Radiação não ionizante

41
RADIA RADIA Ç Ç ÕES NÃO IONIZANTES ÕES NÃO IONIZANTES Radiofreq Radiofreq ü ü ência, Micro ência, Micro - - ondas, ondas, Infravermelho, Luz vis Infravermelho, Luz vis í í vel, Ultravioleta vel, Ultravioleta e Laser e Laser Jos Jos é é Possebon Possebon novembro de 2008 novembro de 2008

Transcript of Radiação não ionizante

Page 1: Radiação não ionizante

RADIARADIAÇÇÕES NÃO IONIZANTESÕES NÃO IONIZANTES

RadiofreqRadiofreqüüência, Microência, Micro--ondas,ondas,Infravermelho, Luz visInfravermelho, Luz visíível, Ultravioleta vel, Ultravioleta e Lasere Laser

JosJoséé PossebonPossebonnovembro de 2008novembro de 2008

Page 2: Radiação não ionizante

RADIARADIAÇÇÕES NÃO IONIZANTESÕES NÃO IONIZANTES

f f λλλλλλλλRADIO FREQRADIO FREQÜÜÊNCIA (RF)ÊNCIA (RF)MICROONDAS (MO)MICROONDAS (MO)INFRAVERMELHO (IV)INFRAVERMELHO (IV)LUZ VISLUZ VISÍÍVEL (V)VEL (V)ULTRAVIOLETA (UV)ULTRAVIOLETA (UV)LASER (L)LASER (L)

Page 3: Radiação não ionizante

RADIARADIAÇÇÕES NÃO IONIZANTESÕES NÃO IONIZANTESRADIOFREQUÊNCIAAPLICAÇÕES:Radiodifusão Am, Radio-navegação,Radioamadorismo,Radiofaróis, Radio- Astronomia, Diatermia Médica, Solda de RF e Secagem de Sementes e Folhas.

Page 4: Radiação não ionizante

RADIARADIAÇÇÕES NÃO IONIZANTESÕES NÃO IONIZANTESRADIOFREQUÊNCIA

EFEITOS À SAÚDE:

Até o presente momento não se tem notícias de problemas Ocupacionais.Existem estudos referentes a microaumentos de temperatura e estudos referentes a efeitos específicos dos campos elétrico e magnético.

Page 5: Radiação não ionizante

RADIARADIAÇÇÕES NÃO IONIZANTESÕES NÃO IONIZANTESMICRO-ONDAS (MO)EFEITOS DEVIDOS AOS CAMPOS ELÉTRICO E MAGNÉTICO

Alterações do Sistema Nervoso CentralAlterações no Sistema Cardio-vasculare EndócrinoAumento da Pressão Sangüínea, seguido de Hipotensão.Distúrbios Menstruais.

Page 6: Radiação não ionizante

RADIARADIAÇÇÕES NÃO IONIZANTESÕES NÃO IONIZANTESINFRA VERMELHO

OCORRÊNCIA:Solda Elétrica a ArcoFabricação e Transformação do VidroOperação de Fornos Metalúrgicos e SiderúrgicoForja e Operações com Metais Quentes.Secagem e Cozimento de Tintas, Vernizes e Cobertura Protetora.

Page 7: Radiação não ionizante

RADIARADIAÇÇÕES NÃO IONIZANTESÕES NÃO IONIZANTESINFRA VERMELHO

EFEITOS:Térmico (queimaduras na pele)Produção de Catarata (ExposiçõesCrônicas)Lesões na Retina.

Page 8: Radiação não ionizante

RadiaRadia çção Ultravioletaão Ultravioleta

UVAUVA -- 320 320 –– 400 400 nmnm (10 a 20% dos efeitos(10 a 20% dos efeitos

danosos da radiadanosos da radia çção solar)ão solar)

UVBUVB -- 290 290 –– 320 320 nmnm (queimaduras,(queimaduras,fotofoto --envelhecimento e câncer de pele)envelhecimento e câncer de pele)

UVCUVC -- 100 100 –– 290 290 nmnm (totalmente absorvida pela (totalmente absorvida pela camada de ozônio)camada de ozônio)

Page 9: Radiação não ionizante

RADIARADIAÇÇÕES NÃO IONIZANTESÕES NÃO IONIZANTESULTRAVIOLETAOCORRÊNCIAS:Controle de Qualidade (Luz Negra)Solda Elétrica, MaçaricosIluminação de Diais Fosforescentes(Discotecas)Gravação FotográficaSensibilização de Chapas (Gráfica)Esteriliz. de Salas e Equip. Odontol.

