Tutorial Crição De Imagens Panoramicas Hugin

4
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO MATERIAL PARA A DISCIPLINA DE PRODUÇÃO DE MÍDIA AUTOR: DAVIDSON FELLIPE WEBSITE: www.fellipe.com TUTORIAL PARA GERAÇÃO DE IMAGENS PANORÂMICAS Descrição: Criação de uma imagem panorâmica. Software utilizado: Hugin 0.5(Licenciado pela GPL 2) Construiremos uma imagem panorâmica a partir de fotos tiradas a um determinado ângulo Θ, tiradas as fotos, os passos para geração de uma imagem panorâmica são os seguintes. 1º Passo: Você deverá abrir as fotografias no programa.Há duas formas para adição de fotos no programa 1) Editar > Adicionar Imagem Desta forma você adicionará as imagens uma a uma. 2) Nas opções ao lado da região de trabalho. Na seção coleção de Imagens. Desta forma as fotografias poderão ser incluídas: uma a uma ou todas de uma só vez. 2º Passo: Selecione a aba Pontos de Controle para que sejam marcados os pontos semelhantes na fotografia atual (lado esquerdo) e sua sucessora (lado direito).

description

Um Tutorial para Crição De Imagens Panoramicas usando o software Hugin

Transcript of Tutorial Crição De Imagens Panoramicas Hugin

Page 1: Tutorial Crição De Imagens Panoramicas Hugin

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCOMATERIAL PARA A DISCIPLINA DE PRODUÇÃO DE MÍDIAAUTOR: DAVIDSON FELLIPEWEBSITE: www.fellipe.com

TUTORIAL PARA GERAÇÃO DE IMAGENS PANORÂMICAS

Descrição: Criação de uma imagem panorâmica.Software utilizado: Hugin 0.5(Licenciado pela GPL 2)

Construiremos uma imagem panorâmica a partir de fotos tiradas a um determinado ângulo Θ, tiradas as fotos, os passos para geração de uma imagem panorâmica são os seguintes.

1º Passo: Você deverá abrir as fotografias no programa.Há duas formas para adição de fotos no programa

1) Editar > Adicionar Imagem

Desta forma você adicionará as imagens uma a uma.

2) Nas opções ao lado da região de trabalho. Na seção coleção de Imagens. Desta forma as fotografias poderão ser incluídas: uma a uma ou todas de uma só vez.

2º Passo: Selecione a aba Pontos de Controle para que sejam marcados os pontos semelhantes na fotografia atual (lado esquerdo) e sua sucessora (lado direito).

Page 2: Tutorial Crição De Imagens Panoramicas Hugin

3º Passo: Fotos estando em uma seqüência correta. Marque a foto 0 (atual) e a foto 1(sucessora).

4º Passo: Clique com o botão esquerdo do mouse na fotografia da esquerda e em seguida no seu ponto semelhante na fotografia da direita, conforme a figura abaixo.

5º Passo: Para confimar a marcação, e ir para seleção de outros pontos semelhantes, clique com o botão direito do mouse e o circulo amarelo mudar para outra cor. Figura abaixo mostra alguns pontos semelhantes já selecionados. Quanto maior o numero de locais semelhantes selecionados mais perfeita será a foto panorâmica.

Page 3: Tutorial Crição De Imagens Panoramicas Hugin

6º Passo: Aplicar os passos 4 e 5 para todas as fotos restantes.

7º Passo: Seleciona a aba Otimizador e clicar no botão Otimizar agora!

8º Passo: Selecione a aba Montador(“Stitcher”). Selecione o tipo de projeção, que você deseja.

9º Passo: Clique no botão Calcular Campo de Visão e também no botão Calcular Tamanho Ótimo.

Page 4: Tutorial Crição De Imagens Panoramicas Hugin

10º Passo: Clique no Botão Montar agora selecione o diretório onde será salvo a foto panorâmica.

11º Passo: Visualizar foto panorâmica

FIM