Download - social.stoa.usp.br · Web viewFormule uma explicação física para seu movimento e indique a lei ou principio físico em que você se baseou. 38) Mariana está parada, em pé, em

Transcript

NOME: _____________________ N° ___ TURMA: ___ DATA: ___/___/ 200_.

TÓPICO - 12

1) Duas forças concorrentes, F1 e F2, de intensidades 4 N e 3 N, atuam num mesmo ponto material, formando

um ângulo α entrei si. Determine a intensidade da força resultante para os seguintes valores de α:a) 0º b) 60º c) 180º

2) O que é uma força? É uma grandeza escalar ou vetorial?

3) O que é resultante de um sistema de forças?

4) Determine a intensidade da força resultante em cada um dos sistemas de forças concorrentes

5) Ache o módulo da força resultante dos sistemas das figuras.

6) Um garoto arma um estilingue com uma pedra. Supondo que a força em cada ramo do estilingue seja de 40 N e o ângulo α entre eles tal que cos α =0,805, determine o módulo da força resultante sobre a pedra.

7) O que é equilíbrio estático? E equilíbrio dinâmico? Dê exemplos

8) Explique fisicamente os seguintes fenômenos:a) No espetáculo de circo o palhaço se coloca diante de uma mesma coberta com uma toalha. Sobre a toalha estão pratos e talheres. O palhaço puxa a toalha rapidamente, retirando-a da mesa, mas os pratos e talheres continuam sobre a mesa.

b) Quando saltamos verticalmente da carroceria de um caminhão em movimento, caímos num ponto que, em relação à carroceria, é o mesmo de onde saltamos.

c) Quando arremessamos uma pedra, ela começa a se movimentar devido ao impulso dado pela mão. Mas, por que continua a se movimentar depois de estar solta, fora da mão?

10) Por que o cavaleiro é jogado para a frente quando o cavalo pára bruscamente, recusando-se a pular o obstáculo?

11) (UFPel-RS) Um passageiro, sentado num ônibus, observa os passageiros que estão de pé. Em alguns momentos, nota que eles se inclinam para a frente, em outros momentos, observa que os passageiros inclinam-se para trás; na maior parte da viagem, eles permanecem na sua posição normal.À luz das leis de Newton, analise os possíveis movimentos do ônibus e justifique sua resposta.

12) Seja um corpo de massa 2 kg, em repouso, apoiado sobre um plano horizontal sob a ação das forças horizontais F1 e F2 de intensidades 10N e 4N, respectivamente, conforme indica a figura.a) Qual a aceleração adquirida pelo corpo?b) Ache a velocidade e o espaço percorrido pelo corpo 10s após o inicio do movimento.

13) Um corpo de massa 4 kg é lançado num plano horizontal liso, com velocidade inicial de 40 m/s. Determine a intensidade da força resultante que deve ser aplicada sobre o corpo, contra o sentido do movimento, para pará-lo em 20s.

14) Determine a aceleração adquirida por um corpo de massa 2kg, sabendo que sobre ele atua uma força resultante de intensidade 8N.

15) Um bloco de massa 4kg desliza sobre um plano horizontal sujeito à ação das forças F1 e F2, conforme indica a figura. Sendo a intensidade das forças F1= 15 N e F2 = 5 N, determine a aceleração do corpo.

16) (Vunesp-SP) dez segundos após a partida, um veículo alcança a velocidade de 18 km/h. a) Calcule, em m/s², sua aceleração média nesse intervalo de tempo.b) Calcule o valor médio da força resultante que imprimiu essa aceleração ao veículo, sabendo que sua massa é de 1,2 . 10³ kg.

17) Observe o esquema de um arco exerce sobre uma flecha as forças F1 e F2 de sua corda. A força resultante imprimirá à flecha uma aceleração de 10 m/s². Qual a massa da flecha?

F1 = F2 = 2N Ө = 90º

18) (Vunesp-SP) A figura representada, em escala, as forcas F1 e F2, que atuam sobre um objeto de massa m= 1,0 kg.Determine:a) o módulo da força resultante que atua sobre o objeto.b) o módulo da aceleração que a força resultante imprime ao objeto.

19) (EEM-SP) Um automóvel trafegando a 72 km/h leva 0,5 s para ser imobilizado numa freada de emergência.a) Que aceleração, suposta constante, foi aplicada no veículo?b) Sabendo que a massa do automóvel é 1,6 . 10³ kg, qual a intensidade da força que foi a ela aplicada em decorrência da ação dos freios?