Page 10: Radiação não ionizante

RADIARADIAÇÇÕES NÃO IONIZANTESÕES NÃO IONIZANTESULTRAVIOLETA

EFEITOS:

Câncer de pele

Queimaduras

Danos na retina

Page 11: Radiação não ionizante

RADIARADIAÇÇÕES LASERÕES LASERLASER

(O termo “laser” é a abreviação de: light amplification by stimulated emission of radiation e significa amplificação da luz por emissão estimulada de radiação. A luz de uma fonte laser vibra em um único plano, se propaga em uma única direção e émonocromática(com um único comprimento de onda), sendo chamada de luz coerente.

Page 12: Radiação não ionizante

RADIARADIAÇÇÕES LASERÕES LASER

LASER

Na emissão de luz normal(incoerente), os fótons são emitidos aleatoriamente, em todas as direções e em várias freqüências. Em uma emissão estimulada, os fótons são emitidos simultaneamente, em uma freqüência característica da fonte, gerando um feixe de luz altamente coerente, abrangendo faixas do infravermelho até o ultravioleta.

Page 13: Radiação não ionizante

AplicaAplicaçções do Laserões do Laser

Informática

Comunicações

Cirurgias óticas

Corte de tecidos e metais

Aplicações estéticas

Page 14: Radiação não ionizante

RADIARADIAÇÇÕES LASERÕES LASER

TIPOS DE LASER

Existem vários tipos de laser, cujo material gerador pode ser sólido, gasoso, líquido ou semi-condutor. O laser é classificado pelo tipo de material utilizado para a geração.

Page 15: Radiação não ionizante

RADIARADIAÇÇÕES LASERÕES LASER

TIPOS DE LASER

Laser de estado sólido. Cujo material de geração édistribuído sobre uma matriz sólida. Um exemplo éo laser de rubi e o Yag de neodímio.

�Laser a gás. Os lasers a gás mais comuns são: o de Hélio e Hélio-neônio que emitem luz vermelha. Os lasers de CO2 emitem energia na faixa do infravermelho com comprimento de onda longo, sendo sutilizados para cortas materiais resistentes.

Page 16: Radiação não ionizante

RADIARADIAÇÇÕES LASERÕES LASER

TIPOS DE LASER

�Laser a gás. Os lasers a gás mais comuns são: o de Hélio e Hélio-neônio que emitem luz vermelha. Os lasers de CO2 emitem energia na faixa do infravermelho com comprimento de onda longo, sendo sutilizados para cortas materiais resistentes.

Laser Excimer. Utilizam gases reagentes como o cloro e o flúor, misturados com gases nobres(argônio, radônio e xenônio). O nome éderivado das palavras excited e dimmer.

Page 17: Radiação não ionizante

RADIARADIAÇÇÕES LASERÕES LASER

TIPOS DE LASERLaser de corantes. Utilizam corantes orgânicos complexos, em solução líquida ou em suspensão(rodamina 6G)

Laser semicondutores. Costumam ser muito pequenos e utilizam baixa energia, sendo chamados de lasers de diodo. São utilizados em impressoras laser ou aparelhos de CD.

Page 18: Radiação não ionizante

RADIARADIAÇÇÕES LASERÕES LASERCOMPRIMENTO DE ONDA

O laser de rubi é um laser do estado sólido e emite luz no comprimento de onda de 694 nm. O laser de CO2 é um laser a gás extremamente perigoso pois emite radiação na faixa do infravermelho, podendo derreter qualquer material, por isso são utilizando no corte de chapas de aço. A tabela abaixo fornece alguns tipos de laser com seus respectivos comprimento de onda.

