Download - Aula 01 - Introdução

Transcript

METALURGIA DO POBTENO DE PS METLICOS

Fluxograma do Processo

Ps MetlicosPS partculas slidas extremamente pequenas ( 0,1 m 0,0001 mm at 400m 0,4mm), leves que pairam no ar. Um aglomerado de ps forma um grnulo.

Ps MetlicosA matria prima da metalurgia do p constitui (mais que na maioria dos processos metalrgicos convencionais) um fator bsico, principalmente no que se refere sua uniformidade. Por esse motivo, imprescindvel o seu rigoroso controle, o que significa que todos os seus caractersticos devem ser conhecidas, determinados e controlados para se conseguir um material adequado.

Ps MetlicosA qualidade do p metlico funo do processo de fabricao, de modo que, a seguir esto os principais mtodos de obteno de ps metlicos. Reao qumica e decomposio; Atomizao de metais fundidos; Deposio eletroltica; Processamento mecnico de materiais slidos.Um mesmo p pode ser obtido por mais de um mtodo. Os primeiros so os mais importantes produzem ps de custo mais baixo.

ATOMIZAOO processo se resume em pulverizar um lquido metlico em partculas finas, geralmente de tamanho inferior a 150 microns. Essa pulverizao feita forando a passagem de uma corrente de metal lquido atravs de um pequeno orifcio, na sada do qual a corrente metlica lquida desintegrada por um jato de ar (comprimido). Assim o metal solidifica imediatamente pela ao combinada do jato e do resfriamento natural causado pela expanso do metal ao deixar o orifcio. Com um sistema de suco, o p recolhido numa cmara especfica.

ATOMIZAO

ATOMIZAOAtomizao em guaEste processo limita-se a metais e ligas que, pela ao da gua, no se oxidem excessivamente, ou quando os xidos formados durante a atomizao possam ser facilmente reduzidos posteriormente.

A cmara pode eventualmente ser protegida com um gs inerte, o que reduz ou impede a oxidao do p. Forma do bocal e quantidade de gua influenciam na forma e tamanho da partculas obtidas. Ps produzidos ferro, ao-carbono, aos de baixo teor em ligas, aos inoxidveis, cobre, bronze, lato, estanho alumnio e magnsio...

ATOMIZAOPartculas finas so favorecidas por:- baixa viscosidade do metal; - superaquecimento do metal; - elevada presso de atomizao; - baixa tenso superficial; - baixa velocidade de fluxo do metal; - alta velocidade de fluxo da gua; - comprimento curto do jato de gua.

ATOMIZAOAtomizao a gs Usa como elemento desintegrador do metal lquido uma substncia gasosa argnio e o hlio. Consumo elevado (alta vazo) Custo elevados Ps obtidos algumas ligas especiais, ao inoxidvel, as ligas no ferrosas, aos comuns e aos carbono de baixo teor em ligas.

ATOMIZAOAtomizao a vcuo

Este processo baseado no princpio de que quando um metal supersaturado com gs sob presso repentinamente exposto ao vcuo, o gs expande e causa atomizao do metal lquido.O resultado um p de forma esfrica, com elevado pureza. Por este processo so obtidos ps de nquel, cobre, cobalto, ferro e alumnio.

ATOMIZAO

A tcnica de produo de ps metlicos por atomizao admite muitas variaes do processo. Sendo existentes outras tcnicas, as quais vem sendo constantemente enriquecida com novas prticas de atomizao.

Recomp: Rede Cooperativa da Metalurgia do P; www.recompo.com.br CHIAVERINI, Vicente. Metalurgia do p. 4. ed. So Paulo, SP: Associao Brasileira de Metalurgia e Materiais, 2001 326 p. ISBN 8586778-14