20) Um corpo de massa de 1,8 kg passa da velocidade de 7 m/s à velocidade de 13 m/s num percurso de 52 m. Calcule a intensidade da força constante que foi aplicada sobre o corpo nesse percurso. Despreze os atritos.

21) (FESP-PE) A figura seguinte é reproduzida de uma fotografia estroboscópica tirada com intervalos de 0,5 s e as distâncias estão medidas em metros.

Trata-se de um corpo de 0,25 kg de massa que parte do repouso do ponto A.

a) Qual a aceleração do corpo?b) Com que velocidade o corpo passa pelo ponto B = 9m?c) Calcule a velocidade média com que o corpo se deslocou do ponto A ao ponto B.d) Determine a força que atua sobre o corpo.

22) Um ponto material de massa m=3 kg está apoiado numa superfície horizontal perfeitamente lisa, em repouso. Num dado instante, uma força horizontal de intensidade 6 N passa a agir sobre o corpo. Determine:a) a aceleração adquirida pelo ponto material.b) a velocidade e o deslocamento do ponto material 10 s após iniciado o movimento.

23) O que é peso?

24) Um astronauta com traje completo tem massa 120 kg. Determine sua massa e seu peso quando for levado para lua, onde a gravidade é aproximadamente 1,6 m/s².

25) Qual é o peso, na Lua, de um astronauta que na Terra tem peso 784 N? Considere gT= 9,8 m/s² e gL=1,6 m/s².

26) A aceleração da gravidade na superfície de Júpiter é de 30 m/s². Qual a massa de um corpo que na superfície de Júpiter pesa 120N?

27) Transforme:a) 490N em kgf b) 20 kgf e N.

28) A figura mostra três posições de uma bola de tênis durante o movimento.

Desprezando o atrito do ar, desenhe em cada uma dessas posições a força que atua sobre a bola.

29) Considere uma mola de comprimento inicial x0, presa em uma das extremidades. Aplicando-se forças de 100N, 200 N e 300 N, a mola sofre, respectivamente, deformações de 2cm, 4 cm e 6 cm. Qual a intensidade da força deformada quando a deformação for 11 cm?

30) A constante elástica de uma mola é de 30 N/cm. Determine a deformação sofrida pela mola ao ser solicitada por uma força de intensidade 120N.

31) O gráfico mostra como varia a intensidade da força tensora aplicada a uma mola em função da deformação produzida.

a) Qual a constante elástica da mola?b) Qual a intensidade da força tensora quando x=10 cm?

32) (MACK-SP) A mola da figura varia seu comprimento de 10 cm para 22 cm quando penduramos em sua extremidade um corpo de 4N. Determine o comprimento total dessa mola quando penduramos nela um corpo de 6N.

33) consideremos um corpo de massa igual a 6kg em repouso sobre um plano horizontal perfeitamente liso. Aplica-se uma força horizontal F = 30N sobre o corpo conforme a figura. Admitindo-se g=10 m/s², determine:a) a aceleração do corpo b) a reação do plano de apoio.

34) Consideramos um corpo de massa igual a 2 kg inicialmente em repouso sobre um plano horizontal

perfeitamente liso. Sobre o corpo passa a atuar uma força F de intensidade 16N, conforme indica a figura.

Admitindo-se g=10m/s² e 1,7, determine:a) a aceleração do corpo. B) a reação normal do plano de apoio.

35) Isole as forças que agem sobre os corpos A, B e C das figuras.

36) Utilizando o principio da ação e reação, explique os seguintes movimentos:

37) Embora desprovidos de nadadeiras, alguns moluscos e medusas se movem no mar com cerra precisão, admitindo e expelindo água de forma conveniente. Formule uma explicação física para seu movimento e indique a lei ou principio físico em que você se baseou.

38) Mariana está parada, em pé, em um ponto de ônibus, segurando em uma das mãos uma mochila que contém seu material escolar, cuja massa total é 4kg. A aceleração da gravidade no local é igual a 9,8 m/s².a) a garota exerce força sobre a mochila? Em que direção? Desenhe essa força.b) a mochila exerce força sobre Mariana? Em que direção? Desenhe essa força.c) qual o valor da força exercida por Mariana para sustentar o peso da mochila?