Page 19: Radiação não ionizante

RADIARADIAÇÇÕES LASERÕES LASERCLASSIFICAÇÃO DO LASER

Os lasers são classificados segundo o seu potencial de provocar danos biológicos, assim são divididos em quatro classes:

Page 20: Radiação não ionizante

RADIARADIAÇÇÕES LASERÕES LASERCLASSIFICAÇÃO DO LASER

�Classe I. São lasers que não emitem radiação em níveis considerados perigosos.�Classe 1A. São lasers com limite superior de energia de 4 mW e não devem ser olhados diretamente.

Page 21: Radiação não ionizante

RADIARADIAÇÇÕES LASERÕES LASERCLASSIFICAÇÃO DO LASER

Classe II. Constituem lasers visíveis de baixa energia, com limite superior de 1 mW�Classe III A . É formada por lasers de energia intermediária e são perigosos se olhados de frente. Os apontadores a laser se encaixam nessa classificação.

Page 22: Radiação não ionizante

RADIARADIAÇÇÕES LASERÕES LASERCLASSIFICAÇÃO DO LASER

Classe IV . É composta por lasers de alta energia( os contínuos de 500 mW e os pulsados de 10J/cm2. Se constituem em risco para a visão, diretamente ou refletidos.

Page 23: Radiação não ionizante

RADIARADIAÇÇÕES LASERÕES LASERSINALIZAÇÃO DE ALERTA PARA O LASER

Page 24: Radiação não ionizante

RADIARADIA ÇÇÃO SOLARÃO SOLARA radiaA radia çção solar ão solar éé composta por:composta por:

RAIOS CRAIOS CÓÓSMICOSSMICOSRRÁÁDIO FREQUÊNCIADIO FREQUÊNCIARADIARADIA ÇÇÃO VISÃO VISÍÍVELVELRADIARADIA ÇÇÃO INFRAVERMELHAÃO INFRAVERMELHARADIARADIA ÇÇÃO ULTRAVIOLETAÃO ULTRAVIOLETA

Page 25: Radiação não ionizante

RADIARADIA ÇÇÃO SOLARÃO SOLARAo atravessar a camada da atmosfera a Ao atravessar a camada da atmosfera a radiaradia çção solar perde cerca de 1/3 de ão solar perde cerca de 1/3 de sua energia. assim chega sua energia. assim chega àà superfsuperf íície cie da terra apenas 2/3 da radiada terra apenas 2/3 da radia çção inicial.ão inicial.

A UVC A UVC éé totalmente absorvida pela totalmente absorvida pela camada de ozônio, então a radiacamada de ozônio, então a radia çção ão solar que atinge o solo solar que atinge o solo éé composta composta aproximadamente por:aproximadamente por:

Page 26: Radiação não ionizante

RADIARADIA ÇÇÃO SOLARÃO SOLAR

COMPOSICOMPOSIÇÇÃO DA RADIAÃO DA RADIA ÇÇÃO SOLAR ÃO SOLAR QUE ATINGE O SOLO:QUE ATINGE O SOLO:

5% 5% UV(95% UVA e 5% UVB)UV(95% UVA e 5% UVB)40% 40% RADIARADIA ÇÇÃO VISÃO VISÍÍVELVEL55%55% RAD. INFRAVERMELHARAD. INFRAVERMELHA

Page 27: Radiação não ionizante

RADIARADIA ÇÇÃO SOLARÃO SOLARRADIARADIA ÇÇÃO ULTRAVIOLETAÃO ULTRAVIOLETA

UVAUVA -- 320 320 –– 400 400 nmnm (10 a 20% dos (10 a 20% dos

efeitos danosos da radiaefeitos danosos da radia çção solar)ão solar)

UVBUVB -- 290 290 –– 320 320 nmnm (queimaduras,(queimaduras,fotoenvelhecimentofotoenvelhecimento e câncer de pele)e câncer de pele)

