ProfessorAutor-Geografia-Geografia Ι 1º Ano Ι Médio-Os Movimentos Da Terra

download ProfessorAutor-Geografia-Geografia Ι 1º Ano Ι Médio-Os Movimentos Da Terra

of 29

description

tera

Transcript of ProfessorAutor-Geografia-Geografia Ι 1º Ano Ι Médio-Os Movimentos Da Terra

  • Cincias Humanas e suas Tecnologias - GeografiaEnsino Mdio, 1 SrieOs Movimentos da Terra

  • Imagem: NASA / Public Domain.

  • Nesta aula iremos estudar os movimentos do planeta Terra.

    Mas para isto, precisamos relembrar alguns conceitos bsicos sobre as linhas geogrficas imaginrias, que nos auxiliam a perceber com maior preciso como estes movimentos ocorrem.

  • O planeta Terra tem um formato esfrico, mas no uma esfera perfeita porque tem seus polos levemente achatados. Por esse fato, podemos dizer que ela geoide.Imagem: GSFC team, cropped & up-sampled by Jason Harwell / Public DomainImagem: Thavlosk / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

  • A Linha do EquadorImagem: Dna-webmaster traduzido por Joo Sousa / Creative Commons Attribution 3.0 UnportedPara compreender melhor como a Terra se movimenta, convencionou-se o uso de algumas linhas imaginrias.Sendo a Linha do Equador uma das principais, com um dimetro de 12.756 km, que divide a Terra nos Hemisfrios Norte e Sul.

  • Imagem: Przemyslaw "Blueshade" Idzkiewicz / Constituda por imagens da Nasa e Agncia do Governo Americano / Creative Commons Atribuio-Partilha nos Termos da Mesma Licena 2.0 GenricaAinda neste sentido Norte-Sul de diviso da Terra temos as linhas paralelas ao Equador, sendo as quatros principais:Crculo Polar rtico,Trpico de Cncer,Trpico de Capricrnio,Crculo Polar Antrtico.Esses paralelos dividem a Terra nas zonas climticas intertropical, subtropical e polar.

  • Imagem: Przemyslaw "Blueshade" Idzkiewicz / Constituda por imagens da Nasa e Agncia do Governo Americano / Creative Commons Atribuio-Partilha nos Termos da Mesma Licena 2.0 GenricaComo podemos ver na imagem ao lado, h uma maior incidncia de raios solares diretos entre as linhas dos Trpicos de Cncer e de Capricrnio, esta parte da Terra, a mais quente do planeta, sendo denominada de zona tropical (trrida / quente ou intertropical).As regies entre os trpicos e os polos so divididas em duas regies climticas, sendo a zona temperada entre os trpicos e os crculos polares.J as zonas polares se localizam dentro dos crculos polares rtico e Antrtico.

  • Imagem: ComputerHotline / Public Domain

  • O Movimento de RotaoRotao o nome que se d quando um determinado volume de massa gira ao redor de seu prprio eixo.No caso da Terra, esse movimento demora aproximadamente 24 horas, esse perodo ns chamamos de dia. Vale lembrar que a durao de um dia depende do tempo que um planeta demora para dar uma volta completa em seu prprio eixo, por exemplo, o dia em Vnus dura 243 dias terrestres, ou seja aproximadamente 5.832 horas, enquanto em Mercrio, um dia dura 58,6 dias terrestres, ou seja aproximadamente 1.406,4 horas.

  • Imagem: NASA, Mysid / Public DomainA Terra gira em sentido anti-horrio vista do espao, sobre o Polo Norte.Podemos dizer tambm que para quem est situado na Terra, ela gira do oeste para o leste.

  • A sucesso dos dias e das noitesUm dia terrestre tem exatamente 23 horas, 56 minutos e 4 segundos. Para facilitar a nossa contagem do tempo, arredondamos esse valor para 24 horas.No nosso planeta, o dia se divide em dois perodos de acordo com a incidncia da luz solar, o perodo claro e o escuro, ao qual denominamos respectivamente de dia e noite.

  • Consequncias do Movimento de RotaoAlguns acontecimentos que so naturais do nosso dia a dia seriam completamente diferentes se no houvesse o movimento de rotao; por exemplo no haveria a sucesso de dias e noites como conhecemos, mas sim teramos regies em que seriam sempre dia ou sempre noite, o que traria consequncias tanto para o clima mundial, como para o estilo de vida das pessoas dependendo da regio que habitassem.O Sol iria parecer esttico nos locais onde fosse dia, pois este no teria movimento aparente, e o mesmo fenmeno aconteceria com as estrelas onde fosse sempre noite.

