Psicologia Ψ. O toque tem um papel fundamental na vida das pessoas. É através dele que muitas...

29
Psicologia Ψ

Transcript of Psicologia Ψ. O toque tem um papel fundamental na vida das pessoas. É através dele que muitas...

Page 1: Psicologia Ψ. O toque tem um papel fundamental na vida das pessoas. É através dele que muitas vezes podemos expressar o que estamos sentindo: quando fazemos.

Psi

colo

gia

Ψ

Page 2: Psicologia Ψ. O toque tem um papel fundamental na vida das pessoas. É através dele que muitas vezes podemos expressar o que estamos sentindo: quando fazemos.

Psi

colo

gia

Ψ O toque tem um papel fundamental na vida das pessoas. É

através dele que muitas vezes podemos expressar o que estamos sentindo: quando fazemos carinho, quando batemos, quando abraçamos, etc.

O contato de pele com pele tem a possibilidade de transmitir mensagens ao outro, sobre como estamos nos sentindo.

Com base nisso aponta-se a importância do toque para o desenvolvimento global do bebê.

Existem muitas pesquisas que apontam os benefícios adquiridos por bebês que são massageados regularmente e ternamente. Estes ganham mais peso, demonstram um desenvolvimento neurológico melhor, tem menos cólicas e problemas respiratórios, por sentirem mais prazer e ficarem mais alegres têm um aumento na sua imunidade,na produção de hormônios de crescimento, menos angústia e um sono melhor, além de outras tantas vantagens.

Page 3: Psicologia Ψ. O toque tem um papel fundamental na vida das pessoas. É através dele que muitas vezes podemos expressar o que estamos sentindo: quando fazemos.

Psi

colo

gia

Ψ

Através da massagem é possível perceber a função essencial que o toque terno e amoroso exerce na vida e no desenvolvimento do bebê.

Este sente-se querido ou não em função do toque que recebe das pessoas que cuidam dele, e mais tarde, isso interferirá na sua visão de si mesmo, nas suas relações interpessoais, na sua auto estima, entre outras coisas. A pediatra e

Page 4: Psicologia Ψ. O toque tem um papel fundamental na vida das pessoas. É através dele que muitas vezes podemos expressar o que estamos sentindo: quando fazemos.

Psi

colo

gia

Ψ

Essa massagem foi introduzida no Brasil por Eva Reich, filha de Wilhelm Reich, em 1980.

Foi pensado na importância da estimulação tátil desde os primeiros dias de vida, que a americana Eva Reich criou uma massagem para bebês, o Toque da Borboleta.

Descobriu que a massagem diminui o nível dos hormônios do estresse e aumenta o de melatonina (ligada à regulação do sono).

....Onde tudo começou.....

Page 5: Psicologia Ψ. O toque tem um papel fundamental na vida das pessoas. É através dele que muitas vezes podemos expressar o que estamos sentindo: quando fazemos.

Psi

colo

gia

Ψ

O principal objetivo dessa massagem é o fortalecimento de vínculos saudáveis entre a criança e seus pais ou quem cuida dela.

Essa técnica, quando adequadamente aplicada, propícia uma integração individualizada adulto/criança e criança/criança e uma troca de energia entre ambos.

Favorece o desenvolvimento psicomotor, sendo muito importante no aspecto preventivo para o crescimento de uma criança saudável, inteligente e, sobretudo, feliz. Apresentam um desenvolvimento neurológico sensivelmente maior, maior ganho de peso, além de melhor desenvolvimento mental, do que os bebês que receberam atendimento de rotina.

....O objetivo da massagem.....

Page 6: Psicologia Ψ. O toque tem um papel fundamental na vida das pessoas. É através dele que muitas vezes podemos expressar o que estamos sentindo: quando fazemos.

Psi

colo

gia

Ψ ....O Toque da Borboleta....

O “Toque da Borboleta” é indicado também para crianças com problemas de saúde e de comportamento.

Foram verificados resultados positivos e um alto grau de recuperação entre crianças prematuras e crianças desnutridas.

Page 7: Psicologia Ψ. O toque tem um papel fundamental na vida das pessoas. É através dele que muitas vezes podemos expressar o que estamos sentindo: quando fazemos.

