Profª Drª Jeanete Moussa Alma. Tecnologia τεχνη = "ofício / λογια = "estudo A...

32
Profª Drª Jeanete Moussa Alma

Transcript of Profª Drª Jeanete Moussa Alma. Tecnologia τεχνη = "ofício / λογια = "estudo A...

Page 1: Profª Drª Jeanete Moussa Alma. Tecnologia τεχνη = "ofício / λογια = "estudo A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia.

Profª Drª Jeanete Moussa Alma

Page 2: Profª Drª Jeanete Moussa Alma. Tecnologia τεχνη = "ofício / λογια = "estudo A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia.

Tecnologiaτεχνη = "ofício“ / λογια = "estudo“

A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia.

A tecnologia pode ser empregada desde a fabricação de um grampo para cabelos, dessalinização da água do mar até uma estação espacial

Page 3: Profª Drª Jeanete Moussa Alma. Tecnologia τεχνη = "ofício / λογια = "estudo A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia.

PRECAUÇÕESFreqüentemente, a tecnologia entra em

conflito com algumas preocupações naturais de nossa sociedade, como:

o desemprego, a poluição, e ecológicas.

Page 4: Profª Drª Jeanete Moussa Alma. Tecnologia τεχνη = "ofício / λογια = "estudo A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia.

Vantagens e Desvantagens do Desenvolvimento Tecnológico

Existe um equilíbrio muito tênue entre as vantagens e as desvantagens que o avanço da tecnologia traz para a sociedade.

VantagemVantagemtorna a produção mais rápida e maior e, sendo assim, o resultado final é um produto mais barato e com maior qualidade.

Page 5: Profª Drª Jeanete Moussa Alma. Tecnologia τεχνη = "ofício / λογια = "estudo A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia.

Desvantagens PoluiçãoPoluição , se não for controlada a tempo,

evolui para um quadro irreversível. DesempregoDesemprego gerado pelo uso intensivo das

máquinas na indústria, na agricultura e no comércio.

A este tipo de desemprego, no qual o trabalho do homem é substituído pelo trabalho das

máquinas, denominamos desemprego estrutural

Page 6: Profª Drª Jeanete Moussa Alma. Tecnologia τεχνη = "ofício / λογια = "estudo A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia.

Vamos ver o que a poluição anda provocando

• Poluição nada mais é que a emissão de resíduos sólidos, líquidos e gasosos em quantidade superior à capacidade de absorção do meio ambiente.

• Esse desequilíbrio interfere na vida dos animais e vegetais e nos mecanismos de proteção do planeta.

• O desequilíbrio provoca as catástrofes ambientais 

Aquecimento Global

Page 7: Profª Drª Jeanete Moussa Alma. Tecnologia τεχνη = "ofício / λογια = "estudo A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia.
Page 8: Profª Drª Jeanete Moussa Alma. Tecnologia τεχνη = "ofício / λογια = "estudo A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia.

Planeta ficará até 4 graus mais quente por causa da ação do homem

Brasília, DF - A Terra vai se tornar mais quente até o ano de 2100, o que significa aumento do nível do mar e catástrofes naturais mais intensas. A emissão de gases de efeito estufa nas taxas atuais ou maiores têm 90% de chance de causar aquecimento global e alterações climáticas durante o século 21 maiores do que aquelas observadas no século 20 ( relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês) divulgado nesta sexta-feira  em Paris

02/02/2007 - Relatório sobre Aquecimento Global

Foto: Ciência Hoje (SBPC)

Page 9: Profª Drª Jeanete Moussa Alma. Tecnologia τεχνη = "ofício / λογια = "estudo A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia.

• aquecimento global terá influência direta sobre catástrofes naturais. Haverá dias e noites mais fritas e aumento de tempestades e chuvas fortes. Além disso, os especialistas alertam para o aumento do nível do mar, com o derretimento de geleiras. Segundo o relatório, é muito possível que ondas de calor extremo e fortes precipitações de chuvas se tornem freqüentes. Os tufões e furacões vão se tornar menos freqüentes, porém mais intensos. A exemplo disso temos os TISSUNAMES e os TUFÕES NO SUL DO PAÍS.

De acordo com os especialistas do IPCC, as principais causas do aquecimento global são as emissões e o aumento da concentração de dióxido de carbono, principalmente por causa do uso de combustíveis fósseis, como o petróleo.

• O dióxido de carbono se concentra na atmosfera impedindo a saída do calor, causando o efeito estufa.

Page 10: Profª Drª Jeanete Moussa Alma. Tecnologia τεχνη = "ofício / λογια = "estudo A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia.

O problema da água!!!

Page 11: Profª Drª Jeanete Moussa Alma. Tecnologia τεχνη = "ofício / λογια = "estudo A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia.
Page 12: Profª Drª Jeanete Moussa Alma. Tecnologia τεχνη = "ofício / λογια = "estudo A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia.

