Download - As primeiras ciências a se desenvolverem foram justamente as · que no que a mente é, ou como ela se estrutura. ... ESTRUTURA DA PERSONALIDADE A personalidade é composta por três

Transcript

Ψ

As primeiras ciências a se desenvolverem foram justamente asque tratam do que está mais distante do homem, como aAstronomia. As que se referem ao que lhe está mais próximo,ou as que a ele se referem diretamente, como a Psicologia,são as que tiveram desenvolvimento mais tardio.

Sem buscar as causas de tal fenômeno, verifica-se, querealmente, a Psicologia é uma ciência mais jovens. Porém,mesmo antes que existisse uma ciência a respeito, o homemprocurou explicar a si mesmo .

As primeiras explicações sobre o ser humano e a sua condutaforam de natureza sobrenatural, tal como as explicações paratodos os eventos.

Assim como a tempestade era um indício da cólera dosDeuses, e uma boa colheita, do seu favoritismo, o homemacreditava que um comportamento estranho era causado porum “mau espírito” que habitava o corpo da pessoa.

Tales de Mileto, no sec. VI a.C., tem sido apontado comoquem, primeiro procurou explicar os eventos naturais emfunção de outros eventos naturais. Ele explicou a matériaformada de um único elemento natural: a água. Outrosfilósofos depois dele, explicaram a matéria como formada defogo, de ar, de uma partícula indefinida .

A importância nessa época é a noção em que até hoje seapóia a ciência: os eventos naturais devem receberexplicações também naturais.

Sócrates (470-395 a.C.) e Platão (427-347 a.C.), fizeram comque despertasse o interesse pela natureza do homem, o quetrouxe ao centro do questionamento filosófico da épocainúmeras questões psicológicas. Sócrates demonstrava oquestionamento lógico e Platão com a sua explicação racionaldo mundo, pela existência do “mundo das ideias. Os doisfilósofos adotavam uma abordagem RACIONALISTA.

Aristóteles (384-322 a.C.) é comumente apontado como ofilósofo que teria valorizado, pela primeira vez, a observaçãocomo forma de se chegar a explicar os eventos naturais,apesar de que seu método de investigação era, também,basicamente racionalista. Ele acredita que as idéias e,consequentemente, a alma, seriam independentes do tempo,do espaço e da matéria e, portanto , imortais.

Em 1250, com Tomás de Aquino as obras de Aristótelesalcançaram um estado de perfeição. A força do pensamentoTomista reside, de uma parte nos fundamentos empíricos dapsicologia , introduzido por Aristóteles e nela conservados e,por outra parte, na simultânea ligação com as crençasreligiosas.

Na idade média, há pouco interesse pelo estudo dosfenômenos naturais em si mesmo.

Com René Descarte (1596-1650), voltou-se a favorecer apesquisa sobre o ser humano. Ele postulou sobre o dualismopsicofísico. O homem seria constituído de duas realidades.Uma material, o corpo, comparável a uma máquina e deuma outra realidade, imaterial, a alma, livre dosdeterminismos físicos.

O pensamento de Descartes influenciou profundamente afilosofia dos dois séculos seguintes, e foi amplamente aceita asua teoria do dualismo psicofísico.

No séculos XVIII E XIX, os filósofos que tinham a mente e oseu funcionamento como foco de estudo , dividiram-se emduas escolas de pensamento: EMPIRISMO INGLÊS E ORACIONALISMO ALEMÃO.

Os primeiros valorizavam os processos de percepção e deaprendizagem no desenvolvimento da mente. Oconhecimento tem base sensorial. Davam grandeimportância ao meio ambiente na estimulação a percepção,que é a base do conhecimento

John Locke é tido como o fundador desta escola. Elecomparou a mente como uma “tabula rasa” onde seriamimpressas, pela experiência, todas as idéias e conhecimentos.

Já os racionalistas, acreditavam que a mente tem capacidadeINATA para gerar idéias, independentes dos estímulos domeio. Eles acreditavam que a percepção é ativamenteseletiva. Essa escola preocupou-se com as atividades damente como perceber, recordar e desejar.

Outro ponto de diferença: o empirismo acreditava na divisãoda percepção ao contrario do racionalismo.

Essa controvérsia é importante porque vai se constituir noponto chave do desacordo entre as teorias psicológicas noinício do séc. XX.

