Download - Antropologia Slides Para Aula

Transcript
  • AntropologiaCincias SociaisAntropologiaPolticaSociologia

  • AntropologiaO Termo Antropologia deriva do grego: (anthropos - homem/pessoa); (logos - razo/discurso/ pensamento).

    a cincia que estuda o homem e a humanidade em sua totalidade, ou seja, abrangendo suas diferentes dimenses. uma cincia social que estuda o homem.

  • AntropologiaHoebel e Frost definem a antropologia como a cincia da humanidade e da cultura.

  • AntropologiaObjetivo da Antropologia

    A Antropologia tem como objetivo o estudo da humanidade como um todo, visando ao homem como expresso global biopsicocultural isto , o homem como ser biolgico pensante, produtor de culturas e participante da sociedade, tentando chegar, assim, compreenso da existncia humana.

  • AntropologiaDimenses;

    Biolgicaenquanto antropologia fsica;

    Socioculturalenquanto antropologia social; e/ou antropologia cultural;

    Filosficaenquanto antropologia filosfica

    Teolgicaenquanto antropologia teolgica

  • AntropologiaObjeto de Estudoo homem e suas obras.engloba o conhecimento de sociedades humanas, letradas ou grafas, extintas ou vivas, existentes nas vrias regies da Terra.busca explicar os princpios da formao e do desenvolvimento das sociedades e culturas humanas.

  • AntropologiaObjeto de EstudoA investigao antropolgica vale-se do mtodo comparativo em busca de respostas para os por qus, na tentativa de compreender as semelhanas e as diferenas fsicas, psquicas, culturais e sociais entre os grupos humanos.Exemplo: brancos e negros; lngua diversificadas; a indumentria do ndio e do no-ndio; o culto do sol e a presena da pirmide no Egito e nas civilizaes pr-colombianas...

  • AntropologiaAntropologiaAntropologia Fsica ou BiolgicaAntropologia Cultural

  • AntropologiaAntropologiaFsica ou BiolgicaPaleontologiaSomatologiaRaciologiaAntropometriaEstudos Comparativos do Crescimento

  • AntropologiaPaleontologia. (Palaios = antigo + onto = ser + logos = estudo). Estuda a origem e a evoluo humana atravs do conhecimento das formas fsseis do passado.

    Somatologia. (Somato = corpo humano + logos = estudo). Estuda as variedades existentes do homem, diferenas fsicas individuais e diferenas sexuais (tipos sangneo, metabolismo basal, adaptao etc.

  • AntropologiaRaciologia. (Raa = etnia + logos = estudo). Estuda a histria racial do homem, a clas-sificao da espcie humana em raas, a miscigenao (mistura de raas), caractersticas fsicas etc.

    Antropometria. (anthropos = homem + metria = medida). Usa as tcnicas de medio, procedimento quantitativo que fornece medidas do corpo humano (crnio, ossos etc.), elaboradas por instrumentos especiais, como o antropmetro.

  • Antropologia

    Estudos comparativos do crescimento. uma ampliao do campo de estudo do somatlogo que querem conhecer as diferenas grupais relacionadas aos ndices de crescimento e outros aspectos como alimentao, exerccios fsicos, maturidade sexual etc.

  • AntropologiaAntropologiaCulturalArqueologiaEtnografiaEtnologiaLingsticaFolcloreAntropologia SocialCultura e Personalidade

  • AntropologiaArqueologia (archaos = antigo + logos = estudo) estuda as culturas do passado, extintas. Arqueologia Clssica - tenta reconstruir as antigas civilizaes letradas (Egito, Grcia, Mesopotmia, Etrria etc.)Arqueolgica - trata dos primrdios da cultura, relativa s populaes extintas (culturas do Paleoltico, Mesoltico e Neoltico).Paleoltico (Idade Antiga da Pedra) ou pedra lascada. De 2 Milhes de anos a 10.000 anos atrs.Mesoltico (Idade Mdia da Pedra). De 10.000 ao aparecimento da agricultura 8.000 (?) anos atrs.Neoltico (Idade Nova da Pedra). Ou pedra polida. Incio com o aparecimento da agricul-tura e trmino com o apare-cimento da escrita 4.000 a.C.

  • AntropologiaEtnografia - (thnos = povo + graphein = escrever). Consiste em descrever as sociedades humanas. O objeto de estudo so as culturas conhecidas como primitivas ou grafas. O etngrafo um investigador de campo, um coletor de informaes. Ex. No Brasil, em 1957, dos 143 grupos tribais, 33 estavam ainda isolados, 45 em contato permanente etc. (D. Ribeiro).

  • AntropologiaEtnologia - (thnos = povo + logos = estudo). Utilizando dos dados fornecidos pelos etngrafos, o etnlogo analisa, interpreta e compara entre as mais diversas culturas existentes, considerando suas semelhanas e diferenas.

    Lingstica- A linguagem um meio de comunicao e tambm um instrumento de pensamento. H uma diversidade de lnguas que acompanham as diversas culturas.

  • AntropologiaFolclore - Definese como o estudo da cultura espontnea dos grupos humanos rurais ou urbanos. Ex. danas, artesanato, canes etc.

    Cultura e Personalidade - estuda o indivduo no como um simples receptor e portador de cultura, mas como um agente de mudana cultural, desempenhando papel dinmico e inovador.

