Download - Herpes vírus e vírus hiv

Transcript
Page 1: Herpes vírus e vírus hiv

HERPES VÍRUS E VÍRUS HIVPor: Tânia, Adriana, Messias, Josivaldo, Arlete .

Page 2: Herpes vírus e vírus hiv

INTRODUÇÃO Vírus (do latim virus,

"veneno" ou "toxina") são pequenos agentes infecciosos (20-300 ηm de diâmetro) que apresentam genoma constituído de uma ou várias moléculas de ácido nucléico (DNA ou RNA), as quais possuem a forma de fita simples ou dupla.

Page 3: Herpes vírus e vírus hiv

HERPES VÍRUS & VÍRUS HIV

O vírus da herpes é o Herpes Simplex 1 ou 2, que pode manifestar-se em várias regiões do corpo, e por isto esta doença pode ser identificada como herpes genital, herpes labial, ou herpes zoster, quando ocorre devido a uma reativação do vírus da catapora.

A sigla HIV significa Vírus da Imunodeficiência Humana, que é o vírus que causa a AIDS. O vírus em si não constitui causa de morte, mas ele ataca o sistema imunológico deteriorando gradualmente as células que defendem o corpo contra as doenças.

Page 4: Herpes vírus e vírus hiv

HERPES VÍRUSOs primeiros herpes-vírus a serem descritos foram os tipos 1 e 2, cuja denominação é herpes simplex 1 e 2 ou HSV-1 e HSV-2. Estes vírus possuem características particulares, tais como a capacidade de causar diferentes tipos de doenças, assim como estabelecer infecções latentes ou persistentes por toda a vida dos hospedeiros e de serem reativados causando lesões que podem se localizar no sítio da infecção primária inicial ou próxima a ele. 

Page 5: Herpes vírus e vírus hiv

CONTAMINAÇÃO A herpes é uma doença altamente

contagiosa que se pega através do contato direto com a ferida da herpes de alguém.

O contato com algum objeto infectado com o vírus, como copo, talheres, toalhas da pessoa infectada também é altamente contagioso na fase em que a ferida está cheia de bolhas com líquido.

o indivíduo recentemente contaminado pode demorar anos para desenvolver os primeiros sintomas de herpes.

Page 6: Herpes vírus e vírus hiv

SINAIS & SINTOMAS Considerável parte das pessoas que estão

transmitindo os vírus dos herpes não apresenta sintomas tanto nas doenças pelo HSV – 1 como no HSV-2, mesmo a primeira infecção pode transcorrer sem queixas.

Mal estar, febre e desconforto ou queixas de dor vagas de pequena intensidade. Nas localizações bem definidas as manifestações podem ser bem características. 

Page 7: Herpes vírus e vírus hiv

PREVENÇÃO Uso de preservativos reduz em torno

de 75% o risco de transmissão. Preservativos não são totalmente eficientes na prevenção do herpes porque algumas bolhas e feridas podem não ser cobertas.

Controle do estresse,Sono e nutrição adequada.

A terapia antiviral ajuda a diminuir a probabilidade de transmissão do herpes e auxilia na prevenção do desenvolvimento dos sintomas.

Page 8: Herpes vírus e vírus hiv

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

Nos casos típicos é suficiente o exame clínico. Em situações especiais pode ser necessário a identificação do vírus ou ser bastante o exame citológico da lesão ou mesmo a comprovação laboratorial de outros órgãos atingidos.

O tratamento para herpes é feito com o uso de uma pomada ou comprimido antiviral como Zovirax, que deve ser usado quando a ferida aparecer e por aproximadamente 7-10 dias.

Page 9: Herpes vírus e vírus hiv

VÍRUS HIVo HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae .

o HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Page 10: Herpes vírus e vírus hiv

ATENÇÃO

Ter o Vírus HIV não é a mesma coisa que ter a aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações. 

Page 11: Herpes vírus e vírus hiv

CONTAMINAÇÃO O vírus é mais frequentemente

transmitido pelo contacto sexual (característica que faz da AIDS uma doença ou infecção sexualmente transmissível), pelo sangue (inclusive em transfusões), durante o parto (mãe para o filho), durante a gravidez ou no aleitamento.