A Fisiologia interessou pela investigação das funções cerebraisresultando com isso o surgimento da FRENOLOGIA. Afirmavaque o volume relativo do tecido cerebral. O desenvolvimento daFisiologia contribuiu para o surgimento da Psicologia,principalmente pelos novos conhecimentos que proporcionou epela metodologia de laboratórios que empregou.

Outro campo que surgiu foi a PSICOFÍSICA. Fechner éconsiderado o fundador da Psicofísica. É descrita como o estudoquantitativo das relações existentes entre a vida mental e osestímulos do mundo físico. Fechner aplicou técnicasexperimentais e procedimentos matemáticos ao estudo dosproblemas psicológicos, quaisquer que sejam as concepçõesfilosóficas a respeito do problema corpo-mente.

A Psicologia propriamente nasceu no ano de 1879 quandoWUNDT criou o primeiro laboratório de Psicologia daUniversidade de Leipzig, na Alemanha. Para ele, o objeto daPsicologia era a análise do conteúdo mental nos seuscomportamentos básicos. Wundt, fez nascer uma escolapsicológica que se denominou estruturalismo. O métodoutilizado, a introspecção, exigia pessoas treinadas para quepudessem observar e descrever minuciosamente suassensações em função das características da estimulação a queeram submetidos.

O estruturalismo sofreu críticas. O método não possibilitavao emprego de crianças e sujeitos psicologicamente anormais.

Em reação ao estruturalismo, nasceu o FUNCIONALISMO.

James, Dewey e Cattel eram os principais representantes . Eles, se interessavam no que a mente faz, suas funções, do que no que a mente é, ou como ela se estrutura.

A importância do Funcionalismo está na amplitude de interesses que trouxe à Psicologia. É a partir dele é que se tomam, para estudo, problemas práticos e relevantes como o ensino das crianças, a medida das diferenças individuais, o efeito das condições ambientais na indústria.

Atualmente, três são as principais correntes da Psicologia: BEHAVIORISMO, GESTALT E PSICANÁLISE.

BEHAVIORISMO

O criador foi John Watson. Ele propôs um novo objeto deestudo para a Psicologia: o comportamento estritamenteobservável. Com isso, descartou. Os estudos dos fenômenosmentais, sensações, imagens, funções mentais e também aintrospecção como método. Afirmava que a única fonte dedados sobre o homem era o seu comportamento.

Watson reconheceu no condicionamento uma base paraexplicar toda a aprendizagem, já que esta poderia serreconhecida como encadeamentos, combinações egeneralizações de condicionamentos simples. obehaviorismo propõe uma Psicologia basicamenteexperimental.

GESTALT

Movimento de origem alemã, mas que se desenvolveu nosEstados Unidos. Afirmava que o estruturalismo e oBehaviorismo subestimavam o papel do indivíduo,principalmente nos processos de percepção e aprendizagem,acreditando-o um “registrador’ passivo dos estímulos doambiente. A palavra alemã não tem uma perfeita tradução emportuguês, mas significa, aproximadamente, o todo, a forma,a organização.

O lema da Gestalt é: “o todo é mais do que a soma das partes”.Um dos principais representantes foi Kurt Lewin.

SENSAÇÃO : refere-se ao ato de recepção de um estímulo atravésde um órgão sensorial. trata-se da fotografia de umadeterminada cena, registrada da forma como o órgão semestímulo registrado no cérebro, através de um ou maismecanismos sensoriais . trata-se da pintura realizada por umartista de uma determinada cena, como o artista percebe.

Embora os mecanismos ou a fisiologia da recepção dosestímulos sejam similares, a interpretação dos estímulos podedivergir. sensação e percepção andam de mãos dadas. casosde sensação pura, sem interferência da interpretação doestímulo são raros. sensação : refere-se ao ato de recepção deum estímulo através de um órgão sensorial. trata-se dafotografia de uma determinada cena, registrada da formacomo o órgão sensorial (visão) a recebe.

PERCEPÇÃO : é o ato de interpretar um estímulo registrado nocérebro, através de um ou mais mecanismos sensoriais . trata-seda pintura realizada por um artista de uma determinada cena,como o artista percebe.

Embora os mecanismos ou a fisiologia da recepção dosestímulos sejam similares, a interpretação dos estímulos podedivergir. sensação e percepção andam de mãos dadas. casos desensação pura, sem interferência da interpretação do estímulosão raros.

Dificilmente alguns de nós ouve um barulho, olha para o objetosem resgatar algumas experiências anteriores a respeito dessefato. A percepção representa nossa apreensão de uma situaçãopresente em termos de nossas experiências passadas.