  • Raio de SolEquador

    Imagem: NASA / Public Domain.DiaNoite

  • Movimento aparente do Sol

  • O Movimento de TranslaoTranslao o nome que se d ao movimento que a Terra realiza em torno do Sol.Esse movimento elptico, com velocidade aproximada de 30 quilmetros por segundo.Para dar uma volta completa ao redor do Sol, a Terra leva 365 dias e 6 horas, sendo esse o perodo de um ano. Porm, a fim de facilitar a nossa contagem dos dias, estabelecemos que um ano possui 365 dias. Essas 6 horas excedentes por ano, so adicionadas ao nosso calendrio como sendo um dia a mais (29 de fevereiro) a cada quatro anos (ano bissexto).

  • Imagem: Tauolunga / Creative Commons CC0 1.0 Universal Public Domain DedicationCom uma viso do espao, a Terra gira em torno do Sol em sentido anti-horrio, sobre o Polo Norte.

  • Solstcios e EquinciosPelo fato de a Terra ter seu eixo de rotao inclinado em 23 em relao ao Meridiano de Greenwich, durante o ano, a incidncia da luz solar sobre a Terra varia, fazendo com que o dia e a noite tenham durao de tempo diferentes em quase todos os dias do ano. Chamamos de equincio o momento em que o perodo do dia e da noite possuem a mesma durao, e denominamos solstcio, o momento em que o perodo do dia e da noite possuem a maior diferena de tempo entre si. Esses momentos ocorrem quatro vezes ao ano, como demonstrados na tabela do prximo slide.

  • Hemisfrio SulData de incioHemisfrio NorteEquincio de primavera21 de setembroEquincio de outonoSolstcio de vero22 de dezembroSolstcio de invernoEquincio de outono21 de maroEquincio de primaveraSolstcio de inverno21 de junhoSolstcio de vero

  • Inverno e Vero no Hemisfrio SulTodas imagens: Przemyslaw "Blueshade" Idzkiewicz / Constituidas por imagnes da Nasa e da Agncia do Governo Americano / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic

  • O Sol no nasce e morre sempre no mesmo local.LESTE21/maro22/junho23/setembro22/dezembro

  • Imagem: Predavatel / GNU Free Documentation LicenseComo consequncia direta do movimento de translao, temos quatro estaes climticas, que dependendo da regio geogrfica na Terra possuem caractersticas bastante especficas.

  • Imagem: Tom Ruen, Full Sky Observatory / Public Domain

  • Exerccio(UFRGS) Ainda 31 de dezembro no Brasil, quando a televiso noticia a chegada do ano Novo em diferentes pases. Entre os pases que comemoram a chegada do Ano Novo antes do Brasil, encontram-se a Austrlia, a Nova Zelndia e o Japo.Esse fato se deve:a) inclinao do eixo terrestre. b) ao movimento de rotao terrestre. c) ao movimento de translao terrestre. d) maior proximidade do sol no vero. e) diferena de latitude entre esses pases e o Brasil.

  • (UFJF) Quando observamos o cu, temos a impresso de que nosso planeta est parado e que os outros astros que se movem. Entretanto, a Terra realiza diversos movimentos que afetam nossas vidas. O movimento de translao e a inclinao do eixo terrestre, por exemplo, determinam a desigualdade na distribuio de luminosidade e calor na Terra, conforme os perodos do ano. Assinale a alternativa, no quadro abaixo, que apresenta corretamente os dados do movimento de translao com relao s estaes do ano.

    Posio de TerraEstao no Hemisfrio SulEstao no Hemisfrio Nortea)EquincioInvernoOutonob)SolstcioVeroInvernoc)EquincioOutonoVerod)SolstcioPrimaveraOutonoe)EquincioInvernoVero

  • (UFSJ) O movimento de translao a rbita que a Terra percorre ao redor do Sol. Essa trajetria realizada em 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 48 segundos. Devido inclinao do eixo da Terra em relao ao plano de sua rbita, o planeta iluminado de maneira diferente pelo Sol, em determinadas e diferentes pocas do ano, o que ocasiona as quatro estaes do ano.