UVCUVC -- 100 100 –– 290 290 nmnm (totalmente(totalmenteabsorvida pela camada de ozônio)absorvida pela camada de ozônio)

Page 28: Radiação não ionizante

RADIARADIA ÇÇÃO SOLARÃO SOLARINFLUÊNCIA DA HORAINFLUÊNCIA DA HORA

11 11 ààs 15hss 15hs pior perpior per ííodo de odo de exposexpos ..13hs 13hs pico de exposipico de exposi ççãoão12 12 ààs 14hss 14hs 1/3 da radia1/3 da radia çção UVão UV10 10 ààs 16hss 16hs ¾¾ da radiada radia çção UVão UV

Page 29: Radiação não ionizante

RADIARADIA ÇÇÃO SOLARÃO SOLARINFLUÊNCIA DA LATITUDEINFLUÊNCIA DA LATITUDE

PrPróóximo do equador a incidência ximo do equador a incidência éémaiormaior

INFLUÊNCIA DA ALTITUDEINFLUÊNCIA DA ALTITUDE

A cada 300 metros de altitude, a A cada 300 metros de altitude, a incidência aumenta em 4%incidência aumenta em 4%

Page 30: Radiação não ionizante

RADIARADIA ÇÇÃO SOLARÃO SOLARINFLUÊNCIA DA COBERTURA DE NINFLUÊNCIA DA COBERTURA DE N ÚÚVENSVENSMesmo em tempo coberto de Mesmo em tempo coberto de nnúúvensvens , , podemos receber queimaduras, pois as podemos receber queimaduras, pois as nuvens absorvem o infravermelho mas não a nuvens absorvem o infravermelho mas não a UVUV

INFLUÊNCIA DO VENTOINFLUÊNCIA DO VENTO

O vento poderO vento poder áá dar uma sensadar uma sensa çção de ão de conforto e poderemos eventualmente ficar conforto e poderemos eventualmente ficar mais expostos mais expostos àà radiaradia çção UVão UV

Page 31: Radiação não ionizante

RADIARADIA ÇÇÃO SOLARÃO SOLARPENETRAPENETRAÇÇÃO DA RADIAÃO DA RADIA ÇÇÃO SOLAR NA PELEÃO SOLAR NA PELE

UVB UVA VISUVB UVA VIS ÍÍVEL INFRAVERMELHOVEL INFRAVERMELHO

epiderme

derme

Page 32: Radiação não ionizante

RADIARADIA ÇÇÃO SOLARÃO SOLARFATOR DE PROTEFATOR DE PROTEÇÇÃO SOLAR (FPS)ÃO SOLAR (FPS)

Fator de ProteFator de Prote çção Solar (FPS)ão Solar (FPS) éé o o ííndice ndice que indica o nque indica o níível de protevel de proteçção que um ão que um determinado produto oferece contra a determinado produto oferece contra a radiaradiaçção ultravioleta, isto ão ultravioleta, isto éé serve para serve para determinar o tempo que uma pessoa pode determinar o tempo que uma pessoa pode permanecer exposta ao sol sem produzir permanecer exposta ao sol sem produzir eritema(vermelhidão)eritema(vermelhidão)

Page 33: Radiação não ionizante

RADIARADIA ÇÇÃO SOLARÃO SOLARFATOR DE PROTEFATOR DE PROTEÇÇÃO SOLAR (FPS)ÃO SOLAR (FPS)

Um fator de proteUm fator de proteçção 10 permite que o ão 10 permite que o indivindivííduo possa ficar um tempo 10 vezes duo possa ficar um tempo 10 vezes maior exposto, que o tempo sem protemaior exposto, que o tempo sem proteçção ão para produzir eritema.para produzir eritema.

MultiplicandoMultiplicando--se o tempo para produzir se o tempo para produzir eritema pelo fator de proteeritema pelo fator de proteçção solar, ão solar, obtemos o tempo de exposiobtemos o tempo de exposiçção solar ão solar mmááximo recomendado. ximo recomendado.

