Psicologia Do Desenvolvimento Humano Publicar Slides

25
Psicologia do Desenvolvimento Psicologia do Desenvolvimento Humano Humano Blog: Blog: www.freudpsi.blogspot.com www.freudpsi.blogspot.com

Transcript of Psicologia Do Desenvolvimento Humano Publicar Slides

Page 1: Psicologia Do Desenvolvimento Humano   Publicar   Slides

Psicologia do Desenvolvimento Psicologia do Desenvolvimento HumanoHumano

Blog: Blog: www.freudpsi.blogspot.comwww.freudpsi.blogspot.com

Page 2: Psicologia Do Desenvolvimento Humano   Publicar   Slides

UNIDADE IUNIDADE I

Introdução à Psicologia Introdução à Psicologia do Desenvolvimento do Desenvolvimento

HumanoHumano

Page 3: Psicologia Do Desenvolvimento Humano   Publicar   Slides

Psicologia:Psicologia:Sentido EtimológicoSentido Etimológico

Page 4: Psicologia Do Desenvolvimento Humano   Publicar   Slides

A A psicologiapsicologia (do grego (do grego Ψυχολογία, transliterada Ψυχολογία, transliterada psykhologuíapsykhologuía, termo , termo derivado das palavras ψυχή, derivado das palavras ψυχή, psykhépsykhé, “, “almaalma”, e λόγος, ”, e λόγος, lógoslógos, “, “palavrapalavra”, “”, “razãorazão” ou ” ou ““estudoestudo”)”)

Page 5: Psicologia Do Desenvolvimento Humano   Publicar   Slides

É a É a ciênciaciência que estuda que estuda os processos mentais os processos mentais (sentimentos, (sentimentos, pensamentos, razão) e o pensamentos, razão) e o comportamento humanocomportamento humano..

Page 6: Psicologia Do Desenvolvimento Humano   Publicar   Slides

O objeto de estudo dessa O objeto de estudo dessa ciência contudo ainda hoje é ciência contudo ainda hoje é alvo de controvérsias alvo de controvérsias especialmente quanto as especialmente quanto as distinções ou necessidades de distinções ou necessidades de estudo da mente em oposição estudo da mente em oposição ao estudo da comportamento.ao estudo da comportamento.

Page 7: Psicologia Do Desenvolvimento Humano   Publicar   Slides

Cabe à psicologia estudar Cabe à psicologia estudar questões ligadas à questões ligadas à personalidadepersonalidade, à , à aprendizagemaprendizagem, à , à motivaçãomotivação, à , à memóriamemória, à , à inteligênciainteligência, ao , ao funcionamento do sistema funcionamento do sistema nervosonervoso de modo integrado ao de modo integrado ao conjunto de disciplinas que conjunto de disciplinas que formam a formam a NeurociênciaNeurociência..

Page 8: Psicologia Do Desenvolvimento Humano   Publicar   Slides

Também à Comunicação Também à Comunicação Interpessoal, ao desenvolvimento, ao Interpessoal, ao desenvolvimento, ao comportamento sexual, à comportamento sexual, à agressividade, ao comportamento em agressividade, ao comportamento em grupo, aos processos grupo, aos processos psicoterapêuticos, ao sono e ao sonho, psicoterapêuticos, ao sono e ao sonho, ao prazer e à dor com especial ao prazer e à dor com especial atenção aos processos afetivos ou atenção aos processos afetivos ou cognitivos do sofrimento (ansiedade, cognitivos do sofrimento (ansiedade, depressão, etc.).depressão, etc.).

Page 9: Psicologia Do Desenvolvimento Humano   Publicar   Slides
Page 10: Psicologia Do Desenvolvimento Humano   Publicar   Slides

““Penso onde não sou, logo sou onde Penso onde não sou, logo sou onde não penso.”não penso.”

Jacques LacanJacques Lacan

Page 11: Psicologia Do Desenvolvimento Humano   Publicar   Slides

Psicanálise é um método Psicanálise é um método desenvolvido pelo médico desenvolvido pelo médico neurologista austríaco neurologista austríaco Sigmund Freud, para tratar Sigmund Freud, para tratar de distúrbios psíquicos a de distúrbios psíquicos a partir da investigação do partir da investigação do inconsciente.inconsciente.

Page 12: Psicologia Do Desenvolvimento Humano   Publicar   Slides

A psicanálise surgiu na A psicanálise surgiu na década de 1890, com década de 1890, com Sigmund Freud, um médico Sigmund Freud, um médico interessado em achar um interessado em achar um tratamento efetivo para tratamento efetivo para pacientes com pacientes com sintomas sintomas neuróticos ou histéricosneuróticos ou histéricos..