    Com relao ao movimento de translao da Terra, correto afirmar que:a) as ocorrncias dos solstcios se do nos momentos em que o Sol, a partir da Terra, se encontra o mais distante possvel do Equador celeste, para norte ou para o sul.b) os momentos em que a Terra est no perilio coincidem com o incio dos solstcios de inverno e de vero.c) os momentos em que a Terra est no aflio coincidem com o incio dos equincios de primavera e do de outono.d) a incidncia da luz do Sol de maneira igual sobre os dois hemisfrios, em determinada poca do ano, caracteriza os solstcios.

  • 1. A inclinao do eixo da Terra no uma das causas principais do mecanismo das estaes do ano verificadas nas reas de latitudes mdias. 2. A situao indicada na figura corresponde poca em que o Hemisfrio Boreal se encontra no vero. 3. Na poca considerada na figura, o Polo Sul encontra-se na Grande Noite Polar, ocasio em que as temperaturas baixam consideravelmente. 4. Um observador que esteja situado no ponto A ver o Sol nascer antes do observador B, que se encontra ao Sul do Equador geogrfico. Esto corretas apenas: a) 1 e 4. b) 2 e 3. c) 1 e 2. d) 1 e 3. e) 2, 3 e 4.

  • (UFMG) Durante a translao da Terra e em funo da sua obliquidade e esfericidade, o ngulo de incidncia dos raios solares se modifica durante o ano. Assinale a nica alternativa correta sobre os fenmenos observados, quando ocorrem os equincios durante o ano.a) A incidncia do Sol vertical sobre o Equador e mais oblqua perto dos polos.b) A incidncia do Sol perpendicular ao trpico de Cncer e oblqua no Equador.c) A incidncia do Sol perpendicular ao trpico de Capricrnio e oblqua na latitude 23S.d) A durao do dia maior que a durao da noite no Hemisfrio Sul.e) A durao do dia menor que a durao da noite no Hemisfrio Sul.

  • Tabela de Imagens

    SlideAutoria / LicenaLink da FonteData do Acesso2NASA / Public Domainhttp://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Earth_seen_from_Apollo_17.jpg19/04/20123MeMoRY / GNU Free Documentation Licensehttp://commons.wikimedia.org/wiki/File:RotacionTerrestre.png03/04/20124aThavlosk / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unportedhttp://commons.wikimedia.org/wiki/File:Esfera_em_Rota%C3%A7%C3%A3o.gif03/04/20124bGSFC team, cropped & up-sampled by Jason Harwell / Public Domainhttp://commons.wikimedia.org/wiki/File:EARTH-jpeg.jpg?uselang=pt-br03/04/20125Dna-webmaster traduzido por Joo Sousa / Creative Commons Attribution 3.0 Unportedhttp://commons.wikimedia.org/wiki/File:AxialTiltObliquity-pt.png30/03/20126 e 7Przemyslaw "Blueshade" Idzkiewicz / Constituda por imagens da Nasa e Agncia do Governo Americano / Creative Commons Atribuio-Partilha nos Termos da Mesma Licena 2.0 Genricahttp://commons.wikimedia.org/wiki/File:Earth-lighting-equinox_EN.png?uselang=pt-br03/04/20128ComputerHotline / Public Domainhttp://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cinq-zones-terrestres.JPG04/04/201210NASA, Mysid / Public Domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Earth_precession.svg?uselang=pt-br03/04/201213NASA / Public Domain.http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ecl%C3%ADptica-plano-lateral-ES.png10/04/201216Tauolunga / Creative Commons CC0 1.0 Universal Public Domain Dedicationhttp://commons.wikimedia.org/wiki/File:North_season.jpg03/04/2012

  • Tabela de Imagens

    SlideAutoria / LicenaLink da FonteData do Acesso19Przemyslaw "Blueshade" Idzkiewicz / Constituidas por imagnes da Nasa e da Agncia do Governo Americano / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generichttp://commons.wikimedia.org/wiki/File:Earth-lighting-summer-solstice_EN.png03/04/201221Predavatel / GNU Free Documentation Licensehttp://commons.wikimedia.org/wiki/File:Four_seasons.jpg03/04/201222Tom Ruen, Full Sky Observatory / Public Domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Seasonearth.png03/04/2012

    **