Psi

colo

gia

Ψ

No toque da borboleta, os movimentos, são sempre suaves, começam na cabeça e vão descendo até os pés.

São simétricos e feitos primeiro na frente e depois atrás. No final, o bebê é embalado durante um minuto.

"O balanço” é superimportante, pois melhora a digestão.

.... Como é a massagem..

Antes de começar, lave as mãos, enxugue-as e esfregue-as, isso concentra a energia. Cada movimento é feito com extrema delicadeza. Só há dois lugares em que se exerce uma certa pressão: na palma das mão e na sola dos pés, sempre em direção aos dedos.

Segundo a medicina tradicional chinesa, na sola dos pés estão projetados todos os órgãos. Ao ser massageada, automaticamente os órgãos internos também o são, vale lembrar que mãos e pés contêm muitas terminações nervosas.

Mais importante do que a técnica é o modo como é feita. Nada de passar a mão e pronto. Tem de ser uma relação afetuosa, com o adulto olhando atentamente o bebê. Caso tenha sido um parto difícil, às vezes, o bebê não gosta que se toque a sua cabeça. Aí, você pode começar a massagem pelas costas.

Page 8: Psicologia Ψ. O toque tem um papel fundamental na vida das pessoas. É através dele que muitas vezes podemos expressar o que estamos sentindo: quando fazemos.

Psi

colo

gia

Ψ

A criança avança em termos de desenvolvimentos cognitivo, motor, de autopercepção e efetivo.

O toque aumenta a resistência a doenças. Os recém-nascidos estimulados através do toque da borboleta

apresentam melhor desenvolvimentos neurológico e melhores reflexos. A criança desnutrida também sai ganhando - Muitas vezes, a

desnutrição é também de afeto e carinho. A partir do estabelecimento de vínculos afetivos, ela começa a comer. Conseqüentemente, desenvolve-se fisicamente e aceita melhor o carinho.

.... Os benefícios da massagem...

Page 9: Psicologia Ψ. O toque tem um papel fundamental na vida das pessoas. É através dele que muitas vezes podemos expressar o que estamos sentindo: quando fazemos.

Psi

colo

gia

Ψ .... O lugar ideal..

Escolha um ambiente calmo. Dê preferência ao local mais aquecido da casa ou, então, à

hora mais quente do dia. Lembre-se que seu filho fica nuzinho durante toda a massagem.

Coloque-o sobre um colchonete coberto com um lençol ou uma toalha, pois é comum ele fazer xixi devido ao relaxamento produzido pelo toque.

Page 10: Psicologia Ψ. O toque tem um papel fundamental na vida das pessoas. É através dele que muitas vezes podemos expressar o que estamos sentindo: quando fazemos.

Psi

colo

gia

Ψ

Evite fazer a massagem logo depois de alimentar a criança, pois toda a sua energia está focalizada na digestão, ou quando ela estiver com muita fome. Antes ou depois do banho é um bom horário. Aproveite também o tempo em que a criança estiver na banheira para fazer alguns movimentos adicionais. O ideal é tocar a criança três vezes por dia.

Quando o bebê está maiorzinho, dificilmente a mãe conseguirá fazer a massagem mais do que uma vez, pois ele se mexe muito. Se a mamãe quiser aproveitar o momento para ficar conversando com o pequeno, a duração da massagem pode atingir até meia hora. Tudo depende da disponibilidade de ambos.

A massagem pode ser feita desde o nascimento, mesmo em prematuros. É importante, no entanto, respeitar os limites da criança. Se ela demonstrar que não quer ser massageada, não force. Apenas toque o campo energético do bebê (ao redor do corpo), dinamizando-o com movimentos circulares. Isso acalma a criança e possibilita que a massagem seja feita logo em seguida.

.... O melhor horário..

Page 11: Psicologia Ψ. O toque tem um papel fundamental na vida das pessoas. É através dele que muitas vezes podemos expressar o que estamos sentindo: quando fazemos.

Psi

colo

gia

Ψ .... E como se fazer a massagem..