Algumas pessoas consideram a possibilidade de transmissão pelo beijo, porém é altamente improvável, pois o vírus é danificado por 10 substâncias diferentes presentes na saliva

Page 12: Herpes vírus e vírus hiv

SINAIS & SINTOMAS

Os sinais e sintomas do Vírus HIV podem levar anos ou nunca se manifestar no portador, entretanto uma vez contaminado pelo HIV e desenvolvendo a AIDS (SIDA) o individuo passa por 4 estágios como veremos a seguir:

Page 13: Herpes vírus e vírus hiv

ESTÁGIO 1 - Tempo aproximado: de semanas a 6 meses. Você parece sadio. O teste da AIDS pode dar negativo. Mas mesmo parecendo sadio e com o teste negativo você já pode transmitir o vírus a outras pessoas.

Page 14: Herpes vírus e vírus hiv

ESTÁGIO 2 - Geralmente pode levar de 1 ano a 5 anos (ou mais). Você mantém a aparência saudável mas o teste da AIDS já dá positivo. Você é um portador do HIV.

Page 15: Herpes vírus e vírus hiv

ESTÁGIO 3 - Não tem tempo determinado: pode aparecer em meses ou anos.Neste estágio alguns sinais e sintomas podem sugerir a contaminação pelo HIV:

Cansaço e fraqueza anormais para desenvolver as atividades habituais;

Emagrecimento sem causa aparente; Febre contínua, suores noturnos; Ínguas que duram mais de três meses; Tosse seca, prolongada, sem ter bronquite ou ser

fumante; Sapinho na boca; Diarreia prolongada.

Page 16: Herpes vírus e vírus hiv

ESTÁGIO 4 - Pode ocorrer no período de meses ou anos. Por ter queda nas defesas do corpo, a pessoa contaminada com o vírus do HIV facilmente pega outras doenças graves, que poderão levá-lo à morte. As mais comuns são pneumonia, câncer, diversos tipos de infecções e problemas no cérebro. Nesta fase é que se diz geralmente que a pessoa já está com AIDS.

A AIDS nos torna iguais.

Page 17: Herpes vírus e vírus hiv

PREVENÇÃO Se até o momento não existe cura para a AIDS,

várias maneiras de se evitar o contágio são conhecidas.

Sexual: Os preservativos masculinos e femininos são a única barreira comprovadamente efetiva contra o HIV .

Sangue ou Derivados: Usar apenas sangue testado nas transfusões, Utensílios perfuro-cortantes (ex: material de manicurese tatuadores) quando não descartáveis, devem passar por processos de esterilização. ·        

Transmissão Vertical:Optar pelo parto cesariano para evitar que a contaminação se dê pelo contato com o sangue na passagem do bebê pelas vias naturais. Usar leite de outra origem que não a mãe.

Page 18: Herpes vírus e vírus hiv

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito por meio de testes, realizados a partir da coleta de uma amostra de sangue. Esses testes podem ser realizados nos laboratórios de saúde pública, e em laboratórios particulares. O indivíduo portador do HIV pode ter um teste negativo caso esteja dentro da chamada “janela imunológica”.

Infelizmente a medicina ainda não encontrou a cura para a AIDS. O que temos hoje são medicamentos que fazem o controle do vírus na pessoa com a doença.

Page 19: Herpes vírus e vírus hiv

Entretanto Estes medicamentos melhoram a qualidade de vida do paciente, aumentando a sobrevida. O medicamento mais utilizado atualmente é o AZT ( zidovudina ) que é um bloqueador de transcriptase reversa. A principal função do AZT é impedir a reprodução do vírus da Aids ainda em sua fase inicial.

Outros medicamentos usados no tratamento da Aids são : DDI (didanosina ), DDC ( zalcitabina ), 3TC ( lamividina ) e D4T (estavudina ). Embora eficientes no controle do vírus, estes medicamentos provocam efeitos colaterais significativos nos rins, fígado e sistema imunológico dos pacientes.