Download - Profª Karina Oliveira Bezerra 05/02/2014. Do grego νθρωπος, transl. anthropos, "homem" λόγος, logos, "razão"/"pensamento"/"discurso"/"estudo É a ciência.

Transcript
Page 1: Profª Karina Oliveira Bezerra 05/02/2014. Do grego νθρωπος, transl. anthropos, "homem" λόγος, logos, "razão"/"pensamento"/"discurso"/"estudo É a ciência.

ANTROPOLOGIA

Profª Karina Oliveira Bezerra

05/02/2014

Page 2: Profª Karina Oliveira Bezerra 05/02/2014. Do grego νθρωπος, transl. anthropos, "homem" λόγος, logos, "razão"/"pensamento"/"discurso"/"estudo É a ciência.

O QUE É ANTROPOLOGIA? Do grego ἄνθρωπος, transl. anthropos, "homem"

λόγος, logos, "razão"/"pensamento"/"discurso"/"estudo”

É a ciência que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões

Ou seja, é o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.

Page 3: Profª Karina Oliveira Bezerra 05/02/2014. Do grego νθρωπος, transl. anthropos, "homem" λόγος, logos, "razão"/"pensamento"/"discurso"/"estudo É a ciência.

A DIVISÃO CLÁSSICA DA ANTROPOLOGIA DISTINGUE

Antropologia Física (ou Biológica)

aspectos genéticos e biológicos do homem.estuda os mecanismos de evolução biológica, herança genética, adaptabilidade e variabilidade humana, primatologiae o registo fóssil da evolução humana.

Antropologia Cultural

Linguística - Esse ramo procura compreender a comunicação humana e a influência da língua no processo de reconhecimentodo mundo, de cognição, de relacionamento socio-cultural etambém na afetividade.

Arqueologia - condições de existência dos grupos humanos desaparecidos.

Psicológica - revela o domínio do estudo dos mecanismos do psiquismo humano, na sua interação com a permanência social.

Page 4: Profª Karina Oliveira Bezerra 05/02/2014. Do grego νθρωπος, transl. anthropos, "homem" λόγος, logos, "razão"/"pensamento"/"discurso"/"estudo É a ciência.

Antropologia Social - organização social e política, parentesco, instituições sociais.

Antropologia Cultural - sistemas simbólicos, religião, comportamento.

Para o antropólogo Claude Lévi-Strauss (1970, p. 377), a etnografia corresponde “aos primeiros estágios da pesquisa: observação e descrição, trabalho de campo”. A etnologia, com relação à etnografia, seria “um primeiro passo em direção à síntese” e a antropologia, “uma segunda e última etapa da síntese, tomando por base as conclusões da etnografia e da etnologia”.

Antropologia social e cultural (etnologia): diz respeito a tudo que constitui uma sociedade, considerando o modo de produção, a relação com o sagrado, organização política e jurídica.

Page 5: Profª Karina Oliveira Bezerra 05/02/2014. Do grego νθρωπος, transl. anthropos, "homem" λόγος, logos, "razão"/"pensamento"/"discurso"/"estudo É a ciência.