Os toques começam na cabeça e seguem para os pés e da parte da frente do corpo para as costas. Os movimentos vão do centro para as extremidades.

O primeiro passo é a cabeça, que deve ser massageada como se fosse um cafuné.

Depois vem o rosto, que recebe toques retos e depois movimentos circulares ao redor de todo o rosto, da boca, do queixo e das bochechas. O pescoço e novamente a cabeça recebem o mesmo tipo de toque circular.

Agora é a vez dos membros superiores. A mãe desliza as mãos pelos bracinhos, mãos e dedos – local onde faz maior pressão. O deslizar de mãos segue pelo tronco e no tórax, sempre do centro para os lados.

A barriga merece atenção especial, com movimentos leves, circulares e deslizantes. O mesmo acontece na virilha.

A massagem feita nos membros superiores é repetida nos inferiores. Em seguida, vira-se o bebê de barriga para baixo para que na parte de trás da

cabecinha a mãe faça novamente um cafuné. Desta vez os membros superiores são apenas tocados de leve. Na região da

costela o movimento deve ser do centro para fora, como se estivesse fazendo o desenho destes ossos.

A região do bumbum recebe apenas vibrações e o movimento é chamado “geleinha”. Em seguida desliza para as pernas e faz a integração – a mãe desliza as mãos da cabeça para a ponta das mãozinhas e da cabeça passando pelas costas e chegando aos pés.

O último passo é o embalo e pronto: você tem uma criança mais calma, com melhor desenvolvimento, absorção de alimentos e que se sente muito mais amada.

Page 12: Psicologia Ψ. O toque tem um papel fundamental na vida das pessoas. É através dele que muitas vezes podemos expressar o que estamos sentindo: quando fazemos.

Psi

colo

gia

Ψ .... E como se fazer a massagem..

Delicadamente, coloque as duas mão nos rosto do bebê e desça até o queixo Repita três vezes o movimento, com o cuidado de nunca tirar as duas mãos ao mesmo tempo do rosto da criança.

Page 13: Psicologia Ψ. O toque tem um papel fundamental na vida das pessoas. É através dele que muitas vezes podemos expressar o que estamos sentindo: quando fazemos.

Psi

colo

gia

Ψ

Coloque dois dedos de cada mão no meio da testa deslizando até as têmporas Retorne à posição inicial, um mão de cada vez, e repita três vezes o movimento.

Page 14: Psicologia Ψ. O toque tem um papel fundamental na vida das pessoas. É através dele que muitas vezes podemos expressar o que estamos sentindo: quando fazemos.

Psi

colo

gia

Ψ

A partir da sobrancelha, faça pequenos círculos com dedo indicador ao redor dos olhos enquanto a outra mão apóia a cabeça. Repita três vezes.

Page 15: Psicologia Ψ. O toque tem um papel fundamental na vida das pessoas. É através dele que muitas vezes podemos expressar o que estamos sentindo: quando fazemos.

Psi

colo

gia

Ψ

Coloque dois dedos de cada mão na ponta do nariz e desça até as orelhas. Retorne à posição inicial – cada mão de uma vez – e repita três vezes.

Page 16: Psicologia Ψ. O toque tem um papel fundamental na vida das pessoas. É através dele que muitas vezes podemos expressar o que estamos sentindo: quando fazemos.

Psi

colo

gia

Ψ

Cuidadosamente, segure a cabeça do bebê com uma mão. Com o indicador da outra mão, faça pequenos círculos, no queixo. Repita três vezes.

Page 17: Psicologia Ψ. O toque tem um papel fundamental na vida das pessoas. É através dele que muitas vezes podemos expressar o que estamos sentindo: quando fazemos.

Psi

colo

gia

Ψ

Segure a cabeça do bebê com a mão esquerda. Com dois dedos da direita, desça até o começo do osso externo. Repita três vezes

Page 18: Psicologia Ψ. O toque tem um papel fundamental na vida das pessoas. É através dele que muitas vezes podemos expressar o que estamos sentindo: quando fazemos.

Psi

colo

gia

Ψ

Vire a cabeça do bebê para o lado. Com uma das mãos bem aberta, acaricie-a, desde a orelha até o ombro. Faça este movimento três vezes de cada lado.

