Download - Trabalho de química sobre a quitina

Transcript
Page 1: Trabalho de química sobre a quitina

Trabalho de Química sobre a Quitina

Eduardo M. Guirro – nº: 01Matheus G. Lofrano – nº: 02

Page 2: Trabalho de química sobre a quitina

A quitina constitui os exoesqueletos dos animais artrópodes juntamente com CaCO3 (carbonato de cálcio), proteínas, lipídios e

pigmentos.

Page 3: Trabalho de química sobre a quitina

É um polissacarídeo de cadeia linear constituída, quase que exclusivamente, por unidades 2-acetamido-2-desoxi-D-glicopiranose unidas por ligações β,sendo considerada a segunda substância mais abundante na biomassa.

Page 4: Trabalho de química sobre a quitina

Quanto à orientação das suas cadeias, a quitina pode ser encontrada em três diferentes formas:

A α-quitina é a mais abundante na natureza, sendo encontrada nas estruturas rígidas como as carapaças de camarões e caranguejos, e apresenta grau de cristalinidade acima de 85%.

Page 5: Trabalho de química sobre a quitina

A β-quitina, é encontrada em estruturas menos rígidas, mas resistentes, apresentando grau de cristalinidade de aproximadamente 72%.5 É encontrada no esqueleto calcáreo de alguns animais marinhos.

É uma estrutura rígida, ou onde uma certa flexibilidade é necessária

Page 6: Trabalho de química sobre a quitina

A Y-quitina possui cadeias paralelas e antiparalelas e pode ser encontrada nos casulos dos insetos e ainda não é muito conhecida.

Page 7: Trabalho de química sobre a quitina

Em geral, o processo de extração da α-quitina a partir das cascas dos camarões e caranguejos compreende três etapas de tratamento, sendo elas a desmineralização, a desproteinização e a despigmentação. Em função das condições empregadas nesses tratamentos as características das quitinas obtidas, tais como pureza, cristalinidade, são fortemente afetadas.

Page 8: Trabalho de química sobre a quitina

Desproteinização

As cascas retiradas das diferentes partes do animal foram tratadas separadamente. Sendo assim, 60 g de cefalotórax (ou abdomens ou quelípodos) foram adicionados a 600 mL de solução aquosa 15% de Na OH e a suspensão resultante foi mantida sob agitação constante por 3 h a 338 K. Após essa etapa, as cascas foram filtradas e submetidas à extração com água em sistema Soxlet até que a água residual atingisse a neutralidade. Depois, o material foi seco em estufa de circulação de ar por 12 h a 303 K.

Page 9: Trabalho de química sobre a quitina

Desmineralização

As cascas foram transferidas para um béquer de 1,8 L e tratadas com 1,1 L de HCl 1 M, sob agitação constante, por um período de 2 h, a 298-300 K. O material sólido resultante deste tratamento foi filtrado, lavado com água destilada até que as águas de lavagem atingissem a neutralidade. Depois, o material foi seco em estufa de circulação de ar por 12 h a 303 K.

Page 10: Trabalho de química sobre a quitina

Lavagem com etanol

A quitina obtida foi lavada por 2 dias num sistema Soxlet com etanol anidro para a retirada de pigmentos.

Page 11: Trabalho de química sobre a quitina

A quitosana é um dos principais derivados de quitina, correspondendo a um copolímero constituído de unidades 2-acetamido-2-desoxi-D-glicopiranose (GlcNAc) e 2-amino-2-desoxi-D-glicopiranose (GlcN) unidas pelo mesmo tipo de ligação glicosídica presente em quitina.

Page 12: Trabalho de química sobre a quitina

Processo de obtenção da quitina que, em seguida, é transformada em quitosana. A conversão de quitina em quitosana é realizada pelo tratamento com solução de hidróxido de sódio ou potássio (40-50%) usualmente a 100 ºC ou mais para hidrolisar alguns ou a maioria dos grupos acetamida do polímero.

Page 13: Trabalho de química sobre a quitina

Importância Social

A quitosana é um produto natural, de baixo custo, renovável e biodegradável, de grande importância econômica e ambiental. As carapaças de crustáceos são resíduos abundantes e rejeitadas pela indústria pesqueira, que em muitos casos as consideram poluentes. Sua utilização reduz o impacto ambiental causado pelo acúmulo nos locais onde é gerado ou estocado.

Page 14: Trabalho de química sobre a quitina

Consumo mundial e Importância comercial.

 Estimativas recentes apontam que o mercado mundial de derivados de quitina chegará a US $ 63 bilhões, enquanto o mercado global de quitosana atingirá mais de US $ 21 bilhões até o ano de 2015. A quitosana, de acordo com as pesquisas, é mais útil para aplicações biomédicas e alimentares, uma vez que possui tanto grupos hidroxila e amino, que pode ser facilmente modificados.

Page 15: Trabalho de química sobre a quitina

Existe um enorme potencial atual e futuro para a Quitina e Quitosana, especialmente nos setores de nutrição, biomedicina e processamento de alimentos. As possibilidades são vastas e empolgantes!. Esses materiais podem ser utilizados em aplicações que vão desde antibióticos e suturas cirúrgicas até suplementos dietéticos, alimentos e ração para animais de estimação e até em tecidos. Outra possibilidade interessante para a saúde deve-se a propriedade especialmente importante do controle do colesterol plasmático e absorção de gordura proveniente dos alimentos.

Page 16: Trabalho de química sobre a quitina

FIM.