39) Consideramos um corpo de massa igual a 2 kg em repouso sobre um plano horizontal bem liso. Seja F uma força de intensidade 10 N que passa a atuar sobre o corpo nos casos:

Determine a aceleração do corpo e a reação do apoio nos dois casos. Admita g= 10m/s².

40) (UFMG-MG) Um menino chuta uma pedra, exercendo nela uma força de 100 N. Quanto vale a reação dessa força, quem a exerce e onde está aplicada essa reação?

41) Qual a intensidade da força que devemos aplicar a um corpo de massa 1 kg de modo que o corpo suba verticalmente, com aceleração 1,0 m/s². Despreze a resistência do ar e adote g= 10 m/s².

42) (UFPR) Uma caixa de massa igual a 100 kg, suspensa por um cabo de massa desprezível, deve ser baixada, reduzindo sua velocidade inicial com uma desaceleração de módulo 2,00 m/s². A tração máxima que o cabo pode sofrer, sem se romper, é 1 100 N. Fazendo os cálculos pertinentes, responda se este cabo é adequado para essa situação, isto é, se ele não se rompe. Considere g = 10 m/s².

43) Dois blocos de massas mA=2kg e mB= 3 kg, apoiados sobre uma superfície horizontal perfeitamente lisa,

são empurrados por uma força constante F de 20 N, conforme indica a figura:

Determine:a) a aceleração do conjunto b) a intensidade das forças que A e B exercem entre si.

44) Dois corpos, A e B, de massas respectivamente iguais a 6 kg e 4 kg estão interligados por um fio ideal. A superfície de apoio é horizontal e perfeitamente lisa. Aplica-se em A uma força F horizontal de 20 N , conforme indica a figura.

Determine: a) a aceleração do conjunto.b) a intensidade da força de tração no fio.

45) A figura ao lado mostra dois corpos, A e B, ligados entre si por um fio que passa por uma polia. Abandonando-se o sistema em repouso à ação da gravidade, verifica-se que o corpo A desce com uma aceleração de 3 m/s². Sabendo que mB=7kg, calcule a massa do corpo A. despreze os atritos e considere g=10 m/s².

46) Um passageiro de massa de 80 kg está num elevador que desce verticalmente com aceleração constante de 2 m/s².Determine a intensidade de força que o piso do elevador exerce sobre o passageiro.

47) Os corpo A e B encontram-se apoiados sobre uma superfície plana, perfeitamente lisa. Uma força F de intensidade de 40N é aplicada sobre A, conforme indica a figura. ( Dados: mA=2 kg e mB=8 kg)

Determine:a) a aceleração dos corpos A e B.b) a força que A exercer em B.c) a força que B exerce em A.

48) O esquema representa um conjunto de três corpos, A, B e C, de massas de 2kg, 3 kg e 5 kg, respectivamente, sobre um plano horizontal sem atrito

A força F , horizontal, tem intensidade 60N.a) Qual a aceleração do conjunto?b) Qual a intensidade da força que A exerce sobre B e B exerce sobre C?

49) Do ponto de vista físico, justifique a função dos seguintes dispositivos de um carro:a) cinto de segurança b) encosto de cabeça.

50) (UFRJ) A figura mostra uma locomotiva puxando um comboio no instante em que sua aceleração a tem módulo igual a 0,20 m/s² e direção e sentido conforme indicados na figura. A locomotiva tem massa M=5,0.104kg e cada vagão tem massa m=8,0 . 10³ kg.

a) Indique a direção e o sentindo da força resultante sobre a locomotiva e calcule o seu módulo.b) Indique a direção e o sentido da força resultante sobre o primeiro vagão e calcule o seu módulo.

51) Quais dessas frases são falsas?

I. Um atleta arremessa uma bola para frente exercendo nela uma força de 100N; simultaneamente a bola exerce no atleta uma força oposta de igual intensidade;II. Necessariamente a reação da bola sobre o atleta acelera este para trás;III. Nas interações entre os corpos, as forças de ação e reação se equilibram;

52) Dois corpos, A e B, de massas 2kg e 6 kg, respectivamente, sobem verticalmente em movimento acelerado, sob a ação da força F, de intensidade 120 N .Considere g= 10 m/s².a) Determine a aceleração do conjunto.b) Calcule a intensidade da força que o corpo B exerce no corpo A.