Page 19: Psicologia Ψ. O toque tem um papel fundamental na vida das pessoas. É através dele que muitas vezes podemos expressar o que estamos sentindo: quando fazemos.

Psi

colo

gia

Ψ

Toque o bebê com uma mão. Com a outra massageie-o, do ombro às mãos. Pressione o seu polegar na mãozinha da criança, abrindo-a e virando-a para cima. Repita três vezes de cada lado

Page 20: Psicologia Ψ. O toque tem um papel fundamental na vida das pessoas. É através dele que muitas vezes podemos expressar o que estamos sentindo: quando fazemos.

Psi

colo

gia

Ψ

Deslize as duas mãos desde o ombro até a pélvis. Repita três vezes, lembrando que enquanto uma mão sobe, a outra fica.

Page 21: Psicologia Ψ. O toque tem um papel fundamental na vida das pessoas. É através dele que muitas vezes podemos expressar o que estamos sentindo: quando fazemos.

Psi

colo

gia

Ψ

Deslize dois dedos desde o pescoço até os genitais, tocando outra parte do corpo com a mão livre. Se o umbigo não cicatrizou, faça o movimento, mas não toque. Repita três vezes.

Page 22: Psicologia Ψ. O toque tem um papel fundamental na vida das pessoas. É através dele que muitas vezes podemos expressar o que estamos sentindo: quando fazemos.

Psi

colo

gia

Ψ

Massageie a perna do bebê com uma mão enquanto a outra toca qualquer parte do corpo. Na sola do pé pressione com o polegar, acompanhado a curva - do pé até os dedinhos. Três vezes de cada lado

Page 23: Psicologia Ψ. O toque tem um papel fundamental na vida das pessoas. É através dele que muitas vezes podemos expressar o que estamos sentindo: quando fazemos.

Psi

colo

gia

Ψ

Toque a cabeça da criança em direção à orelha até o ombro. A mão livre segura outra parte do corpo. Repita três vezes.

Page 24: Psicologia Ψ. O toque tem um papel fundamental na vida das pessoas. É através dele que muitas vezes podemos expressar o que estamos sentindo: quando fazemos.

Psi

colo

gia

Ψ

Toque os braços, um de cada vez, fazendo uma leve pressão ao chegar na mão do bebê. Repita t Toque os braços, um de cada vez, fazendo uma leve pressão ao chegar na mão do bebê. Três vezes de cada lado. rês vezes de cada lado.

Page 25: Psicologia Ψ. O toque tem um papel fundamental na vida das pessoas. É através dele que muitas vezes podemos expressar o que estamos sentindo: quando fazemos.

Psi

colo

gia

Ψ

Começando pelos ombros, as duas mãos descem até o bumbum. Para voltar à posição inicial, suba com uma mão de cada vez. Repita três vezes

Page 26: Psicologia Ψ. O toque tem um papel fundamental na vida das pessoas. É através dele que muitas vezes podemos expressar o que estamos sentindo: quando fazemos.

Psi

colo

gia

Ψ

Com dois dedos, faça uma rotação ao redor de cada vértebra, descendo até o cóccix. É feito apenas um vez.

Page 27: Psicologia Ψ. O toque tem um papel fundamental na vida das pessoas. É através dele que muitas vezes podemos expressar o que estamos sentindo: quando fazemos.

Psi

colo

gia

Ψ

Com uma das mãos, toque o bebê e com a outra, deslize toda a perna, fazendo uma leve pressão com o polegar na sola do pé. Repita três vezes.

Page 28: Psicologia Ψ. O toque tem um papel fundamental na vida das pessoas. É através dele que muitas vezes podemos expressar o que estamos sentindo: quando fazemos.

Psi

colo

gia

Ψ

Ao terminar a massagem, coloque o bebê no colo, como um arco. Por dois minutos, faça movimentos da direita para a esquerda. Isso contribui para uma boa postura e equilíbrio.

Page 29: Psicologia Ψ. O toque tem um papel fundamental na vida das pessoas. É através dele que muitas vezes podemos expressar o que estamos sentindo: quando fazemos.

Psi

colo

gia

Ψ