Page 34: Radiação não ionizante

RADIARADIA ÇÇÃO SOLARÃO SOLARFATOR DE PROTEFATOR DE PROTEÇÇÃO SOLAR (FPS)ÃO SOLAR (FPS)

O FPS leva em consideraO FPS leva em consideraçção uma ão uma densidade de aplicadensidade de aplicaçção de 2,0 mg/cmão de 2,0 mg/cm22, , que que éé uma aplicauma aplicaçção bem generosa, pois ão bem generosa, pois a maioria das pessoas aplica somente 0,5 a maioria das pessoas aplica somente 0,5 a 1,3 g/cma 1,3 g/cm22..

O filtro solar deve ser aplicado de 20 a 30 O filtro solar deve ser aplicado de 20 a 30 minutos antes da exposiminutos antes da exposiçção e ser ão e ser renovado a cada 2 a 3 horas, ou quando renovado a cada 2 a 3 horas, ou quando suar muitosuar muito

Page 35: Radiação não ionizante

RADIARADIA ÇÇÃO SOLARÃO SOLARTIPO DE PELE E FPSTIPO DE PELE E FPS

TIPO INDIVTIPO INDIVÍÍDUOS INV. VER. TDUOS INV. VER. T(min)(min) OBSERVAOBSERVA ÇÇÕESÕES

A Ruivo e Louro 15 30 15A Ruivo e Louro 15 30 15 --24 Nunca se bronzeia24 Nunca se bronzeiamas sempre se queimamas sempre se queima

BB Moreno claro 5Moreno claro 5 --10 2010 20--25 31 Sempre se queima e 25 31 Sempre se queima e ààssvezes se bronzeiavezes se bronzeia

CC Moreno escuro Moreno escuro ------ 1010--15 48 15 48 ÀÀs vezes se queima e ems vezes se queima e emgeral se bronzeiageral se bronzeia

D Mulato e negro D Mulato e negro ------ 55--10 66 Sempre se bronzeia e 10 66 Sempre se bronzeia e raramente se queimararamente se queima

T = Tempo estimado para inT = Tempo estimado para in íício de queimadura para exposicio de queimadura para exposi çção ão sem protesem prote çção.ão.

Page 36: Radiação não ionizante

RADIARADIA ÇÇÃO SOLARÃO SOLARFATOR DE PROTEFATOR DE PROTEÇÇÃO SOLAR (FPS)ÃO SOLAR (FPS)

Cuidados na AplicaCuidados na Aplica ççãoãoNão basta usar o protetor solar na Não basta usar o protetor solar na

pele apenas uma vez, como a maioria das pele apenas uma vez, como a maioria das pessoas desavisadas costuma fazer.pessoas desavisadas costuma fazer.DeveDeve--se reaplicse reaplicáá--lo mais de uma vez, de lo mais de uma vez, de preferência a cada 3 horas (no mpreferência a cada 3 horas (no mááximo) e ximo) e sempre 20 a 30 minutos antes de se sempre 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol, para este aderir expor ao sol, para este aderir àà pele. pele.

Page 37: Radiação não ionizante

RADIARADIA ÇÇÃO SOLARÃO SOLARFATOR DE PROTEFATOR DE PROTEÇÇÃO SOLAR (FPS)ÃO SOLAR (FPS)

Cuidados na AplicaCuidados na Aplica ççãoãoTambTambéém hm háá a necessidade da reaplicaa necessidade da reaplicaçção ão quando se transpira (se sua) muito e no quando se transpira (se sua) muito e no caso de se tomar banho apcaso de se tomar banho apóós a primeira s a primeira aplicaaplicaçção.ão.Não basta usar o protetor solar na pele Não basta usar o protetor solar na pele apenas uma vez, como a maioria das apenas uma vez, como a maioria das pessoas desavisadas costuma fazer.pessoas desavisadas costuma fazer.

