhecimentos da física sobre

energia. Embora já se investiguem hoje os campos

eletrodinâmicos envolvidos no organismo

humano, a medicina tradicional continua

considerando o corpo puramente matéria.

Grandes personalidades que

contribuíram para a evolução

da ciência, religião e

espiritualidade.

Helena Blavatsky ( Ucrânia, 1831- 1891)

Foi escritora, filósofa e teóloga da Rússia, responsável pela sistematização da moderna Teosofia e co-fundadora da Sociedade Teosófica. Blavatsky surgiu em um momento histórico em que a religião estava sendo rapidamente desacreditada pelo avanço da Ciência e da Tecnologia. Sua filosofia era a de reafirmar o divino, mas oferecendo caminhos de diálogo com a Ciência e tentando purgar a Religião institucionalizada de seus erros seculares, combatendo o dogmatismo e a superstição de todos os credos e incentivando a pesquisa científica, o pensamento independente e a crítica da fé cega através da razão. Livro: A Doutrina Secreta.

Rudolf Steiner (Kraljevec, 1861-1925)

Foi filósofo, educador, artista e esoterista. Foi fundador da Antroposofia, da Pedagogia Waldorf, da agricultura biodinâmica, da medicina antroposófica e da Euritimia, está última criada em conjunto com a colaboração de sua esposa, Marie Steiner-von Sivers. Seus interesses eram variados: além do ocultismo, se interessou por agricultura, arquitetura, arte, drama, literatura, matemática, medicina, filosofia, ciência e religião.

Cientistas de várias partes do mundo com trabalhos

respeitáveis e com reconhecimento internacional estiveram

em São Paulo em 2013 trazendo as evidências de um novo

paradigma científico: contemplar o ser humano em todas as

suas dimensões, material, mental, emocional e espiritual.

Amit Goswami (Índia, 4-11- 1936):

Ph.D em Física Quântica Amit Goswami, candidato ao Prêmio Nobel, que ficou mundialmente famoso pela sua participação no filme Quem Somos Nós? Com diversos livros publicados e vários artigos científicos, o trabalho de Amit traz uma fundamentação científica para as terapias energéticas curativas do Oriente e Ocidente, tais como a Acupuntura, Homeopatia, a Medicina dos Chacras, a Medicina Ayurvédica e Chinesa, bem como as evidências da Medicina Mente – Corpo.

Fritjof Capra (Viena, Áustria, 1-02-1939)

Doutor em Física, cientista, ambientalista, educador e ativista. Escreveu O Tao da Física, O Ponto de Mutação, A Teia da Vida, As Conexões Ocultas, dentre outros livros que abordam temas relacionados à ecologia e sustentabilidade. Capra recebeu, em 1966, seu doutorado em física teórica pela Universidade de Viena, e tem dado palestras e escrito extensamente sobre as aplicações filosóficas da nova ciência.

Deepak Chopra (Nova Deli, 22-10- 1947)

Deepak Chopra é um pseudocientista indiano radicado nos Estados Unidos. É formado em Medicina pela Universidade de Nova Deli e também professor de ayurveda, espiritualidade e medicina corpo–mente. Em 1993 mudou-se para San Diego e abriu o The Chopra Center For Well Being, onde desenvolve os seus próprios programas e cursos para o desenvolvimento pessoal. É autor dos livros: “A Cura Quântica” e “Criando Saúde”.

Laércio Fonseca (Limeira-SP 30-06-1955)

Laércio é físico, formado pela Unicamp em 1980, com especialização em Astrofísica e Cosmologia. Desde muito jovem organizava e participava de palestras referentes aos temas espiritualismo, ufologia e filosofias orientais em sua cidade. Atualmente o prof. Laércio ministra aulas em várias cidades pelo Brasil e em sua escola, no qual desenvolve seus trabalhos nas áreas científica e espiritual estabelecendo uma ponte sólida e consistente entre ciência e religião, isso através do seu mais recentes trabalho sobre Física Quântica e Espiritualidade.

Masaru Emoto (Yokohama, Japão em Julho de 1943)

Dr. Emoto é um autor Best seller e palestrante internacional, ambientalista, especialista em Água e HADO (vibração). Atualmente é o Presidente do I.H.M. General Research Institute, e Presidente Emérito do International Water for Life Foundation, uma organização sem fins lucrativos.Graduou-se em Humanismo e Ciência com foco em Relações Internacionais na Yokohama Municipal University. Doutor em Medicina Alternativa na Open International University no Sri Lanka.

Peggy Phoenix Dubro

Co-fundadora da Energy Extension Inc., uma organização mundial dedicada à evolução da consciência humana. Co-autora do livro "Elegant Empowerment" (Evolução Elegante), um estudo profundo combinando espiritualidade e ciência. O primeiro livro a documentar a Universal Calibration Lattice (Malha de Calibração Universal), um sistema em evolução na anatomia energética do ser humano e seu relacionamento com a EMF Balancing Technique.

Philippe Bobola

Doutorado em Física e Química, Biólogo (terceiro ciclo) e Antropólogo.

Palestrante na França e em outros países desde 1998 sobre tópicos que vão desde a ecologia, antropologia, arte, poesia, pintura, sociologia, stress, novas economias, medicina alternativa, a física moderna e especialmente sobre o tempo. Autor dos livros: “Pense diferente” e “Caminho Novo”.

Raul Marino (São Paulo 22-03-1936)

Dr. Raul Marino Jr. é Professor Titular Emérito da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, graduado em Medicina e doutorado em Medicina (Neurocirurgia) pela Universidade de São Paulo (1971). Integra a neurocirurgia sobre o ponto de vista científico, com o corpo-mente-alma-espirito, inclusive com explicações hoje fornecidas pela moderna física quântica. É autor do livro: “A Religião do Cérebro”.

Uma Krishnamurthy

Ela é psiquiatra com formação na India e possui muitos anos de experiência no campo da Cura, Psicologia, Yoga e transformação das emoções que são atualmente a sua principal área de interesse e pesquisa. Ela é autora de um livro sobre a Psicologia do Yoga.

Wallace Liimaa (Serra Talhada-Pernambuco)

Wallace Liimaa é físico quântico, professor, engenheiro eletrônico, palestrante internacional, escritor e terapeuta quântico. Vem dando importante contribuição na divulgação de um novo paradigma científico com base na Física Quântica e Relativística, bem como na Neurociência, Epigenética e outras áreas da ciência contemporânea e vem estabelecendo um diálogo com cientistas de várias partes do mundo com o objetivo de propagar na sociedade e no meio acadêmico esses conhecimentos, de modo a introduzir novas práticas de saúde não invasivas capazes de contemplar a multidimensionalidade e a complexidade da existência humana.