53) Um garoto arrasta um brinquedo aplicando uma força F de intensidade 5 . 10 -2N, conforme indica a figura. As massas dos carrinhos A e B valem, respectivamente, 40g e 10g. Desprezando os atritos e sabendo que g=10m/s², pede-se:

a) a aceleração do conjunto.b) a tração na corda que liga os carrinhos A e B.c) a força com que o chão empurra o carrinho A (Adote 1,7.)

54) Dois corpos, A e B, de massas respectivamente iguais a 4 kg e 5 kg, estão ligados por um fio ideal, conforme mostra a figura. Aplica-se ao corpo A uma força F, vertical, de intensidade de 117N. Adote g=10m/s² a) Qual a aceleração do conjunto?b) Qual a intensidade da tração no fio?

55) (Unrio-RJ) Um corpo A, de 10 kg, é colocado num plano horizontal sem atrito. Uma corda ideal de peso desprezível liga o corpo A a um corpo B de 40 kg, passando por um polia de massa desprezível e também sem atrito. O corpo B, inicialmente em repouso, está a uma altura de 0,36m, como mostra a figura. Sendo a aceleração da gravidade g=10m/s², determine:a) o módulo da tração na cordab) o mínimo intervalo de tempo necessário para que o corpo B chegue ao solo.

56) (PUC-SP) Uma caminhonete de 2000 kg tenta resgatar um operário a partir de um cabo inextensível que liga o veículo ao infortunado trabalhador, de massa 80 kg. Despreze o atrito na polia.

Se o homem sobe de 1m/s², responda:a) Qual a força que movimenta a caminhonete?b) O cabo suporta no máximo uma tração de 2000N. Será possível o resgate com essa aceleração sem que ele arrebente?

Dado: aceleração da gravidade local g=10m/s²

57) Na figura, o corpo B está ligado por fios inextensíveis e perfeitamente flexíveis aos corpos A e C. O corpo B está sobre uma mesa horizontal. Despreze todos os atritos e as massas dos fios que ligam os corpos. Determine o módulo da aceleração de C e a intensidade das atrações nos fios. Adote g=10m/s².

58) Os corpos A e B têm massas mA= 1kg e mB= 3 kg. O corpo C, preso ao fio, têm massa mC=1 kg. Sabendo que A e B deslizam sem atrito sobre o plano horizontal e que o fio e a polia são ideais, determine:a) a aceleração do conjuntob) a tração no fioc) a força que A exerce em B

59) Nas figura ao lado, X e Y são corpos interligados por um fio inextensível, de massa desprezível e perfeitamente flexível, que passa por uma polia P. A aceleração de Y é igual 2,0 m/s² e seu peso é igual a 30,0N. A seta indica o sentido da aceleração gravitacional local é igual a 10,0 m/s², calcule a massa do corpo X.

60) Admita que a massa de uma pessoa seja 40 kg e que ela esteja sobre uma balança dentro de um elevador, como ilustra a figura. Considere g=10m/s².

a) sobe acelerado, com aceleração constante de 2m/s²?b) desce acelerado, com aceleração constante de 2m/s²?c) desce freando, com aceleração constante de 2m/s²?d) sobe com velocidade constante?e) cai em queda livre ( os cabos se rompem)?

61) (Cefet-MG) Um corpo de massa igual a 2,0 kg está pendurado, por uma mola, no teto de um elevador que sobe com velocidade constante igual a 5,0 m/s. Considerando g=10m/s², determine:

a) a força exercida pela mola sobre o corpo.b) a força exercida pela mola sobre o elevador estivesse subindo com aceleração igual a 1,0 m/s²

62) (UFRJ) Em uma festa junina, um menino de massa igual a 40 kg desliza para baixo, abraçado a um pau-de-sebo vertical, com aceleração de 2m/s². O pau-de-sebo exerce sobre o menino uma força resultante de componente vertical F , com sentido de baixo para cima. Considere g= 10 m/s²

a) considere o módulo da força F b) Calcule o módulo do componente vertical da força que o menino exerce sobre o pau-de-sebo. Indique a direção e o sentido dessa força.

63) Um corpo de massa 8 kg é abandonado sobre um plano inclinado cujo ângulo de elevação é 30º. O atrito o corpo e o plano é desprezível. Admitindo g=10m/s², determine:a) a aceleração do corpob) a intensidade da reação normal de apoio

64) No esquema, um bloco de 20 kg é abandonado livremente num plano inclinado perfeitamente liso. Sendo g=10m/s², determine:a) a intensidade da reação do plano de apoiob) a aceleração do bloco

65) Um corpo de massa 4 kg move-se sobre um plano inclinado perfeitamente liso, puxado por uma força FParalela ao plano inclinado, como na figura indica a figura.