Page 38: Radiação não ionizante

RADIARADIA ÇÇÃO SOLARÃO SOLARFATOR DE PROTEFATOR DE PROTEÇÇÃO SOLAR (FPS)ÃO SOLAR (FPS)

Cuidados na AplicaCuidados na Aplica ççãoãoDeveDeve--se reaplicse reaplicáá--lo mais de uma vez, de lo mais de uma vez, de preferência a cada 3 horas (no mpreferência a cada 3 horas (no mááximo) e ximo) e sempre 20 a 30 minutos antes de se sempre 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol, para este aderir expor ao sol, para este aderir àà pele. pele. TambTambéém hm háá a necessidade da reaplicaa necessidade da reaplicaçção ão quando se transpira muito e no caso de quando se transpira muito e no caso de se tomar banho apse tomar banho apóós a primeira s a primeira aplicaaplicaçção.ão.

Page 39: Radiação não ionizante

RADIARADIA ÇÇÃO SOLARÃO SOLARRECOMENDARECOMENDAÇÇÕES PARA APLICAÕES PARA APLICA ÇÇÃO DO ÃO DO PROTETOR SOLARPROTETOR SOLAR

�������� Use filtro solar de amplo espectro que proteja cont ra Use filtro solar de amplo espectro que proteja cont ra os raios ultravioletas dos tipos UVA e UVBos raios ultravioletas dos tipos UVA e UVB

�������� Passe uma porPasse uma por çção equivalente a mais ou menos 2 ão equivalente a mais ou menos 2 gramas (e não 0,5 g como se costuma fazer)gramas (e não 0,5 g como se costuma fazer)

�������� Mesmo com protetor, use chapMesmo com protetor, use chap ééu com aba para u com aba para cobrir as orelhas, cobrir as orelhas, óóculos escuros e guardaculos escuros e guarda --sol de sol de nnááilon ilon

�������� Use Use óóculos de sol com lentes que protejam contra o culos de sol com lentes que protejam contra o ultravioleta ultravioleta

Page 40: Radiação não ionizante

RADIARADIA ÇÇÃO SOLARÃO SOLARRECOMENDARECOMENDAÇÇÕES PARA APLICAÕES PARA APLICA ÇÇÃO DO ÃO DO PROTETOR SOLARPROTETOR SOLAR

�������� Mesmo em dias nublados, cerca de 80% dos raios Mesmo em dias nublados, cerca de 80% dos raios UV atravessam as UV atravessam as nnúúvensvens e a neblina e a neblina

�������� Cuidado com a luz refletida. A luz do sol reflete n a Cuidado com a luz refletida. A luz do sol reflete n a areia, na neve, nas salinas, no concreto e na areia, na neve, nas salinas, no concreto e na áágua, gua, atingindo a pele, mesmo na sombra atingindo a pele, mesmo na sombra

�������� Proteja crianProteja crian çças e jovens pois em geral, quando se as e jovens pois em geral, quando se cuida da pele atcuida da pele at éé os 18 anos, cerca de 85% dos casos os 18 anos, cerca de 85% dos casos de câncer podem ser evitados de câncer podem ser evitados

�������� Hidrate a pele apHidrate a pele ap óós ter tomado sol, para restaurar a s ter tomado sol, para restaurar a umidade perdida, evitando assim o seu ressecamento umidade perdida, evitando assim o seu ressecamento

Page 41: Radiação não ionizante

RADIARADIA ÇÇÃO SOLARÃO SOLARRECOMENDARECOMENDAÇÇÕES PARA APLICAÕES PARA APLICA ÇÇÃO DO ÃO DO PROTETOR SOLARPROTETOR SOLAR

�������� VVáá ao dermatologista quando uma ao dermatologista quando uma pinaumentarpinaumentarde tamanho ou de cor em seu corpode tamanho ou de cor em seu corpo

�������� PermanePermane çça na sombra sempre que possa na sombra sempre que poss íívelvel

O BRONZEADO O BRONZEADO ÉÉ A RESPOSTA DA PELE A UMA A RESPOSTA DA PELE A UMA LESÃO PROVOCADA PELO SOL, AUMENTANDO A LESÃO PROVOCADA PELO SOL, AUMENTANDO A PRODUPRODUÇÇÃO DE MELANINA.ÃO DE MELANINA.