  • AntropologiaAntropologia Social - Estudo dos processos culturais e da estrutura social, seu interesse est centrado na sociedade e nas instituies. Preocupa-se com aspecto da vida social o familiar, o econmico, o poltico, o religioso, o jurdico compreendido e estudado em relao aos demais grupos humanos.

  • AntropologiaAntropologiacomo Cincia SocialSociologiaHistriaPsicologiaGeografiaEconomiaCincias PolticasAntropologia se relaciona com:

  • AntropologiaAntropologiacomo Cincia BiolgicaBiologiaGenticaAnatomiaFisiologiaEmbriologiaMedicinaAntropologia se relaciona com:

  • AntropologiaMtodos

    Mtodo Histrico: Consiste em investigar eventos do passado, a fim de compreender os modos de vida do presente, que s podem ser explicados a partir da reconstruo da cultura e da observao das mudanas ocorridas ao longo do tempo.

    Mtodo Estatstico: Os dados, depois de coletados, so reduzido a termos quantitativos, demonstrados em tabelas, grficos, quadros etc.

  • AntropologiaMtodos

    Mtodo Comparativo: Permite verificar diferenas e semelhanas apresentadas pelo material coletado. A Antropologia Fsica compara fsseis ou grupos humanos existentes, analisando caractersticas anatmicas: cor de pele, do cabelo, dos olhos, ndice ceflico etc.

  • AntropologiaMtodos

    Pesquisa de Campo

    Tcnicas de Pesquisas da Antropologia: Observao Entrevista Formulrio

  • Matriz DisciplinarTradioTempoSincrnicoDiacrnicoIntelectualistaEmpiristaPar.Racionalista Esc. FrancesaPar.Hermenutico Antropologia InterpretativaPar.Empirista Esc. BritnicaPar.Culturalista Escola Norte-Americana

  • AntropologiaQuestes sempre presentes:

    Subjetividade;Indivduo;Histria.

  • AntropologiaAntropologia Biolgica surge com a publicao de A Origem das Espcies, em 1859 e A descendncia do homem, em 1871, de Charles Darwin.A antropologia do Sculo XIX:influenciada pelo evolucionismo;considerava a sociedade europeia, da poca, como o apogeu de um processo evolutivo;as sociedades aborgenes eram tidas como exemplares "mais primitivos.

  • AntropologiaUsava o conceito de civilizao para classificar, julgar e, posteriormente, justificar o domnio de outros povos. Esta maneira de ver o mundo, ignorando as diferenas em relao aos demais povos inferiores, recebe o nome de etnocentrismo. aos europeus que se atribui o valor de civilizados, fazendo crer que os outros povos estavam situados fora da histria e da cultura.

  • AntropologiaParadigma Racionalista Escola FrancesaSe inicia em 1903 com a publicao de Esboo de uma Teoria Geral da Magia de Marcel Mauss e Henri Hubert;Se estabelece como rea de estudo em 1927, sendo denominada, ento, de etnologia e estava vinculada ao Museu de Histria Natural (se considerava a antropologia como uma subdisciplina da histria natural);

  • AntropologiaParadigma Racionalista Escola Francesa

    Ainda existia um determinismo biolgico, segundo o qual se considerava que as diferenas culturais eram fruto das diferenas biolgicas entre os homens.

  • AntropologiaParadigma Racionalista Escola FrancesaA Antropologia Estrutural nasce na dcada de 40. O seu grande terico Claude Lvi-Strauss. Centraliza o debate na idia de que existem regras estruturantes das culturas na mente humanaassume que estas regras constroem pares de oposio para organizar o sentido.

  • AntropologiaParadigma Empirista Escola Britnica

    O Funcionalismo nasce com Malinowski e Radcliffe-Brown que enfati-zam o trabalho de campo (observao participante). Para sistematizar o conhecimento acerca de uma cultura preciso apreend-la na sua totalidade.

  • AntropologiaParadigma Empirista Escola Britnica

    Para elaborar esta produo intelectual, surge a etnografia. As instituies sociais centralizam o debate, a partir das funes que exercem na manuteno da totalidade cultural.

  • AntropologiaParadigma Culturalista Escola Norte-Americana

    Nasce nos EUA com Franz Boas;desenvolve a idia de que cada cultura tem uma histria particular e considera que a difuso de traos culturais acontecia em toda parte. (Re)nasce o relativismo cultural, e a antropologia estende a investigao ao trabalho de campo.

  • AntropologiaParadigma Culturalista Escola Norte-Americana

    Para Boas, cada cultura de cada povo estaria associada sua prpria histria; para compreender a cultura preciso reconstruir a histria. Surge o Culturalismo ou Particularismo Histrico.

  • AntropologiaParadigma Hermenutico Antropologia Interpretativa

    Na dcada de 80 surgem diferentes crticas s escolas dominantes;Questionam-se os mtodos e as concepes antropolgicas. O debate privilegiou algumas idias: a realidade sempre interpretada, ou seja, vista sob uma perspectiva subjetiva do autor;

  • AntropologiaParadigma Hermenutico Antropologia Interpretativa

    Assim, a antropologia seria uma interpretao de interpretaes; Da crtica da retrica da autoridade clssica, surgem meta-etnografias, ou seja, a anlise antropolgica da prpria produo etnogrfica.

  • AntropologiaParadigma Hermenutico Antropologia Interpretativa

    Surgem novas subreas:a Antropologia Urbana;a Antropologia Mdica; os Estudos de Gnero, etc.