Prof. Ricardo Lima. Sobre o título da Obra... Metafísica (em grego antigo: Μετά τα...

12
Prof. Ricardo Lima

Transcript of Prof. Ricardo Lima. Sobre o título da Obra... Metafísica (em grego antigo: Μετά τα...

Page 1: Prof. Ricardo Lima. Sobre o título da Obra... Metafísica (em grego antigo: Μετά τα φυσικά, translit. metà ta physikà, "depois dos livros de Física", mas.

Prof. Ricardo Lima

Page 2: Prof. Ricardo Lima. Sobre o título da Obra... Metafísica (em grego antigo: Μετά τα φυσικά, translit. metà ta physikà, "depois dos livros de Física", mas.

Sobre o título da Obra...Metafísica (em grego antigo: Μετά τα

φυσικά, translit. metà ta physikà, "depois dos livros de Física", mas também "além das coisas físicas") é uma série de tratados escritos por Aristóteles (século IV a.C.), organizados em um conjunto de quatorze livros após a morte do filósofo, por Andrônico de Rodes, que também deu o título de Metafísica ao conjunto.

Page 3: Prof. Ricardo Lima. Sobre o título da Obra... Metafísica (em grego antigo: Μετά τα φυσικά, translit. metà ta physikà, "depois dos livros de Física", mas.

O termo 'metafísica' jamais é empregado por Aristóteles em nenhum desses livros: ele usa a expressão filosofia primeira, ciência das causas primeiras, dos primeiros princípios e da finalidade de tudo o que é, enquanto é.

Page 4: Prof. Ricardo Lima. Sobre o título da Obra... Metafísica (em grego antigo: Μετά τα φυσικά, translit. metà ta physikà, "depois dos livros de Física", mas.

Trata-se de uma das principais obras aristotélicas e o primeiro grande trabalho sobre a própria metafísica. Seu objeto de investigação não é qualquer ser, mas o ser enquanto ser geral, ou seja, o que pode ser afirmado sobre qualquer coisa que existe por causa de sua existência e não por causa de algum atributo que essa coisa tenha.

Page 5: Prof. Ricardo Lima. Sobre o título da Obra... Metafísica (em grego antigo: Μετά τα φυσικά, translit. metà ta physikà, "depois dos livros de Física", mas.

A obra também aborda os diferentes tipos de causas, forma e matéria, a existência dos objetos matemáticos e de Deus. Ela estuda o inteiro, o geral e não apenas as partes e isso não se resume ao transcendente. Por exemplo, se alguém imagina que só tem existência o que está no mundo sensível e que esse mundo sensível é totalmente material, ele assume uma posição metafísica, pois está lidando com o ser inteiro, geral em vez de suas partes, com a natureza do ser.

Page 6: Prof. Ricardo Lima. Sobre o título da Obra... Metafísica (em grego antigo: Μετά τα φυσικά, translit. metà ta physikà, "depois dos livros de Física", mas.

Na Metafísica, Aristóteles define as quatro causas das coisas, a seguir explicadas em termos simplificados:Causa formal — é a forma ou essência da

coisa (um objeto se define pela sua forma).Causa material — é a matéria de que uma

coisa é feita (a matéria na qual consiste o objeto).

Causa eficiente — é a origem da coisa (aquilo ou aquele que tornou possível o objeto).

Causa final — é a razão de algo existir (a finalidade do objeto).

Page 7: Prof. Ricardo Lima. Sobre o título da Obra... Metafísica (em grego antigo: Μετά τα φυσικά, translit. metà ta physikà, "depois dos livros de Física", mas.

A METAFÍSICA E A TEORIA DAS QUATRO CAUSAS

O que é a metafísica?

É a investigação das causas primeiras de todas as coisas existentes e estuda o “ser enquanto ser”. É a ciência que serve de fundamento para todas as outras.

À metafísica cabem três estudos:

1)A do ser divino O ser divino é a realidade primeira e suprema. É

o ato puro ou primeiro motor imóvel.

Page 8: Prof. Ricardo Lima. Sobre o título da Obra... Metafísica (em grego antigo: Μετά τα φυσικά, translit. metà ta physikà, "depois dos livros de Física", mas.

2)A dos primeiros princípios e causas primeiras de todos os seres

Aristóteles se preocupa com a constituição primeira de todos os seres. Esta preocupação consiste no fato de que Aristóteles deseja fundamentar sua filosofia assim como fez Platão.

3)Das propriedade e atributos gerais/categorias de todos os seres

Esse estudo nos permite determinar a essência ou substância (ousia) particular de um ser particular. Essa substância é o substrato que possui todas as qualidades ou atributos/categorias necessários de um ser.

Page 9: Prof. Ricardo Lima. Sobre o título da Obra... Metafísica (em grego antigo: Μετά τα φυσικά, translit. metà ta physikà, "depois dos livros de Física", mas.

DIFERENÇA ENTRE ESSÊNICA E ACIDENTE

Essência: é a unidade interna e indissolúvel entre uma matéria e uma forma, unidade que lhe dá um conjunto de propriedades ou atributos que a fazem ser necessariamente aquilo que é. É o que dá universalidade ao ser. Ex: o homem é um animal por essência mortal, racional, dotado de vontade, gerado por outros semelhantes e etc.

Acidente: é uma propriedade ou atributo que uma coisa pode ter ou deixar de ter sem perder seu próprio ser. É o que é particular ao ser. O que não modifica a essência do ser.

Page 10: Prof. Ricardo Lima. Sobre o título da Obra... Metafísica (em grego antigo: Μετά τα φυσικά, translit. metà ta physikà, "depois dos livros de Física", mas.

MATÉRIA E FORMA Todas as coisas são compostas de matéria e forma.

Não há matéria sem forma e forma sem matéria. Não há separação entre essas duas coisas. Não existe o mundo das ideias de Platão.

a) Matéria: é o elemento de que as coisas são feitas.

b) Forma: é o que individualiza as coisas. Todo o ser tende a tornar atual a forma que tem em si como potência.

Page 11: Prof. Ricardo Lima. Sobre o título da Obra... Metafísica (em grego antigo: Μετά τα φυσικά, translit. metà ta physikà, "depois dos livros de Física", mas.

ATO E POTÊNCIAPotência: É o que esta contido numa matéria e pode

vir a existir.

Ato: É a atualidade da matéria. É a atualização da potência.

A relação que Aristóteles estabelece entre ato e potência leva-o a concluir que por existirem diversas substâncias diferentes, temos diversos tipos de movimento e diversas causas do movimento.

Page 12: Prof. Ricardo Lima. Sobre o título da Obra... Metafísica (em grego antigo: Μετά τα φυσικά, translit. metà ta physikà, "depois dos livros de Física", mas.

A TEORIA DAS QUATRO CAUSAS

São aquelas causas que explicam o que é a essência, a sua origem e o motivo de sua existência. Do grego, causa significa: o que é; como é; porque é; e para que é sua essência.

a)Causa material: a matéria, isto é, do que a substância é feita.

b) Causa formal: o que explica a forma que a essência possui.

c) Causa eficiente: o que é responsável por sua origem.

d) Causa final: a finalidade para a coisa ou ente existir. Ex: o bem comum é a causa final da política, a felicidade da ética etc.