Sabendo que g=10m/s², calcule a intensidade de F nos seguintes casos:a) o corpo sobe o plano inclinado com aceleração de 2m/s².b) o coro sobe o plano inclinado com velocidade constante.

66) Um corpo de peso igual a 200N está em repouso sobre uma superfície horizontal em que os coeficiente de atrito estático e dinâmico valem, respectivamente, 0,4 e 0,3. Calcule a intensidade da força paralela ao plano capaz de fazer o corpo:a) entrar em movimento.b) mover-se em movimento retilíneo uniforme.

67) Um carro de 900 kg a 72 km/h, freia bruscamente e pára em 4 s.a) Qual o módulo da aceleração do carro?b) Qual o módulo da força de atrito que atua sobre o carro?

68) Um corpo de massa 5kg desce um plano horizontal que faz um ângulo α com a horizontal. O coeficiente de atrito entre as superfícies é 0,4. Considerando g=10m/s² e sendo α=0,6, calcule:

a) a reação normal do apoiob) a aceleração do corpo

69) (UFpel-RS) As rodas de um automóvel que procura movimentar-se para a frente exercem claramente forças para trás sobre o solo. Para cientificar-se disso, pense no que acontece se houver uma fina camada de areia entre as rodas e o piso.Explique como é possível, então, ocorrer o deslocamento do automóvel para a frente.

70) (UFPR) Considere as situações:a) um barco a remo num lago de águas paradas.b) uma pessoa em pé no solo.Tanto o barco como a pessoa estão inicialmente em repouso. Indique as forças impulsoras responsáveis pelo inicio do deslocamento de cada um e explique suas origens do ponto de vista da Física.

71) Do ponto de vista físico, como você justificaria as situações a seguir?a) A forma aerodinâmica dos carros de Fórmula 1 e dos tubarões.

b) Os ciclistas raspam as pernas para que os pêlos do corpo não atrapalhem seu movimento.

c) Os jangadeiros usam roletes ( pequenos troncos de madeira) entre a jangada e a areia para facilitar o movimento da jangada

72) Por que nos dias de chuva é mais difícil frear um carro?

73) Por que as rodas de um automóvel carregado derrapam menos do que quando ele está vazio?

74) Para iniciar o movimento de um corpo de massa m=10 kg, apoiado sobre um plano horizontal, é necessária uma força mínima de 60N. Para manter o corpo em movimento uniforme é preciso aplicar ao bloco uma força de 50N. Determine os coeficientes de atrito estático e dinâmico entre o corpo e o plano. Adote g=10m/s².

75) (UFPel-RS) Um grupo de alunos realiza uma experiência usando uma caixa, de massa igual a 2 kg, que se encontra em repouso sobre uma mesa horizontal F , exercida através de um dinamômetro, conforme indica a figura abaixo. A estudante Jaqueline faz medidas do módulo de F e da aceleração correspondente da caixa, formando a tabela abaixo.

a) Quando F=10N, é possível que se obtenha a=0? Ou isso é resultado de um erro nas medidas de Jaqueline?b) Qual o valor da força de atrito cinético entre a caixa e a mesa, quando o módulo de F vale 20N? Justifique suas respostas.

76) (UMC-SP) Um corpo de massa m=2kg está sob ação de uma força F=20N e se desloca na direção horizontal. O coeficiente de atrito cinético entre o corpo e o apoio é igual a 0,5.

| F | = 20N g=10m/s²

Perguntamos:a) Qual é o valor da força normal (ou reação do apoio)?b) Qual é o valor da força de atrito?c) Qual é a aceleração adquirida pelo corpo?d) Admitindo-se que o corpo parte do repouso, qual é a sua velocidade após percorrer uma distância de 2,5m?

77) (Mauá-SP) Um garçom faz escorregar pelo balcão, sem tombar, uma garrafa de cerveja até que ela pare em frente a um freguês, a 5,0 m de distância. Sabendo que o coeficiente de atrito entre o balcão e a garrafa vale 0,16 e que a aceleração local da gravidade deve ser tomada como 10,0 m/s², pede-se determinar a velocidade inicial imposta à garrafa pelo garçom.