A ciência que estudou com atenção as questões da percepção e sensação foi a psicologia da Gestalt. Os gestaltistas argumentam que temos propensão de perceber as coisas como um todo organizado e que estas tendências podem estar relacionadas a funções organizadoras e estruturadoreas do cérebro. Estas tendências foram classificadas como: Semelhança , Proximidade, Continuidade e Fechamento

Semelhança: itens do mesmo tamanho, formado ouqualidade que tem mais probabilidade de serem vistos comoum grupo ou padrão do que como elementos desiguais.

Proximidade: itens mais próximos tendem a ser agrupadosem nossa percepção.

Continuidade: temos uma oposição natural de interrompero fluxo contínuo de uma linha, padrão ou desenho.

Proximidade: trata-se de uma tendência organizadora paracompletar um padrão incompleto.

Erros de percepção:

Relação figura-fundo: Em algumas situações onde o cenário oufundo não são bem definidos, experimentamos o fenômeno daflutuação da percepção – ora enxergamos a figura, oraenxergamos o fundo como se fosse figura.

Ilusão: Quando existe uma discrepância definitiva entre o quepercebemos e os fatos reais. Exemplo: quando colocamos um lápisdentro de um copo d’agua, ele aparecerá inclinado. Sua percepção dolápis inclinado é falsa, uma ilusão.

PSICANÁLISE

Conhecida por Sigmund Freud, é o sistema mais conhecidopelo público em geral. Freud desenvolveu a sua teoria numaépoca em que a Psicologia preocupava-se com a experiênciaconsciente, estudada pela introspecção.

Sua ênfase na sexualidade gerou muita polêmica em torno dasua teoria. Esta abordagem explicou o comportamento deforma radicalmente diversa das demais, e sem levá-las emconsideração.

Pela ausência de experimentação ,as colocações psicanalíticascostumam ser rejeitadas pelos cientistas de laboratório, mas oclínico, particularmente, tende a apoiá-las.

MÉTODO

Freud usou inicialmente, a hipnose no tratamento de seuspacientes. Durante o sono hipnótico, constatava odesaparecimento de alguns sintomas como paralisias,cegueiras. Aos poucos criou a técnica de associação livre. Opaciente recebe instruções para dizer tudo o que lhe ocorrerno momento. Freud percebeu o desaparecimento de muitossintomas, o que seria a “cura pela fala”.

A existência do inconsciente constituiu um dos pilaresbásicos da teoria e prática psicanalistas. Freud também deugrande importância a análise dos sonhos e o estudo dos atosfalhos.

NÍVEIS DE CONSCIÊNCIA

Um conteúdo mental qualquer pode estar, em um dos trêsníveis de consciência:

Consciente: inclui tudo aquilo de que estamos cientes emum determinado momento.

Pré-conciente: se constitui nas memórias que podem setornar acessíveis a qualquer momento.

Inconsciente: são elementos instintivos e materialreprimido, inacessíveis à consciência e que podem vir àtona em um sonho, em um ato falho ou pelo método daassociação livre.

ESTRUTURA DA PERSONALIDADE

A personalidade é composta por três grandes sistemas:

ID: apresenta a forma de instintos inconscientes queimpulsionam o organismo. Não tolera frustração pois éregido pelo princípio do prazer.

EGO: Regido pelo princípio da realidade. Procurasatisfazer as necessidades do ID. O ego tem controle detodas as funções cognitivas como pensar, planejar, percebere decidir.

SUPEREGO: é o representante interno de normas e valoressociais que foram transmitidas pelos pais através de sistemade castigos e recompensas impostos à criança.

CONSCIENTE

PRÉ- CONSCIENTE

INSCONSCIENTE

MECANISMOS DE DEFESA

A função dos mecanismos é ajudar-nos a manter a ansiedade e a tensão em níveis que não sejam tão dolorosos para nós.

Racionalização

Projeção

Formação reativa

Repressão

Substituição

Sublimação

identificação

DESENVOLVIMENTO PSICOSEXUAL

Para Freud, a formação da personalidade está relacionada ao processo de desenvolvimento do instinto sexual. Supunha que as diferenças individuais no ser humano estão marcadas pelo desenvolvimento destes estágios:

Fase oral (1º ano)

Fase Anal (2º ao 3ª ano):

Fase Fálica (3º ao 5º):

Fase de latência (5º ao 12º ano);

Fase genital (12º em diante):

MÃE

FILHO

PAI

MÃE

FILHA

PAI