Professora: JANINE FERNANDES. Vermes adultos: Medem de 3 a 5 cm de comprimento A porção...

15
TRICHURIS Professora: JANINE FERNANDES

Transcript of Professora: JANINE FERNANDES. Vermes adultos: Medem de 3 a 5 cm de comprimento A porção...

Page 1: Professora: JANINE FERNANDES.  Vermes adultos:  Medem de 3 a 5 cm  de comprimento  A porção anterior de ambos  é delgada e afilada,  enquanto a.

TRICHURISProfessora: JANINE FERNANDES

Page 2: Professora: JANINE FERNANDES.  Vermes adultos:  Medem de 3 a 5 cm  de comprimento  A porção anterior de ambos  é delgada e afilada,  enquanto a.

Vermes adultos: Medem de 3 a 5 cm de comprimento A porção anterior de ambos é delgada e afilada, enquanto a posterior é mais larga (1/3)

Morfologia

Page 3: Professora: JANINE FERNANDES.  Vermes adultos:  Medem de 3 a 5 cm  de comprimento  A porção anterior de ambos  é delgada e afilada,  enquanto a.

Ovos: Medem 50-54 μm Apresentam formato elíptico (forma de barril) com poros salientes e transparentes em ambas as extremidades

Morfologia

Page 4: Professora: JANINE FERNANDES.  Vermes adultos:  Medem de 3 a 5 cm  de comprimento  A porção anterior de ambos  é delgada e afilada,  enquanto a.

Os ovos são extremamente resistentes no meio ambiente ( um ano ou mais), têm a chance de serem disseminados pelo vento ou pela água e contaminar os alimentos líquidos ou sólidos,sendo então ingeridos.

Transmissão

Page 5: Professora: JANINE FERNANDES.  Vermes adultos:  Medem de 3 a 5 cm  de comprimento  A porção anterior de ambos  é delgada e afilada,  enquanto a.

Infecções leves assintomáticas Sintomáticas: nervosismo, insônia, perda

de apetite, eosinofilia, diarréia, dor abdominal Infecções pesadas (500 a 5.000 vermes) inflamação intestinalprolapso retal.

Sintomatologia e Patogenia

Page 6: Professora: JANINE FERNANDES.  Vermes adultos:  Medem de 3 a 5 cm  de comprimento  A porção anterior de ambos  é delgada e afilada,  enquanto a.

Prolapso retal é o extravasamento de parte do intestino para fora do organismo, pelo ânus. Nesses casos É uma alteração comum em infecções por Trichuris trichiura, um nematóide que infecta principalmente seres humanos.

Ocorre por mudança no tônus muscular da região perianal pela presença do parasita.

Caracteriza-se pela propulsão da mucosa do intestino para o exterior sendo possível visualizá-lo em coloração vermelha escura, parte do reto fica para fora.

Page 7: Professora: JANINE FERNANDES.  Vermes adultos:  Medem de 3 a 5 cm  de comprimento  A porção anterior de ambos  é delgada e afilada,  enquanto a.
Page 8: Professora: JANINE FERNANDES.  Vermes adultos:  Medem de 3 a 5 cm  de comprimento  A porção anterior de ambos  é delgada e afilada,  enquanto a.

Clínico: Não há possibilidade de ser feito conclusivamente.

Laboratorial: Exame parasitológico de fezes; Exame macroscópico: pesquisa de vermes

adultos (raros nas fezes); Exame microscópico: pesquisa de ovos na fezes.

Diagnóstico

Page 9: Professora: JANINE FERNANDES.  Vermes adultos:  Medem de 3 a 5 cm  de comprimento  A porção anterior de ambos  é delgada e afilada,  enquanto a.

Verme cosmopolita; Muito parecido com o Ascaris devido à

semelhança de números de ovos produzidos, resistência dos mesmos no meio ambiente e método de infecção;

Prevalência e intensidade da infecção maiores em crianças.

Epidemiologia

Page 10: Professora: JANINE FERNANDES.  Vermes adultos:  Medem de 3 a 5 cm  de comprimento  A porção anterior de ambos  é delgada e afilada,  enquanto a.

No Brasil, a prevalência é maior no litoral e na Amazônia, uma vez que o clima mais quente e mais úmido favorece o embrionamento dos ovos evitando a sua dessecação, permitindo maior sobrevivência dos mesmos, já no planalto a baixa umidade, favorece o contrário.

Nas regiões urbanas onde há precárias condições de higiene e de saneamento, além de acentuar o aglomeramento humano, facilitam a propagação do helminto.

Page 11: Professora: JANINE FERNANDES.  Vermes adultos:  Medem de 3 a 5 cm  de comprimento  A porção anterior de ambos  é delgada e afilada,  enquanto a.

Tratamento dos infectados em esquema semestrais;

Vigilância sobre os produtores e manipuladores de alimentos;

Profilaxia

Page 12: Professora: JANINE FERNANDES.  Vermes adultos:  Medem de 3 a 5 cm  de comprimento  A porção anterior de ambos  é delgada e afilada,  enquanto a.

Medidas muitas vezes simples, porém de suma importância para o adequado controle desta enfermidade e de outras parasitoses intestinais, como a existência de local adequado para depósito das fezes: fossas e latrinas; educação sanitária: lavar as mãos antes das refeições e após a defecação; evitar o hábito de "chupar dedos"; lavagem cuidadosa de frutas e verduras; proteção dos alimentos contra insetos, como moscas e baratas; evitar adubar a terra com fezes humanas.

Page 13: Professora: JANINE FERNANDES.  Vermes adultos:  Medem de 3 a 5 cm  de comprimento  A porção anterior de ambos  é delgada e afilada,  enquanto a.

Tratamento

Page 14: Professora: JANINE FERNANDES.  Vermes adultos:  Medem de 3 a 5 cm  de comprimento  A porção anterior de ambos  é delgada e afilada,  enquanto a.

As helmintoses são relevantes causas de morbimortalidade, principalmente em populações que vivem sob precárias condições sanitárias.

Dentre essas, é destacada no presente manuscrito a tricuríase, devido a sua prevalência e apresentações clínicas distintas, podendo evoluir com complicações cirúrgicas. Faz-se mister que o médico tenha um alto grau de suspeição, a fim de determinar um diagnóstico precoce e programar sua conduta terapêutica, evitando assim uma evolução desfavorável da doença

Page 15: Professora: JANINE FERNANDES.  Vermes adultos:  Medem de 3 a 5 cm  de comprimento  A porção anterior de ambos  é delgada e afilada,  enquanto a.

1 – Como se caracteriza a morfologia do Trichuris?

2- Fale a respeito dos sintomas e patogenia desse parasito.

3- Comente sobre a Epidemiologia do Trichuris.

4- Quais os medicamentos de escolha para o tratamento do Trichuris?

5- Faça um comentário a repeito da profilaxia do Trichuris.

EXERCÍCIO