78) (Unicamp-SP) Um carro de 800 kg, andando a 108 km/h, freia bruscamente e pára em 5,0 s.a) Qual a aceleração do carro?b) Qual o valor da força de atrito que atua sobre o carro?

79) (PUC-SP) Um pára-quedista desce verticalmente com velocidade4 constante de 0, 4 m/s. A massa do pára-quedista é de 90 kg e g=10m/s².a) Qual a aceleração do movimento? Justifique.b) Calcule a resultante das forças que se opõem ao movimento.

80) (UFMS) A figura abaixo representa dois blocos, A e B, ligados por um fio inextensível e apoiados sobre uma superfície horizontal. Puxa-se o bloco A por uma força horizontal F de módulo 28 N. A massa igual a 3,0kg, a de B, igual a 4,0 kg e o coeficiente de atrito cinético entre cada um dos blocos e a superfície vale 0,20. Despreze a massa do fio e considere g=10m/s²

F 0 10

20 N

A 0 0 1 m/s²

Determine:a) a aceleração dos blocos.b) a força de tração no fio que liga os blocos

81) (UFPel-RS) Três estudantes, Rogério, Fábio e Miriam, ao passar por uma construção, percebem uma caixa de argamassa apoiada sobre uma rampa, sem deslizar sobre ela. Os três estudantes passam a discutir o equilíbrio da caixa. Rogério afirma que a caixa não escorrega porque o valor da força de atrito entre ela e a rampa é igual o valor do peso da caixa. Fábio afirma que o valor da força de atrito entre a caixa e a rampa é menor que o valor do peso da caixa e, mesmo assim, ela não escorrega. Miriam afirma que o equilíbrio da caixa só ocorre porque a força de atrito entre ela e a rampa tem módulo maior que o valor do seu peso.

Observe atentamente a situação descrita, responda às questões seguintes e justifique suas respostas.a) Com qual dos estudantes você concorda?b) Você acha que, acrescentando mais argamassa à caixa, altera-se o coeficiente de atrito estático entre ela e a rampa?

82) (UFV-MG) Um homem ergue uma carga de 50kg, à velocidade constante, num plano inclinado que forma 37º com a horizontal.

O coeficiente de atrito entre as superfícies é 0,2.Considerando sem 37º = 0,6, cos 37º = 0,8 e a aceleração da gravidade igual a 10 m/s², calcule:a) o peso da carga.b) a força normal do plano sobre a cargac) a força de atrito sobre a cargad) a força com que a corda puxa o homem

83) (Unicamp-SP) Um caminhão transporta um bloco de ferro 3 000 kg, trafegando horizontalmente e em linha e em linha reta, com velocidade constante. O motorista vê o sinal (semáforo) ficar vermelhos e aciona os freios, aplicando uma desaceleração de 3,0 m/s². O bloco não escorrega. O coeficiente de atrito estático entre o bloco e a carroceria é 0, 40. Adote g= 10m/s².a) Qual a força que a carroceria aplica sobre o bloco durante a desaceleração?b) Qual é a máxima desaceleração que o caminhão pode ter para o bloco não escorregar?

84) (Unesp-SP) A figura ilustra uma jovem arrastando um caixote com uma corda, ao longo de uma superfície horizontal, com velocidade constate. A tração T que ela exerce no fio é de 20 N.

a) Determine todas as forças que atuam sobre o caixote, nomeando-as.b) Calcule a força de atrito entre o caixote e solo.( Dados: sem 37º = cos 53º = 0,6; sen 53º = cos 37º = 0,8)

85) Os blocos A e B encontram-se apoiados sobre uma superfície horizontal, onde o coeficiente de atrito entre cada corpo e o plano é . Uma força constante de intensidade 20 N é exercida sobre A, conforme mostra a figura. Determine:a) a aceleração dos blocosb)a força que B exerce em Ac) a força que A exerce em B

86) (PUC-SP) Na figura abaixo, o coeficiente de atrito de deslizamento entre bloco A e a mesa é de 0, 20.

A massa do bloco A é de 25 kg, a aceleração da gravidade no local é g= 10m/s² e o fio que liga A e B é inextensível e massa desprezível.a) Represente na figura todas as forças que atuam nos blocos A e B.b) Determine a massa do bloco B para o sistema tenha aceleração de 2 m/s².

87) O sistema indicado, onde as polias são ideais, permanece em repouso graças à força de atrito entre o corpo de 10 kg e a superfície de apoio

Determine o valor da força de atrito. Adote g= 10m/s².