Page 13: Psicologia Do Desenvolvimento Humano   Publicar   Slides

Conversando com os Conversando com os pacientes, Freud acreditava pacientes, Freud acreditava que seus problemas se que seus problemas se originaram da inaceitação originaram da inaceitação cultural, sendo assim cultural, sendo assim reprimidos seus reprimidos seus desejos desejos inconscientesinconscientes e suas fantasias e suas fantasias de natureza sexual.de natureza sexual.

Page 14: Psicologia Do Desenvolvimento Humano   Publicar   Slides

Desde Freud, a Desde Freud, a psicanálise se desenvolveu de psicanálise se desenvolveu de muitas maneiras e, muitas maneiras e, atualmente, há diversas atualmente, há diversas escolas.escolas.

Page 15: Psicologia Do Desenvolvimento Humano   Publicar   Slides

O método básico da O método básico da Psicanálise é a interpretação Psicanálise é a interpretação da transferência e da da transferência e da resistência com a análise da resistência com a análise da livre associaçãolivre associação. O analisado, . O analisado, numa postura relaxada, é numa postura relaxada, é solicitado a dizer tudo o que solicitado a dizer tudo o que lhe vem à mente.lhe vem à mente.

Page 16: Psicologia Do Desenvolvimento Humano   Publicar   Slides

Sonhos, esperanças, Sonhos, esperanças, desejos e fantasias são de desejos e fantasias são de interesse, como também as interesse, como também as experiências vividas nos experiências vividas nos primeiros anos de vida em primeiros anos de vida em família.família.

Page 17: Psicologia Do Desenvolvimento Humano   Publicar   Slides

Geralmente, o analista Geralmente, o analista simplesmente escuta, fazendo simplesmente escuta, fazendo comentários somente quando no comentários somente quando no seu julgamento profissional seu julgamento profissional visualiza uma crescente visualiza uma crescente oportunidade para que o oportunidade para que o analisando torne consciente os analisando torne consciente os conteúdos reprimidosconteúdos reprimidos que são que são supostos, a partir de suas supostos, a partir de suas associações.associações.

Page 18: Psicologia Do Desenvolvimento Humano   Publicar   Slides

Escutando o analisado, o Escutando o analisado, o analista tenta manter uma analista tenta manter uma atitude empática de atitude empática de neutralidade. Uma postura neutralidade. Uma postura de não-julgamento, visando a de não-julgamento, visando a criar um ambiente seguro.criar um ambiente seguro.

Page 19: Psicologia Do Desenvolvimento Humano   Publicar   Slides

Não é possível abordar Não é possível abordar diretamente o Inconsciente, diretamente o Inconsciente, o conhecemos somente por o conhecemos somente por suas formações: suas formações: atos falhos, atos falhos, sonhos, chistes e sintomassonhos, chistes e sintomas..

Page 20: Psicologia Do Desenvolvimento Humano   Publicar   Slides

É nesse sentido que É nesse sentido que Freud formulou a Freud formulou a expressão expressão Psicopatologia Psicopatologia da vida cotidianada vida cotidiana..

Page 21: Psicologia Do Desenvolvimento Humano   Publicar   Slides
Page 22: Psicologia Do Desenvolvimento Humano   Publicar   Slides

O estudo do O estudo do desenvolvimento do ser desenvolvimento do ser humano constitui uma área do humano constitui uma área do conhecimento da Psicologia conhecimento da Psicologia cujas proposições nucleares cujas proposições nucleares concentram-se no esforço de concentram-se no esforço de compreender o homem em compreender o homem em todos os seus aspectos.todos os seus aspectos.

Page 23: Psicologia Do Desenvolvimento Humano   Publicar   Slides

Isso engloba fases desde Isso engloba fases desde o nascimento até o seu mais o nascimento até o seu mais completo grau de completo grau de maturidade e estabilidade.maturidade e estabilidade.

Page 24: Psicologia Do Desenvolvimento Humano   Publicar   Slides

Esse esforço, conforme Esse esforço, conforme mostra a linha evolutiva da mostra a linha evolutiva da Psicologia, tem culminado Psicologia, tem culminado na elaboração de várias na elaboração de várias teorias.teorias.

Page 25: Psicologia Do Desenvolvimento Humano   Publicar   Slides

Tais teorias procuram Tais teorias procuram reconstituir, a partir de diferentes reconstituir, a partir de diferentes metodologias e pontos de vista, as metodologias e pontos de vista, as condições de produção da condições de produção da representação do mundo e de suas representação do mundo e de suas vinculações com a visão de mundo vinculações com a visão de mundo e de homem dominantes em cada e de homem dominantes em cada momento histórico da sociedade.momento histórico da sociedade.