Nos anos 60 ambientalistas e alguns cientistas ambientais alertavam as grandes nações sobre futuras catástrofes climáticas que poderiam ocorrer. Na época, o ano 2000 ainda estava longe. Ainda era visto como o ano em que as pessoas usariam roupas brilhosas e capacetes estranhos com anteninhas que pareciam mini-antenas parabólicas. Estes cientistas e ambientalistas eram visto como loucos, hippies e não eram levados a sério.

Page 13: Profª Drª Jeanete Moussa Alma. Tecnologia τεχνη = "ofício / λογια = "estudo A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia.
Page 14: Profª Drª Jeanete Moussa Alma. Tecnologia τεχνη = "ofício / λογια = "estudo A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia.

• Hoje, oito anos após a virada do ano 2000 nós não usamos roupas prateadas e metalizadas, nem capacetes com antenas.

• Mas vivemos à beira de um colapso da natureza.

• Dentre uma das medidas tardias mais importantes até agora, por reunir em todo o mundo os países que têm danificado ao longo das décadas o meio ambiente, está o protocolo de Kyotoprotocolo de Kyoto, “um tratado internacional com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que provocam o efeito estufa, considerados, de acordo com a maioria das investigações científicas, como causa do aquecimento global”.

Page 15: Profª Drª Jeanete Moussa Alma. Tecnologia τεχνη = "ofício / λογια = "estudo A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia.

Ciência e tecnologiaUM CASAMENTO PERFEITO• A ciência e a tecnologia sempre estiveram muito

próximas uma da outra. • Geralmente, a ciência é o estudo da natureza

rigorosamente de acordo com o método científico. • A tecnologia, por sua vez, é a aplicação de tal

conhecimento científico para conseguir um resultado prático.

• Como exemplo a ciência estuda como um determinado ativo age sobre a pele e a tecnologia cria uma forma de fazer com que este ativo chegue a pele.

Page 16: Profª Drª Jeanete Moussa Alma. Tecnologia τεχνη = "ofício / λογια = "estudo A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia.
Page 17: Profª Drª Jeanete Moussa Alma. Tecnologia τεχνη = "ofício / λογια = "estudo A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia.

Como é nosso dia a dia no que se refere a alimentação de nossa família Todos procuramos nos

defender dos efeitos nocivos da poluição. Comprar frutas e verduras frescas para alimentar nossa família se tornou uma

necessidade.MAS SERÁ QUE

ISSO É REALMENTE SAUDÁVEL!!!

Page 18: Profª Drª Jeanete Moussa Alma. Tecnologia τεχνη = "ofício / λογια = "estudo A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia.

OBSERVEM OS DADOS!!! O Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo. Gasta, anualmente, cerca de 2,5 bilhões de dólares nessas compras. Infelizmente, pouco se faz para controlar os impactos sobre a saúde dos que

produzem e dos que consomem os alimentos impregnados por essas substâncias.O DDT (inseticida organoclorado) foi banido em vários países, a partir da década de 70, quando estudos revelaram que os resíduos clorados persistiam ao longo de toda a cadeia alimentar. Estudos demonstraram também a contaminação do leite materno.

No Brasil, somente em 1992, após intensas pressões sociais, foram banidas todas as fórmulas à base de cloro (como BHC, Aldrin, Lindano etc).Várias outras substâncias, como o Amitraz, foram proibidas.

A Lei de Agrotóxicos, n° 7802, aprovada em 1989, proíbe o registro de produtos que possam provocar câncer, defeitos na criança em gestação (teratogênese) e nas células (mutagênese).

Mas produtos como o Amitraz, e outros que já haviam sido proibidos, continuam sendo comercializados ilegalmente.

Page 19: Profª Drª Jeanete Moussa Alma. Tecnologia τεχνη = "ofício / λογια = "estudo A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia.

Os agrotóxicos são substâncias químicas (herbicidas, pesticidas, hormônios e adubos químicos) utilizadas em produtos agrícolas e pastagens, com a finalidade de alterar a composição destes e, assim, preservá-los da ação de seres vivos ou substâncias nocivas.

Page 20: Profª Drª Jeanete Moussa Alma. Tecnologia τεχνη = "ofício / λογια = "estudo A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia.

Já os perigosos fungicidas - Maneb, Zineb e Dithane -, embora proibidos em vários países, são muito usados, no Brasil, em culturas de tomate e pimentão. Os dois primeiros podem provocar doença de Parkinson.

O Dithane pode causar câncer, mutação e malformações no feto.

O Gramoxone (mata-mato), cujo princípio ativo é o Paraquat, é proibido em diversos países.

No Brasil, é largamente usado no combate a ervas daninhas. A contaminação pode provocar fibrose pulmonar, lesões no fígado e intoxicação em crianças.

Page 21: Profª Drª Jeanete Moussa Alma. Tecnologia τεχνη = "ofício / λογια = "estudo A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia.

Veja alguns alimentos

aparentemente Inofensivos

O que é acrilamida? Substância química usada na produção de poliacrilamida, a qual é empregada no tratamento de água potável e águas de reuso para remover partículas e outras impurezas.