88) Um veículo de massa 1000 kg percorre o trecho de uma estrada conforme indica a figura, com velocidade constante de 18 km/h. Dado g= 10m/s², determine a intensidade da força normal que leito da estrada exerce no veículo nos pontos A e B.

89) Um carro deve fazer uma curva de raio 100 m numa pista plana e horizontal, com velocidade de 72 km/h. Determine o coeficiente de atrito entre os pneus e a estrada para o carro não derrape na pista. Adote g= 10m/s².

90) Um motociclista realiza um movimento circula num plano vertical dentro de um “globo da morte” de raio 4,9 m. determine o menor valor da velocidade no ponto mais alto para a moto não perder o contato com o globo. Adote g= 10m/s².

91) Para um partícula em movimento circular uniforme são feitas as seguintes afirmações:I. A sua aceleração é zeroII. O módulo da força resultante que atua na partícula é proporcional ao quadrado da sua velocidade.III. A força resultante que atua na partícula está dirigida para o centro da circunferência.IV. A aceleração resultante em cada ponto é perpendicular à velocidade vetorial.

Quais dessas afirmações são verdadeiras?

92) Um ponto material de massa m= 0,25 kg descreve uma trajetória circular horizontal de raio R= 0,50m, com velocidade constante e freqüência f= 4,0 hz. Calcule a intensidade da força centrípeta que age sobre o ponto material.

93) Um avião de brinquedo é posto para girar num plano horizontal preso a um fio de comprimento 4,0m. Sabe-se que o fio suporta uma força de tração horizontal máxima de valor 20N. Sabendo que a massa do avião é 0,8 kg, qual a máxima velocidade que pode ter o avião, sem que ocorra o rompimento do fio?

94) (Unicamp-SP) Uma bola de massa igual a 1,0 kg, presa à extremidade livre de uma mola esticada de constante elástica k=2000 N/m, descreve um MCU de raio R=0,50 m com velocidade v = 10 m/s sobre uma mesa horizontal e sem atrito. A outra extremidade da mola está presa a um pino em O, segundo a figura a seguir.a) Determine o valor da força que a mola aplica na bola para que esta realize o movimento descrito.b) Qual era o comprimento original da mola antes de ter sido esticada?

95) (UFPE) Um automóvel deve contornar uma praça circular seguindo uma trajetória com raio de 100 m. Supondo que a rodovia é horizontal e que o coeficiente de atrito cinético entre os pneus e a estrada é 0,4, qual a velocidade máxima, em km/h, que o carro pode atingir para contornar a praça sem derrapar?

96) Uma esfera de massa 2,0 kg oscila num inextensível de 1,0 m de comprimento.Ao passa pela parte mais baixa da trajetória, sua velocidade é de 2,0 m/s. Sendo g= 10 m/s², qual a intensidade da tração no fio quando a esfera passa pela posição inferior?

97) O eixo de um trecho de rodovia está contido num plano vertical e apresenta-se em perfil

Os raios de curvatura nos pontos A e B são iguais a 40 m e o trecho que contém C é horizontal. Um carro com massa igual a 800 kg percorre a estrada com velocidade escalar constante de 54 km/h. Determine a intensidade da reação normal da rodovia sobre o carro nos pontos A, B e B

98) Um motociclista descreve uma circunferência vertical num “globo da morte” de 4m de raio. Que força é exercida sobre o globo no ponto mais alto da trajetória, se a velocidade da moto ai é de 12 m/s²? A massa total ( motociclista = moto) é de 150 kg. Considere g= 10 m/s².

99) Nas comemorações de aniversario de certa cidade, o aeroclube promove um show no qual três aviadores realizam looping. Sabe-se que o raio da trajetória é de 360m. Qual é mínima velocidade de cada avião para que o espetáculo seja coroado de êxito? Adote g= 10 m/s².

100) (UFMG) Uma borracha de massa igual a 50 g está sobre o disco de uma eletrola, a 10 cm de seu centro. A borracha gira junto com o disco, numa velocidade angular constante de 0, 4 rad/s. O coeficiente de atrito estático entre a borracha e o disco vale 0,50, e a aceleração da gravidade pode ser considerada igual a g= 10 m/s².a) Determine o valor da força centrípeta que atua na borracha.b) Determine o valor da força de atrito que atua sobre a borracha.