É também utilizada na produção de colas, papel, cosméticos e ainda em construção, nas fundações de represas e túneis.

Além disso, pode ser produzida em alguns alimentos preparados a altas temperaturas.

Qual é o problema?A acrilamida é conhecida por causar câncer em animais.

Em abril de 2002 foi noticiada, na Suécia, a presença de elevados níveis de acrilamida em certos tipos de alimentos processados a altas temperaturas. Desde então, tem sido encontrada nesse tipo de alimento em outros países, incluindo Holanda, Noruega, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos e Brasil

Page 22: Profª Drª Jeanete Moussa Alma. Tecnologia τεχνη = "ofício / λογια = "estudo A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia.
Page 23: Profª Drª Jeanete Moussa Alma. Tecnologia τεχνη = "ofício / λογια = "estudo A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia.

O THC está contido na maioria dos agrotóxicos e são muito fáceis de serem absorvidos pela pele, por este motivo muitos agricultores apresentam problemas de saúde em vários órgãos do corpo

A FDS estima que 25% A FDS estima que 25% dos agricultores no dos agricultores no Brasil desenvolvem Brasil desenvolvem problemas de saúde problemas de saúde decorrente do uso de decorrente do uso de

agrotóxicos agrotóxicos

Page 24: Profª Drª Jeanete Moussa Alma. Tecnologia τεχνη = "ofício / λογια = "estudo A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia.

IBDA Associação de Certificação Instituto Biodinâmico é uma

empresa brasileira sem fins lucrativos, que desenvolve atividades de inspeção e certificação agropecuária, de processamento e de produtos extrativistas, orgânicos e biodinâmicos.

ECOCERT  A Ecocert Brasil chegou ao país no início de 2001 e seu

escritório fica em Florianópolis, Santa Catarina. A certificadora é uma representação da empresa francesa Ecocert, considerada uma das maiores da Europa e presente em mais de 50 países.

Page 25: Profª Drª Jeanete Moussa Alma. Tecnologia τεχνη = "ofício / λογια = "estudo A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia.

No Brasil, algumas fabricantes já perceberam esta tendência e saíram na frente. Apesar de ainda tímido - as primeiras certificações foram liberadas há cerca de três anos -, especialistas acreditam que este movimento se reproduzirá rapidamente repetindo o fenômeno ocorrido fora do país, em mercados mais maduros na oferta de cosméticos orgânicos, como na Europa, por exemplo.

Page 26: Profª Drª Jeanete Moussa Alma. Tecnologia τεχνη = "ofício / λογια = "estudo A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia.

O que é a Agricultura Orgânica?

Conceito de agricultura orgânica: inglês Sir Albert Howard, entre os anos de 1925 e 1930.

“É o sistema de produção que exclui o uso de fertilizantes sintéticos de alta solubilidade, agrotóxicos, reguladores de crescimento e aditivos para a alimentação animal, compostos sinteticamente”

Page 27: Profª Drª Jeanete Moussa Alma. Tecnologia τεχνη = "ofício / λογια = "estudo A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia.

AGRICULTURA ORGÂNICA E COSMÉTICOS

As mesmas plantas utilizadas para a alimentação são utilizadas para a extração de princípios ativos

Os métodos de extração de ativos devem ser eficientes – não se pode extrair ativos somente macerando, ou aquecendo frutas e vegetais.

Page 28: Profª Drª Jeanete Moussa Alma. Tecnologia τεχνη = "ofício / λογια = "estudo A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia.

Os Bioativos podem estar em qualquer parte da planta!!!!

Nem sempre as concentrações são iguais em toda a sua extensão

Page 29: Profª Drª Jeanete Moussa Alma. Tecnologia τεχνη = "ofício / λογια = "estudo A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia.

NEM SEMPRE OS PRODUTOS NATURAIS NEM SEMPRE OS PRODUTOS NATURAIS SÃO SAUDÁVEIS SÃO SAUDÁVEIS

Page 30: Profª Drª Jeanete Moussa Alma. Tecnologia τεχνη = "ofício / λογια = "estudo A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia.

O que temos como alternativa aos orgânicosEngenharia genética

Biotecnologia

Nanotecnologia

Page 31: Profª Drª Jeanete Moussa Alma. Tecnologia τεχνη = "ofício / λογια = "estudo A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia.

Os produtos devem ser confiáveis Certifique-se que o que você esta usando

realmente auxilia sua pele e possui capacidade de penetração

Procure produtos compatíveis com os canais de absorção, as argilas por exemplo são um bom exemplo.

Procure estudar os ativos que pretende utilizar.

Page 32: Profª Drª Jeanete Moussa Alma. Tecnologia τεχνη = "ofício / λογια = "estudo A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia.

Gostaria de agradecer a Profa. Maria de Fátima Lima Pererira e aos organizadores da Hair BrasilGrata pela atenção a todos da platéia

[email protected]

0XX11 86972774.

Rua C – Stande 36 – SINDEST-SP